-->

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Traficante cearense que fugiu do Rio Grande do Norte teria retornado ao Ceará para matar policiais

A Polícia do Ceará está em estado de alerta na Região Norte e no litoral Oeste em decorrência de uma informação que vazou nas redes sociais e está sendo investigada pelos setores de Inteligência. Dão conta de que um traficante de drogas cearense, que fugiu de um presídio do Rio Grande do Norte, no último fim de semana, teria retornado para o Ceará e planeja a morte de policiais militares.

O traficante foi identificado como Jangledson de Oliveira, o “Ném”, que havia sido capturado pela Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Norte e estava detido na Casa de Custódia no Município de Potengi. No último fim de semana, ele conseguiu escapar da prisão depois de fugir estar se sentindo mal dentro da cela.

Imagens gravadas pelas câmeras de segurança do presídio mostraram o momento em que dois agentes penitenciários chegam até a cela onde estava o bandido e um deles abre a grade. Neste momento, um dos detentos saca uma pistola e rende o primeiro agente. O segundo, que está mais atrás, dispara um tiro com bala de borracha e desaparece da cena.
“Ném” e um dos comparsas conseguem  fugir depois que um dos agentes é dominado, apesar de tentar reagir e entrar numa rápida luta corporal com os presos.

Segundo as informações que circulam desde a noite de ontem nas redes sociais, depois da fuga espetacular no Rio Grande do Norte, o traficante cearense teria retornado a este estado e ido se esconder no Município de Itarema (a 210Km de Fortaleza). Ali, seu objetivo seria matar dois policiais militares (identidades preservadas).

O Comando-Geral da PM ainda não se manifestou sobre o caso. No entanto, diligências estão sendo realizadas naquela região do litoral cearense com o objetivo de verificar se há veracidade na informação sobre a presença do foragido da Justiça. 

Blog do Fernando Ribeiro

Após 70 dias da chacina em Messejana, assassinos continuam impunes. PF faz perícias em armas de policiais suspeitos

Setenta dias após a maior chacina já registrada em Fortaleza, as autoridades da Segurança Pública ainda não se pronunciaram acerca da resolução do caso. Assim, os responsáveis pela morte de 11 pessoas seguem impunes.

A chacina ocorreu na madrugada do dia 12 de novembro passado nas comunidades do Curió, Lagoa Redonda e Conjunto São Miguel, situadas na Grande Messejana,  na zona Sul da Capital cearense. Entre os 11 mortos estavam, pelo menos, quatro adolescentes.

As 11 pessoas foram executadas a tiros de pistolas. Algumas foram abordadas no meio da rua. Outras, arrancadas à força de dentro de suas casas quando dormiam ao lado de familiares.  Das 11 vítimas, apenas três tinham histórico criminal.

As investigações em torno do fato estão concentradas na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD). Indícios levantados ainda no início da apuração, através de inquérito instaurado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelaram a participação de agentes da Segurança Pública na matança.

Perícias

Três delegadas estão responsáveis pela investigação do caso. À pedido formal do Governo do Estado do Ceará, a Polícia Federal entrou no caso e está realizando perícias balísticas em várias armas de fogo (pistolas) apreendidas durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas casas de policiais suspeitos.

A investigação segue em sigilo. As delegadas Adriana Câmara, Reny Sales e Bianca Araújo já ouviram cerca de 80 pessoas na sede da CGD, entre suspeitos, testemunhas e familiares das vítimas.
Para as autoridades, não restam mais dúvidas de que a chacina que vitimou as 11 pessoas está ligada ao assassinato de um policial militar, cujo crime ocorreu apenas algumas horas antes, no bairro Lagoa Redonda.  Teria sido uma vingança coletiva à morte do PM. 

Veja a lista das vítimas mortas na chacina de 12 de novembro:

1- Antônio Álisson Inácio Cardoso, 17 anos (morto na Rua Lucimar de Oliveira/Curió)
2- Marcelo da Silva Pereira, 18 anos (morto na Rua Lucimar de Oliveira/Curió)
3- Patrício João Pinho Leite, 16 anos (morto na Rua Elza Leite Albuquerque/Curió)
4- Francisco Elenildo Pereira Chagas, 41 anos (morto na Rua Elza Leite Albuquerque/Curió)
5- Jandson Alexandre de Sousa, 19 anos (morto na Rua Elza Leite Albuquerque/Curió)
6- Valmir Ferreira da Conceição, 20 anos (Rua Elza Leite Albuquerque/São Miguel)
7- Marcelo da Silva Mendes, 17 anos (morto na Rua Elza Leite Albuquerque/São Miguel)
8- Pedro Alcântara Barroso do Nascimento, 18 anos (morto na Rua Lucimar de Oliveira/Curió)
9- Alef Sousa Cavalcante, 17 anos (morto na Rua Professor Arthur de Carvalho, Lagoa Redonda)
10 -Renaylson Girão da Silva (morto na Rua Professor Arthur de Carvalho, Lagoa Redonda)
11- Jardel Lima dos Santos, 17 anos (morto na Rua Elza Leite Albuquerque/Curió)

Blog do Fernando Ribeiro

Com exceção de Beberibe, plantão policial foi pouco movimentado de ontem para hoje na área do 1ºBPM

RELATÓRIO POLICIAL NA REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, NÃO REGISTROU OCORRÊNCIAS NOS MUNICÍPIOS DE RUSSAS, LIMOEIRO DO NORTE E JAGUARIBE NA MADRUGADA DO DIA 21 PARA O DIA 22. NAS DEMAIS CIDADES PLANTÃO POUCO MOVIMENTADO, COM EXCEÇÃO DE BEBERIBE ONDE REGISTROU 5 ARROMBAMENTOS, HÁ UM ESTABELECIMENTO E 4 RESIDÊNCIAS.



PLANTÃO EM JAGUARUANA

PRISÃO POR TENTAR INTRODUZIR DROGA PARA DENTRO DO PRESIDIO


Nesta Quinta(21), por volta das 09h30min, a guarda da Cadeia Pública de Jaguaruna, flagrou a senhora Flavia Eucilene de Oliveira, 27 anos, residente na Rua Rui Barbosa de Carvalho, bairro Juazeiro, Jaguaruana, arremessando um pacote contendo aproximadamente 10 gramas de maconha para dentro da Cadeia Pública. De imediato uma viatura da PM foi acionada e conseguiu capturar a acusada nas imediações do presídio.

VISTORIA EM CADEIA PUBLICA

Ainda ontem, por volta das 16h20min, a PM com o apoio do FTA de Russas e a VTR do Batalhão de divisas, realizaram uma vistoria na Cadeia Pública de Jaguaruna (cela 01 e 06), onde foi encontrado um CELULAR SAMSUNG, ROSA, modelo E2210L, com a numeração do IMEI apagado. O celular encontrado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

PLANTÃO EM ARACATI

APRESENTAÇÃO ESPONTÂNEA E INDICIADOS POR HOMICÍDIO

Nesta Quinta(21), por volta das 16h40min, na DPC/Aracati, se apresentaram espontaneamente com Advogado pai e filho, FRANCISCO FÉLIX DOS SANTOS, 55 anos, residente na Rua Santa Luzia, bairro Pedregal-Aracati e FRED DA SILVA SANTOS, 26 anos, natural de Aracati e residente na Rua Santa Luzia, bairro Pedregal-Aracati, os quais são suspeitos no Homicídio por arma de fogo que vitimou o senhor, ANTÔNIO MARCOS TEOBALDO DE SOUSA, de 39 anos, que era residente na localidade de Santa Tereza, conforme o REL. Nº068. FRANCISCO FÉLIX DOS SANTOS, assumiu a autoria do crime. Os dois (FRANCISCO FÉLIX e FRED DA SILVA), foram indiciados e instaurado o Inquérito Policial.

PLANTÃO EM ICAPUÍ

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

Nesta Quinta(21), por volta das 12hh30min, na Serra do Mar s/nº, próximo à Pracinha - Icapuí-CE, Os `Policiais Militares cumpriram um mandado de prisão em desfavor do senhor, JOÃO SOUZA MARTINS, agricultor, 56 anos, natural de Pacajus-CE, residente na Serra do Mar s/nº, próximo à Pracinha - Icapuí-CE. Ordenado nos autos do processo: 0111090-66.2014.8.20.0160 e mandado: 106.2015/022407-6, expedido pela Comarca de Mossoró/RN, assinado pela juíza de Direito Dra. Anna Isabel de Moura Cruz. Informação pelo Sd Pm 27.539 Oscar.

PLANTÃO EM BEBERIBE

ARROMBAMENTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Nesta Quinta(21), por volta das 10h00min o senhor Antônio Lindomar de Oliveira, 33 anos, residente na Rua Américo Gomes Monteiro, COHAB, Beberibe – CE ligou para o C5 informando que durante a madrugada de quarta(20) para quinta(21), indivíduos arrombaram seu estabelecimento, o Deposito de Construção Santiago Chaves na Estrada do Morro Branco em frente ao Bar do Evaldo, de pronto foi acionado a PM que foi ao local e presenciou a veracidade do fato, foi constatado que furtaram 01 computador, avaliado em R$ 10.000,00 e mercadorias que segundo o proprietário estavam avaliadas em aproximadamente R$ 5.000,00 reais. De acordo com o proprietário somente ao chegar no local por volta das 09h40min, que ficou sabendo que seu estabelecimento fora arrombado.

ARROMBAMENTO A RESIDENCIAS

Nesta Quinta(21), por volta das 10h40min, o Sr. Francisco das Chagas de Freitas Júnior, 26 anos, residente na Rua F, Loteamento Residencial – Beberibe – CE, ligou para o 190 dando conta de um arrombamento em sua residência, de pronto a PM foi ao local e presenciou a veracidade do fato, de acordo com o proprietário que chegou ao local as 10h30min, quando se deparou com sua residência arrombada, o mesmo disse que não foi levado nada, mas a sua residência estava com vários objetos revirados no meio da casa. 
No mesmo dia, já por volta das 13h00min, o senhor Antônio Lima Moreira, 26 anos, residente na Rua Joaquim Facó, Centro, Beberibe – CE ligou para o 190, informando de um arrombamento em sua residência, de pronto a PM foi ao local e presenciou a veracidade do fato, de acordo com o proprietário foram levados os seguintes objetos de sua casa, abaixo listados: * 01 TV 47” LG SMART, * 01 TV 42” LG SMART, *0 1 VÍDEO GAME XBOX COM 01 CONTROLE.
Ainda na Quinta, por volta das 16h30min o senhor Rodrigo Brasileiro Paiva, 28 anos, residente na Rua S/N, Centro, Beberibe – CE ligou para o 190 informando de um arrombamento em sua residência, de pronto a PM foi ao local e presenciou a veracidade do fato, de acordo com o proprietário nada foi levado de sua casa. Segundo informação de uma vizinha que viu um carro prata tipo sedan prata (possivelmente um CIVIC), mas não sabia dizer qual modelo ou placas do veiculo, porem falou que havia uma mulher loira branca e magra que dirigia o carro e um homem branco, alto e de cabelo preto e não lembrou mais nada para acrescentar. 
E no início da noite, por volta das 18h00min o senhor Leone Costa Lima, residente na Rua Dos Pescadores, Praia das Fontes, Beberibe – CE ligou para o 190 informando de um arrombamento em sua residência, de pronto a PM foi ao local e presenciou a veracidade do fato, de acordo com o proprietário foi levado os seguintes objetos de sua casa, abaixo listados; * 04 cofrinhos (tipo porquinho de moeda) somando uma quantia igual ou superior a 2.000,00 mil reais.
Com Informações do 1ºBPM

Nível do Rio São Francisco vai mais do que dobrar nos próximos 35 dias

Com elevados volumes de chuva de até 200 milímetros registrados nos últimos dias na metade centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região da Serra da Canastra, o nível do rio São Francisco voltou a subir em vários municípios mineiros nas últimas 72 horas.

Segundo informações do professor e meteorologista da UNIVASF Mário Miranda, a vazão do Rio São Francisco vai mais do que dobrar nos próximos 35 dias. A grande notícia é que a vazão do rio em Minas Gerais é de mais de 3500 m3/segundo, enquanto na Bahia está passando 1500 m3/segundo. 

Isso é resultado das fortes chuvas que estão ocorrendo na bacia do Rio São Francisco. Portanto, o volume de água que vai entrar na região de Sobradinho vai dobrar em relação à que passa hoje, que é de 1440 m3/segundo.

Na tarde desta quarta-feira dia (20), choveu em Juazeiro e algumas cidades próximas como Petrolina, Casa Nova, Uauá, Canudos, Curaçá e Sento Sé. A previsão, segundo o Instituto Clima Tempo, é que a chuva vai continuar na região. (Foto ilustrativa)

O Povo com a Notícia

Chove em 146 municípios do Ceará, 11 acima de 100 mm

Juazeiro do Norte. As chuvas continuam a regar os sertanejos de esperança. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu em 146 municípios entre as 7h de quarta-feira e 7h de ontem. O maior volume foi registrado em Crateús, 166mm.

O índice é também o maior já verificado neste ano. Em outros dez municípios, as precipitações também superaram os 100mm, o que não ocorria desde 10 de janeiro de 2011, quando 13 municípios passaram dos 100mm.

O meteorologista da Funceme Raul Fritz explica que as chuvas têm sido provocadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), fenômeno comum na pré-estação, com intensidade que varia de um ano para o outro. Ele ressalta que, neste ano, o VCAN tem atuado com elevada intensidade. Em 2015, o maior volume apontado durante todo o mês foi em Beberibe, quando choveu 115mm, no dia 4.

Segundo a Funceme, os volumes somados nos 21 primeiros dias do ano já são bem superiores ao mês de janeiro de 2015, quando ficou 71,9% abaixo da média, que é de 98.7mm. "Em 2016, a média está em 119.3mm, um desvio positivo de 20.9%", acrescenta. Vale lembrar que, no dia 20 de novembro de 2015, a Funceme divulgou prognóstico para o trimestre dezembro (2015), janeiro e fevereiro (2016) apontando 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média, 23% em torno da média e 8% acima da média.

Apesar dos elevados volumes, Fritz lembra que as precipitações deste mês não possuem relação com a quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio), cujo prognóstico divulgado na quarta-feira (20) apontou 65% de probabilidade de chuvas abaixo da média. A Funceme prevê para hoje e amanhã nebulosidade variável, com possibilidade de chuva em todas as regiões.

Açudes voltam a subir

As chuvas dos últimos dias contribuíram para que o nível médio dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) subisse discretamente, saltando novamente para os 11,9% da capacidade total. A Cogerh registrou aporte em 50 reservatórios, destacando-se Angicos, Aracoiaba, Araras, Arneiroz II e Pedras Brancas. Este aporte permitiu que o Açude Realejo deixasse o volume morto e que os açudes Parambu, São José III, Tijuquinha e Trici deixassem de estar secos. Apenas o açude Caldeirões, em Saboeiro, entrou em sangria. Ao todo, 136 reservatórios ainda estão com capacidade inferior a 30%, 38 estão no nível morto e outros 39, considerados secos.

Mais informações:

Funceme: (85) 3101-1117

Cogerh: (85) 3218-7024

Diário do Nordeste

11 pessoas são presas na "Operação Cela" em Chorozinho

Uma operação integrada entre Polícia Civil e Polícia Militar resultou na prisão de cinco mulheres e seis homens suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas, na madrugada desta quinta-feira, 21. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a ação chamada "Operação Cela" teve como objetivo inibir o comércio ilegal de entorpecentes no município de Chorozinho. Conforme a SSPDS, eram 16 mandados de busca e apreensão e prisão, que resultaram em 11 prisões. 

De acordo com o major Claudejane Cabral, do Comando Tático Motorizado (Cotam), sete das prisões foram realizadas pelo Cotam. "Cada equipe era responsável por um envelope. Haviam equipes da Narcóticos, da Divisão Anti-sequestro, nossas equipes conseguiram executar sete prisões. Em relação as buscas e apreensões conseguimos uma espingarda de pressão. Dos sete mandados de prisão que recebemos conseguimos executar todos", relatou.

 Conforme a SSPDS, 70 policiais civis e militares participaram da operação que durou seis horas. Os mandados de prisão são relacionados a tráfico e associação para o tráfico. 

Segundo a titular de Chorozinho, delegada Leiliane Almdeida, as investigações eram de crimes de tráfico na região de Pacajus, Chorozinho e Barreira. Ela ressalta que as investigações estavam em andamento e que alguns mandados, fora os 11 relatados, foram para pessoas que já se encontravam detidas.

Lista com nome dos presos:

Kassia Holanda Nepomuceno, 34

Maria Celia Bezerra de Almeida, 43

Regivânia Pio de Almeida, 27

Luana Moreira da Silva, 20, 

Tainar Carvalho de Lima, 19, 

Bruno Rafael Carvalho dos Santos, 24

Elias Cabral dos Santos, 36, 

Waldeilson dos Santos Silva, 25

Francisco Diego Braga da Silva, 25

Francisco Wellington Alves da Silva 24 

Francisco Fagner da Silva Amaral, 23

O Povo Online