A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), lançou na manhã desta quarta-feira (03) o Mutirão das Cirurgias Eletivas, que serão retomadas após a pandemia da Covid-19. O evento de lançamento aconteceu na Auditoria do Município, e contou com a presença do prefeito Sávio Gurgel; secretária de saúde, Kelly Leitão; Dr. Paulo Campelo Bessa; Guida Maia; Diretor Presidente do Hospital, Dr. Bonfim Bezerra; entre outras autoridades.

Os primeiros procedimentos cirúrgicos acontecerão nos dais 18, 20 e 27 de Novembro, e serão realizados em parceria com o Hospital e Casa de Saúde de Russas, contando com os trabalhos de três médicos cirurgiões. Após essas datas, o Mutirão continuará até zerar a fila de espera da Auditoria Municipal.

Serão realizadas cirurgias de Colecistectomia, histerectomias, hernioplastia, perineoplastia, vasectomia, postectomia e laqueadura tubária. Vale destacar que o Mutirão vai contemplar aos pacientes que aguardam na fila de espera da Auditoria.

Os agendamentos estão sendo realizados pela Auditoria, que também é responsável por esclarecer as principais dúvidas dos pacientes.

O objetivo da ação é dar celeridade e diminuir a fila de espera dos pacientes, que há tempo aguardam por atendimento, e principalmente garantir mais saúde e bem estar à população russana.

Além do Mutirão das Cirurgias Eletivas, o Município realiza também os Mutirões: Da Catarata, Pterígio, Ultrassom e Odontológico. A meta é zerar as filas de espera de todas as especialidades médicas.