-->

terça-feira, 8 de novembro de 2022

PF destrói 130 mil pés de maconha em terras indígenas

 Área no Estado do Pará é habitada por índios Tembés.

Uma operação da Polícia Federal destruiu 130 mil pés de maconha em uma área de terras indígenas, no município de Nova Esperança do Piriá, nordeste do Pará. A plantação foi encontrada com a ajuda de imagens de satélite. As mudas, que correspondiam a 40 toneladas da droga, foram queimadas entre quarta-feira 2 e domingo 6.

A operação, denominada Phaseoli, em referência a uma praga natural que atinge os pés de Cannabis, teve apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros do Pará. Os policiais federais atuaram em 15 pontos de difícil acesso numa área habitada por índios Tembés. Foi necessário o apoio de dois helicópteros: um do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop), da PMDF e outro do Comando de Aviação (CAV), da própria PF.

A Polícia Federal informou que, de acordo com perícia feita por agentes federais, “as mudas de Cannabis sativa que foram cortadas e queimadas equivalem a cerca de 40 toneladas de maconha”. “Uma amostra foi colhida pelos peritos para realização de um laudo”, informou a PF.

Ainda de acordo com a PF, ninguém foi preso porque os responsáveis pela plantação em terras indígenas fugiram pela floresta antes de a aeronave aterrissar. No entanto, foi aberto inquérito para identificar os criminosos para que respondam na Justiça pelo crime de tráfico de drogas. (Terra Brasil Notícias)

PF e PM fazem megaoperação em Mãe Luíza, em Natal, com uso do helicóptero Potiguar 1

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, deflagrou nas primeiras horas da manhã de hoje (8), uma operação policial no bairro de Mãe Luiza. A informação foi trazida em primeira mão pelo repórter Sérgio Costa, no O Povo no Rádio.

Além de PM e da PF, a operação contou com o apoio do helicoptero Potiguar 1. O bairro de Ponta Negra seria outra região do Estado onde estaria havendo a operação, com cumprimento de mandados de busca e apreensão e também de prisão.

Ainda não se sabe o motivo da operação, mas informações extraoficiais apontam que estejam relacionadas ao combate ao tráfico de drogas. Logo nas primeiras horas da manhã, com a chegada das viaturas a região, foram ouvidos fogos de artifício, atitude comum quando se tem operações no morro. Também teria havido a utilização de bombas de efeito moral. As informações são do Portal 96.

(Terra Brasil Noticias)

Quixadá - CE plantão policial 9º BPM


 MORADA NOVA LESÃO CORPORAL DOLOSA

Dia 06/11/2022 (Domingo), por volta das 21h30min a equipe da VTR 9213 foi acionada pelo COPOM (190) para uma lesão corporal, na rua José Ambrósio bairro São Francisco Morada Nova – CE. A equipe se dirigiu ao local e confirmou a veracidade da informação. Os familiares da vítima abordou os policiais e contou que um rapraz teria lesionado seu próprio irmão com um facão após uma discussão por causa de bebida, Quando a composição chegou, a vítima já havia sido socorrido a UPA de Morada Nova-CE. No hospital ele recebeu os primeiros atendimento e foi encontrado varias lesões na cabeça e pescoço, segundo o médico disse que o paciente teria que ser transferido pra o IJF em Fortaleza para fazer alguns exames que aqui não teria como fazer. A composição conduziu o acusado e apresentou na Delegacia Municipal de Russas.

QUIXERAMOBIM ACIDENTE DE TRÂNSITO

Dia  07/11/2022, por volta das 06h40min o Copom recebeu uma ligação via 190, informando que na Localidade de Barrocas, um Micro-ônibus com passageiros havia capotado o mesmo vinha de Pedra Branca para Quixeramobim, que de imediato a composição da VTR 9471 deslocou-se até o local, lá chegando constataram a veracidade da informação, o condutor do Micro-ônibus foi identificado como sendo natural de QUIXERAMOBIM. O mesmo informou que devido a grande quantidade chuva perdeu o controle do veículo, que veio a capotar, apenas um passageiro teve lesões leve, a Vtr 9471 resguardou o local até a chegada da Autarquia municipal de trânsito.

Fonte; PM CE

Prefeito sanciona Lei que concede isenção da Taxa de Alvará às Associações Comunitárias de Russas

O prefeito Municipal de Russas, Sávio Gurgel, sancionou a Lei Nº 2.054/2022, que isenta do pagamento da Taxa de Alvará de Funcionamento das Associações Comunitárias com sede e atividades no âmbito do município de Russas que atendem os requisitos da lei.

De acordo com a Lei, ficam isentas as Associações sem atividades comerciais e sem fins lucrativos, com CNPJ e endereço no âmbito do município de Russas, e que tenham como principal atividade a de associações de defesa de direitos sociais.

Para a concessão da isenção é indispensável que a Associação esteja com seu CNPJ ativo/regular e seja declarada de interesse público através de lei Municipal própria.

Confira a Lei na integra:

LEI Nº 2.054_2022 DE 21 DE OUTUBRO DE 2022 – DISPÕE SOBRE A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO ÀS ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS COM SEDE E ATIVIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE RUSSAS

Últimos dias para aproveitar os benefícios da Lei do Refis 2022, prazo se encerra dia 30 de novembro

 07/11/2022 - Secretaria de Finanças - Rodrigo

O contribuinte russano tem até o dia 30 de novembro para aproveitar os benefícios garantidos pela Lei n° 2.024/2022 (Lei do Programa de Arrecadação e de Parcelamento Extraordinário e de Recuperação de Créditos Tributários e Não Tributários -REFIS).

A respectiva Lei garante a pessoas físicas ou jurídicas, em débito com a Fazenda Pública, o parcelamento com redução de juros e multas em até 100% e correção monetária de 50% de desconto, de dívidas vencidas até 31 de maio de 2022, constituídas ou não, inscritas ou não em Dívida Ativa.

Benefícios

O crédito tributário ou não tributário já vencido, poderá ser pago em até 60 parcelas, a contar da data da adesão ao Programa, cujo vencimento será o dia 10 de cada mês.

Haverá faixas de descontos, que estabelecem o percentual de redução dos juros e multas, de acordo com o número total de parcelas para a quitação da dívida.

FAIXA 1: Redução em 100% de juros e multas e redução de correção monetária de 50% no caso de pagamento em cota única;
FAIXA 2: Redução de 95% no caso de pagamento a partir de 02 e até 12 parcelas;
FAIXA 3: Redução de 80% no caso de pagamento a partir de 13 e até 24 parcelas;
FAIXA 4: Redução de 70% no caso de pagamento a partir de 25 e até 36 parcelas;
FAIXA 5: Redução de 60% no caso de pagamento a partir de 37 e até 48 parcelas;
FAIXA 6: Redução de 50% no caso de pagamento a partir de 49 e até 60 parcelas.
Adesão ao Programa

Os interessados deverão levar cópia legível do RG ou CNH, do CPF e do comprovante de endereço, caso o devedor seja pessoa física; e em caso de Pessoa Jurídica o interessado deverá levar cópia legível do Contrato Social, do último aditivo consolidado e do CNPJ, juntando, ainda, cópia do RG ou CNH, do CPF e do comprovante de endereço do representante legal da pessoa jurídica ao Setor de Tributação, Arrecadação, Fiscalização e Auditoria do Município de Russas.

Para mais informações, procure a Coordenadoria de Tributação do Município, localizada na Avenida Dom Lino, nº 679, no horário 07h30 às 13h30, de Segunda à Sexta-feira e também pelo telefone (88) 3411-8421 (tel/whatzapp).

Russas - CE plantão policial


 RUSSAS CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO CIVIL (PENSÃO ALIMENTÍCIA)

Dia 07/11/2022 por volta das 15h15min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas-CE, próximo a conhecida Vila dos Primos, foi abordado por uma equipe de Policiais Militares um individuo de 33 anos, o qual estava com mandado de prisão civil em aberto, desde de 26 de agosto de 2022, pela comarca de Jaguaruana, conforme processo , o mesmo foi apresentado na DRPC local, a Autoridade Policial onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência narrando o fato.

PALHANO FURTO EM PROPRIEDADE RURAL

Dia 07/11/2022(Segunda-feira) - Por volta das 20h40min, foi repassado pelo C12 que na comunidade de Lagoa do Curral, zona rural de Palhano-CE, aconteceu um furto. De imediato uma equipe Policial Militar foi até o local do fato, mantiveram contato com a proprietária vítima que relatou que por volta das 19h40min ela percebeu pelas câmeras que tinha umas pessoas furtando material do viveiro de camarão, informo que foi levado 01 aerador e 02 mangueiras de irrigação e que eles levaram esses objetos em uma FIAT STRADA(ou Pampa) de cor clara (prata ou cinza) e saíram em direção a BR116 no sentido Fortaleza. Informo que estão feitas diligências na região no intuito de identificar, localizar e prender os autores do delito.

RUSSAS ROUBO Á RESIDÊNCIA

 Dia 07/11/2022 por volta das 22h50min, na localidade de Carpina, zona rural de Russas-CE, 02 indivíduos trafegando em uma moto, demais características não informadas pela vítima, sendo que um deles portando uma arma de fogo, a qual a vítima não soube identificar, adentrou a residência do proprietário que tem 34 anos, o rendendo e levando uma quantia de R$400,00(quatrocentos reais) em seguida fugiram tomando rumo ignorado. Uma equipe policial foi ao local colheu os dados da ocorrência e junto com as demais composições de serviço realizam diligências no intuito de identificar e prender os meliantes.  

RUSSAS ROUBO Á RESIDÊNCIA

Dia 08/11/2022 por volta das 00h45min, na localidade de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, zona rural de Russas-CE, 02 indivíduos trafegando em uma moto, demais características não informadas pela vítima, sendo que um deles trajando short e blusa pretas, o qual adentrou a residência do proprietário de 27 anos, o rendendo e levando o seguinte material: 01(um) notebook preto de marca intel, 02 celulares de marca LG, 01 relógio, 01 rede de dormir e alguns perfumes em seguida fugiram tomando rumo ignorado. Uma equipe policial foi ao local colheu os dados da ocorrência e junto com as demais composições de serviço realizam diligências no intuito de identificar e prender os meliantes. 

QUIXERÉ ROUBO Á PESSOA

Dia 07/11/2022, por volta das 15h15min, uma senhora de 55 anos, natural de Quixeré/CE, residente na Rua do Arame, Sítio Tomé, Zona Rural de Quixeré/CE, veio até o destacamento PM de Quixeré, tendo informado que acabara de ser vítima de assalto na rotatória que liga a CE377, na entrada da cidade de Quixeré, onde segundo a mesma deslocava-se em sua moto tipo HONDA/CG 150 FAN ESDI, Fabricação 2013, Modelo 2014, de Placa OST-4587, Quixeré/CE, Cor Preta,  para sua residência na Localidade de Tomé, e ao chegar no Girador da rodovia estadual, um casal, sendo piloto a mulher, que o homem anunciou o assalto, fazendo sugesta de está armado, que segundo a vítima não chegou a ver a arma, que a mulher era morena, magra, tatuagem no braço direito e trajava top preto e short jeans curto e capacete sem cor anotada, que o homem era moreno, magro, camisa preta e short jeans e capacete escuro (azul escuro ou preto, segundo a vítima), que a moto que eles estavam era moto pequena, tipo titan, cor azul escura, segundo a mesma, que não foi possível ver a placa da moto que os acusados estavam Que segundo a vítima, os acusados voltaram pela rodovia destino centro de Quixeré, que também foi repassado pela vítima que além da motocicleta também foram levados os seguintes objetos: 1 (um) Celular A13 Samsung, de cor azul, chip operadora vivo, capinha cor azul, 1 (uma) Bolsa contendo RG, CPF CNH, bem como uma quantia aproximada de R$ 30,00 (trinta reais). De pronto fora repassado para a composição local, bem como as demais viaturas da área e cidades circunvizinhas, onde estão em diligências no intuito de localizar e prender os acusados. Vale salientar que a vítima fora orientada a prestar o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

RUSSAS ACIDENTE DE TRÂNSITO SEM VÍTIMA FATAL

Dia 06/11/22, por volta das 17h, recebemos uma ligação via 190 de que na CE 356 teria acontecido um acidente de trânsito, de pronto foi acionada a VTR 1041 que ao chegar ao local constatou o fato, se envolveram no acidente um carro Voyage prata, de placa NUP5182 e uma moto Honda CG 150 de cor Azul, placa HXL6177, o condutor da motocicleta perdeu o controle da sua moto e colidiu com o Voyage, aonde o mesmo  sofreu alguns ferimentos sendo necessário ser atendido pela equipe do SAMU.

RUSSAS ACHADO DE CADÁVER (MORTE NATURAL)

Por volta das 19h do dia 06/11/22 recebemos uma ligação via 190 informando de um achado de cadáver no Sítio Miguel Pereira, zona rural de Russas-CE, vale salientar que a informação sobre o achado de cadáver foi repassado para o C12 apenas as 19h por uma equipe do SAMU de Russas-CE, mas o corpo já se encontrava em óbito desde as 17h, diante da informação a VTR 1041 seguiu para o local indicado e chegando ao local constatou a veracidade da informação, sendo encontrado caído no banheiro da sua residência sem sinais aparentes de violência um senhor, residente no Sítio Miguel Pereira S/N, natural de Russas-CE, como não tinha sinais de violência  aparente o que foi atestado pela equipe do SAMU, a família ficou com a incumbência de acionar o SVO da Funerária para os devidos procedimentos cabíveis.  

RUSSAS TCO POR DANO

Por volta das 21h15min do dia 06/11/22 recebemos uma ligação via 190 informando de que na Rua Felipe Santiago, Alto do Velame, um individuo teria incendiado uma Motocicleta Xinerai, de pronto a VTR 1041 foi até o local e constatou a veracidade da informação, no local encontrava-se a proprietária do veículo, a mesma informou que teve a sua moto incendiada por um homem, diante dos fatos a composição da Polícia Militar conduziu as partes para a DPC de Russas-CE, onde foi lavrado contra o acusado um TCO por dano, artigo 163 do CPB.

Fonte; PM CE