-->

sábado, 13 de março de 2021

Barreiras fecham entradas da cidade de Russas CE

 Barreiras são montadas na entrada da cidade no 1º de dia de LOCKDOWN em Russas, atenção você que pensa em viajar para a cidade russana no vale do Jaguaribe, evite pois todas as entradas da cidade estão bloqueadas com barreiras  montadas no dia de hoje 13 pelo os agentes do DEMUTRAN ( Departamento Municipal de Transito do Municipio ). As normas faz parte das exigencias do decreto do governador Camilo Santana em todo o estado do Ceara, mesmo a cidade de Russas, tendo um numero bem abaixo em relação a os meses do ano passado mesmo assim vem deixando o prefeito Savio Gurgel muito preocupado e fazendo de tudo para evitar que o VIRÚS aumente a sua penetração no municipio.


Blog; Erivando Lima


Siga o blog "Comidas Típicas do meu país, nordeste" e aprenda receitas incríveis da culinária nordestina

 


Acesse através do link: https://comidastipicasdomeupaisnordeste.blogspot.com/

Aos 75 anos, ex-presidente Lula é vacinado em São Paulo

 

Político recebeu o imunizante CoronaVac e voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro.

Aos 75 anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A aplicação ocorreu neste sábado (13) por meio de esquema de drive-thru em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Lula recebeu o imunizante CoronaVac, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. De acordo com o ex-presidente, essa era exatamente a vacina que ele queria tomar.

Logo após a aplicação, Lula gravou um um vídeo de dentro do carro incentivando a imunização e voltando a criticar o presidente Jair Bolsonaro.

– O presidente da República precisa parar de ser ignorante. Eles [Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello] têm que aprender a respeitar o sentimento do povo brasileiro e garantir vacina para todo mundo – disse.

O deputado federal e ex-ministro da Saúde do governo Dilma, Alexandre Padilha (PT-SP), estava no veículo junto de Lula, e disse que a segunda dose deve ocorrer entre 14 e 21 dias.

A cidade São Bernardo do Campo antecipou o calendário estadual de vacinas e começou a imunizar idosos de 75 e 76 anos neste sábado.



Polícia Civil do Ceará fecha empresa que distribuía oxigênio hospitalar adulterado para cidades cearenses e até para outros estados

 

Uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou no fechamento de um galpão onde era realizada a adulteração de oxigênio hospitalar, na Região Norte do Ceará. De acordo com as investigações da Delegacia Regional de Tianguá, a empresa era responsável pela distribuição dos cilindros para unidades de saúde na Serra da Ibiapaba, além de outras cidades cearenses e até para outros estados nordestinos, como Maranhão e Piauí. O flagrante foi realizado neste sábado (13), no município que integra a Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. O local possui relação com uma empresa fechada em 2020, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde ocorria a mesma prática criminosa.

Os policiais civis chegaram ao galpão onde o oxigênio era armazenado de forma irregular, na localidade de Antão, Tianguá (CE). Um fato que chamou atenção dos investigadores foi a aparência da propriedade que não apresentava nenhuma estrutura, tampouco permissão para a realização dos procedimentos. Foram encontrados diversos equipamentos e ferramentas usadas para realizar o armazenamento do oxigênio e o preparo dos cilindros.

A Polícia Civil apreendeu, ainda no local, lacres com a identificação de uma empresa que foi fechada em novembro de 2020, em Caucaia (CE), após uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que contou com o apoio da PCCE, da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e também da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). À época, o dono da empresa, que é filho do proprietário do galpão fechado hoje em Tianguá, foi preso.

“O rótulo com o nome dessa mesma empresa era usado aqui nesse galpão encontrado em Tianguá. Eles mesmos pegavam os clindros de oxigênio, colocavam o lacre, e usando um soprador térmico, lacravam o produto. Foram encontradas ferramentas e equipamentos que eram utilizados para retirar o oxigênio de um cilindro e colocar em outro, procedimento que eles não podem fazer, porque se trata de um processo feito em indústrias”, destacou o delegado Regional de Tianguá, Miguel Sales.

O funcionário do local, Francisco Souza Teles, 26 anos, foi preso em flagrante. Ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Tianguá da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado em flagrante por falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. A pena é de reclusão de 10 a 15 anos e multa. A Polícia Civil segue investigando o caso.


Denúncia

A população pode contribuir com o trabalho das forças de segurança, repassando informações que ajudem nas investigações. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3671-9328, da Delegacia Regional de Tianguá. O sigilo e o anonimato são garantidos.



Vereador anuncia doação de 50% do salário para a compra de alimentos aos afetados pela pandemia

 

O Vereador debutante da Câmara Municipal de Sobral, Mário Vicktor (MDB), levantou uma discussão polêmica entre seus pares vereadores ao anunciar na última quinta-feira (11), que vai doa 6.330 reais que corresponde a 50% do salário do mês de março, para a compra de alimentos aos afetados pela crise da pandemia.

O vereador publicou um vídeo nas redes sociais questionando as mediadas adotadas pelo Governador Camilo Santana e o Prefeito Ivo Gomes, que decretaram “lockdown” por duas semanas para conter o contágio da Covid-19 no município, ocasionando em interrupções de algumas atividades econômicas mais notadamente no setor autônomo.

Com isso, justificou sua doação que será convertido em cesta básicas para ajudar as famílias que estão precisando. Apesar parecer uma proposta eleitoreira a prática é considerada legal e não caracteriza abuso de poder econômico, especialmente porque não estamos em período eleitoral.

A proposta tem causado desconforto para muitos colegas vereadores que atribuem ser uma pratica de “autopromoção” para tirar vantagens midiáticas e cria situações desconfortáveis para os demais parlamentares. Para outros, a proposta pressiona os demais vereadores a também fazerem doações. Com tudo, os impactos da proposta serão mínimos, já que os descontos de salário não serão permanentes ou até que perdura a crise provocado pela pandemia, já que é referente apenas a parcela de um mês de salário.

Com a questão provocada, cabe ao Presidente da Casa, Vereador Paulo Albuquerque (Paulão), normatizar essas doações por desconto de salários por meio de Ato da Mesa Diretora, onde os parlamentares que aderirem poderão expressar o valor que pode ser descontado dos salários. Além de criar um Fundo Emergencial de Combate ao Coronavírus, para onde serão enviados esses recursos.

(Célio Brito)

Obs; Erivando Lima

O vereador muito provável não ganhe a metade da metade do que um deputado ganha só de regalias porque eles não podem fazer o mesmo pelo menos parte dó das regalias que eles ganham a nossas custas.



Homem sai da UTI após 42 dias intubado e ganha na Mega-Sena

 

Rogério Maria venceu a Covid, uma pneumonia de 80% nos pulmões, infecção bacteriana e trombose.

Depois de travar uma dura batalha contra a Covid-19, o analista de sistemas Rogério Maria viu a sorte lhe sorrir. Morador de Campinas (SP), o brasileiro de 51 anos passou 68 dias internado, sendo 42 dias intubado em coma induzido devido a uma pneumonia que tomou 80% de seus pulmões. Surpreendendo os médicos, Rogério conseguiu se recuperar e ainda ganhou em um bolão parte do prêmio da Mega-Sena da Virada em 2020.

Sou um cara alegre, estou voltando a sorrir. É uma batalha diária e minha superação está acontecendo. Tudo isso me fez dar valor às pequenas coisas da vida – disse, em entrevista ao portal G1.

O analista contraiu a Covid-19 logo na primeira onda da pandemia, em julho de 2020 e ficou hospitalizado na Casa de Saúde de Campina. Além da pneumonia gravíssima, Rogério contraiu uma infecção bacteriana e trombose generalizada. Durante o processo, ele precisou de traqueostomia e 28 dias de hemodiálise.

Minha família foi chamada duas vezes para se despedir de mim, porque os médicos não acreditavam na recuperação – relatou o paulista, que é pai de dois filhos.

Durante o tratamento, Rogério chegou a perder 27kg, teve perda de memória recente e lesões nos nervos periféricos das duas pernas, que o impossibilitaram de andar por seis meses.

Contrariando a previsão dos médicos, contudo, Rogério apresentou uma melhora sucessiva após muitos dias de internação. A impressionante evolução de Rogério o permitiu retornar para casa e recuperar sua saúde diante da supervisão de fisioterapeutas.

As dificuldades financeiras, entretanto, foram outro dilema enfrentado pela família. Durante o coma, a esposa Iracema Teodoro entrou com um pedido de auxílio ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas esse foi negado. No mês de dezembro, chegaram a fazer uma vaquinha online para auxiliar no tratamento. Mas um bolão da Mega-Sena da Virada, que garantiu uma ajuda inesperada de R$ 7.325,26.

Após ganhar uma nova chance da vida e ser agraciado com a sorte, hoje Rogério olha para 2021 com esperança e expectativa.

Aprendi a viver mais feliz. Mesmo com todas essas sequelas, mas ainda vou superá-las. Não desisti e não desisto jamais – declarou, vitorioso.

Fonte: Thamirys Andrade / Pleno News

Seguindo Decreto Estadual, lockdown começa a valer em Russas a partir deste Sábado.

 

O Governo do Estado publicou na noite desta sexta-feira (12), o decreto nº 33.980, que institui o lockdown em todos os municípios do Ceará. As restrições começam a valer a partir das 00H deste sábado (13) e são as mesmas da publicação anterior, do dia 4 de março, a qual decretava o isolamento social rígido apenas em Fortaleza.

A decisão foi tomada pelo Governo do Estado, diante dos avanços nos casos de Covid-19 em todo o Estado e a ocupação em 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Ceará.

O que não poderá funcionar nos municípios:

– Funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, permitido exclusivamente o funcionamento por serviço de entrega, inclusive por aplicativo;

– Abertura de templos, igrejas e demais instituições religiosas;

– Funcionamento de museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;

– Abertura de academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;

– Abertura de lojas ou estabelecimentos do comércio ou que prestem serviços de natureza privada;

– Funcionamento de shoppings, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos estabelecimentos;

– Funcionamento de estabelecimentos de ensino para atividades presenciais, salvo em relação a atividades cujo ensino remoto seja inviável, quais sejam: treinamento para profissionais da saúde, aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato, e atividades de berçário e da educação infantil para crianças de zero a 3 anos;

– Realização de feiras e exposições.

– Abertura de barracas de praia, lagoa, rio e piscina pública ou quaisquer outros locais de uso coletivo e que permitam a aglomeração de pessoas;

– Realização de festas ou eventos de qualquer natureza, em ambiente aberto ou fechado, público ou privado;

– Prática de atividades físicas individuais ou coletivas em espaços públicos ou privados abertos ao público, salvo quanto aos jogos profissionais de campeonatos de futebol de âmbito regional e nacional, desde que fechados ao público e atendidos os protocolos sanitários previamente estabelecidos;

Para todas as informações sobre o Decreto Estadual, acesse os links abaixo:

DECRETO Nº33.965, de 04 de março de 2021

DECRETO Nº33.980, de 12 de março de 2021

Morre "Sementinha", filmado aos 12 anos com fuzil em 2018

 Traficante viralizou cantando funk armado em Angra dos Reis, RJ.

Morreu nesta quinta-feira o traficante conhecido como Sementinha. Em 2018, viralizou em um vídeo dele portando um fuzil e cantando um funk com apologia ao crime, na comunidade do Frade, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Na época, ele tinha 12 anos de idade.

Ele foi foi baleado durante patrulhamento da Polícia Militar no morro da Glória, também em Angra dos Reis. Segundo a PM, os agentes do 33º Batalhão foram atacados por criminosos, o que ocasionou numa breve troca de tiros que feriu um policial e dois suspeitos. Um deles foi levado para o Hospital Municipal de Japuíba, enquanto o outro já foi encontrado sem vida. O policial foi ferido na perna durante, mas passa bem.

A ação apreendeu duas pistolas calibre 9mm, pinos de plásticos, balanças de precisão, fitas e drogas que ainda serão contabilizadas.

No vídeo em que viralizou, Sementinha fazia referência ao traficante conhecido como MG, da favela do Antares, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. MG era apontado pela polícia como responsável por comandar o tráfico no Frade.

Na época, a família do menino disse que não sabia de nada e que estava chocada com a filmagem.

– A família não sabia de nada. Está todo mundo chocado, impactado. Não temos nada a falar sobre isso agora — afirmou uma parente do menino ao jornal EXTRA.



MPCE descobre oficina que adulterava oxigênio utilizado em hospitais

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagraram operação nesta sexta-feira (12) contra uma oficina de motos localizada no município de Pentecoste, suspeita de fornecer oxigênio alterado e adulterado para várias unidades hospitalares da região do Vale do Curu. Além disso, os cilindros ofereciam risco de explosão devido a manipulação inadequada do produto, em desacordo com as regras sanitárias.

No momento em que a polícia chegou, havia uma ambulância no local que aguardava a entrega dos cilindros para serem transportados e utilizados no hospital do município de General Sampaio. Segundo as investigações, o proprietário do estabelecimento ré envazava parte do oxigênio hospitalar para um recipiente menor e comercializava o cilindro grande, mas com menos quantidade do que deveria ser vendido. Porém, a oficina atuava ilegalmente pois não possuía a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o empresário, que não possuía habilitação técnica para realizar o serviço, fazia a manipulação do gás nas mesmas instalações usadas para trabalhar com oxigênio industrial, correndo o risco de explosões e da contaminação dos recipientes por bactérias.

“A conduta do comércio investigado é um crime contra a saúde pública e pode ter colocado em risco a vida de várias pessoas da região, especialmente pacientes que precisavam de oxigênio, já que há fortes indícios de que os cilindros não receberam o tratamento adequado de esterilização e podem ter sido vendidos contaminados”, disse o promotor de Justiça do caso, Jairo Pequeno Neto.

A polícia encontrou no local 22 cilindros vazios que armazenavam o total de 204 metros cúbicos de oxigênio, além de outros 9 cilindros cheios, que possivelmente passariam pelo processo de alteração. O empresário foi autuado em flagrante na Delegacia de Pentecoste por falsificar produto destinado a fins medicinais, no art. 273 do Código Penal.

(CN7)



PGR pede ao STF para manter condenações de Lula e rever decisão de Fachin

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou recurso nesta sexta-feira (12) contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No recurso, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo pede que o Supremo mantenha as condenações do petista e reforme a decisão do ministro.

A PGR argumenta que os crimes imputados ao ex-presidente teriam sido “praticados no âmbito do esquema criminoso que vitimou a Petrobras – o que, por si só, autoriza o reconhecimento da competência do Juízo da 13ª Vara Federal da Curitiba” e aponta que essa questão já foi analisada por outras instâncias jurídicas e rejeitada.

“O apartamento triplex concedido a Luiz Inácio Lula da Silva, assim como outras vantagens destinadas ao ex-presidente e apuradas em ações penais próprias, consistiu em retribuição pela sua atuação de modo a garantir o funcionamento do esquema que lesou a Petrobras, uma contraprestação não específica pelas contratações de obras públicas ilicitamente direcionadas da Petrobras, em ambiente cartelizado, às empresas do Grupo OAS”, escreveu Lindôra.

Prosseguiu a subprocuradora em sua argumentação “Por conseguinte, foi demonstrado que a ação penal ora em comento, por ter por objeto crimes praticados em detrimento da Petrobras, é de competência do Juízo da 13ª Vara da SJ/PR, nos termos do que definido pela jurisprudência do STF”.

O recurso também pede que, caso o Supremo reconheça a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba, decida por manter a validade de todos os atos proferidos até agora, o que resultaria na manutenção das condenações proferidas nas ações do tríplex do Guarujá e do sítio de Atiabaia. Neste caso, a Justiça Federal do Distrito Federal passaria a analisar apenas as duas outras ações que ainda não foram sentenciadas, sobre o Instituto Lula.

“A regra, portanto, é a conservação da decisão judicial, ainda que proferida por juízo absolutamente incompetente”, argumentou Lindôra.

O ministro Fachin já sinalizou que enviará o recurso da PGR para análise do plenário do Supremo. Caberá ao presidente Luiz Fux decidir sobre quando pautar o assunto.