-->

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Polícia identifica chefe do bando que atacou fazenda e deixou um PM ferido a tiro. Caçada à quadrilha continua no Vale do Jaguaribe



Policiais militares do Comando Tático Rural/Batalhão de Polícia de Choque (Cotar/BPChoque),  do Batalhão de Divisas (BPDIV), da Força Tática de Apoio (FTA) das 1ª e 3ª Companhias do  1º BPM (Russas e Jaguaribe), além dos Destacamentos de várias cidades do Vale do Jaguaribe estão empenhados na caça à quadrilha que atacou uma fazenda  no Município de Jaguaretama (a 241Km de Fortaleza), manteve uma família como refém e baleou gravemente um policial militar. O chefe do bando e seus comparsas já foram identificados.

O homem tido como líder da quadrilha foi identificado na manhã desta sexta-feira depois que a Polícia conseguiu pistas do grupo. Trata-se de Edilando da Silva Nogueira, 25 anos, natural de Jaguaretama e residente do Sítio Aroeiras. Ele e seu bando estão sendo literalmente caçados por um contingente de quase 60 policiais civis e militares, com o apoio de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Ameaças

Na noite de ontem (7), por volta de 19 horas, Edilando e sua quadrilha invadiram a fazenda do agropecuarista José Agledeston Pinheiro, conhecido na região como “Dedé Nogueira”. A propriedade rural fica a cerca de cinco quilômetros da cidade. O fazendeiro e sua família tiveram armas apontadas para a cabeça, passaram por ameaças e espancamentos.

 “A todo momento,  eles exigiam dinheiro, me ameaçando e me espancando. Estou com o corpo todo dolorido. Minha sorte foi que a Polícia chegou. Nunca tinha passado por uma situação dessa”, disse  o agropecuarista, na manhã de hoje, ao chefe do Comando do Policiamento do Interior, coronel PM Júlio Aquino, que coordena pessoalmente a operação no sertão.

A Polícia localizou, já na manhã de hoje, um dos carros usados pela quadrilha para chegar até a fazenda e executar o assalto. Um Siena preto, com placas de Maracanaú (ORZ-1954). O veículo é roubado. 


Blog do Fernando Ribeiro

Funceme registra chuva em 90 municípios nesta sexta-feira.Abaiara. Uruoca e Lavras têm chuva acima de 100 mm

Jaguaruana registrou chuvas

No início desta sexta-feira (8), a chuva continua persistindo no Ceará. De acordo com a última atualização da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), somente até as 13h05, foram registradas precipitações em pelo menos 91 dos 184 municípios do estado do Ceará. Fortaleza, no entanto, registrou somente 8.2 mm de precipitações.

Por sua vez, o município de Abaiara, na região do Cariri, é a cidade cearense com maior índice de chuvas até o momento, com 110 mm registrados; seguido de Uruoca, com 108 mm, e Lavras da Mangabeira, com 107.9 mm.

Confira as 10 maiores chuvas por municípios no dia:

Abaiara (Posto: Abaiara): 110.0 mm
Uruoca (Posto: Uruoca) : 108.0 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Lavras Da Mangabeira) : 107.9 mm
Jardim (Posto: Jardim): 85.0 mm
Itarema (Posto: Carvoeiro): 79.0 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Quitaius): 74.0 mm
Missão Velha (Posto: Jamacaru) : 68.0 mm
Trairi (Posto: Fazenda Lages) : 65.0 mm
Milagres (Posto: Milagres): 62.0 mm
Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 60.0 mm

Previsão para o dia é de nebulosidade

A previsão para o restante do dia, conforme a Funceme, é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do estado, devido à influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que está atuando na região Nordeste do Brasil, um sistema atmosférico típico de pré-estação chuvosa do Ceará.

As regiões do Sertão Central, de Jaguaribana e do Cariri, serão as mais atingidas pelas precipitações, segundo a previsão da Fundação para esta sexta-feira.

De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, pelos sinais de satélite é possível observar, ainda, bastante nuvens de chuva, o que indica a continuidade do fenômeno pelo menos pelas próximas 24 horas.

Diário do Nordeste

Agricultor preso em Mombaça por abusar sexualmente das quatro filhas, todas doentes mentais


Um agricultor foi preso  nesta quinta-feira (7), no interior cearense, acusado de abusar sexualmente de suas  quatro filhas, todas elas doentes mentais. Os estupros já duravam anos e uma das vítimas, hoje adolescente, chegou a engravidar e teve um filho do pai incestuoso.

O caso ocorreu no Município de Mombaça, na Região dos Inhamuns (a 293Km de Fortaleza). O acusado, de 41 anos de idade, abusava sexualmente das filhas há vários anos, sem que fosse denunciado pelos familiares ou vizinhos.

Ainda de acordo com a Polícia, uma das filhas do agricultor hoje tem uma criança de quase 2 anos, resultado dos atos de incesto.   

Finalmente, nesta quinta-feira, o acusado foi detido. Estava embriagado e não reagiu à prisão, sendo encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Mombaça. Exames periciais já comprovaram a violência sexual nas vítimas. 

Blog do Fernando Ribeiro

Polícia mantém cerco na caça a uma quadrilha que atacou fazenda em Jaguaretama e deixou um PM gravemente ferido


A Polícia Militar mantém o cerco na região do Vale do Jaguaribe na caça a uma quadrilha que atacou uma fazenda e deixou ferido um soldado PM na noite desta quinta-feira (7).  Os criminosos estão fortemente armados, inclusive com fuzis. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) dá apoio nas incursões na mata, entre os Municípios de Jaguaretama  (a 241Km de Fortaleza) e Morada Nova.

Soldado PM Hudson está no IJF
O ataque ocorreu por volta das 19h20min, quando bandidos invadiram a fazenda do agropecuarista Dedé Pinheiro, na zona rural a cerca de cinco quilômetros da sede do Município e fizeram reféns. O Destacamento de Jaguaretama foi informado do caso e uma patrulha se deslocou para atender à ocorrência.

Ao cruzar com os policiais, os assaltantes passaram a disparar tiros de fuzil. Uma das balas atingiu o policial militar identificado como soldado Hudson, atingido no rosto.  Em estado considerado grave, ele foi levado inicialmente para o hospital municipal de Jaguaretama e transferido de ambulância até Russas (163Km de Fortaleza). De lá, embarcado em um helicóptero da Ciopaer.

Rafael é suspeito de chefiar a quadrilha
Na manhã desta sexta-feira, a Associação dos Profissionais de Segurança (APS)< informou através de comunicado via redes sociais, que o militar passou por uma cirurgia no Instituto Doutor José Frota e está em processo de recuperação.

Suspeito
Enquanto isso, as buscas aos criminosos continuam sendo feita na região entre Jaguaretama e Morada Nova, com o apoio de patrulhas da Força Tática de Apoio (FTA) de cidades próximas como Russas e Jaguaribe, além de unidades do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque).

Nas redes sociais sugiram informações de que o bando seria chefiado pelo foragido da Justiça Bruno Rafael Nascimento, o “Rafael Fininho”, um ex-fuzileiro naval, considerado de alta periculosidade, já fichado na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e envolvido em ataques a bancos  e carros-fortes. 

Blog do Fernando Ribeiro

Acidente com morte cai 30% em 2015


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, em coletiva, na manhã dessa quinta-feira (7), o balanço geral do número de acidentes, ocorrências e fiscalizações realizadas em 2015. O superintendente regional da PRF no Ceará, inspetor Stênio Pires, reforçou que os índices são positivos, principalmente em relação aos acidentes de trânsito e ao combate à criminalidade.

De acordo com os dados divulgados, considerando o número de óbitos em acidentes, a diminuição foi a mais expressiva: cerca de 30%, sendo o menor número registrado nos últimos cinco anos. Passou de 292, em 2014, para 203 em 2015. Houve ainda uma redução de 31% no número de acidentes em 2015, em relação ao ano anterior. 


No ano passado, foram 2.260 acidentes nas rodovias federais, contra 3.772 ocorrências do tipo em 2014. Os acidentes graves, aqueles que deixam pelo menos uma pessoa em estado de saúde grave ou em óbito, também diminuíram, passando de 943 para 745, uma redução de 21%. Também foi contabilizada diminuição de 5% no número de feridos, passando de 2.299 em 2014 para 2.189 em 2015.

Diário do Nordeste

Professores da rede municipal ameaçam entrar em greve


Às vésperas do início do ano letivo, professores da rede municipal ameaçam deflagrar greve por causa de impasse envolvendo recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A categoria reivindica que o valor seja repassado integralmente à Educação.

Em decorrência de uma ação movida pela ex-gestão municipal para correção dos valores do Fundo, a Prefeitura recebeu R$ 289 milhões, no fim do ano passado. Porém, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) denuncia que a atual administração se nega a destinar a quantia para a educação municipal. A entidade sindical defende que 60% do recurso seja destinado ao pagamento do corpo docente e os outros 40% para manutenção de escolas municipais em situação de precariedade.

Mesmo reconhecendo que o dinheiro que a Prefeitura recebeu no último mês de dezembro tenha caráter indenizatório, correspondendo aos recursos que o Município havia despendido em 2005 e 2006, o Município diz, em nota emitida pela assessoria de comunicação, que a quantia não guarda relação direta com repasses do Fundeb. "Prova disso, está na decisão judicial, em que a Justiça Federal manda a União ressarcir a Prefeitura de Fortaleza, pois tratar-se de indenização aos cofres municipais", destaca a nota.

Fundamentação

A nota acrescenta, ainda, que não há fundamentação legal para que se vincule o recurso e que a verba seria oriunda de uma ação contra a Fazenda Pública Federal e não de transferências constitucionais ou legais. Dessa forma, o dinheiro poderia ser utilizado para reforçar investimentos em qualquer área da cidade, inclusive, para a área da educação. Ressalta também que, em 2015, foi destinado para pagamento de professores R$ 791 milhões, quando o repasse do Fundeb foi de R$ 555 milhões.

Diário do Nordeste

Governo quer que agentes entrem à força em imóveis


Após o retorno das atividades legislativas no próximo dia 2 de fevereiro, deputados estaduais tomarão conhecimento e devem votar, em caráter de urgência, a mensagem de número 7948, encaminhada à Assembleia Legislativa pelo governador Camilo Santana durante o recesso parlamentar. A proposição permite aos agentes sanitaristas, quando necessário, e "observadas as devidas cautelas", a entrada "forçada" nos imóveis onde se identifiquem grandes probabilidades da existência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A medida, segundo o Governo do Estado, deve garantir aos cearenses o direito constitucional à vida e à saúde pública, "que não podem ser deixados de lado em nome do direito à reserva do domicílio". Dengue, Chikungunya e Zika são doenças extremamente graves, "por isso é importante a reunião de todos os esforços no intuito de combatê-las, devendo o Estado ter participação decisiva na tarefa".

A proposta integra o Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, lançado no dia 21 de dezembro, quando foi apresentado pelo governador Camilo Santana o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, composto por órgãos da esfera pública que devem agir tanto no combate ostensivo, com visitas casa a casa, como ações de vigilância, prevenção à saúde e controle das patologias.

De acordo com a proposta, no caso de risco iminente ou potencial à proliferação do mosquito, em razão de ação ou omissão do morador de imóvel que venha a servir de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, fica autorizado o ingresso forçado pelo agente sanitário sempre que a medida se mostrar indispensável à contenção das doenças. Porém, a providência só será tomada quando não houver pessoa no imóvel para autorizar a entrada ou na hipótese de recusa injustificada.

O projeto assegura que, antes da entrada forçada e verificando o órgão de fiscalização que o imóvel se encontra habitado, mas sem acesso, "deverá ser notificado o seu proprietário ou a pessoa que nele se encontre para permitir o ingresso no local pelo agente responsável no prazo máximo de 72 horas".

Mutirão

No dia em que assinou a mensagem que seria encaminhada à Assembleia, no mutirão realizado no dia 28 de dezembro contra a dengue, em Fortaleza, o governador anunciou que quatro mil agentes de endemias e 18 mil agentes de saúde intensificariam as ações de visitas até o fim de janeiro. Além disso, foi dada a missão ao Exército Brasileiro de instalar telas de proteção nas caixas d'água de todas as casas dos municípios que necessitarem.

Camilo revelou que as ações do Plano para combate o Aedes Aegypti contemplam a compra de três toneladas de larvicida, 250 pulverizadores portáteis para borrifar inseticidas, 33 carros fumacê, 1.366 litros de inseticidas, 25 mil litros de óleo de soja (solvente) com capacidade para pulverizar 17 mil quarteirões e a qualificação das ações de controle vetorial, que englobam a capacitação de laboratorialistas e operadores de máquinas costais dos 184 municípios.

O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado no dia 30 de dezembro apontou que o Ceará registrou em 2015 o maior número de óbitos em um ano ocasionados por dengue. Foram confirmadas 72 mortes em decorrência da doença. O Ceará fechou o ano passado com o segundo maior número de casos confirmados da doença, um total de 55.061 casos, segundo indicou o boletim.

Diário do Nordeste

Estado de saúde de PM baleado em Jaguaretama é estável


É estável o estado de saúdo do soldado Hudson, policial militar atingido com um tiro de arma de fogo na cabeça na noite da última quinta-feira (7), enquanto atendia uma ocorrência de roubo em uma fazendo a 6km do Centro de Jaguaretama.

De acordo com informações do chefe de seguraça do Instituto Doutor José Frota (IJF), capitão Chagas, o policial militar passou por cirurgia durante a madrugada e está na sala de recuperação da unidade hospitalar.

Hudson foi primeiramente socorrido em estado grave para o Hospital e Maternidade Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, em Jaguaretama, onde, após uma parada cardíaca, foi realizado procedimento de reanimação e estabilização do militar.

Em seguida, ele foi transferido para o IJF, em Fortaleza, em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Diário do Nordeste

Eusébio é a 17ª cidade mais desenvolvida do Brasil


Eusébio é a cidade mais desenvolvida do Ceará e a 17ª do Brasil, segundo estudo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado em dezembro de 2015 tomando como base dados de 2013. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de dos mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

No Ceará, a segunda cidade mais desenvolvida é Sobral, que fica no colocação número 274 no ranking nacional. O município é seguido de Maracanaú (484º no índice nacional) e Aquiraz (622º no índice nacional). Fortaleza só figura na oitava posição no ranking estadual e 1238º no nacional. 

O índice Firjan varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Quando se fala em Emprego e Renda, Eusébio fica com 0,8782; em Educação, 0,9255 e em Saúde, 0,8630. 

Em Emprego e Renda, o estudo considera o quanto a cidade analisada gera de empregos formais, a capacidade de absorver a mão de obra local, quanto de renda formal é gerada, os salários médios e a desigualdade social. Já em Educação, o índice analisa o número de matrículas na educação infantil, a proporção de estudantes que abandonam o ensino fundamental, além da distorção idade-série, o número de professores com ensino superior, a média de aulas diárias e o resultado do Ideb no ensino fundamental.

Quando se fala em Saúde, o cálculo é feito com base no número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e número de internações sensíveis à atenção básica (Isab).

Cerca de 60,3% das cidades analisadas tiveram um desempenho considerado moderado no ranking. Apenas 431 municípios possuem um índice de desenvolvimento considerado elevado pelo estudo – ou o equivalente a 7,8% do total analisado. E Eusébio está entres estas cidades.

O POVO Online

Prisão por tentativa de homicídio em Iracema


Na última Quarta(06), por volta das 20h15min os PM's foram acionados pela pessoa de VARELIANO GOMES DE MELO, 31 anos, natural de Iracema, residente a Rua Higino Lopes, Bairro Holandino - Iracema, que denunciou o seu irmão VALDISLANU GOMES DE MELO, 19 anos, natural de Iracema, residente a Rua Ulisses de Holanda Campelo, Bairro Holandino - Iracema, de ter feito ameaças de matá-lo. Ao tomar conhecimento do fato, o policiamento fez diligências no intuito de encontrá-lo, e ao chegar na Rua André Rodrigues Campelo localizou VALDISLANU sentado numa calçada. Nesse momento, seu irmão VARELIANO que acompanhava a viatura policial de motocicleta chega ao local e para bem próximo. Foi quando o acusado ao avistar seu irmão, puxou um facão e levantou-se em direção a ele efetuando golpes sem porém atingi-lo. De pronto, a composição policial que já havia desembarcado da viatura desarmou o infrator, conseguindo assim evitar o crime. Em seguida foi dada voz de prisão em fragrante por tentativa de homicídio e feita a condução do mesmo a Delegacia de Polícia em Iracema, onde foi apresentado a autoridade policial de plantão que o autuou com base no Art. 121 do CPB.

Com Informações do 1ºBPM

Preso em Beberibe homicida com mandado judicial em aberto


Nesta Quinta(07), por volta das 13h30min, os PM's abordaram dois indivíduos no centro de Beberibe, sendo o primeiro abordado Marcos Avelino Oliveira, 24 anos, residente na Rua 03 de Agosto , Vila União, Fortaleza, natural de Fortaleza, o mesmo está em liberdade respondendo ao artigo 33 (Tráfico de Drogas) do CPB, o segundo trata-se de Eduardo de Sousa Ferreira, 25 anos, residente na Rua Moacir Machado, Vila União, Fortaleza, profissão de Motorista. Após verificação dos nomes dos abordados no Sistema SIP, o indivíduo Eduardo, está com um mandado de prisão em aberto no artigo 121 do CPB, datado de 11/08/2014, com validade até 11/08/2034, da 2ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza. Sendo conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Beberibe para serem feitos os procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Tentativa de fuga da cadeia pública de Jaguaruana


Nesta Quinta(07), por volta das 22h20min, os presos da cela 06 da cadeia pública de Jaguaruana serraram as grades da cela e tentaram fugir quando foram surpreendidos por um PM que de imediato solicitou apoio na cadeia com intuito de conter e frustrar a fuga. Ainda que foi solicitado apoio junto ao FTA de Russas, batalhão de divisas e ao destacamento de Itaiçaba, que ao chegarem na cadeia pública adentraram ao pátio interno da cadeia, onde foi realmente constatado que as grades da cela 06 haviam sido serradas, contudo nenhum preso conseguiu fugir. Em seguida foi dada a ordem para que os mesmos desocupassem a cela e posteriormente fossem conduzidos para o xadrez da delegacia conforme orientação do Dr. Vicente, delegado titular da delegacia de Jaguaruana, para serem feitos os devidos procedimentos legais. 

Com Informações do 1ºBPM

Relatório completo: Tentativa de homicídio a bala seguido de prisão e apreensão dos acusados em Russas


Nesta Quinta(07), por volta das 18h55min, no quintal da residência localizada na Travessa Matoso, nº 1826, bairro de Fátima, em Russas, um indivíduo identificado pela vítima como ‘Irmão do Negão’ alvejou com 02(dois) disparos de arma de fogo, sendo 01(um) no braço esquerdo e outro na perna esquerda, a pessoa de JOALDO RODRIGUES DE SOUSA, conhecido por “Maninho”, 42 anos, mecânico, natural de Russas, residente no local, o qual foi socorrido pela PM para o Hospital local. Iniciada às diligências, foi preso EGILEUDO DE SOUSA CASTELO BRANCO, natural de Fortaleza, 22 anos, residente na Vila Matoso, Russas, este que teria efetuado os disparos, bem como foi apreendido o menor de idade de iniciais F.G.V.S.C.B. natural de Fortaleza, 15 anos, residente na Rua Marcelino Martins, Fortaleza, sendo ambos apresentados a autoridade policial para os devidos procedimentos.

Com Informações do 1ºBPM

Tentativa de assalto seguido de danos materiais em Russas


Nesta Quinta(07), por volta das 11h00min, no Sítio Ilhota, zona rural de Russas, dois indivíduos adentraram sem permissão na propriedade rural do senhor JESUS ARNALDO PAIVA OLIVEIRA, 33 anos, residente no Sítio Campo Grande Jaguaruana, no intuito de subtrair algumas criações, fato este percebido pelo proprietário do imóvel. Porém, quando os indivíduos perceberam a aproximação do senhor Arnaldo, logo sacaram de uma arma de fogo fazendo com que Arnaldo corresse, passando neste momento a persegui-lo até sua residência, onde o procuram insistentemente, contudo não localizaram. Por conta de não ter localizado o senhor Arnaldo, os indivíduos, por pura maldade efetuaram 3 disparos de arma de fogo contra o veículo da vítima, danificando-o de modo considerável. A Polícia Militar compareceu ao local, realizou diligências, porém, sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Posto do Detran no Cocó é assaltado pela segunda vez em dois dias


O Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), situado no bairro Cocó, foi assaltado na tarde desta quinta-feira, 7. É a segunda ocorrência no local em dois dias. O posto já havia sido rendido na última terça, 5, quando dois homens levaram R$ 1.800 do caixa da agência bancária correspondente do Banco do Brasil. 

De acordo com um funcionário do Detran, que pediu para não ser identificado, dois rapazes entraram no posto no início desta tarde. "Os funcionários estão muito abalados porque já é o segundo assalto em menos de dois dias", relatou a fonte. "A gente viu as imagens e parece que um deles estava no crime ocorrido na última terça". 

Ainda segundo o funcionário, as imagens serão analisadas por uma equipe do Detran e encaminhadas para a Polícia. 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não confirmou o crime no Posto do Detran. Segundo a assessoria, houve um assalto em uma revendedora próxima, em que um carro foi levado.

A Polícia recebeu a informação de que o mesmo carro estava na comunidade do Dendê (Edson Queiroz) e que lá havia uma pessoa baleada. Essa pessoa foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jangurussu e faleceu. Ainda segundo a polícia, nada foi levado do Posto do Detran. 

Segundo um funcionário da revenda, que teve a idetidade preservada, três pessoas chegaram de moto para a ação e fugiram em um carro. O veículo que foi roubado para a fuga é de um corretor de veículos. 

O POVO Online

Mais de 30 pessoas são presas no Crato


Crato. Mais de 30 prisões efetuadas, além de armas, drogas, documentos, carros de luxo e aparelhos celulares foram apreendidos durante a 'Operação Medellín', efetuada no Município do Crato, ontem. Desencadeada pela Polícia Civil, mais de 50% das pessoas presas eram mulheres envolvidas com o tráfico de drogas no Município. Pelo menos cem pessoas foram indiciadas por receptação.

A investigação, iniciada há cerca de seis meses na cidade, culminou com a primeira fase da operação e contou com grande contingente de policiais e 41 viaturas de dez municípios do Cariri e Centro-Sul. Foram 140 agentes, incluindo dez delegados, em cumprimento a 42 mandados de prisão e 70 mandados de busca e apreensão. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi cedido para dar apoio ao trabalho da equipe.

A operação teve à frente o delegado Giuliano Sena, da Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato. Ele afirma que as pessoas foram indiciadas por receptação, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, vendas de armas e munição e crime organizado. Segundo o inspetor da Polícia, Pedro Neto, nesta segunda fase das investigações, a polícia irá se aprofundar em busca dos fornecedores dessas drogas para na região.

Giuliano Sena afirmou que ficou surpreso com a quantidade de mulheres envolvidas nas investigações. O inspetor Pedro Neto ressaltou que uma delas, inclusive, estava amamentando.

Foram apreendidos três revólveres, um simulacro de pistola calibre 44, de uso restrito, munição, além de uma quantidade de maconha, cocaína e crack, não especificados e cadernos de contabilidade que, segundo a Polícia, levará a outros nomes.

Vários aparelhos celulares, uma quantidade em dinheiro de um fornecedor de munição e de armas, e carros de luxo como Hylux e Corolla, foram apreendidos. Segundo a Polícia, os veículos não estão irregulares, mas serão averiguados. "São pessoas que têm uma movimentação considerável, pela quantidade de valores apreendida de uma só vez", disse o delegado. Todo o levantamento do que foi resgatado pelos agentes, com os acusados, ainda será contabilizado.

No decorrer das investigações foram descobertas atividades criminosas em todos os bairros da cidade do Crato. Ontem, de acordo com a Polícia, foi o encerramento da primeira etapa da operação.

A avaliação do resultado da ofensiva, iniciada desde às 2 horas, com o repasse de informações dos locais onde cada policial deveria cumprir os mandados, é positiva, conforme Giuliano Sena.

O delegado regional afirma que quase 100% das prisões foram efetuadas. Os acusados foram encontrados praticamente em todos os locais procurados inicialmente pelos agentes. Os mandados continuaram sendo cumpridos até o fim da noite de ontem.

Segundo a Polícia, também foi afastado por ordem judicial um servidor público municipal, que prestava serviço ao Judiciário. A sua atuação junto aos traficantes está sendo investigada. Ele é suspeito de repassar informações ao grupo envolvido com o tráfico. No decorrer das investigações, autoridades chegaram a ser ameaçadas pelos traficantes.

'Operação Medellín'

O nome da operação faz uma alusão ao famoso 'Cartel de Medellín', na Colômbia, com atuação internacional em vários países, nos anos de 1970 e 1980. 

Colaborou André Costa
Diário do Nordeste

Gangue arranca a cabeça de rival em Aquiraz


Uma cabeça foi encontrada dentro de uma caixa, na manhã de ontem, na Lagoa 4, no Barro Preto em Aquiraz. O restante do corpo foi achado cerca de 500 metros de onde a cabeça estava. De acordo com a Polícia, a vítima foi atingida por tiros, golpes de faca e, provavelmente, foi decapitada com uma foice. Os suspeitos já foram identificados.

Conforme informações do inspetor Romário, da Delegacia Metropolitana de Aquiraz, Diego Gomes da Silva, 16, tinha envolvimento com tráfico de drogas e era suspeito de vários homicídios. "Acreditamos que o homicídio tenha ligação com o tráfico de drogas. Ele fazia parte de uma quadrilha que disputava aquela área com outra. Os criminosos foram muito cruéis, ousados, exatamente para dar o recado aos adversários. Já iniciamos as investigações e identificamos os envolvidos. Acreditamos que eles serão presos, em breve", afirmou o inspetor.

Ainda na manhã de ontem, na entrada da Praia do Barro Preto, também em Aquiraz, um homem identificado como Rogério Barbosa da Costa, o 'Barão', 35, foi executado. Segundo o inspetor Romário, ele era motorista de uma ambulância da Prefeitura de Aquiraz, mas também tinha envolvimento com tráfico. A vítima trafegava em uma moto, quando foi abordada por dois homens, que emparelharam com seu veículo e atiraram.

"Estávamos investigando um crime, quando fomos avisados do outro. Pode ser que os dois casos tenham relação, porque eles são ligados a quadrilhas rivais, mas ainda não foi confirmado se este último foi realmente uma vingança", disse o agente.

Mutilações

No último dia 22 de dezembro, o corpo de Bruno Felipe de Sousa Santos, 13, foi encontrado sem um pé, no Barroso II. O pé do garoto foi encontrado em um pote, com uma cobrança de R$ 8 mil feita por um traficante. Em outro caso, o corpo de Antônio Jerfeson Lima foi achado carbonizado e sem a cabeça, no dia 31 de dezembro, em Redenção.

Diário do Nordeste

Chuvas trazem esperança a 85 cidades do Ceará após longo período de seca


Iguatu. Chuvas intensas voltaram ao Ceará depois de sete meses sem registro de pluviometria elevada. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 85 municípios. As cinco maiores foram em Icó (130mm); Tauá (105mm); Crateús (95mm); Arneiroz (95mm) e Quiterianópolis (95mm). Os índices pluviométricos mais elevados concentraram-se nos Inhamuns e Centro-Sul.

Desde maio de 2014 que não havia chuvas tão intensas como as que ocorreram ontem. De acordo com a Funceme foram provocadas por atuação conjunta de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) com uma depressão tropical que se formou no litoral da Bahia. Para hoje há previsão de ocorrência de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado.

Em Arneiroz, na região Centro-Sul do Estado, uma barragem no leito do Rio Jaguaribe transbordou, levando alegria para os moradores e renovando a esperança do sertanejo em um bom inverno. Centenas de pessoas visitaram ontem a barragem de pedra para ver o espetáculo das primeiras águas de chuva transbordando.

A secretária de Agricultura de Arneiroz, Adalgisa Maria Ferreira, também coloca no divino a providência de uma quadra chuvosa acima da média. "Graças a Deus a chuva chegou, e com força, encheu pequenos açudes na localidade de Planalto e a barragem da cidade já sangrou", disse. "O nível da água no Açude Arneiroz II, que estava muito baixo, subiu dois metros".

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, disse estar confiante em boas chuvas para os próximos meses. "As experiências dos mais idosos mostram que teremos um bom inverno e quando chove na noite de Natal (24 de dezembro) e no Dia de Reis (6 de janeiro) é um bom sinal. Deus não vai negar chuva para nós, neste ano, que estamos precisando muito", afirmou.

Na cidade de Icó, que registrou a maior precipitação de ontem, a chuva começou por volta das 21 horas de quarta-feira e veio forte, provocando pontos de alagamento em várias ruas do Centro. A área mais afetada foi o bairro Cidade Nova, onde todas as vidas ficaram inundadas. De acordo com o advogado Fabrício Moreira, o Açude dos Curados, nas margens da BR- 116, a cinco quilômetros do centro urbano, amanheceu sangrando e o Açude Nova Itabira teve o volume aumentado de 10% para 80%. "São dois reservatórios pequenos, mas a chuva foi geral e deixou todos animados", disse Moreira.

Ontem, o dia foi de alegria entre os moradores dos centros urbanos e da zona rural na maioria dos municípios cearenses. Na região dos Inhamuns, uma das mais secas do Estado houve registro de chuva em quase todos os municípios, com precipitações acima de 50mm em Arneiroz, Tauá, Parambu, Quiterianópolis, Novo Oriente, Crateús, e acima de 25mm em Independência e Saboeiro.

Na região Centro-Sul do Ceará também ocorreram chuvas elevadas em Icó (130mm), o maior registro do ano; Baixio (93mm); Cedro (83mm); Cariús (82mm); Várzea Alegre (75mm). Já na região do Sertão Central, uma das mais secas do Estado, não houve praticamente registro de pluviometria e onde ocorreu foi inferior a 15mm, em Solonópole, Jaguaretama, Ibaretama, Piquet Carneiro.

As chuvas de ontem, embora tenham banhado mais de 80 cidades, foram localizadas, pois há muita variação de pluviometria. Em Iguatu, por exemplo, há registro de chuva de 29mm no centro urbano, de 47mm no sítio Quixoá, de 4mm no sítio Baú e de 100mm no sítio Carnaúba.

Estragos

Na região do Cariri choveu em 25 municípios e os maiores índices foram registrados nas cidades de Baixio (93mm) e Farias Brito (88mm). No entanto, foi a cidade do Crato que apresentou os maiores estragos. A chuva, de 43 mm, acompanhada de fortes ventos, derrubou árvores e telhados de residências e de estabelecimentos comerciais.

Muitas galerias de esgotos estavam entupidas e lixo foi espalhado nas ruas pelo volume cumulado das águas nos córregos. A lama também tomou conta de vários bairros. O teto do restaurante Guanabara, no Centro, desabou. O telhado de uma casa também cedeu. De frente ao Centro de Referência em Assistência Social (CRA), no bairro Seminário, caiu uma árvore, e um outdoor, por trás do Cemitério Público do Crato, desabou. O grande temor da população, no entanto, era que o canal do Rio Grangeiro, que atravessa a cidade, transbordasse, o que não aconteceu por pouco. A preocupação advém do histórico, inclusive, com registros de morte e desabrigados.

O gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em Crato, Alberto Medeiros de Brito, explica que as construções causam a impermeabilização do solo, o que resulta na perda da capacidade de absorção da água. O agrônomo adverte, ainda, que, a cada ano, torna-se maior a probabilidade de o canal transbordar. Para tentar prever a elevação do nível da água foram instalados equipamentos conhecidos como Plataformas de Coletas de Dados, observados periodicamente pela Central Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Mais informações:

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) - (85) 3101-1117

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) - (85) 3218-7024

Diário do Nordeste

PM é baleado na cabeça em tiroteio em Jaguaretama


Um policial militar foi baleado, na noite de ontem, quando atendia a uma ocorrência numa localidade rural de Jaguaretama (a 250km de Fortaleza). Conforme o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a composição da Polícia Militar de serviço naquela cidade da Região Jaguaribana seguiu até uma fazenda para averiguar uma denuncia de roubo. Quando a patrulha se aproximou do local, os policiais se depararam com os criminosos, que efetuaram vários disparos contra eles.

Um dos tiros atingiu o policial na cabeça. Ele foi socorrido em estado grave para o Hospital e Maternidade Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, em Jaguaretama. A equipe realizou um procedimento de reanimação e tentou estabilizar o militar, para que ele fosse transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionada para realizar a transferência do policial ferido, identificado apenas como soldado Hudson. Até o fechamento desta matéria, o estado de saúde do PM era considerado gravíssimo.

Equipes da Força Tática de Apoio (FTA), do Comando Tático Rural (Cotar) e dos destacamentos das cidades vizinhas foram acionadas para cercarem a região. Os levantamentos preliminares davam conta de que os criminosos haviam fugido em um Fiat Siena de cor preta.

A fazenda fica situada a aproximadamente 6km do Centro da cidade. Testemunhas do caso, informaram que os criminosos que praticaram o roubo estariam armados com armas longas, inclusive fuzis AK-47.

Quixadá
Enquanto a equipe local socorria o policial o Copom do 9º BPM recebia informação de uma possível fuga de presos da Delegacia de Polícia da cidade. A fuga não foi confirmada.

Entretanto, ao mesmo tempo era registrada em Quixadá uma tentativa de homicídio. Duas pessoas foram baleadas no bairro Renascer. As vítimas são pai e filho. Ambos foram socorridos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada naquela área residencial. O estado de saúde das vítimas não foi informado. 

Alex Pimentel
Diário do Nordeste