-->

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Posto da Guarda Municipal de Eusébio é alvo de tiros na madrugada desta quinta-feira (30)


postopolicial

Grupo fortemente armado abriu fogo contra o local, deixando paredes perfuradas e vidros quebrados. Ninguém ficou ferido

Um grupo fortemente armado atacou, na madrugada desta quinta-feira (30), o posto da Guarda Municipal da localidade de Mangabeira, no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Segundo as autoridades, os criminosos efetuaram diversos disparos contra o prédio, que ficou com paredes perfuradas e vidros quebrados.

De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nenhum agente da Guarda Municipal ficou ferido durante a ação criminosa, que ainda não teve suas motivações reveladas. Em nota, a pasta informou, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que a Polícia Civil já está investigando o caso, registrado na Delegacia Metropolitana de Eusébio.

Red; DN


CCJ do Senado aprova arma de fogo para morador do campo


Projeto altera o Estatuto do Desarmamento

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (29) projeto de lei que altera o Estatuto de Desarmamento e autoriza a aquisição de arma de fogo por moradores de áreas rurais. A medida ainda precisa passar pela Câmara antes de ser enviada para sanção presidencial.

A proposta, do senador Wilder Morais (PP-GO), tem como justificativa a segurança de moradores de áreas afastadas dos grandes centros urbano

Blog Erivando Lima /
Agência Estado BRASIL por AGÊNCIA ESTADO
RUSSAS-CE

TCO POR AMEAÇA

Ontem dia 29/11/2017 por volta das 20h30min, por solicitação via 190, foi conduzido a DRPC de Russas a pessoa de JETRO ALEX REBOUÇAS DA SILVA, natural de Russas, residente na Rua Padre Estevão, bairro: Nossa Senhora de Fátima, Russas, Ponto de Referência: próximo ao escritório da CAGECE. Contra o mesmo foi lavrado um T.C.O por ameaça, pois havia varias denuncias de que o mesmo estava ameaçando a vítima e sua família, Adriana Holanda da Silveira, casada, nascida em  natural de Russas, residente na Rua Avelino de Brito,  Centro, Russas. A ocorrência foi atendida pela equipe policial da RD 2775: que diante dos fatos conduziu o acusado para a DRPC para os procedimentos cabíveis. 

Blog Erivando Lima



ARACATI-CE

APREENSÃO DE MUNIÇÃO E DROGAS

Por volta das 09h 30min, As composições das CP 1632;  como também as motos patrulhas . Foram verificar uma denuncia, que três elementos conhecidos por: BEL, COLCHINHA e DEMONIACO, e que os mesmos eram responsáveis por vários roubos na cidade. Chegando no local indicado os acusados empreenderam fuga, e na casa onde  estravam foi encontrado: 02 munição de calibre 20 marca CBC, 1g de pedras de CRAK, 01 GILETE, 01 Celular sem marca, Celular Freecel Imei:  com capacidade para dois chips  O1 celular positivo  e mais 08 chips de celulares. Tudo conduzido a autoridade competente e apreendidas.

Blog Erivando Lima




BEBERIBE-CE

ACIDENTE DE TRÂNSITO DOS FATOS E DA AÇÃO POLICIAL MILITAR: 

Por volta das 08h50min, a VTR CP 1107  deslocaram-se até a entrada de Sucatinga para o atendimento de uma colisão entre veículos (carros), onde um veículo tipo Peugeot 207  entrou de modo irregular na entrada da cidade vindo a fazer com que um veículo tipo Etios do Detran colidisse com o Peugeot. Na ocasião, o Peugeot 207  de placa HYY5371 estava sendo conduzido Luiz Carlos Ferreira Barbosa,  residente José de Paula Peroba, vindo este a sofrer algumas escoriações em virtude da colisão ter sido na parte lateral do Peugeot onde fica o motorista. Na ocasião, o carro tipo Etios de cor prata e de placa PNA 1060 a serviço do DETRAN estava sendo conduzido por Shirley Souza Carvalho. No local da colisão apresentou-se para o andamento da ocorrência a VTR PRE 2048 . A VTR do SAMU AR de Beberibe socorrendo Luiz Carlos e  encaminhado ao Hospital local e que a vitima se  queixava  de dores no corpo. 

Blog Erivando Lima




ARACATI-CE

CRIME AMBIENTAL

Por volta das 13h40min, à composição da CP 1022, com o apoio da CP 1632, Foram acionados via 190 para um elemento que se encontrava em atitude suspeita, conduzido uma bicicleta ainda com a trava, quando a viatura chegou ao local a bicicleta se encontrava na casa de um elemento conhecido como bananinha. Dentro da casa estava a bicicleta e um pássaro ( golinha ). OBS: Não foi feito procedimento com a bicicleta por não ter aparecido o dono.  Foi feito um TCO por crime ambiental. 

Blog Erivando Lima





LIMOEIRO DO NORTE - CE

HOMICIDIO A BALA

Ontem dia 29/11/2017(Quarta-feira), por volta das 08 h 15 min, foi vítima de homicídio à bala a pessoa de JOSAMAR MATOS CARNEIRO,  natural de Limoeiro do Norte-CE, solteiro, residente no Sítio Canto Grande, zona rural deste município. O referido se encontrava trabalhando em um sítio as margens da CE 265, que liga a cidade de Limoeiro do Norte-CE ,a BR 116, informações repassadas a esta unidade policial, que a vítima teria sido abordada por dois indivíduos de características não anotadas e que tiram efetuados vários disparos de arma de fogo, atingindo o mesmo na cabeça e região das costas. O Major R. Menezes, comandante do Núcleo da 4ªCIA/1ºBPM, esteve no local do ocorrido juntamente com os policiais da CCPI 005 FTA, e estão diligenciando com o objetivo de prender os acusados.

Blog  Erivando Lima




TABULEIRO DO NORTE - CE

ROUBO A PESSOA
Ontem dia 29/11/2017(quarta-feira), por volta das 09 h 30 min, foi vítima de roubo, em seu Lava-Jato, localizado às margens da CE-266,Tabuleiro do Norte-CE, o senhor Mário da Silva Soares,  natural e residente desta cidade, na rua Emília Chaves, . A vítima informou que dois indivíduos não identificados, transvestido de jaqueta e boné, chegaram ao estabelecimento em uma brós preta, sem placa, e o chamaram pelo seu nome, que ao sair, o garupeiro desceu, em posse de uma pistola e anunciou o assalto, que após, fugiram em direção à BR-116. Foi levado uma quantia de R$ 350,00 em espécie. A CP 1104, composta por PMs,  encontram-se realizando diligências no intuito de identificar e prender os autores do crime. 

Blog Erivando Lima


Russas CE


ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CONSULTOR DE VENDAS
CRONOANALISTA
GERENTE DE PRODUÇÃO
SUPERVISOR DE PRODUÇÃO

SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento - 07:30 às 16:30

Blog Erivando Lima


Chamusca garantido para 2018 Alvinegro renova com o técnico Marcelo Chamusca e garante trabalho que deu certo em ano de Série A



Chamusca comemora campanha que levou o Ceará de volta à Série A ( Foto: Thiago Gadelha )

Era só questão de tempo Ceará e Marcelo Chamusca optarem por uma continuidade após o casamento perfeito que resultou no acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. E apenas quatro dias depois do último jogo do Vovô na temporada, a vitória diante do ABC por 1 a 0 no Castelão pela última rodada da Série B, no sábado, 25, as duas partes chegaram a um acordo no início da noite de ontem e Marcelo Chamusca será o técnico do Ceará para 2018.

"Conversando com o presidente Robinson de Castro alinhamos os últimos detalhes para a nossa permanência para 2018. Estou muito feliz em dar continuidade a esse projeto que iniciamos em junho de 2017 e conquistamos um acesso tão sonhado pelo torcedor e por todos que fazem o clube. Agora temos novos desafios em 2018", disse o treinador.

Em seguida, Chamusca declarou estar muito feliz com a continuidade do trabalho, destacando o ano desafiador pela disputa da Série A do Brasileiro. "Estou feliz em ter permanecido nesse clube que abriu as portas e me deu a oportunidade de realizar um trabalho ímpar, que vai ficar marcado na minha carreira profissional e pessoal. Já começamos a pensar e planejar 2018, que vai ser um ano bem desafiador. Mas eu tenho certeza que, junto com o nosso torcedor, temos todas as condições de conquistar títulos e fazer grandes campanhas em todas as competições que disputarmos.

Trajetória

O treinador chegou a Porangabuçu em junho de 2017, e foi um dos responsáveis por levar o Ceará de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O auxiliar Caé Cunha e o preparador físico Roger Gouveia também continuam no Alvinegro para 2018. Com o feito recente, Chamusca se tornou o único técnico no País com acesso em todas as divisões do Brasileiro.

Em 2017, o treinador esteve à frente do time nas últimas 29 rodadas da Série B. O aproveitamento foi de 66,7 %. No ano que vem, o Ceará disputará o Campeonato Cearense, Série A, Copa do Brasil, Nordestão e Taça Fares Lopes. Chamusca se mostrou muito feliz em poder dar continuidade no projeto para 2018.

Ser conhecedor de competições como o Campeonato Cearense, Nordestão e Copa do Brasil, disputadas no 1º semestre, foi um dos pontos positivos para a manutenção de Marcelo Chamusca, segundo o presidente Robinson de Castro.

"A permanência do Chamusca era a primeira decisão a ser tomada. Meu objetivo era tê-lo aqui, pois houve uma liga em torno da comissão técnica do Chamusca com a do clube, com a diretoria, com os jogadores, dentro e fora de campo. Além disso, ele conhece bem o Estadual, a Copa do Nordeste e trata-se de um treinador de diálogo, fácil de relacionamento e competente".

Chamusca reinicia seu trabalho no Ceará no dia 26 de dezembro, data de reapresentação do elenco para 2018.

Saiba mais
Trabalho

Com o Ceará se reapresentando dia 26, Chamusca terá menos de um mês para preparar o Vovô para as estreias no Estadual (10/01) contra o Uniclinic) e na Copa Nordeste (16/01), fora ante o Salgueiro

Renovação

Outro que deve renovar em breve com o Ceará é o meia Ricardinho. O jogador já acertou as bases salariais com o clube, restando apenas a assinatura do contrato para confirmar novo vínculo

   
Red; DN


Chuvas de pré-estação animam Região do Cariri



Na vista do Município de Crato para Juazeiro do Norte (ao fundo), é possível vislumbrar o céu carregado, que vem fazendo a alegria dos moradores das zonas urbana e rural, amenizando o calor do 
Crato. 
As chuvas fortes nos últimos cinco dias na região do Cariri, além de diminuir o calor, indicam a chegada do período de pré-estação. A maior delas foi registrada na madrugada do último sábado (25), em Barbalha, com 71mm. Nos meses de novembro e dezembro, as médias das precipitações no Sul do Ceará são acima de todas as outras regiões do Estado, com 22mm e 66mm, respectivamente.

Mas isso não significa que, no ano que vem, a quadra chuvosa (fevereiro a maio) será melhor que nos anos anteriores. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas em novembro e dezembro são comuns na região devido o fenômeno de vórtice ciclônico de altos níveis, que causa instabilidade atmosférica e facilita a formação de nuvens mais significativas.

No entanto, isso causa chuvas irregulares, às vezes, muito fortes, mas que podem ser fracas ou, até mesmo não acontecerem nos dias seguintes. "Variam muito de ano a ano. Tem anos que nem acontecem", afirma Raul Fritz, supervisor da unidade de Tempo e Clima da Funceme. No mês de janeiro, as chuvas de pré-estação devem abranger o restante do território cearense.

Até agora, os modelos climáticos não conseguem precisar se as chuvas fortes continuarão nos próximos meses. "Os fenômenos que acontecem são de baixa previsibilidade a longo prazo. Os sistemas não têm sensibilidade boa para captar e assimilar os fenômenos que trazem chuvas na pré-estação", completa Fritz.

O "inverno" em 2018 independe do fenômeno das chuvas de pré-estação, pois a quadra chuvosa é proveniente da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que só costuma aparecer em fevereiro. O modelo climático da Funceme, que roda em novembro, indica apenas os três próximos meses. Ou seja, apenas em janeiro poderá saber se no ano que vem teremos precipitações mais regulares.

La Niña

Segundo Raul Fritz, o fenômeno La Niña, que acontece no Oceano Pacífico, poderá ajudar a trazer mais chuvas. Por outro lado, a regularidade de chuvas depende do Oceano Atlântico. "Estamos observando a temperatura do mar. Se o Oceano Atlântico se mostrar desfavorável, a presença por si só da La Niña não ajuda" explica. Foi o caso de 2012, quando as chuvas ficaram abaixo do 50% da média. "É interessante em março ou abril. Se o Oceano Atlântico estiver favorável, espera-se chuva mais regular. Mas estamos precisando de uma estação chuvosa muito boa", completa. A chance de o Fenômeno El Niño, que agravou a seca no Nordeste, acontecer é quase nula.

Bacias

Os reservatórios do Ceará estão, em média, com 8% da sua capacidade e as chuvas em 2018 poderão indicar se os municípios entrarão em colapso hídrico. O Açude Castanhão, maior do Estado e que abastece a região de Fortaleza, está com 3,15% do volume total. A situação é ainda mais grave na região do Sertão de Crateús, em que apresenta, apenas, 0,3% de sua capacidade.

A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) está aguardando a previsão da Funceme para a quadra chuvosa, mas, mesmo com as precipitações mais regulares, os reservatórios podem ou não encher. "Isso é bem imprevisível. O Açude do Rosário, que atende Lavras da Mangabeira, começou o ano em torno de 10%. Em uma semana de chuvas, chegou a 37%. O açude é grande. É muita água para pouco tempo. Do mesmo jeito que ele pegou, o Olho D'água, em Varzea Alegre, fez foi perder água. Depois que a quadra chuvosa terminou, estava menor", lembra o gerente da Cogerh no Crato, Alberto Medeiros.

Esperança

A agricultura Maria Ana da Silva conta que as chuvas, nos últimos dias, não foram tão fortes na sua comunidade, o Assentamento 10 de Abril, em Crato. "Choveu pouquinho. Nem plantei, porque a terra não molhou ainda, mas, se Deus quiser, vai chover", acredita. Ela crê que o "inverno" será muito bom, pois a natureza demonstra isso. "A gente, que é agricultor desde de criança, tem nossa previsão. O pé de angico está 'chorando' uma resina na madeira, como se fosse uma vela. É sinal que vai chover. A aroeira tá florando muito e botando cacho de fruta. A imburana não tá carregada, também é sinal de que vai chover" garante Ana.

Maiores chuvas (mm)

Sábado (25)

Barbalha - 71.0
Crato (Lameiro) - 57.0
Juazeiro Do Norte - 48.0
Aurora - 16.5
Farias Brito - 12.0
Cariús (Sao Sebastiao) - 11.0
Mauriti 9.0
Aurora (Sitio Tipi) 7.2

Terça-feira (28)

Santana Do Cariri - 25.0
Crato (Lameiro) - 25.0
Abaiara - 20.0
Barbalha - 19.0
Juazeiro Do Norte - 17.0
Crato (sede) - 12.8
Aurora - 7.0

Fonte: Funceme