-->

terça-feira, 3 de junho de 2014

TRE convoca partidos para reunião sobre registro de candidatura


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará convocou representantes dos partidos políticos para uma reunião nesta quarta-feira, 4/6, às 15 horas, na sala de sessões do tribunal, para esclarecimentos sobre os procedimentos de recebimento dos pedidos de registro de candidatura para as eleições deste ano. A reunião será aberta pela presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale.

A secretária Judiciária do TRE-CE, Orleanes Cavalcanti, destaca que “o encontro representa uma excelente oportunidade para que os partidos tirem as suas dúvidas e recebam as devidas orientações quanto à geração de mídia a ser entregue à Justiça Eleitoral”.

Durante a reunião, haverá apresentação da Resolução nº 23.405/2014, que dispõe sobre o registro de candidatos nas eleições 2014, e demonstração do Sistema Eleitoral – CANDEX – utilizado pela Justiça Eleitoral no registro de candidatura, cujo prazo termina no dia 5 de julho, de acordo com o Calendário Eleitoral do TSE.

* Com informações do TRE




Deputados debatem criação da Região Metropolitana do Jaguaribe


A proposta de criação da Região Metropolitana do Vale do Jaguaribe será tema de audiência pública a ser realizada na próxima sexta-feira, 6, pela Assembleia Legislativa do Ceará, na cidade de Limoeiro do Norte. O evento atende a requerimento de autoria do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Casa, e acontece, a partir das nove horas, no auditório do Núcleo Informação Tecnológica (NIT), na Rua Cônego Bessa, 2381, Centro.

O parlamentar sugere a elaboração de um plano de ações estratégicas com objetivo de conferir avanços a um futuro projeto de região metropolitana. “Apesar de incipiente, o debate poderia caminhar no sentido de instituirmos uma região que vá além do mero conceito de conurbação adensada entre municípios. Que consiga se estruturar para receber investimentos públicos e privados,  se enquadrar como beneficiária de recursos previstos dentro dos orçamentos estadual e federal. Tudo na perspectiva da adoção de políticas públicas que potencializem o desenvolvimento regional, como acontece, hoje, no Cariri e em outros estados”, afirma Dedé Teixeira.

A Região Metropolitana do Vale do Jaguaribe surge como ideia que propõe a gestores pensar integração, organização, planejamento e execução dos serviços públicos com interesse comum entre os municípios. O rico potencial para a produção de alimentos na região jaguaribana, por exemplo, necessita, ainda hoje, de maiores incentivos, com ênfase na geração de emprego, distribuição de renda e constituição de infraestrutura econômica (comunicações, trânsito, transportes, distribuição de água, esgotamento sanitário, destinação final do lixo, etc.).

CONVIDADOS - Entre os participantes da audiência pública em Limoeiro do Norte, foram convidados prefeitos dos municípios do Vale do Jaguaribe (Russas, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Jaguaruana,Tabuleiro do Norte, Quixeré, Jaguaretama, Alto Santo, Pereiro, Iracema, Ibicuitinga, Jaguaribara, Palhano, São João do Jaguaribe,Itaiçaba, Ereré e Potiretama; representantes de Câmaras Municipais, Secretarias Estaduais de Infraestrutura e Cidades, Ministério Público Estadual, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), associações de moradores e universidades.

* Com informações do Gabinete do deputado estadual Dedé Teixeira (PT)




Fonte: Ceará News

Ministério Público pede afastamento do prefeito de Baturité


O Ministério Público do Estado, através do promotor Álber Castelo Branco, titular da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Baturité, apresentou ação de improbidade administrativa contra o prefeito João Bosco Pinto Saraiva, o "Bosco Cigano". 

De acordo com a denúncia, pessoas que não trabalham na prefeitura estariam cobrando valores de usuários da feira livre do município, e o dinheiro repassado para a Secretaria de Agricultura e em seguida diretamente para o prefeito.

Dessa forma, o dinheiro não era recolhido aos cofres públicos. Em uma outra denúncia, o gestor é acusado de tentar subornar um vereador, oferecendo emprego para parentes e locação de veículos na Secretaria de Educação. 

Por esses e outros motivos, o promotor entrou com pedido de afastamento do prefeito, temendo uma maior dilapidação da administração pública.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito Bosco Cigano, mas as ligações não foram atendidas.


Ceará News.


Secretários da Prefeitura de Quixadá investigados pelas Operações Miragem são afastados dos cargos



No início da tarde desta terça-feira, 03, após uma manhã de intensa movimentação do Ministério Público Estadual, que cumpriu ordem judicial em prédios públicos da cidade, recolhendo informações sobre a situação da administração da saúde naquela que está sendo batizada deOperação Diagnóstico, o Monólitos Post recebeu informações dando conta de que todos os secretários investigados pelas Operações Miragem, e que ainda possuíam assento ao lado do prefeito João Hudson como ordenadores de despesa,foram sumariamente afastados.
Entre os afastados, a própria esposa do prefeito, Juvenina Calixto, o irmão do prefeito,Marcos Bezerra, e aquele que é tido por alguns como o homem mais influente da gestão, Weiber Queiroz Cavalcante (Foto acima).
Segue a relação dos afastados:
  • Esportes: João Luiz Queiroz Alencar
  • Administração: Weiber Queiroz Cavalcante
  • Demasp: Antonio Eleri Ferreira
  • Urbanismo: Antonio de Pádua Da Silva
  • Ação Social e Primeira-Dama: Juvenina Calixto Silva Bezerra
  • Habitação: Lucilene Xavier de Lima
  • Finanças: Marcos Alberto Rodrigues Bizerra
  • Finanças: Francisco de Assis Queiroz Nicolau
Ainda não há informações de outros nomes afastados. Os trabalhos do MP prosseguem em Quixadá. Os trabalhos são auxiliados por policiais civis de Quixadá e Quixeramobim.
fonte Monólitos Post

Luizianne critica gestão e diz que Fortaleza está "vivendo uma desgraça"


A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, voltou a criticar a atual gestão da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A execução das obras da Copa do Mundo, o Governo do Estado e a retirada de árvores na cidade também foram alvos de crítica de Luizianne, que estava no Aeroporto Internacional Pinto Martins no momento da declaração, na manhã desta terça-feira (3), preparando-se para viajar a Brasília.

"Nós (os fortalezenses) estamos vivendo uma desgraça. A cidade está num processo de depressão", afirmou a ex-prefeita, referindo-se à greve dos motoristas e cobradores de ônibus, que, segundo ela, aconteceu somente uma vez nos 8 anos em que esteve no poder municipal, e à retirada de árvores da Avenida Bezerra de Menezes.

Para ela, a situação se expande a todo o Ceará: "Eu acho que está havendo um desastre. O Estado nunca passou por uma situação tão deprecível, tão deprimida, tão violenta. É uma barbárie".

Sobre a implantação do binário nas avenidas Dom Luís e Santos Dumont, Luizianne defendeu que o projeto era de autoria do seu governo e que "enquanto os arquitetos, urbanistas, engenheiros não dessem uma solução de não derrubar as árvores", ela não ia executar o projeto, ao contrário do que fez o sucessor.

Para Luizianne, prefeito é "despreparado"

Roberto Cláudio também não foi poupado. Sobre o prefeito de Fortaleza, Luizianne afirmou que ele é "um péssimo gestor, despreparado, completamente alienado da cidade. Fora do mundo, do tempo e do espaço". E defendeu que o prefeito "devia ter ficado pelo Arizona (estado dos Estados Unidos onde o prefeito estudou). Ele conhece mais Arizona do que Fortaleza".

Fonte: Diário do Nordeste 

Umari-CE: Homem é preso em flagrante agredindo a esposa



Um homem foi preso no último domingo após denúncias de que estaria espancando sua esposa na residência do casal. Quando a polícia realizou diligência até a residência do casal, constatou a veracidade da informação e prendeu o acusado.

De acordo com informações, dois agentes da Polícia Militar foram encaminhados para o Distrito Pio X, em Umari. Ao chegarem ao local perceberam que a senhora Jacira Gomes de Sousa Alves estava com hematomas pelo corpo.

Os aforismos foram causados por agressões físicas desferidas por seu marido, George Felix de Araújo. Ao receber voz de prisão ele não esboçou nenhuma reação ao ser abordado, sendo conduzido, em seguida, à delegacia local onde foi acusado com base na Lei Maria da Penha.

MISÉRIA.


Juazeiro do Norte-CE: É grave estado de saúde da mulher, cuja casa explodiu com o vazamento de gás


Segue internada em estado grave num dos leitos do Hospital Regional do Cariri a mulher que viu sua casa explodir parcialmente após o vazamento de gás no interior do imóvel. Neuma Costureira, como é conhecida, tem 38 anos e foi arremessada pela janela de sua residência, sendo que suas duas filhas de 8 e 13 anos saíram igualmente feridas. O acidente aconteceu por volta das 7 horas deste sábado e ela precisa ser transferida para a Unidade de Queimados do Instituto José Frota (IJF) de Fortaleza.

Segundo vizinhas de Neuma, uma vaga na UTI teria sido conseguida neste domingo, mas a transferência tem que ser feita por meio de um helicóptero que não veio apanhá-la. Cleonice Carneiro da Silva reside numa casa ao lado e é uma das revoltadas com a situação tendo encabeçado um manifesto com apelo pela sobrevivência da amiga. Ela pediu socorro ao prefeito e demais autoridades no sentido de viabilizarem a transferência da vítima já que, por aqui, as chances de vida são remotas.

MISÉRIA


Mulher é condenada a pagar R$ 93 mil de indenização por traição na BA

Uma mulher foi condenada pela Justiça na Bahia a pagar indenização de R$ 93 mil por esconder uma suposta traição ocorrida há 20 anos em São Gonçalo dos Campos, a cerca de 100 km de Salvador.

A sentença foi proferida em novembro de 2013 pelo juiz Antônio de Padoa Ribeiro, então titular da Vara Crime de São Gonçalo dos Campos, e o último recurso do caso foi recusado pelo juiz José Brandão no dia 27 de maio, que substitui Ribeiro na cidade.

De acordo com o processo, que corre em segredo de Justiça, a suposta vítima descobriu a traição quando a filha, que havia registrado como sua, já tinha 20 anos. O documento diz que ele entrou com uma ação negatória de paternidade alegando ter sofrido humilhação na comunidade onde vivia.

O juiz, então, determinou o cancelamento do registro de paternidade e o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil, mas que com os juros e correções chegou a R$ 93 mil em maio deste ano. No processo também consta que o Ministério Público foi contra a indenização, uma vez que achava que o processo cabia somente o cancelamento da paternidade.

Segundo o juiz José Brandão, ele negou o último recurso do caso porque foi feito fora do prazo de 15 dias após a sentença. A defesa ainda pode recorrer da decisão.

Fonte: G1 BA 



Mais um Homicídio à bala em Morada Nova-CE


Hoje, dia 03/06, por volta de 11h20min, na Rua Maria de Lurdes Teixeira Chagas, no bairro 8 de agosto, foi executado à bala uma pessoa de FRANCISCO ORDILEUDO NOGUEIRA, conhecida por Neném. Segundo informações, dois elementos não identificados em uma moto efetuaram vários disparos contra a vítima, logo após tomaram rumo ignorado. A policia Está realizando diligencias na região.
Alto Santo.


Um dos pontos turísticos mais bonitos de Russas em completo abandono




A Lagoa da Caiçara como conhecida no município tem se tornado um dos pontos mais visitados pela população de Russas, principalmente para fazer caminhada tanto pela manhã como a tarde e até mesmo no inicio da noite, pois é um espaço muito para a prática desse tipo de exercício. Um lugar bastante ventilado e que até pouco tempo servia como área de lazer para as famílias coisa que não acontece hoje praticamente arrancaram todos os bancos, iluminação precária e muito mato tomando conta do espaço. Até a ponte de madeira por onde você passa por cima da água já visível os buracos em função da danificação daquele patrimônio. Moradores que residem próximo à lagoa fazem um apelo para atual administração para que possa cuidar com muito carinho desse espaço onde é visto pela população pelos principais pontos turísticos de nossa cidade. Mas o que se poder observar é o completo abandono por parte do atual gestor.





Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama



Obra parada em completo estado de abandono



A comunidade de Poço Redondo já está cansada de tanto esperar por uma reforma que foi iniciada na quadra de esportes da comunidade há alguns meses atrás, porém a obra está parada e quadra em completo abandono servindo até para animal pastar.


Muita embora o prefeito Weber Araújo tenha anunciado em pronunciamentos que a reforma da quadra está em fase de conclusão. Como você pode ver nas fotos a realidade é completamente diferente daquele que o prefeito tenta passar para a população.  





Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


Ministério Público civil fazem operação na prefeitura secretária de saúde de Quixadá.

Uma operação do Ministério público e da Polícia Civil cumpre mais uma vez mandados de buscas e apreensão na prefeitura, hospital e na Secretária de saúde de Quixadá. Além da cooperativa de saúde.
O objetivo é investigar mais um grande escândalo na administração do prefeito João Hudson

FONTE REVISTA CENTRAL.


Acidente entre carro e motocicleta deixa duas vítimas em Horizonte


Um grave acidente, na noite desta segunda-feira (2), deixou dois homens mortos, na BR 116, KM 34, em Horizonte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas estavam guiando uma motocicleta na contramão da rodovia e bateram de frente com uma Hillux.
O condutor do veículo ficou na rodovia para prestar socorro às vitimas, que não resistiram ao choque e morreram ainda no local. Uma equipe da PRF, junto com o carro do Instituto Médico Legal (IML), foi chamada para o local.
Diário do Nordeste

Brasil pode importar e exportar doenças durante a Copa


Cerca de 600 000 turistas estrangeiros são esperados no Brasil durante a Copa do Mundo. O grande contingente de pessoas vindas de várias partes do planeta favorece o intercâmbio de vírus e bactérias que podem causar doenças tanto nos brasileiros quanto nos estrangeiros.
Para os brasileiros, a ameaça são enfermidades que estão controladas no país, mas em atividade fora daqui, como o sarampo. "A Europa vive um surto de sarampo, causada pela queda na adesão à vacinação. O risco é maior para crianças com menos de um ano, que, nessa faixa etária, ainda não foram imunizadas, e moradores de regiões com baixa cobertura da vacina", afirma o pediatra Renato Kfouri, presidente da Associação Brasileira de Imunizações (SBIM). De abril de 2013 a março de 2014, 9 579 casos de sarampo foram registrados no velho continente, segundo o Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças.
Outro perigo é a meningite. A vacina oferecida na rede pública brasileira protege apenas contra o sorogrupo C, mais comum no país. "Mas há tipos que circulam em outros lugares, como o W-135, no Chile, na Argentina e em algumas partes da África, e podem ser trazidos com os turistas", diz Kfouri. No Chile, por exemplo, 32 casos de meningite W-135 foram confirmados entre janeiro e maio de 2014.
Kfouri recomenda que os brasileiros atualizem o quanto antes as vacinas obrigatórias e tomem medidas que diminuem o risco de transmissão de doenças, como usar repelente, evitar grandes aglomerações, lavar bem as mãos e consumir água e alimentos de procedência confiável. Os cuidados valem, sobretudo, para as pessoas que vão lidar diretamente com os turistas, como motoristas de táxi e funcionários de hotéis, aeroportos e estádios, indivíduos mais suscetíveis ao contágio das enfermidades.

O perigo do chikungunya — Uma doença chamada chikungunya, causada por um vírus de mesmo nome e em surto no Caribe, também está no radar das entidades de saúde pública. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de dezembro de 2013 a maio de 2014, a região caribenha teve 61 864 casos, entre suspeitos e confirmados.

A moléstia apresenta sintomas similares aos da dengue e é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, e Aedes albopictus, também existente no Brasil. O risco é que um indivíduo contaminado com o vírus da chikungunya seja picado por um Aedes, que poderia retransmitir a doença a outra pessoa. "Embora os sintomas sejam parecidos com os da dengue, as complicações decorrentes da chikungunya são mais graves", afirma Kfouri.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde emitiu um informe para as secretarias Estaduais e municipais alertando sobre a doença. O comunicado solicita que casos suspeitos sejam notificados e que amostras dos pacientes sejam encaminhadas para exame no Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência nacional em epidemiologia.

Ameaça aos estrangeiros — Doenças cutâneas, diarreia do viajante, dengue e malária. Essas devem ser as doenças mais incidentes entre os estrangeiros em viagem ao Brasil, pelo menos de acordo com um estudo da Universidade Harvard, publicado em fevereiro no periódico Clinical Infeccious Diseases.

Os cientistas analisaram dados de 1 600 americanos que vieram ao Brasil de 1997 a 2013, para estimar o impacto de eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada à saúde deles. Apenas no Mundial de 2014, 160 000 americanos devem desembarcar por aqui.

De cada cinco enfermidades registradas nos viajantes, duas eram de pele, sendo a mais incidente a larva migrans cutânea, popularmente conhecida como bicho geográfico. A moléstia que causa vermelhidão e coceira tem como principal fonte fezes de cachorros e gatos depositadas nas praias. "Nós ficamos um pouco surpresos ao perceber quão comuns são essas infestações cutâneas", diz Mary Wilson, especialista em saúde global e líder do estudo. "Mas faz sentido, se você considerar que muitas cidades visitadas estão no litoral."

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano criou um guia de cuidados à saúde e à segurança aos cidadãos que vêm à Copa do Mundo. Entre as recomendações estão atualizar a caderneta de vacinação, trazer medicamentos para malária e diarreia do viajante e hospedar-se entre o segundo e o sexto andar de um hotel ("O primeiro andar é de fácil acesso a criminosos. Quartos do sétimo andar para cima podem ser difíceis de serem evacuados em caso de incêndio", informa a cartilha). O guia ensina, ainda, frases em português, como "Fui picado por pernilongo (muriçoca)").

Epidemia de dengue — A dengue também deve ficar no radar dos estrangeiros. A duas semanas da partida inicial da Copa do Mundo, São Paulo vive a maior epidemia de dengue de sua história: 6 894 casos foram registrados de 1.º de janeiro até o balanço divulgado na última quinta-feira. Em Campinas, onde ficarão sediadas as seleções de Portugal e Nigéria, um levantamento divulgado na sexta-feira aponta 29 527 casos confirmados em 2014. No Distrito Federal, uma inspeção da Vigilância Sanitária na sexta-feira encontrou larvas do Aedes aegyptidentro das instalações do estádio Mané Garrincha. Focos foram descobertos ao redor do gramado e próximo às traves.

Ainda assim, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, minimiza a ameaça que a dengue possa representar durante o Mundial. Na terça-feira, ele afirmou que, das cidades-sede, apenas Salvador e São Paulo têm alta incidência da doença. "Nas próximas duas semanas, chegaremos a um nível de incidência extremamente baixo, quase zero", garantiu Chioro. Segundo ele, nesses municípios foi intensificada a fumigação e as medidas de saúde necessárias para combater o mosquito Aedes aegypti.

Alto risco no Nordeste — O prognóstico do governo contradiz um estudo publicado há duas semanas no periódico The Lancet, que avaliou o risco de surto de dengue durante a Copa do Mundo nas doze cidades-sede. Segundo a pesquisa, o risco é alto em Fortaleza, Natal e Recife.

Cientistas europeus e brasileiros, autores do artigo, examinaram dados de diversas fontes para identificar as áreas de risco. Eles estudaram os padrões climáticos de quatro agências meteorológicas, em particular os registros sobre chuvas, que têm grande influência na procriação do mosquito. Em seguida, compararam os dados com os surtos de dengue dos últimos treze anos, no mês de julho, em 553 "microrregiões" do Brasil, inclusive nas doze sedes do Mundial.

O risco de surto foi avaliado como baixo em Brasília, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, e intermediário em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus. Os alertas de alto risco foram feitos em Recife, Fortaleza e Natal. "Os esforços para reduzir o impacto e a severidade da dengue teriam de se concentrar nessas cidades", sugere o estudo. Neste século, o Brasil registrou mais casos de dengue do que qualquer outro país do mundo — mais de 7 milhões entre 2000 e 2013 —, alerta a pesquisa.

Fonte: Veja

Anúncios em redes sociais oferecem até R$ 5 mil por morte de policiais


Nos últimos dias, cinco policiais foram vítimas de violência em Fortaleza. Quatro deles estão internados, e o outro não resistiu. Um deles, assustado, revela que nunca houve um momento tão tenso na história da polícia. Nas redes sociais, anúncios com recompensas de até R$ 5 mil para mortes de policiais têm causado medo na classe.

“Eu nunca pensei que no meu estado fosse acontecer o que está acontecendo hoje. Até o orgulho de ser policial está indo embora. Agora a farda é na mochila, e a identidade é escondida. Nós, que fazemos parte da sociedade para fazer um trabalho de proteção, estamos nos sentindo acuados”, admite o policial militar.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Ceará, Flávio Sabino, relata que falta apoio de quem governa. “A categoria se sente sem apoio do secretário de Segurança, que parece que está com medo e acuado no gabinete. Ele não traz uma resposta à sociedade ou à Polícia Militar, e nos leva a pensar duas coisas: ou ele não sabe o que fazer, ou ele quer que a classe faça Justiça com as próprias mãos”.

Fonte: Tribuna do Ceará



Em Quixadá, veículos colidem ao tentarem desviar de buracos na pista


Por volta das 19h45min desta segunda-feira, 02, dois veículos colidiram ao tentarem desviar de buracos na pista. O sinistro aconteceu em frente à Fábrica Dakota, em Quixadá, Sertão Central cearense, e felizmente produziu apenas danos materiais.
A colisão foi entre um veículo Gol, de placas HXC 1021, conduzido por um homem identificado apenas como Arnaldo, natural do município de Itaitinga e um veículo Pálio, de placas OIF 4186, conduzido por Lucivan Lima, de Juazeiro do Norte.
O condutor do Pálio teria tentado desviar de um buraco na pista quando perdeu o controle e colidiu com o veículo que vinha do lado oposto.
O trecho esburacado fica bem na entrada de Quixadá e exige muito cuidado de quem trafega no local.
FONTE MONÓLITO POST