-->

sexta-feira, 26 de março de 2021

Aneel suspende cortes para famílias de baixa renda

 SEXTA-FEIRA, MARÇO 26, 2021  NENHUM COMENTÁRIO

Medida valerá para os consumidores inscritos no programa Tarifa Social.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu os cortes no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento das contas de luz de famílias de baixa renda até 30 de junho. A medida valerá para os consumidores inscritos no programa Tarifa Social e deverá atender 60 milhões de pessoas. A decisão foi aprovada pela diretoria do órgão regulador durante reunião extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (26).

A medida abrange todos os consumidores que necessitam de energia para manter em funcionamento equipamentos essenciais à vida e os que não estejam recebendo a fatura impressa. Também vale para famílias que vivem em regiões onde não há postos de arrecadação, como lotéricas e instituições financeiras, em funcionamento, por causa de medidas restritivas de isolamento social.

Além da suspensão de cortes, a agência determinou que as verificações periódicas em relação ao cadastro das famílias inscritas no Tarifa Social não sejam realizadas, de forma que ninguém seja retirado do programa nos próximos três meses.

O mecanismo aprovado pela Aneel é semelhante ao adotado no ano passado, quando a proibição foi mais ampla e valeu para todos os consumidores do país. O relator do processo, diretor Sandoval Feitosa, ressaltou o agravamento da pandemia, mas explicou que há menos instrumentos legais neste momento para uma medida mais abrangente.

– Não se trata de isentar os consumidores do pagamento pelo serviço de energia elétrica, mas de garantir a continuidade do fornecimento àqueles que, neste momento de pandemia, não têm condições de pagar a sua conta – disse.

Ele deu declarações sobre a proposta ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Em seu voto, Feitosa fez um apelo aos clientes que continuem a manter o pagamento em dia, se puderem, para manter a operação das empresas.

Também ficou proibido os cortes de energia de hospitais e centros médicos. A medida inclui institutos médico-legais, centros de hemodiálise e armazenamento de sangue e centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas, incluindo os imunizantes contra a Covid-19. Segundo o relator, autor dessa proposta, cerca de 7 mil hospitais públicos e privados e estabelecimentos devem se beneficiar.

– Em razão do serviço primordial que esses hospitais e centros médicos têm prestado à população, o fornecimento de eletricidade a essas unidades consumidores deve ser prioritário, como já tem sido considerado por muitas distribuidoras e, portanto, a suspensão do fornecimento por inadimplência para essas unidades não pode ocorrer sobre nenhuma hipótese – afirmou o relator.

DISTRIBUIDORAS

O corte de energia elétrica é a principal ferramenta das distribuidoras para conter a inadimplência. A estimativa, de acordo com a proposta aprovada, é de que a suspensão imposta pela Aneel nesta sexta gere um déficit de receita de R$ 45 milhões para as empresas por mês.

Para mitigar os riscos financeiros, a Aneel dispensou as empresas do pagamento de compensações por descumprimento de indicadores de qualidade no fornecimento de serviço enquanto a suspensão do corte estiver em vigor. Segundo a área técnica, a medida gera um fluxo financeiro de quase R$ 55 milhões por mês, o que “compensaria” as perdas. Os valores, no entanto, terão de ser repassados aos consumidores até dezembro.

O relator propôs que o montante seja corrigido pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e não pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como recomendou a área técnica. A mudança, segundo ele, faz justiça ao aplicar o mesmo indicador usado para corrigir multas e juros pagos por consumidores por atrasos no pagamento das contas de luz. O entendimento da diretoria, no entanto, é de que o parâmetro para correção monetária deve ser analisado posteriormente.

*Estadão


Saiba quem vai tomar a vacina CORONAVAC neste sábado em Russas CE

 


Boletim Epidemiológico de Russas CE

 


Prefeitura manda abrir valas para escoar as aguas que alagam ruas na Vila São José em Russas CE

 A prefeitura Municipal de Russas, através da secretaria de infreintrutora procura amenizar os problemas de moradores  das ruas da Vila São José e de ruas próximo o centro da cidade. A solução e abrir valas para que as aguas possa escoar e um pouco de tranquilidade para a população. O trabalho foi feito no dia de hoje 26 tendo a frente Velser Castelo coordenador da secretaria acompanhado do prefeito Savio Gurgel.

Blog; Erivando Lima 

Mais um lote de vacina CORONAVAC chega hoje a tarde em Russas CE

 

Estar previsto para chegar na tarde de hoje 26 mais um lote de vacina da CORONAVAC para o municipio de Russas, são 2.910, 1a dose para idosos de 70 - 74 anos, e 1a dose para idosos de 65 - 69 anos, sendo 970 para Russas.

Blog; Erivando Lima

CGU investiga lista de vacinados no Ceará com mais de 100 políticos e até gente morta

 

São 21 casos de pessoas vacinadas que constam como falecidas, 136 que ocupariam cargos políticos e 1.290 pessoas que teriam recebido mais do que duas doses.

A Controladoria-Geral da União (CGU) no Ceará tem, até o momento, 1.447 registros de ocorrências de pessoas suspeitas de terem se vacinaram indevidamente no Estado contra a Covid-19. São 21 casos de pessoas vacinadas que constam como falecidas no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Sistema Único de Saúde (SUS); 1.290 que teriam recebido mais do que duas doses da vacina; e 136 “pessoas expostas politicamente” (PEP) — vereadores, prefeitos, deputados estaduais e, até mesmo, deputados federais.

Conforme o auditor federal e superintendente da CGU desde 2018 Giovani Pacelli, a apuração foi feita a partir de cruzamento de bancos de dados, como, entre outros, SUS, SIM, Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). O que gerou “ocorrências com boa probabilidade de estarem em situação irregular".

“O MPCE (Ministério Público Estadual) em contato prévio entendeu que poderia contribuir e atuar nesse aprofundamento e solicitou tais ocorrências que foram repassadas prontamente”, diz Pacelli. A CGU repassou ao MPCE os nomes dos beneficiados e aos locais onde se deram as vacinas suspeitas.

No caso de pessoas que constam como mortas, mas receberam a vacina, o superintendente diz que o mais provável é que alguém tenha usado o "Cartão SUS e Nome" indevidamente, mesmo que médico ou enfermeiro. Há uma possibilidade de o número ter sido digitado incorretamente, mas “muito remota”, devido aos diversos campos que compõem o registro, diz ele. Foram registrados casos assim em 16 municípios, sendo três em Fortaleza.

Com relação a pessoas que receberam mais de duas doses do imunizante, a CGU identificou mais aplicações que o necessário conforme os CPFs que constam nos dados do Sipni. São vacinas provenientes de institutos diferentes. Há registros de casos assim em 56 municípios, sendo 242 em Fortaleza. Paracuru é o segundo município com mais registros: 230.

Já no caso de ocupantes de cargos públicos, Pacelli explica que são pessoas que já atuaram na área da saúde, mas hoje não estão na linha de frente, já que estão exercendo mandato. O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, prevê que apenas profissionais de saúde vinculados a estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde estão inclusos nos grupos prioritários. Há, inclusive, vereadores de outros estados e alguns deles também receberam mais do que duas doses. Na lista, há um vereador de Fortaleza.

“A vacinação, juridicamente, pode ser considerada um ato composto, pois ela foi comprada com recursos federais (até o momento 100% das vacinas foram adquiridas com recursos federais), mas é aplicada pelo gestor local: estado e/ou município”, explica Pacelli. Assim, a CGU, dependendo da linha de trabalho, atua em conjunto com o parceiro mais afim ao tema, ora o MPF (Ministério Público Federal), ora a Polícia Federal, ora o TCE-CE (Tribunal de Contas do Estado) e, neste caso específico, com o MPCE, que demonstrou interesse no tema e tem a prerrogativa para atuar junto aos gestores estaduais e municipais sobre a aplicação correta das vacinas."

Fonte: O Povo
Colaborou Cláudio Ribeiro



Auxílio emergencial começa a ser pago no dia 5 ou 6 de abril, diz ministro

 

O Ministro da Cidadania, João Roma Neto, afirmou ainda que o calendário deve ser divulgado até o início da semana que vem.

O novo auxílio emergencial só deve começar a ser pago em 13 dias, entre 5 e 6 de abril, e o calendário deve ser divulgado até o início da semana que vem, segundo o ministro da Cidadania, João Roma Neto.

A fala aconteceu durante entrevista a uma rádio baiana. Segundo ele, deverão ser beneficiados 45,6 milhões de pessoas. Ele admitiu que o valor do benefício é insuficiente para a subsistência das famílias, mas disse que é o "viável".

"O calendário do pagamento nós vamos divulgar até o início da próxima semana, mas já posso antecipar que o pagamento ocorrerá a partir do início do mês de abril. Aproximadamente entre 5 e 6 de abril, nós já buscamos viabilizar o início do pagamento do auxílio emergencial", disse João Roma Neto.

Russas CE; plantão policial

 JAGUARUANA

PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE

FOGO DE DROGA

Ontem pela manhã, na Comunidade de Santa Luzia, zona rural de Jaguaruana, policiais militares prenderam 02 (dois) indivíduos que estavam de posse de uma arma de fogo, 01 (um) revólver cal. 38, com duas munições e uma pequena porção de maconha. Ambos foram conduzidos à Delegacia em Russas para os devidos procedimentos legais. 

JAGUARUANA

PRISÃO POR TRAFICO DE DROGAS

Por volta das 23h de ontem, durante patrulhamento de rotina em Jaguaruana, policiais militares avistaram um indivíduo que ao ser abordado foi encontrado com o mesmo, droga (cocaína). Dando continuidade nas diligências, na Travessa 11 de setembro, foi presa uma mulher que estava praticando o tráfico de drogas, com ela foi encontrada cocaína, distribuídas em 131 trouxas e dinheiro em espécie, que a mesma confessou ser proveniente da venda da droga. Diante dos fatos o casal foi conduzido à Delegacia em Russas para os procedimentos legais

QUIXERÉ

ROUBO DE MOTO

Ontem pela manhã, na localidade de Água Fria, zona rural de Quixeré, uma senhora foi vítima de roubo praticado por 02 (dois) indivíduos em uma motocicleta, onde roubaram sua Moto CG 125 TITAN, 2003/2004, preta, placa: HYA-8079. A vítima estava indo para o trabalho, quando foi abordada pelos indivíduos.


Fonte; PM CE