-->

quinta-feira, 10 de março de 2016

Jovem de 23 anos é executado com mais de dez tiros quando saia de igreja em Russas


Nesta quinta-feira, dia 10, por volta das 21h30min, na Av. Dom Lino, em frente ao prédio da Crede 10, centro, foi vitima de homicídio a bala Webston Da Silva Santos, 23 anos, natural de Russas-CE. Na ocasião do crime, a vitima conduzia um moto Honda NXR 150 Bros de cor preta, de placa HYN-3602, quando foi surpreendido por dois indivíduos numa outra moto Bros de cor vermelha, que armados a pistola, o executaram com mais de dez tiros, e após o crime fugiram tomando rumo ignorado. No local, ninguém soube ou quis dar qualquer informação à polícia sobre a autoria dos disparos. 

Com Informações do 1ºBPM



Saúde adota novo critério para definir microcefalia

Diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch divulga o boletim sobre microcefalia

O Ministério da Saúde passou a adotar, a partir de ontem, novos critérios para identificar casos de suspeita de microcefalia em recém-nascidos. 

O protocolo anterior considerava como microcefalia os casos em que o perímetro da cabeça do bebê ao nascer era menor ou igual a 32 cm - parâmetro para aqueles com partos não prematuros.

Agora, a medida passa a 31,9 cm, no caso de meninos, e 31,5cm, no caso de meninas. A mudança segue nova orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde), e vale para bebês nascidos com 37 semanas ou mais de gestação.

Nos casos de bebês prematuros, ou seja, nascidos com menos de 37 semanas de gestação, a mudança ocorre na tabela de referência para definição dos casos suspeitos. A partir de agora, passa a ser adotada a tabela de InterGrowth, em que a medida é comparada com o esperado para a idade gestacional do bebê.

Para o coordenador de vigilância e resposta a emergências em saúde, Wanderson Oliveira, a redução nos critérios deve tornar mais precisa a notificação de crianças com suspeita de microcefalia. “Na prática, teremos mais crianças corretamente identificadas”, afirma.

Essa é a segunda vez em que o governo muda os parâmetros adotados para identificação dos casos da microcefalia. Inicialmente, o Ministério da Saúde adotava o parâmetro de 33 cm. Em seguida, reduziu para 32 cm.

Boletins divulgados por secretarias de saúde dos Estados e pelo Ministério da Saúde, no entanto, ainda mantém casos acima de 32 cm, o que dificulta a compreensão de um cenário real dos casos de microcefalia no país.

Segundo Oliveira, a pasta deve fazer uma revisão para verificar o número de casos acima desse parâmetro. Tais casos, afirma, continuarão a ser investigados e, por isso, devem continuar na lista até serem descartados.
A medição da cabeça do bebê deve ser feita logo após o parto e repetida após 48 horas. Casos em que há suspeita de microcefalia são direcionados para exames de imagem para confirmar o diagnóstico, uma vez que há situações em que bebês com o tamanho menor da cabeça podem não ter uma má-formação do cérebro.

Novos dados

O país já soma 745 casos confirmados de microcefalia, aponta boletim divulgado ontem. Segundo o Ministério da Saúde, são casos em que exames de imagem apontam a ocorrência de uma má-formação no cérebro de recém-nascidos possivelmente associada a uma infecção congênita (transmitida 
de mãe para filho).

Entre os casos, 88 já tiveram resultado positivo em exames para o vírus da zika, o que reforça a suspeita de que os casos estejam relacionados a uma infecção pelo vírus durante a gestação.

Assim como nas últimas semanas, o ministério não informou o número de casos já confirmados para outras possíveis causas.

falecomricardotorres.blogspot.com.br

Com boas chuvas, 17 cidades cearenses deixam Operação Carro-Pipa


As chuvas que caíram no Ceará nos dois primeiros meses do ano foram suficientes para que 17 municípios deixassem de depender da operação Carro-Pipa do Governo Federal. No entanto, pelo menos um deles já deve voltar a ser socorrido devido às poucas precipitações deste mês. Duas outras cidades aguardam avaliação para passar a receber esse tipo de assistência, que, atualmente, fornece água a 130 prefeituras.

O prognóstico negativo para março foi amenizado com as chuvas que caíram no Ceará entre a noite de terça-feira, 8, e a manhã de ontem — o maior volume registrado no mês. O meteorologista Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), diz que “ainda são esperadas mais chuvas, mas março deve terminar (com precipitações) abaixo da média”.

É temendo esse cenário que a Prefeitura de Camocim, a 379 km de Fortaleza, já solicitou assistência da operação. Segundo o sargento Rodrigues, da Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Separhma) do Município, a preocupação maior é para depois da quadra chuvosa.


Operação

Além de Camocim, Uruoca, a 310 km da Capital, aguarda a operação Carro-Pipa. O coronel Albuquerque, do escritório regional da Operação Pipa, esclarece que a paralisação do serviço é uma decisão conjunta entre o município atendido e o Governo Federal e dura entre 30 e 60 dias, podendo ser retomado a qualquer momento.

Coreaú, a 299 km de Fortaleza, é um dos municípios que deixaram de ser atendidos pela operação, mas terá o abastecimento retomado a partir do próximo mês. “Até brincamos que foi só suspender a operação e a chuva foi embora”, lembra Camila Gomes, da Secretaria da Infraestrutura do Município.

Saiba mais

Pelo menos em 85 cidades foram registradas chuvas ontem. O maior volume em Umari.

Até a tarde de ontem, a média de chuvas para o mês de março no Ceará estava 94,6% abaixo do esperado. O balanço de fevereiro também foi negativo. De acordo com a Funceme, choveu 55,5 mm no Estado, 53,2% abaixo da média história, de 118,6 mm.

Em 2016, o único mês que apresentou chuvas acima da média foi janeiro, em que o Ceará registrou 193 mm, quase o dobro do esperado (98,7 mm).

O Povo Online

Camilo diz que Polícia será intransigente com o crime


O governador Camilo Santana disse, na tarde desta quinta-feira (10), que a Polícia será intransigente contra o crime e que não se intimidará com os ataques a prédios públicos e delegacias. Foi durante entrevista coletiva em clima de lançamento do Cartão FNE/BNB, na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Camilo anunciou ainda a transferência de um preso para um presídio federal e que outros detentos também deverão ser transferidos. O Governo do Estado não admite, mas enfrenta a ação de facções criminosas dentro dos presídios cearenses.

Camilo pouco falou sobre as manifestações do próximo domingo onde a oposição pedirá o impeachment de Dilma e a situação fará a defesa da presidente e do ex-presidente Lula, denunciado no Caso Triplex pelo Ministério Público de São Paulo.

O Povo Online

AL aprova reestruturação da Polícia Civil e bloqueio de celulares em prisões

Projetos entram em pauta na sessão desta quinta-feira, 10

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira, 10, dois projetos de Camilo Santana (PT) voltados para a redução de índices de criminalidade do Estado. O primeiro, cumprindo promessa de campanha do petista, promove reestruturação das categorias da Polícia Civil do Ceará. O outro bloqueia sinais de celular nas unidades prisionais do Estado.

Segundo o governo, lei que atinge a polícia combate a “estagnação” de agentes da corporação, criando subgrupo com diversos níveis distintos de salários. Com a medida, policiais que forem aprovados em avaliações anuais poderão ter incremento nos salários. Como não existe limite de vagas por cada nível, todo agente que conseguir índice será premiado.

"Além da melhoria na remuneração dos servidores integrantes do subgrupo, o projeto ainda traz previsão de uma grande promoção especial para os referidos agentes, a acontecer no final do ano de 2016”, diz texto de Camilo Santana.

Bloqueadores de celular

Já o segundo projeto, que proíbe operadoras de telefonia móvel a fornecerem sinal nas unidades prisionais do Ceará, foi foco de maior polêmica. Apesar de votarem a favor da proposta, opositores acusam governo de tentar “fugir” de sua responsabilidade, ao repassar o dever da instalação de bloqueadores para as operadoras de telefonia.

“Essa nova lei é fantasiosa: se aprovarem, as operadoras vão entrar na Justiça na mesma hora e a população do Estado fica sem os bloqueadores. O governo está desde o ano passado com esses equipamentos. Não instala por quê? Não multa as operadoras por quê?”, disse Capitão Wagner (PR). Em resposta, alguns deputados da base acusaram as críticas de tentarem proteger empresas de telefonia. 

O POVO Online

Adolescente é lesionado com 3 golpes de faca em Russas


Nesta quarta-feira, dia 09, por volta das 22h50min, na Av. Cel. Antônio Cordeiro, foi vítima de golpes a faca, um adolescente de 16 anos, natural de Russas-CE, o qual durante uma discussão foi atingido por três perfurações (braço, ombro e tórax). O agressor é irmão da vítima, um adolescente de 15 anos, que foi apreendido e apresentado na DRPC para os procedimentos. O menor lesionado foi socorrido para o hospital local onde foi submetido a intervenção cirúrgica.

Roubo e recuperação de veículo roubado em Russas


Nesta quarta-feira, dia 09, por volta das 19h00min, na rua Felipe Santiago, periferia de Russas, foi vítima de roubo, um homem de 46 anos, natural de Acopiara-CE, residente em Russas-CE, o qual teve sua moto uma Honda/NXR 150 Bros ES, cor vermelha, de placa OSK-0035, tomada de assalto por dois indivíduos armados de revólver. Na fuga, os suspeitos abandonaram no local uma moto Honda/CG 150 Titan KS, de placa HXX-5145, que foi tomada de assalto, por volta das 12h30min, na comunidade de Lagoa do Sousa, veículo este que foi levado à DRPC para procedimentos de devolução ao legítimo dono.

Bandido armado invade colégio e subtrai aparelhos celulares de professora em Russas


Nesta quarta-feira, dia 09, por volta das 08h00min, na comunidade de Poço Redondo, zona rural de Russas, foi vítima de roubo uma professora de 39 anos, a qual foi surpreendida por um indivíduo de capacete preto com viseira escura, armado a revólver, que invadiu o colégio onde a vítima trabalha e lhe subtraiu dois aparelhos celulares, e em seguida evadiu-se supostamente em uma moto, tomando rumo ignorado.

SINE/IDT de Russas dispõe de 09 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 09 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Nova fase do Pronatec vai oferecer 2 milhões de vagas, informa MEC


Durante cerimônia de nossa etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Palácio do Planalto, o Ministério da Educação (MEC) informou que nesta nova fase serão ofertadas 2 milhões de vagas.

Do total ofertado para 2016, estão previstas 372 mil vagas em cursos técnicos e 1,627 milhão em cursos de qualificação profissional. De acordo com a pasta, a quantidade de matrículas foi possível por conta da parceria com entidades do Sistema S (Senai, Secac, Senar, Senat e Sebrae).

“Com parceria e inovação vamos fazer mais e melhor”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante durante o evento, que também contou com a participação da presidente Dilma Rousseff.

O ministro disse ainda que o País tem o “grande desafio” de continuar investindo em educação. “O que estamos fazendo hoje é um caminho para o Brasil ser mais competitivo”, afirmou, destacando que, de 2011 a 2015, o governo contabiliza 9,4 milhões de matrículas do Pronatec.

Em seu pronunciamento, a  presidente Dilma Rousseff disse que, num momento de crise, é preciso entender os porquês dos ajustes. “Não fazemos ajuste para acabar com o futuro do País ou cortar programas fundamentais, fazemos ajustes para preservar os caminhos”, afirmou.

A presidente considerou estratégicos para o País os financiamentos realizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Sistema S e frisou que o Brasil precisa de investimentos para voltar a crescer.

“O País precisa desse investimento para ultrapassar não só esse momento e voltar a crescer, mas quando voltar a crescer, voltar com mais qualidade e mais capacidade de inovação”, disse.

Dilma fez questão de defender o programa, que, desde 2011, gerou 9,4 milhões de matrículas. “A meta é só uma, garantir empregos melhores e com salários melhores”, frisou.

Em meio à crise, Dilma salientou que é preciso rever os investimentos em determinados programas. De acordo com ela, mesmo que o programa seja bem sucedido, ele precisa ser aprimorado. “A partir desse ano, vamos fazer alguns esforços em algumas áreas em que aprendemos que precisamos aprimorar”, destacou a presidente.

No momento em que cresce a pressão de uma ala do empresariado brasileiro pelo impeachment de Dilma, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, presente no evento, afirmou que o compromisso da classe “continua firme no sentido de apoiar o desenvolvimento brasileiro e a retomada da nossa economia”. Ele afirmou ainda que investir em educação profissional deve ocupar um papel central para o governo e ajudará a competitividade do País.

Andrade citou também que o foco em educação de qualidade é a melhor estratégia para que o Brasil tenha condições de melhorar a crise econômica e fará com que o País volte “ao caminho do desenvolvimento, do qual nos afastamos temporariamente”.

Estadão conteúdo

Capitão Wagner desafia Ciro Gomes a fazer exame Toxicológico; Ciro terá coragem?


"Na frente do Juiz, lá no Fórum Clóvis Beviláqua, você não demonstrou a mesma coragem (Cabeça baixa, calado), lembra? Se você pensa que vai levar essa luta para o tablado do octógono, para um debate rasteiro, me perdoe, mas você não vai conseguir.

Minha luta é olhando no olho e de cabeça erguida. Você que levou a sua vida e nunca teve coragem de ser oposição aos poderosos de plantão (me diga um período de 4 anos de oposição dos Ferreira Gomes a alguma gestão). Você que não suporta ver um adversário sem recursos te derrotar 3 vezes e ainda continuar na oposição sem ser cooptado.

Um passarinho me falou que esse fim de semana você e seus capachos tiveram acesso a mais uma pesquisa eleitoral encomendada por vocês e em Fortaleza não estão nada bem. O reflexo foi você colocar em mim a culpa pela situação caótica em que seus aliados colocaram Fortaleza e o crime organizado ainda passa a elogiar seus aliados e a me ameaçar.

Você que desrespeita professor, médico, policial, mulheres, você que troca de partido mais que troca de roupa deveria pensar muito bem, antes de nos acusar pela lesão à bala do seu filho (onde ele estava mesmo quando foi baleado?). Ah, voce não sabe. Vocês, depois de 9 anos Governando o Estado e 3 anos governando Fortaleza, colocaram-na na pior situação da história em relação a violência. A cidade mais violenta do Brasil desde a época do seu irmão. Vocês colocaram Fortaleza na rota internacional do tráfico.

Você devia explicar porque não deixou a CPI que eu pedi pra me investigar ser instalada na Câmara municipal. Você lembra que vocês achacaram dois vereadores pra retirar as assinaturas? Como você pensa em governar o Brasil com esse discurso demagogo?

Vocês apresentam para Fortaleza um "médico sanitarista" como se ele fosse capaz de resolver o problema da saúde e ele consegue gerar um caos completo, não só na saúde, mas na limpeza urbana, na questão ambiental, na desvalorização dos servidores, na iluminação pública, na pavimentação, na questão social e consequentemente na Segurança Pública.

Às vezes eu me pergunto: Será que se o Prefeito tivesse autonomia ele melhoraria a gestão? Mas acho que um gestor que não tem peito pra dizer não na hora certa, que não coloca limite nos seus aliados, esse gestor nunca será um bom administrador.

Por fim, gostaria de lhe lançar um desafio: você escolhe a clínica, o dia, o horário e a forma de exame Toxicológico. Se o meu exame der positivo eu desisto da candidatura a prefeito de Fortaleza. Se o seu exame der positivo eu pago o seu tratamento na melhor clínica da cidade. Nos dois casos você sairá ganhando!"

Capitão Wagner

Ministério Público de SP denuncia Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica


O Ministério Público de São Paulo denunciou, nesta quarta-feira (9), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por crime de ocultação de patrimônio, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro por causa da suposta compra do triplex no Guarujá. O promotor Cassio Conserino entrou no Forum Criminal da Barra Funda com denúncia criminal contra o ex-presidente Lula.

O Ministério Público de São Paulo investiga irregularidades na construção e venda dos apartamentos do condomínio Solaris. Os promotores paulistas suspeitam que a OAS tenha reservado o imóvel para o ex-presidente Lula e a família dele. E que o ex-presidente tenha comprado o triplex. Pelo menos 100 pessoas já foram ouvidas nas investigações em São Paulo, entre elas moradores, corretores e funcionários do prédio.

O Instituto Lula nega que o ex-presidente seja dono do apartamento. Em nota divulada no dia 31 de janeiro, a ssessoria do ex-presidente argumenta que ele nunca foi dono do apartamento, mas somente proprietário de cotas de um projeto da Bancoop, cooperativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, adquiridas por sua esposa, Marisa Letícia. A cooperativa se tornou insolvente e transferiu imóveis inacabados para a construtora OAS. O texto diz que a família do ex-presidente Lula investiu R$ 179.650,80 na compra da cota, que foi declarada à Receita e ao Tribunal Superior Eleitoral, segundo a assessoria do petista.

As informações são da TV Globo

Procuradoria descobre mais um golpe do ex-prefeito de Senador Pompeu com dinheiro público


Mesmo já tendo deixado o cargo há quatro anos, o ex-prefeito do Município de Senador Pompeu (a 273Km de Fortaleza), Antônio Teixeira de Oliveira, não consegue, ainda, se livrar das pendências judiciais causadas pelo “rombo” que deixou nas contas públicas. A mais recente decisão do Ministério Público de Contas (MPC) aponta mais uma falcatrua do ex-prefeito e de um de seus secretários da época de sua desastrosa gestão.

A decisão judicial mais recente contra Teixeira é datada de 28 de janeiro último e tem a assinatura dos procuradores de Justiça Leylane Brandão Feitosa e Júlio César Rôla Saraiva, membros do Ministério Público de Contas (MPC) com atuação junto ao Tribunal de Constas dos Municípios (TCM).

Numa investigação contábil sobre a gestão de Teixeira, os procuradores descobriram mais uma falcatrua do ex-prefeito e do então titular da Secretaria Extraordinária de Turismo, Cultura, Juventude e Desporto de Senador Pompeu, Francisco Adriano Costa Souza.

Os dois teriam praticado o crime de improbidade administrativa através de uma fraude denominada “inserção de dados falsos em prestações de contas mensais em meio informatizado”.

Teriam usado as contas da Prefeitura de Senador Pompeu para, supostamente,  fazerem  o pagamento de  R$ 9.720,00 ao cidadão  Conrado Camelo Júnior por conta de “serviços prestados”, mas que, na verdade, nunca foram feitos. O homem que teve seu nome usado no golpe de Teixeira  descobriu o fato através  de uma  pesquisa na internet e comunicou o fato à Polícia, registrando um Boletim de Ocorrência (B.O.).

“Constatou-se que os dados constantes das prestações de contas mensais não correspondem á realidade”, diz o documento elaborado pelos procuradores.

Agora, o ex-prefeito e seu então secretário deverão ser novamente processados pelo Ministério Público por mais uma fraude nos cofres da Prefeitura.

Antônio Teixeira já é “velho” conhecido das Polícias Civil e Federal, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Justiça. Já esteve preso durante meses, abandonou o cargo, fugiu de Senador Pompeu e deve ser outra vez processado mais uma vez por improbidade.

Blog do Fernando Ribeiro

Ceará vence Flamengo-PI e encaminha classificação no Nordestão


Com gols de Alex Amado e Rafael Costa, o Ceará venceu o Flamengo-PI por 2 a 0 nesta quarta-feira (9), no estádio Albertão, em Teresina, e encaminhou a classificação à próxima fase na Copa do Nordeste. Dominante em campo, mesmo jogando fora de casa, o Alvinegro de Porangabuçu garantiu os três pontos e segue na liderança isolada do Grupo E da competição regional. O Flamengo-PI segue na lanterna do grupo, com apenas um ponto somado em cinco jogos.

Na Copa do Nordeste, o próximo compromisso alvinegro será contra o Vitória da Conquista, no próximo dia 23, no Castelão, às 21h45. O Flamengo-PI vai ao Maranhão encarar o Sampaio Corrêa, nos mesmos dia e horário.

O jogo

Mesmo visitante, o Ceará foi quem deu as cartas no primeiro tempo. Partiu para cima do Flamengo-PI e não deixou o rubro-negro respirar nos primeiros minutos. Tanto que aos 19, abriu o placar com Alex Amado, que limpou a defesa rival e chutou forte contra a meta de Paulo Sérgio. A trave impediu o segundo gol alvinegro, após um chute potente de Rafael Costa. O Flamengo-PI cresceu no final do primeiro tempo, mas não conseguiu reduzir o prejuízo.

Na volta do intervalo, o Alvinegro de Porangabuçu entrou em campo com a mesma determinação da primeira etapa. Tantoq ue Paulo sérgio precisou operar milagre no Albertão após um arremate potente de Rafael Costa. Mas o atacante não desperdiçou a segunda oportunidade quando recebeu dentro da área após falha da zaga rubro-negra e empurrou para o fundo das redes: 2 a 0 Vovô. Restou ao Alvinegro controlar o jogo e garantir o resultado: 2 a 0.

Globo Esporte CE

Com início avassalador, Fortaleza bate o Sport e se mantém vivo na Copa do Nordeste

Na estreia de Marquinhos Santos pelo Fortaleza, o bom futebol do time do Pici deveria ter sido o protagonista nesta quarta-feira. Mas o que roubou a cena na Arena Castelão nesta noite foi o cenário de violência montado por duas torcidas organizadas do Fortaleza - a TUF e a JGT. Em meio à pancadaria no intervalo e com polícia intervindo, o Tricolor do Pici venceu o Sport por 2 a 1, pela quinta rodada do Nordestão.  

Os gols do Fortaleza foram marcados por Anselmo e Jean Mota. Túlio de Melo fez o do Sport. Com o resultado os pernambucanos lideram o Grupo D, com oito pontos. O Tricolor do Pici está em segundo, com sete. 

O próximo confronto do Fortaleza pela Copa do Nordeste é contra o River-PI na quarta-feira (23), às 21h45, no Albertão. O Sport enfrenta o Botafogo-PB, às 21h45, na Ilha do Retiro, no mesmo dia. 

Marquinhos Santos estreia com o pé direito 

O Tricolor do Pici dominou no primeiro tempo e conseguiu trabalhar nos erros do Sport. Com apenas três minutos, Anselmo, livre na área, marcou o primeiro de cabeça. Éverton, em duas oportunidades, poderia ter feito o segundo. Danilo Fernandes salvou. Mas, quando Matheus Ferraz errou o passe dentro da área, Juninho achou Jean Mota livre para marcar o segundo do Leão do Pici. Nos acréscimos, o Sport acordou. Renê lançou para Durval, que achou Vinícius Araújo na área. O camisa 9 tocou em direção ao gol e Túlio de Melo, com um toque só, empurrou para as redes.  

No intervalo, as organizadas do Fortaleza se confrontaram por 15 minutos. A arbitragem somente recomeçou o jogo com o fim do conflito. No começo do segundo tempo, Éverton novamente ameaçou em cobrança de falta, mas Danio Fernandes defendeu o chute. Depois, Luiz Antônio tentou para o Sport em cobrança de falta direto para o gol, mas mandou a bola por cima do gol de Ricardo Berna. Com os dois times nervosos, o Fortaleza foi mais eficiente, fechou bem a área defensiva e segurou o resultado. 

Globo Esporte CE

Testes em humanos com fosfoetanolamina são aprovados

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde aprovou a pesquisa nesta terça-feira, 8

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (Conep) informou, nesta terça-feira, 8, que foi aprovado a pesquisa com a fosfoetanolamina sintética. A substância, distribuída pela Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, pode curar diversos tipos de câncer, mas não houve nenhuma realização de testes em humanos. Dessa forma, os efeitos colaterais nos pacientes são desconhecidos. O início da pesquisa, anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ser iniciada, precisava do parecer da Conep. As informação são do G1.

Segundo a Comissão, o protocolo foi aprovado nesta sexta-feira, 4, após ser retirado do documento o ressarcimento de transporte e alimentação aos participantes nos dias de visita. A pesquisa vai ser acompanhada pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da USP.

De acordo com o laboratório PDT Pharma, responsável pela síntese do composto para testes clínicos no Estado, a expectativa é que a produção inicie na última semana do mês de março. O laboratório aguarda a chegada dos equipamentos específicos.

O investimento da pesquisa, coordenada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, é de em torno de R$ 5 milhões. Inicialmente 10 pacientes serão avaliados a fim de garantir a segurança da dose que vai ser utilizada na comunidade. Em seguida, a pesquisa passará ser com até mil pacientes, se não houver efeitos colaterais nos pacientes.

O POVO Online