-->

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Boletim Epidemiológico de Russas CE

 


Identificado o corpo encontrado em saneamento na cidade de Russas CE

Foi identificado o corpo do jovem encontrado na manhã dessa sexta feira no saneamento da CAGECE no municipio de Russas, trata se de Rudilon da Silva Pereira 27 anos, residente na  Travessa João Nogueira da Costa. Informações de que o mesmo era vendedor de picolé a policia civil investiga o possível crime.

Achado de cadáver hoje pela manhã em Russas CE

 

Foi encontrado na manhã de hoje 12 de Agosto 2021, no saneamento da CAGECE que fica ao lado da comunidade de Lagoa de Nossa Senhora no municipio de Russas, o corpo de homem até agora sem identificação no corpo da vitima segundo informações colhida pela nossa equipe é visível sinais de violência de objeto cortante tipo FACA, o corpo da vitima fu conduzido pelo RABECÃO para o IML na cidade de Russas.

As policias Civil e Militar estiveram no local o caso agora fica na responsabilidade da PC para investigação.

Roberto Jefferson é preso pela PF após determinação de Moraes

 

O ex-deputado e atual presidente do PTB, Roberto Jefferson, foi preso em operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (13), como parte do chamado inquérito da milícia digital, uma continuidade da investigação dos atos antidemocráticos.

As autoridades o encontraram em sua residência no município de Levy Gasparian, no interior do Rio de Janeiro, e cumpriram mandado de busca e apreensão no local por volta das 9h.

A determinação da prisão preventiva dele partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que atendeu a um pedido da própria PF. Jefferson é acusado de participar de um grupo digital que seria organizado para realizar ataques a ministros do STF e instituições.

Moraes também ordenou o bloqueio de conteúdos postados por Jefferson nas redes sociais, além da apreensão de armas, munições, “bem como de computadores, “tablets”, celulares e outros dispositivos eletrônicos”.

Mais cedo, o ex-parlamentar publicou nas redes sociais que a PF chegou a realizar buscas na casa de seus parentes.

– A Polícia Federal foi à casa de minha ex-mulher, mãe de meus filhos, com ordem de prisão contra mim e busca e apreensão. Vamos ver de onde parte essa canalhice – declarou. (Pleno News)



Prefeito Sávio participou da reunião realizada pelo Campus da UFC para fortalecimento de parcerias

 

O Prefeito Sávio Gurgel, participou na manhã de quinta-feira (12) de agosto, de uma importante reunião promovida pelo Campus da UFC/Russas, entre diretores e professores do Campus com representantes da Prefeitura de Russas e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEDET) do Governo do Estado do Ceará.

O encontro, que aconteceu no auditório do Campus, faz parte das atividades de alinhamento para a elaboração de projeto de desenvolvimento econômico do Município. O convênio neste sentido está para ser assinado, de acordo com informação do diretor do Campus, Prof. Lindberg Lima Gonçalves.

Além dos cursos em áreas estratégicas, o Campus de Russas tem cada vez mais a oferecer e já conta com um braço do Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC e do Condomínio de Empreendedorismo, o que colabora para impulsionar as ações envolvendo academia, setor produtivo e poderes públicos da região.

Durante a reunião, o Prof. Lindberg Gonçalves falou sobre a importância do Campus para Russas e para toda a região. A intenção é que, a partir da parceria a ser formalizada no convênio com o município de Russas, outras ações possam se estender para mais municípios do Vale do Jaguaribe. Ele considera que empresas devem ser atraídas para a região não somente por questões de incentivo fiscal, mas pelo potencial de conhecimento que ali vem sendo gerado a partir do Campus da UFC.

O prefeito de Russas, Sávio Gurgel Nogueira, falou da importância do apoio oriundo da parceria com a Universidade e Governo do Estado. Para ele, Russas tem muito a crescer para além da área do agronegócio e ele vê, com esse novo convênio, as oportunidades surgirem mais voltadas à inovação tecnológica.

Participaram do encontro os seguintes gestores da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho: Júlio Cavalcante Neto, secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação; Kennedy Montenegro Vasconcelos, secretário-executivo de Trabalho e Empreendedorismo; Expedito José de Sá Parente Júnior, coordenador de Inovação da Secretaria de Comércio, Serviço e Inovação; e Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, secretário-executivo do Agronegócio.

Participaram ainda da reunião os professores do Campus da UFC em Russas Dmontier Aragão Jr., Sílvia Viana e Tatiane Fernandes, que integram, juntamente com o Prof. Jarbas Vidal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE Campus Tabuleiro do Norte), o grupo de Pesquisadores Regionais do Projeto Clusters de Inovação. Este projeto em parceria com a SEDET pretende oferecer para as startups oportunidade de desenvolver soluções inovadoras a partir de problemas reais de empresas da própria região.

O encontrou contou também com as presenças de Ari Célio Reges Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico de Russas, e Francisco Sildemberny Souza dos Santos, diretor do IFCE em Tabuleiro do Norte, entre outros convidados.

Compartilhe

Russas realiza ‘Sábado da Imunização’ para o público geral de 29 anos amanhã (14).

 

A prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza neste sábado (14) o ‘Sábado da Imunização’ contra a Covid-19, ação voltada para a vacinação do público geral com idade de 29 anos. É preciso apresentar um comprovante de cadastro na Plataforma Saúde Digital.

A vacinação acontece no Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, com acesso pela Avenida Dom Lino, nº 725, no horário de 07h30 às 17h. A lista para o público de 29 anos, cadastrado no Saúde Digital, pode ser consultada através do link:

LISTA VACINAÇÃO 29 ANOS (1)

Documentação

No ato da vacinação, é preciso apresentar o comprovante de cadastro no Saúde Digital, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

‘Vacinação Solidária’

A Campanha ‘Vacinação Solidária’ continua! Quem quiser e puder, pode realizar a doação de 1kg (um quilo) de alimento da cesta básica para ser doado às famílias em situação de vulnerabilidade social do município e que são acompanhadas pela Secretaria de Ação e Assistência Social (Setas). As doações podem ser feitas em todos os pontos de vacinação do município.

Russas - CE plantão policial


JAGUARUANA ROUBO DE MOTO

Dia 12/08/2021, por volta das 20horas a Polícia Militar foi informada de um assalto na localidade de caiçara, zona rural de Jaguaruana CE, onde informações davam conta que em frente o terreno do Zé Maria da Peças, 02 indivíduos, ambos armados com arma de fogo, sem mais características anotadas, teriam tomado de assalto, uma HONDA / XNR 125 BROS ES. A vítima relatou que foi surpreendido por 02 indivíduos armados, que roubaram seu veículo, um aparelho celular da marca moto G5, e uma quantia em dinheiro de 550 reias em espécie em seguida tomando rumo ignorado, o mesmo compareceu ao destacamento da policia Militar na cidade de Itaiçaba CE para comunicar o fato ocorrido, onde os policiais de Itaiçaba imediatamente entraram em contato com a polícia militar de Jaguaruana, informando o fato ocorrido, foi feito diligências no intuito de localizar e prender os acusados, mas sem êxito, em seguida a vítima foi orientado a fazer o boletim de ocorrência. 

TABULEIRO DO NORTE HOMICIDIO A BALA

Dia 12/08/2021 (Quinta-feira), por volta das 08h30minutos, fomos informados via 190, por populares, que havia uma mulher baleada, em uma estrada carroçável, na localidade de Sitio Passagem, Zona Rural de Tabuleiro do Norte-CE. Que de imediato a VTR 1294  Dirigiu-se ao local, onde se constatou o fato, pois foi localizado o corpo de uma mulher já em óbito. No local do crime se encontrava o irmão da vítima um menor, o qual repassou aos policiais, que (02) dois elementos encapuzados, saíram do mato em uma moto e que a princípio anunciou o assalto, porém mandou ele correr no sentido contrário, e logo em seguida ouviu quando um deles mandou que sua irmã ficasse de joelhos e passaram a disparar, ele ouviu cerca de (04) quatro disparos de arma de fogo, que ao retornar viu a irmã no chão sem vida e a moto em que eles estavam, havia sido levada pelos meliantes. 

ALTO SANTO LESÕES CORPORAIS A FACA

Dia 12/08/2021 por volta das 09 horas, fomos informados por populares via 190, que no Sitio Tibolo, periferia de Alto Santo, uma mulher teria sido lesionada a faca, pelo ex companheiro, de posse das informações, a equipe de policiais militares na VTR-1344 deslocou-se ao local informado, e ao chegarem, foram informados, que a vítima já havia sido socorrida para o hospital local. Os policiais foram ate a unidade hospitalar, onde a vitima se encontrava. A equipe tomou conhecimento, que a vítima teria sofrido 03(três) lesões a faca, sendo uma no braço esquerdo, outra na testa e uma na altura das costelas. Que a mesma estava na cozinha de sua casa, quando seu ex companheiro teria invadido a casa e a lesionou com uma faca que ele já trazia consigo, o qual após as lesões se evadiu, tomando rumo ignorado, a equipe fez diligências para tentar encontrar o mesmo, porém não lograram êxito. A vítima será encaminhada para Fortaleza - CE, para passar por atendimento especializado.

Fonte; PM CE

Prefeito de Quixadá entrega primeiro poço profundo movido a energia solar e beneficia várias famílias

  - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  
  •  
1 / 5

 

Os moradores que residem na sede do distrito de Custódio, distante cerca de 20km da sede do município de Quixadá, foram beneficiados com mais uma obra fruto do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira e do Deputado Federal Domingos Neto (PSD) e viabilizada através da Funasa, trata-se do primeiro poço profundo movido a energia solar do município.

A solenidade de entrega do poço aconteceu na manhã dessa quinta-feira (12), no próprio distrito de Custódio e contou com as presenças do Chefe do Executivo, Vice-prefeito, Marcelo Ventura, primeira-dama, Iaskara Silveira, secretária de Educação, Verúzia Jardim, secretário de Governo, Damasceno, secretário de Trânsito e Segurança Pública, Cabo Marlim, Coordenadora do Setor de Projetos, Vilma, além dos vereadores Babá, Jackson Perigoso, Cida Bezerra, Nazimar Nogueira, Zé Rogério, Luiz Neto, Renê Matias e do próprio presidente da Câmara de Quixadá, Louro da Juatama.

A conquista é claro, foi bastante comemorada e celebrada pelos moradores do município que poderão ter acesso a água de boa qualidade, através de um benefício nunca antes visto naquele distrito e que beneficiará centenas de famílias, solucionando de uma vez por todas o problema de falta d’água naquela comunidade.

“Nós não viemos aqui para nos promover, essa é uma reunião com amigos da comunidade para mostrar que o que temos feito, é assumir com seriedade um compromisso com a população de Quixadá. E eu estou muito feliz em poder estar aqui, entregando este poço profundo operando e que eu tenho certeza que vai ajudar muito a aliviar os problemas de abastecimento aqui da região. É o primeiro poço profundo com energia solar de Quixadá”, destacou Ricardo Silveira.

Na prática, o sistema para o funcionamento do poço. é feito a ligação dos painéis até a bomba, que então é posicionada no poço. A vantagem é possibilitar o acesso à água sem precisar de rede elétrica, de bateria, ou gerador, e ter custo zero de energia ou combustível.


Bolsonaro afirma que Barroso ou é “tapado” ou é mentiroso; vídeo

 

Nesta quinta-feira (12), durante sua tradicional live pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a disparar críticas contra Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ele, Barroso é “tapado” ou mentiroso ao dizer que eleições com voto impresso auditável levariam semanas para serem apuradas.

As declarações ocorreram ao falar sobre as eleições brasileiras e defender o voto impresso auditável. Bolsonaro rebateu Barroso e disse que “pega mal” mentir como ele teria mentido.

– Pega mal um ministro mentir como o Barroso mentiu agora, quando disse que muitas votações são feitas em escolas (…) que passariam três a quatro semanas contando votos e que as crianças não poderiam ficar um mês sem aulas. Ministro, pega mal mentir dessa maneira. Ou é um tapado – destacou.

O presidente então explicou como funcionaria o sistema de apuração e estimou que levariam apenas algumas horas a mais do que o modelo atual.

– Hoje em dia, com o sistema que gostaríamos que fosse aprovado e não foi, o voto seria impresso. Há uma enorme diferença entre ler um papel impresso e um papel escrito à mão. Então a apuração seria feita pelos próprios mesários ali na seção eleitoral (…) Acabou a votação, conta 400 papéis com voto impresso. Não tem dificuldade. Acredito que duas ou três horas seriam mais do que suficientes para contar esses votos. Agora vem vossa excelência dizer que nossas criancinhas ficariam um mês sem aula (…) Tá achando que o povo brasileiro é o que para dizer essa mentira? – questionou.
Fonte: Pleno News

Russas promove Audiência Pública para elaboração do PPA 2022-2025

 

A Prefeitura Municipal de Russas realizou, na manhã desta quinta-feira (12), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), uma audiência pública com a finalidade de discutir junto à população, ações e sugestões para elaboração do Plano Plurianual participativo (PPA), para 2022 a 2025 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022.

Na ocasião estiveram presentes, lideranças comunitárias, população em geral,  secretários do governo municipal e a presença do prefeito Sávio Gurgel. 

Foram apresentados temas em diversas áreas da gestão pública desde saúde, educação, infraestrutura, agricultura, entre outros. Para o Coordenador do PPA, Rodrigo Landim, todas as ações foram documentadas para elaboração do plano. “Registramos todas as colocações para, posteriormente, fazer o trabalho interno dentro da prefeitura, junto às secretarias, para elaborar um Plano que atenda a vontade da população russana”, destacou.

O PPA é o documento que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública em um prazo de 4 anos. Nele é estabelecido um planejamento de médio prazo da gestão.