-->

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Achado de cadáver em Russas Ce


Hoje dia 13/08/2018 (segunda-feira), por volta das 17 h 50 min, foi informado via 190, por populares que estavam pescando na Lagoa dos Canudos, de que havia um corpo de um senhor de idade nas margens da Lagoa, por trás da granja , que se encontrava de bruços e ao seu lado estavam linhas de pesca,  o corpo não apresentava marcas de violencia, aparentando ter sofrido algum tipo de mal súbito. O corpo encontrado trata-se da pessoa de FRANCISCO DARTE DA SILVA 61 anos, natural de Russas, aposentado, casado, residente na Rua Maria das Graças da Silva,  Lagoa do Toco em Russas. A composição da VTR RP 1761, seguiu até o local para aguardar a Perícia e Rabecão VTR 7003 do núcleo de pericia forense foi buscar o corpo.


Solimar convida aos desportistas de Quixadá para visitação ao amigo Argeu que se encontra enfermo na capital cearense.



O Ex-jogador do Quixadá Futebol Clube, “Solimar”, através de sua fan-pager fez um apelo aos torcedores, ex-jogadores e dirigentes do “Canarinho do Sertão” para que possa prestar essa homenagem a um dos que por muitas vezes defendeu as cores do time. Argeu dos Santos que jogou, e por ultimo dirigiu o time encontra-se enfermo em um leito de hospital e Solimar chama a todos que poderem fazerem uma visita ao amigo Argeu.

Em trecho da solicitação “Não venho aqui pedir ajuda financeira ou material, venho aqui encarecidamente pedir o comparecimento, a visita, o abraço, o carinho ao nosso tão querido Argeu. ” chamou Solimar. Argeu encontra-se no HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR, localizado na Rua Princesa Izabel esquina com Av. Domingos Olímpio.  o horário de visitações é; 15 h as 17 h, diariamente. 

Solimar que teve o prazer de ser comandado por Argeu dos Santos, esteve visitando o amigo na unidade hospitalar e registrou. Lembrou ainda que neste momento o amigo precisa da solidariedade e o apoio dos amigos. Dirigentes , colegas de profissão e ainda torcedores, dirigentes e aqueles que são admiradores do Quixadá que possa fazer uma visita ao técnico.

Blog; Erivando Lima / O Portal de notícias do Sertão Central


Polícia prende mais dois suspeitos de participar de chacina em Centro de Semiliberdade



Os adolescentes foram retirados de dentro de um centro socioeducativo no bairro Sapiranga, em novembro do ano passado, e executados brutalmente

Dois homens suspeitos de participarem da execução de quatro adolescentes que estavam no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, no bairro Sapiranga, em novembro do ano passado, foram presos pela Polícia Civil e Militar do Ceará. Ao todo, há 10 pessoas presas, um adolescente apreendido e um homem foragido.

Segundo a titular da 1ª Delegacia da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Evna América, os adolescentes foram mortos em retaliação a um duplo homicídio que havia ocorrido, em novembro de 2017, na região do bairro Aerolândia, em Fortaleza, quando membros da facção Comando Vermelho foram executados. "Os adolescentes foram escolhidos pelo bairro que eles moravam, quem residia onde a GDE (Guardiões do Estado) comandava foi morto", afirmou a delegada.

Ainda conforme a delegada, todos os presos pertencem à facção Comando Vermelho. Em dezembro do ano passado, a polícia havia detido 8 pessoas e apreendido um adolescente. As últimas duas prisões, no entanto, ocorreram nos dias 7 e 8 deste mês. 

Rafael Rocha de Sousa, conhecido como "Rafael Lorim", foi preso, no dia 7, em uma residência no bairro Sapiranga, onde estava escondido. Ele é apontado como o chefe do tráfico de drogas na região e por ter planejado e participado da execução da chacina no centro de liberdade. Além de reponder aos homicídios , ele também foi autuado por tráfico de droga e organização criminosa.

Já Paulo Henrique Monteiro de Lima foi detido no dia 8 deste mês, em uma comunidade próxima ao Centro de Semilibiberdade, também no bairro Sapiranga. De acordo com o tenente Anderson Duarte, a PM estava fazendo o patrulhamento, achou a atitude dele suspeita e resolveu fazer a abordagem. O suspeito tentou fugir, mas foi detido. A Polícia identificou Paulo Henrique e viu que ele já tinha o mandado de prisão em aberto.

Paulo Henrique também foi autuado por tráfico de drogas e organização criminosa. Ele também responderá aos homicídios no Centro socioeducativo. Ednardo de Abreu é o único suspeito de participar da chacina foragido da Polícia.

Red; DN

Show de Humor dia 17 em Russas Ce

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto


           Dia 17 no sitio do Zé Bezerra em Russas Ce

Blog; Erivando Lima


Lição de vida e superação



Iguatu. Uma história de superação e uma carreira de êxito assinalam a vida do atleta José Édson Barros da Silva, o Édson Cariús, 29 anos, que se sagrou recentemente campeão da série D do Campeonato Brasileiro, pelo Ferroviário, sendo artilheiro da competição com 11 gols. Depois de mais de dois meses sem ver a esposa e a filha de dois anos, o atacante do time Coral veio passar quatro dias com a família, nesta cidade, e também na zona rural de Cariús, para rever pais e amigos.

O atacante é uma referência entre os atletas da região e serve de inspiração para quem sonha em seguir uma carreira no futebol. "Estou em um momento muito feliz da minha vida", frisou. "A minha expectativa é de continuar crescendo no futebol, fazer mais gols e conquistar novos títulos". Nesta segunda-feira, 13, deve se reunir com dirigentes do Ferroviário para decidir sobre a renovação de contrato e participação na Taça Fares Lopes. Há outras expectativas na vida presente do atleta. "Recebi convites de times de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e também há contatos em andamento para equipes em Dubai, Coreia do Sul e Arábia Saudita, mas tudo ainda estar por decidir".
Família

Casado com a promotora de vendas Naiane Nogueira, Édson Cariús é pai da Lorena, 2 anos. "É complicado ficar longe da família, dois, três meses, mas tenho o apoio da esposa", frisou. Em 2015, adquiriu uma casa em Iguatu e quando tem folga visita a família no sítio Bandeira, zona rural de Cariús. Na noite de sexta-feira passada, participou de uma carreata na cidade natal, quando foi acolhido pelos conterrâneos. O pai, agricultor aposentado, Firmino Lopes da Silva, vibra com a carreira do filho. "Estou muito satisfeito, torcendo por ele", disse. "Desde criança que ele sempre gostou de jogar bola e diziam que ele era habilidoso". A mãe, Lúcia Barros, revela: "Orava por ele, para dar tudo certo e continuo com preces, mas sempre acreditei que ele iria ter destaque".

O casal teve sete filhos, todos homens, que nasceram em uma casa de taipa, de apenas dois cômodos, às margens do rio Jaguaribe. "Durante 30 anos moramos nessa casa", relembra Lúcia Barros. Desde 2010, que o casal reside em uma casa simples.

Agricultor

Enquanto aguarda definição de diretores de times brasileiros e estrangeiros por meio do seu empresário, Édson Cariús, aproveita dias de folga para rever amigos e parentes no sítio Bandeira, na zona rural, entre Iguatu e Cariús. Foi lá onde nasceu e permaneceu até 2013. "Tive uma infância tranquila, brincando muito, livre, mas trabalhando na roça dos 10 aos 19 anos", contou. "Trabalhava com meu pai, preparando a terra para o plantio de milho, feijão e arroz e depois na colheita desses grãos".

Entre 2008 e 2012 trabalhou como vendedor de consórcio de motocicleta. Em 2012, surgiu o convite para integrar a equipe de Iguatu que iria disputar a 3ª Divisão do Cearense e obteve o primeiro contrato profissional. Édson Cariús em 2016 foi contratado pelo Alto Santo, quando a equipe sagrou-se campeã da 2ª divisão e foi artilheiro com 14 gols. No ano passado, no Uniclinic, foi vice-artilheiro da 1ª divisão do cearense com nove gols.

No decorrer deste ano, no Floresta, onde já havia sido campeão da Fares Lopes, a terceira colocação da equipe garantiu vaga para a Série D, nacional, em 2019. Mas a maior vitória veio com a conquista do Ferroviário da Série D.

"Fui artilheiro com 11 gols e essa foi a maior conquista da minha carreira", pontuou. "Esperava um dia conquistar títulos, mas na minha vida acho que veio rápido e espero continuar obtendo novos campeonatos e marcando muitos gols".

Red;; Erivando Lima


Grupo suspeito de ataques a instituições financeiras é preso após investigação


Fuzis .50

Um grupo criminoso investigado por ataques contra instituições financeiras foi preso em posse de armas de fogo e munições de alto poder destrutivo, após uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) durante cerca de cinco meses. A detenção ocorreu no último dia 9, mas só foi divulgada nesta segunda-feira (13).

A ação ocorreu nos municípios de Aracati e Morada Nova. De acordo com as informações divulgadas em coletiva de imprensa nesta manhã, foram apreendidos dois fuzis de calibre .50, grande quantidade de munições, emulsões explosivas e outros materiais.

A organização criminosa vinha sendo investigada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) por crimes cometidos contra agências bancárias e veículos de transporte de valores entre 2017 e 2018. Na madrugada do dia 9 de agosto, três suspeitos foram encontrados em uma residência, e posteriormente identificados como Antônio Carlos de Sousa, Erismar Mariz de Oliveira e Manuel Alves Abelardo. Os dois primeiros já tinham passagem pela polícia.

O trio foi preso e autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa e receptação. As investigações por parte da DRF continuam, com o objetivo de localizar outras armas de fogo, além de identificar e prender os demais envolvidos nos crimes.

Red;  DN

Russas Ce - fatos policiais

ARACATI-CE

PRISÃO POR DANO E INCENDI-O CRIMINOSO

Ontem dia 12/08/2018 por volta das 19 h, na Localidade de Porto do Céu-zona rural de Aracati, depois de denúncias via 190, de que um individuo de nome, DIEGO PINHEIRO BRAGA 25 anos, natural de Fortaleza-CE,  residente no local da ocorrência, estaria quebrando objetos na casa de sua mãe, a CP 1802, chegando ao local foi localizada a senhora Gorete, onde a mesma informou que seu filho havia derrubado o muro de sua casa e quebrado vários objetos da residência. Foi constatado também que o acusado havia incendiado a casa vizinha, de propriedade do senhor PAULO da Serigrafia. Diego estava aparentemente embriagado e que diante de tal fato foi dada voz de prisão ao suspeito e conduziu a DPC/Aracati juntamente com sua genitora. O acusado foi indiciado naquela DPC por haver infringido aos Art. 163 e Art. 250 do Código Penal.





LIMOEIRO DO NORTE-CE

ROUBO A PESSOA

Ontem dia 12/08/2018 (domingo), por volta das 2 h, na rua dos Brotas, próximo a quadra, em Limoeiro do Norte-CE; foi vitima de roubo a Sra. CLEIDE MARTA LUCAS DA SILVA, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente  em Limoeiro do Norte-CE; a mesma informou que estava realizando um “Evento Beneficente”, quando 2 indivíduos um identificado como Magão e outro de nome Fernando, pegaram a caixa que se encontrava o dinheiro do “Evento”, e fugiram com a quantia de 1.400,00 (mil e quatro centos reais) em especie, os mesmos fugiram em duas motos, a vítima informou que “Fernando” é residente na Localidade “Corrêgo de Áreia”. A VTR 1194 composta pelos policiais, se deslocaram ao local do ocorrido e passaram a realizar diligências, mas até o memento sem êxito. 


Palhano- furto de animais

PALHANO-CE FURTO DE ANIMAIS

Dia 12/08/2018(Domingo), por volta de 08 h 45 min, o PM que estava de serviço recebeu uma ligação em seu telefone celular, dando informações sobre furto de 2 touros e 2 vacas, de cores preta, na localidade denominada sitio Cajueiro, zona rural de Palhano; que de imediato seguiram para o local, e lá chegando com as vitimas onde houve o furto; que ao chegarem próximo foi avistado dois indivíduos com espingardas e que ao avistarem a policia empreenderam fuga, não atendendo a ordem de parada, sendo efetuado 2 disparos com CT .40 para que os mesmo parassem, mas não obedecendo adentraram na mata que era muito fechada, ao voltar no local havia sido abandonado 4 cabeças de gado, todas de cor preta, juntamente com os fatos dos respectivos animais. Pois foi verificado que os elementos haviam levado somente as carnes.  Ao seguirem uma trilha mais adiante foi visto marca de pneus de carro próximo ao respectivo terreno onde estavam os animais.  Os proprietarios foram orientados, a irem a DPC de Russas para Registrar Boletim de Ocorrência.


Aracati - Homicidio a bala


ARACATI - Homicídio  a bala

Domingo 12/08/2018 por volta das 19 h 40 min, na Travessa Meneses Pimentel-Centro-Aracati em frente a Praça t, através de ligação para o 190 informando que teria partido de um veiculo vários disparos em um homem que vinha de bicicleta e estaria ao solo. Foi passado para a Vtr CP 1722  que ao chegarem no local encontraram ao solo a pessoa de FRANCISCO LAERCIO COELHO DA SILVA 29 anos,, alcunha “Negão”, natural de Aracati e residente na Rua dos Passos Várzea da Matriz-Aracati e que foi constatado o óbito pelos Técnicos de Enfermagem, a VTR 039 do Raio comandada pelo CB PM Rezende estavam averiguando denuncia de uma Halux preta com indivíduos suspeitos de estarem armados na Rua Duque de Caxias- Várzea da Matriz-Aracati. No local do homicídio populares informaram aos policiais que o veículo seria um HB 20 de cor preta que fugiu tomando rumo ignorado. Compareceu no local o Delegado  da Policia Civil Dr. Bruno , com resgate da Guarda Municipal com a Enfermeira  e Técnico , Rabecão 7078, o perito  informou que na vítima tinham 12 perfurações por arma de fogo entre cabeça e tórax. Foram recolhidos pela policia civil 13 estojos de  .40. foram realizadas diligências no intuito de prender os acusados, mas até o momento sem êxito. 


Após longa estiagem, feira de animais ressurge


  

O secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Kleber Carneiro, está animado com o retorno dos animais à feira. Apesar dos escassos recursos financeiros para manter o parque, os currais estão sendo restaurados ( Fotos: Alex Pimentel )

Quixadá. Conhecida como um dos maiores espaços de comercialização de caprinos, ovinos e bovinos do Ceará, a Feira de Animais de Quixadá está recomeçando a conquistar esse status. Após um período prolongado de estiagem e de uma série de regras exigidas pela Agência de Defesa da Agropecuária do Ceará (Adagri), para comercialização de ruminantes, de aves e até de derivados da pecuária, o parque regional está voltando a receber maior volume de criadores e de compradores. O comércio de queijos e aves capineiras também foi liberado.

> Caprinos já são  60% das espécies

Com quase oito décadas em atividade, a "feira dos bichos", como ficou conhecida ao longo dos anos por visitantes de todas as regiões do Ceará e até de estados vizinhos, funcionava como um termômetro econômico rural. Nos meses de pique, após a quadra invernosa, movimentava mais de R$ 1 milhão com a negociação de mais de dois mil animais. O movimento começava na noite da quarta-feira e se estendia no dia seguinte. Quem chegava de longe podia descansar; os animais também. Os mais velhos sentem saudade desses tempos.

O secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Kleber Carneiro, está animado com o retorno dos animais à feira. Apesar dos escassos recursos financeiros para manter o parque, os currais estão sendo restaurados. Uma balança eletrônica passou a ser utilizada na pesagem do queijo, uma exigência da Adagri, para evitar leso aos produtores. Com as balanças de peso, a perda chegava a mais de 30%, já que a aferição era manual. Até um local específico para pesagem e controle das vendas passou a funcionar. No dia de feira, neste segundo semestre, a média de comercialização é de 600 quilos. O preço varia de R$ 13,00 a R$ 14,00, o quilo.

Franklin Camurça comercializa queijo há quase três décadas. "Ninguém teve como escapar da seca severa dos últimos seis anos. Mas bastou a chuva voltar para as coisas melhorarem novamente. Até o melhor queijo do Ceará, do Vale do Jaguaribe, voltou a aparecer. Quando estamos começando a sentir o gostinho do dinheiro novamente, os fiscais aparecem com mais novidade. Agora vão querer exigir que a gente tenha câmara frigorífica e ainda o ensacamento a vácuo. Alguém vai ter de pagar essa conta", desabafa.

À frente do lugar há pouco mais de um mês, Kleber Carneiro tem o desafio de reestruturar os mais de 10 mil/m² da área situada no bairro Putiú com os recursos do próprio parque. A taxa para ingresso dos animais de pequeno porte é R$ 0,50 e dos maiores, R$ 1,00. Ele ainda está fazendo as contas, mas garante o retorno da negociação de equinos e de suínos, quando o restante dos currais estiverem prontos. Nesse último caso, deverá ser um pouco mais demorado em razão da necessidade de mais cuidados higiênicos.

Outra ideia é implantar às sextas-feiras a comercialização de produtos da agricultura familiar, muito forte em Quixadá e municípios vizinhos. Do artesanato de palha aos ovos de galinha caipira, quem se dedica a essas atividades terá a oportunidade de expor os seus artigos uma vez por semana. Como ocorreu nos anos de 1990 e início desta década, a Feira de Animais pode se tornar novamente um atrativo até para turistas, enfatiza o novo gestor do parque.

Apesar do otimismo as duas pontas desse negócio tradicional, todos reclamam da política adotada pela Adagri em relação às taxas de transporte dos animais. O criador paga em dobro pela venda do animal.

O criador João Ribeiro Farias explica: "Somos obrigados a pagar a Guia de Transporte do Animal, a GTA, do nosso curral até a feira. Quando a gente acaba de vender, é preciso emitir outra GTA, para o transporte do animal até o destino, mas como a maioria dos compradores não paga, o Governo emite e guia novamente no nome da gente. "Se eles não pagarem quando formos emitir outra GTA, temos primeiro que pagar a dívida do comprador", reclama.

Conforme técnicos da Adagri, há desinformação sobre o sistema de controle e emissão dos boletos. Trata-se de uma relação de confiança entre o vendedor e o comprador. Quem leva o animal deve ter a consciência de pagar a conta. Essa é a justificativa da Agência. O custo é calculado em Ufir, O,65 para bovinos e 0,50 para caprinos e ovinos. Entretanto, abaixo de uma Ufir, o equivalente a um boi ou duas cabras ou o mesmo número de carneiros, a taxa não é cobrada. Acima de 20 animais, é reduzida para 0,45 Ufir por cabeça.

Isenção

Criadores da agricultura familiar são isentos até dois bovinos e cinco caprinos e ovinos, mas é preciso comprovar a atividade através do título de propriedade. Quem reside em assentamentos rurais tem isenção total. Esses valores e regras estão estabelecidos na Lei 15.838, de 2015.

Red; DN