-->

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ex-prefeito de Pedra Branca e seus dois filhos são conduzidos a depor em operação do MP

O Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25), a operação “De pai para filho”, que resultou no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão, além de 11 mandados de condução coercitiva (quando são conduzidos de forma obrigatória pelo polícia a depor), entre agentes públicos, alguns de seus familiares, além de proprietários de empresas prestadoras de serviços à Prefeitura Municipal de Pedra Branca. Eles são investigados em vários crimes, incluindo fraude em licitações, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

Entre os mandados de condução coercitiva expedidos estão o do ex-prefeito de Pedra Branca, Antônio Góis Monteiro Mendes (PSD), bem como de seus dois filhos Lucas Pereira Mendes e Mateus Pereira Mendes, além de outros investigados. Além das conduções, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados.

As buscas ocorreram nos municípios de Fortaleza, Pedra Branca, Boa viagem, Maracanaú, Quixadá e Canindé. Os trabalhos são coordenados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em parceria com os promotores de Justiça das respectivas cidades e com a Polícia Civil do Estado do Ceará.

Tribuna do Ceará

Funcionário da Cagece morre após sofrer descarga elétrica em Russas

Funcionário da CAGECE sofre descarga elétrica em cima de um "Flutuante" e cai desacordado no Rio Pedro Ribeiro em Russas.

Junior Oliveira foi socorrido pelo SAMU, passou pelo processo de ressuscitação e foi encaminhado  ao hospital ainda com vida, onde não resistiu aos ferimentos e veio à falecer.

Bandidos atacam mais um banco e roubam R$ 100 mil. O "alvo" foi o Bradesco de Aquiraz


Subiu para 64 o número de ataques a bancos, neste ano, no Ceará. Na tarde desta terça-feira (24), uma dupla armada invadiu a agência do Bradesco da cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e concretizou o roubo. Horas antes, a Polícia havia prendido outro grupo que seqüestrou o gerente de uma agência bancária na zona sul da Capital para praticar um roubo conhecido como “sapatinho”.

Por volta de 15 horas de ontem, os assaltantes invadiram a agência do Bradesco da cidade de Aquiraz, desarmaram os vigilantes e fizeram os funcionários e clientes reféns. Em seguida, se dirigiram à  Tesouraria e roubaram todo o dinheiro que havia ali, cerca de R$ 100 mil, conforme os levantamentos da Polícia.

A fuga dos criminosos foi rápida e a Polícia Militar acionada para tentar localizar os ladrões. Mas eles desapareceram. Imagens do sistema de segurança eletrônica poderão ajudar a Policia Civil na identificação dos criminosos.

Quadrilha presa

Em outra ação, uma quadrilha sequestrou, no bairro Granja Portugal, o gerente da agência da Caixa Econômica do Conjunto Ceará. A vítima e seus familiares haviam sido  rendidos pelos ladrões na noite anterior. A agonia dos reféns durou toda a noite e, pela manhã, a Polícia descobriu o  plano criminoso.

No cerco policial, foram presos três  suspeitos, identificados como Brendo Raniel de Sousa, 23 anos, natural de Teresina (PI);  e os cearenses Pedro Teixeira, 24 anos; e Fábio Robério, de 35 anos, que havia saído recentemente da prisão.

A quadrilha passou a exigir do gerente as chaves do banco, mas a Polícia foi avisada do caso e impediu que o plano criminoso lograsse êxito.

Os três assaltantes foram encaminhados ao plantão do 12º DP (Conjunto Ceará) e autuado em flagrante delito. 

Blog do Fernando Ribeiro

Em novembro, mais de 300 pessoas já foram assassinadas no Ceará. Nas últimas 24 horas, mais 13 pessoas mortas


Já passa de 300 o número de pessoas assassinadas no Ceará neste mês de novembro. Nas últimas 24 horas, as polícias Civil e Militar fizeram o registro de, pelo menos, 13 novos casos de homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e de lesões corporais seguidas de morte. Entre eles, o assassinato do vice-prefeito do Município de Choró (151Km de Fortaleza),  Francisco Sidney Cavalcante.

O político e gestor municipal foi morto, a tiros,  no fim da manhã de ontem, em seu gabinete na Prefeitura de Choró, por um homem que se dizia ter sido traído por sua esposa em um suposto caso amoroso com o vice-prefeito. O acusado do crime confessou também ter assassinado a mulher, cujo corpo  acabou sendo localizado  na residência do casal. O cadáver de Maria Elizângela Gomes Lemos  foi encontrado por policiais da DHPP dentro de um freezer.

Em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (49Km da Capital), um homem, identificado até o momento somente por José Aírton, foi  morto em uma troca de tiros com policiais militares.  O crime ocorreu na tarde de terça-feira no bairro Parque Aldeia.  No confronto, um policial militar também ficou ferido, sem gravidade.

Em Juazeiro do Norte, um jovem, identificado como Francisco Ruan Oliveira dos Santos, 22 anos, foi assassinado no bairro Santa Tereza, na noite de terça-feira. Ele estava na companhia da namorada quando apareceram dois desconhecidos em uma motocicleta. O garupeiro se aproximou da vítima e disparou vários tiros. Rua tinha envolvimento com crime e sua morte pode ter sido um “acerto de contas”.

Na Emergência do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro, outras duas pessoas morreram depois de baleadas. A dona de casa, Ivaneide Eva Bezerra, 49 anos, foi ferida a tiros na cidade de Campos Sales; e o jovem Pedro Rodrigues Gonçalves do Nascimento, 22 anos, foi baleado nas ruas de Juazeiro do Norte.

Na cidade de Araripe, também na Região Sul do estado (556Km de Fortaleza), o garçom Wesley Costa de Sousa, 20 anos, foi executado a tiros de pistola na Praça da matriz daquele Município. O caso ocorreu na tarde de terça-feira, e os criminosos fugiram numa moto.

Capital  e Interior

Em Fortaleza, a Polícia registrou vários casos de assassinatos. Um deles na Rua Chico Mendes, no Planalto Ayrton Senna, onde Wállisson Lopes da Silva foi executado com vários tiros.  Já Wanderson do Nascimento Lima foi também morto com vários disparos de pistola, na Barra do Ceará.

Na manhã desta quarta-feira (25), mais dois crimes de morte ocorreram no Interior do estado. Um deles no Município de Quixadá, na região do Sertão Central. O corpo de um jovem, identificado apenas por Ruan, foi encontrado em um matagal no bairro Campo Novo, apresentando várias marcas de violência.

Já na cidade de Jaguaribara (283Km de Fortaleza), ocorreu um tiroteio na manhã de hoje, deixando dois irmãos feridos. Um deles morreu no local do confronto e o outro foi levado para o hospital da cidade. 

Blog do Fernando Ribeiro

DHPP será responsável pela investigação das circunstâncias da morte do vice de Choró

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o inquérito que irá apurar as circunstâncias das mortes do vice-prefeito do município de Choró, Sidney Cavalcante, e de Maria Elisângela Gomes Lemos ficará sob a responsabilidade da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o apoio da Delegacia Regional de Quixadá.

Na manhã da terça-feira (24), Francisco Roberto Oliveira fez refém o vice-prefeito Sidney Cavalcante, na sede da Prefeitura.

Durante as negociações com policiais militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e policiais militares e civis da região, Francisco Roberto afirmou que o crime teria motivação passional e que havia matado sua mulher em Fortaleza, antes de viajar para Choró. Ele matou o vice-prefeito e atirou contra a própria cabeça em seguida.

Roberto foi socorrido para um hospital local e em seguida transferido para Fortaleza. Uma equipe da DHPP foi até o endereço apontado por Roberto e encontrou o corpo de sua companheira no freezer do apartamento. O local está sendo periciado pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Uma carta escrita por Roberto foi encontrada na residência de Elisângela.

Monólitos Post

Policiais em Quixadá se emocionam ao cumprirem mandado de prisão contra idosa de 80 anos

Uma idosa de 80 anos passou por uma experiência terrível nesta terça-feira, 24, em Quixadá, quando recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Regional de Polícia Civil deste município.

Contra ela havia um mandado de prisão por pensão alimentícia.

O filho da idosa mudou-se para São Paulo e deixou de pagar a pensão do próprio filho. Ele não manteve mais contato e a “Justiça” acabou lançando a responsabilidade para a idosa que, mesmo tendo passado 80 anos da vida sem cometer uma única irregularidade ou crime de qualquer natureza, acabou atrás das grades.

Doente, sentindo fortes dores nos ossos da bacia e muito pobre, ela foi recolhida quando estava em casa por uma viatura e está presa na Delegacia de Quixadá, onde clama por ajuda. Os policiais que cumpriram o mandado ficaram muito emocionados ao terem de executar uma ordem incomum.

Presa, a idosa deverá sofrer bastante com as dolorosas lembranças que vai guardar após ter sido obrigada a estar onde criminosos de verdade deveriam ser colocados.

A lei estabelece a obrigação de dar alimentos e, conseqüentemente, o direito de exigi-los dos avós e ascendentes em grau ulterior, desde que o parente em grau mais próximo não possa pagar. A responsabilidade dos avós é complementar quando os pais não estão em condições financeiras de arcar com a totalidade da pensão necessária.

Monólitos Post

É isso que a comunidade do Sitio Paraíso merece?


A situação do posto de saúde do Sitio Paraíso não é diferente da situação em que se encontra o posto do Barro Vermelho, muita sujeira, lixo, paredes e telhados comprometidos, falta medicamentos e material de uso contínuo e até papel de receitas que estão sendo feitas em papel de ofício. A comunidade está muito preocupada com o atendimento que está sendo dado à população que reside por lá.






Redação Blog Erivando Lima

6 cidades cearenses estão entre as 50 pequenas com melhor desenvolvimento econômico do Brasil


Seis municípios do Ceará estão entre as 50 cidades pequenas com melhor desenvolvimento econômico do Brasil. O estudo, divulgado na última segunda-feira (23), foi produzido pela consultoria Urban Systems. As cidades são Camocim, na 10ª posição, Eusébio (19ª), Trairi (21ª), Aquiraz (40ª), Barbalha (44ª) e Russas (45ª).

A pesquisa foi feita a partir de dados de 348 município com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, no conceito de “médias-pequenas”. Cidades desse porte são responsáveis por 10% de toda a produção do país e concentram 11% de empresas e 12% da população.

Praticamente todos os municípios que apresentaram alto grau de desenvolvimento são próximos de grandes cidades e regiões metropolitanas. A presença estrutural dos vizinhos, de início, torna-se muito proveitosa para o crescimento. Com o tempo, essa dependência acaba. 

Outro ponto comum é a existência de uma “âncora de desenvolvimento”, pois muitas já possuem um setor da economia bem desenvolvido. As cidades receberam as maiores pontuações e mostram ainda números que destacam a qualidade de vida nesses lugares. A cidade de Paulínia, em São Paulo, ocupou a primeira posição.

O ranking foi criado a partir da análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância.

E infelizmente, entre as 50 cidades, todas as nossas 6 cidades estão entre as 10 piores no índice analfabetismo!

Posição / Cidade / Índice*
50a. Vargem Grande (MA): 32
49a. Camocim (CE): 26,5
48a. Trairi (CE): 23,6
47a. Macaíba (RN): 22,6
46a. Aquiraz (CE): 20,8
45a. Ipojuca (PE): 20,6
44a. Russas (CE): 19,6
43a. Barbalha (CE): 18,7
42a. Santa Cruz do Capibaribe (PE): 16
41a. Eusébio (CE): 13,5
40a. Cabedelo (PB): 10,7
*Taxa de analfabetismo (em %) Em 2010 para população acima de 15 anos.

Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-50-cidades-

Tribuna do Ceará

Lesão à bala em Russas


No início desta manhã de quarta-feira, dia 25, por volta das 06h, deu entrada no hospital local, André Silva Barbosa, 27 anos, natural de Russas-CE, com duas lesões a bala, (no rosto e no braço direito), o qual informou que trabalha como vigilante em um lote no chapadão de Russas-CE, quando pela madrugada percebeu um movimento estranho e foi verificar, se deparando, segundo ele com 04 indivíduos  que efetuaram 02 disparos de espingarda contra a ele e em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

Com Informações do 1oBPM

Número de casos de dengue no Brasil aumentou 176% em relação a 2014


Com mais de 1,5 milhões de casos prováveis de dengue até a 45ª semana epidemiológica, 2015 supera o número de casos para o mesmo período nos últimos dois anos no Brasil. Os dados foram apresentados em entrevista coletiva pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, na manhã desta terça-feira, 24, em Brasília. Em 2013, o País teve 1,4 milhões de casos, enquanto o registro de 2014 foi de 555,4 mil casos - todos entre a primeira e a 45ª semana dos boletins semanais. 

Os números são preocupantes e trazem uma mensagem de guerra ao mosquito Aedes aegypti, também transmissor da chikungunya e do zika vírus. Ainda não há correlação comprovada entre casos de zika e os nascimento de bebês com microcefalia registrados em números alarmantes no Nordeste. No entanto, o ministro externou a preocupação em proteger a população da nova epidemia e fornecer alternativas de combate ao mosquito. 

O número de casos graves em 2015 mais do que dobraram em relação ao ano passado. O total de 1.488 é 104% maior do que o número registrado em 2014, de 728 casos graves. Houve também aumento de 79% para os óbitos causados pela doença em 2015. Já são 811 mortes contra as 453 do mesmo período em 2014. 

Situação de risco
Oito cidades do Ceará apresentam situação de risco para surto de dengue, chikungunya e zika. Os municípios citados no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa 2015) tiveram mais de 4% das casas visitadas com larvas do mosquito. No Estado, 35 municípios enviaram dados ao estudo. Com índice de 0,9%, Fortaleza aparece entre as dez capitais brasileiras com situação satisfatória. Os dados também foram apresentados hoje pelo Ministério da Saúde. 

As oito cidades do Ceará em situação de risco, com índices acima de 4%, são: 
Baturité: 6,3%
Canindé: 10,5%
Coreaú: 7,4%
Ipaumirim: 4%
Massapê: 6,9%
Parambu: 4,6%
Tauá: 12,9%
Viçosa do Ceará: 11%

Nove cidades aparecem na classificação de risco médio, com índices entre 1% e 3,9% das casas com larvas do mosquito: 
Caucaia: 2,9%
Cedro: 2,1%
Guaiuba: 2,5%
Horizonte: 2,7%
Itapipoca: 1,4%
Maranguape: 1,8%
Pacatuba: 2%
Pires Ferreira: 1,9%
São Benedito: 2,2%

Os demais municípios que enviaram dados ao levantamento aparecem com situação satisfatória, com índices abaixo de 1%. Confira as 18 cidades: 
Alcântaras: 0,4%
Croatá: 0%
Forquilha: 0%
Fortaleza: 0,9%
Graça: 0,4%
Groaíras: 0%
Ibiapina: 0%
Icó: 0,7%
Iguatu: 0,5%
Lavras da Mangabeira: 0%
Limoeiro do Norte: 0,9%
Morada Nova: 0%
Orós: 0,4%
Santana do Acaraú: 0%
Santa Quitéria: 0,8%
Sobral: 0,3%
Tianguá: 0,7%
Ubajara: 0%

Os dados foram colhidos em visitas dos agentes de endemias aos domicílios de 1.792 municípios brasileiros em outubro e novembro de 2015. Deste total, 199 cidades apresentaram situação de risco. Na Região Nordeste, a prevalência dos focos de infestação do mosquito é no armazenamento de água nas casas, como em cisternas.

RT NEWS

Lava Jato: PF prende Senador Delcídio Amaral


A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira, em Brasília, o senador Delcídio Amaral (PT), líder do Governo no Senado Federal. A prisão foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e faz parte das investigações da Operação Lava Jato que apura os esquemas de corrupção na Petrobras. Delcídio teria sido flagrado na tentativa de prejudicar as investigações contra ele, em uma tentativa de destruir provas contra ele.

Esta é a primeira vez que um senador com mandato é preso. O Jornal O Estado de São Paulo apurou que pela manhã que o ministro Teori Zavascki convocou uma reunião extraordinária da Turma dedicada à Lava Jato. A reunião da Corte será reservada, que é algo raro.

De acordo com fonte no tribunal, a sessão foi marcada pelo presidente da Turma, ministro Dias Toffoli, a pedido do ministro Teori Zavascki, relator dos casos relativos ao esquema de corrupção na Petrobrás.

Zavascki informou nessa terça, 24, o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, de que seria realizada sessão na quarta, 25, para debater uma decisão importante. O informe a Lewandowski foi feito pessoalmente pelo relator dos processos da Lava Jato na Corte e não pelo presidente da Turma, ministro Dias Toffoli, a quem cabe usualmente fazer os comunicados institucionais.

Além de Delcídio do Amaral, a PF prendeu também o chefe de gabinete dele, o banqueiro André Esteves do banco BTG Pactual e um advogado ligado ao senador.

Conteúdo Estadão e G1

Ceará pode contar com a força máxima na decisão contra o Macaé


Nesta Série B, o Ceará conviveu com inúmeros desfalques que esfacelaram seu time base ao longo de 37 rodadas.

A dificuldade do clube em repetir um time titular fez o técnico Lisca, ao chegar, declarar que dificilmente o Vovô repetiria a escalação e teria uma equipe base. Mas nos oito jogos em que comandou o Ceará na 'Segundona', em apenas duas o técnico repetiu a formação considerada titular. 

E ele terá no jogo mais importante do clube em 2015, sábado (28), às 16h30, contra o Macaé, no Castelão, a equipe que entende como força máxima. 

Para a "decisão" contra a equipe fluminense, o técnico Lisca contará com os retornos do lateral-esquerdo Victor Luís e do meia Ricardinho, que cumpriram suspensão diante do América/MG, no último sábado.

Acusado de matar mulher e filha em Paracuru (CE) tinha amante, diz Polícia


Barberena de Moraes, suspeito de matar Adriana Moura de Pessoa Carvalho de Moraes e Jade de Pessoa Carvalho de Moraes, respectivamente mulher e filha dele, tinha uma amante. De acordo com a Polícia, a relação extraconjugal apenas foi descoberta após a tomada de mais de 50 depoimentos durante as investigações do duplo homicídio. Conforme a presidente do inquérito, Adriana morreu sem tomar conhecimento da traição do marido.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), através da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), entrega hoje à Justiça o inquérito que investiga a morte de Adriana e Jade, assassinadas a tiros em Paracuru, na noite de 22 de agosto.

Na tarde de ontem, mais seis pessoas foram ouvidas, incluindo o suspeito do crime e a amante dele. Amigas do trabalho da mulher também prestaram depoimento à Polícia. Socorro Portela destacou, no entanto, que o depoimento da amante não muda o rumo das investigações.

Nesta terça-feira (1º), como conclusão dos trabalhos, peritos também deverão se reunir com a presidente do inquérito e diretora da DHPP, delegada Socorro Portela, para dirimir dúvidas que ainda restaram aos investigadores. O inquérito, então, seguirá para o Poder Judiciário.

Traição

De acordo com a delegada Socorro Portela, Marcelo conheceu a mulher que viria a tornar-se amante no trabalho, em setembro do ano passado. "Eles eram colegas na empresa. A relação teve início em fevereiro e seguiu até o dia do crime", afirmou.

A reportagem apurou que na véspera do crime, Marcelo teve um encontro com a amante. No dia em que o duplo homicídio foi cometido, o casal trocou mensagens. Entretanto, para a Polícia, a mulher não é considerada suspeita do crime. Segundo Socorro Portela, a família da amante era contra o relacionamento dela com Marcelo. Conforme o advogado que representa a família de Adriana e Jade, Leandro Duarte Vasques, a amante também não sabia que Marcelo ainda estava casado com Adriana.

"O cinismo do agressor é tamanho que ele ainda chegou a iludir a jovem, que trabalhava com ele, também construindo uma versão mentirosa para ela, de que ele estaria separado de fato da então esposa Adriana. Inclusive, prometendo a essa jovem que eles iriam morar em Porto Alegre", afirmou Vasques. Para o advogado, Marcelo "é um contador de histórias, um fabricante de versões pinoquianas".

Laudos

Na tarde de ontem, a Polícia apresentou o resultado dos laudos cadavéricos das duas vítimas, da perícia complementar realizada na casa de veraneio e de comparação balística.

De acordo com o perito Charlton Bezerra, os resultados comprovam que a arma encontrada na cena do crime, um revólver de calibre 38, foi de fato o instrumento usado no duplo homicídio. O equipamento estava escondido em um bebê-conforto, também localizado na casa de veraneio de Paracuru.

Também de acordo com os laudos apresentados, as duas vítimas foram mortas dormindo. Primeiro, Adriana foi executada. Jade na sequência.

Por fim, o laudo da perícia complementar expõe que "seria humanamente impossível" que todas as pessoas que estavam na casa não ouvissem os disparos efetuados pelo assassino. No momento do crime, estavam no imóvel, além das vítimas e Marcelo, o irmão e a cunhada do suspeito e três crianças, sendo uma a filha mais velha de Marcelo Barberena e Adriana e as outras duas, filhas do outro casal.

"Segundo Marcelo, o bebê e as outras crianças estavam dormindo e não ouviram os disparos", relatou Socorro Portela. Apesar das revelações, a delegada que preside o inquérito afirmou que "não será necessário" ouvir as crianças. Quanto ao outro casal, Socorro Portela ressaltou que eles não cometeram crime ao mentir em depoimento.

Também nos laudos ficou definido que a casa não foi arrombada, contrariando os primeiros depoimentos dados por Marcelo, o irmão e a cunhada.

Ainda são aguardados dois outros laudos, de DNA da arma, para determinar quem a manipulou, e o residuográfico das testemunhas, que deverão ser entregues até o fim desta semana, de acordo com o perito Charlton, pois "dependem de mais tempo de laboratório".

Dentro dos próximos 20 dias também deverá ser realizada uma reconstituição do crime, na casa de veraneio em Paracuru.

A arma foi herança de familiares e ele costumava portar. O material encontrado na casa dele, no bairro Cocó, eram instrumentos de colecionador e nem todas eram armas verdadeiras.

O crime

Image-1-Artigo-1921239-1Marcelo foi com a esposa e filhas e a família do irmão comemorar aniversário dele na casa de veraneio pertencente aos pais de Adriana, em 22 de agosto. Após as comemorações, houve a discussão entre o suspeito e a vítima. Naquela noite, ele teria pegue o revólver e atirado na cabeça da mulher e nas costas do bebê, que dormia em um berço.

Somente na manhã de domingo, 23 de agosto, a Polícia foi acionada. Marcelo, o irmão e a cunhada diziam que a casa havia sido arrombada por assaltantes, que mataram as vítimas.

Entretanto, após os primeiros depoimentos, a delegada deu voz de prisão em flagrante a Marcelo pelas mortes das vítimas. Após uma perícia complementar, ao local, ele confessou ter atirado e matado mulher e filha.

Na casa dele, no bairro Cocó, foram encontradas nove armas que, conforme a Polícia, são herança familiar de Marcelo, assim como o revólver usado no crime.

Diário do Nordeste

Petrobras pressiona por novo aumento de combustível ainda este ano


O proprietário de veículo deve pagar mais caro pelo litro da gasolina ainda este ano, caso o Governo aceite as pressões da própria Petrobras. O motivo, seria uma dívida total de R$ 506,6 bilhões e a redução dos investimentos.

Um interlocutor do Palácio do Planalto confirmou ao jornal O Globo que existe uma pressão nesse sentido (de aumentar os combustíveis). A ideia, entretanto, não tem aval da equipe econômica. Um dos motivos é que um novo aumento dos combustíveis teria impacto na inflação, que este ano deve fechar em dois dígitos - 10,33%, segundo a última estimativa da pesquisa Focus, do Banco Central (BC) - e em 2016 já supera o teto da meta, de 6,5%, de acordo com a mesma pesquisa.

ideia, entretanto, não tem aval da equipe econômica. Um dos motivos é que um novo aumento dos combustíveis teria impacto na inflação, que este ano deve fechar em dois dígitos — 10,33%, segundo a última estimativa da pesquisa Focus, do Banco Central (BC) — e em 2016 já supera o teto da meta, de 6,5%, de acordo com a mesma pesquisa.

Ceará News

Apreensão de quadro de moto com queixa de roubo em Russas


Nesta Quarta, 24, por volta das 15h30min, na localidade de Miguel Pereira, zona rural de Russas-CE, depois de uma denúncia anônima foi realizada uma vistoria em uma residência de um indivíduo identificado até o momento apenas por “WASHINGTON”, onde foi apreendido: 01(um) quadro de motocicleta, nº do chassi 9C2KC1670BR547917, que após consulta realizada no Sistema de Informações Policiais – SIP, constatou-se pertencer a moto Honda CG 150 FAN ESI de cor preta, ano 2011, placa OCP 4532, em nome de Francisca Lilia Sousa de Freitas, com registro de queixa de roubo; 01(uma) balança de precisão; 01(uma) balança comercial digital da marca VITEC; 01(um) rádio HT de marca ICOM, modelo IC-V8 de cor preta; 01(um) carregador para HT; 01(um) carregador para telefone celular; 01(um) pacote de liga; 01(uma) carteira porta cédula, vazia e 01(uma) mochila de cor preta. Policiais do BP RAIO realizaram a vistoria e os Policiais Militares deram apoio conduzindo e apresenta o referido material na DRPC local para os devidos procedimentos.

Com Informações do 1ºBPM

Apreensão de peças de moto de procedência duvidosa em Russas


Nesta Terça, 24, por volta das 11h30min, na localidade de Gracismões, zona rural de Russas-CE, depois de uma tentativa de abordagem a um indivíduo que trafegava em uma motocicleta Honda CB 300 de cor vermelha, sem placa, o qual conseguiu se evadir da Polícia, foi apreendido na residência do mesmo o seguinte material: 02(duas) baterias de motocicletas; 01(um) pedal de freio traseiro; 01(um) velocímetro; 01(um) Painel; 01(um) sistema de injeção eletrônica; 01(um) par de punho; 01(um) filtro de ar; 01(um) pedal de partida; 01(um) retrovisor; 01(uma) buzina; 01(um) eixo da roda dianteira; 01(um) descanso; 01(um) cabo de velocímetro; 01(uma) engrenagem de motor; 01(uma) torneira de gasolina. Posteriormente o indivíduo foi identificado como sendo GESSIANO SOARES DA SILVA, 29 anos, residente na localidade de Gracismões, zona rural de Russas, de acordo com informações passadas pela mãe do mesmo. Os Policiais Militares realizaram a apreensão do material acima descrito e conduziram a DRPC para os devidos procedimentos. A Polícia continua a procura do referido indivíduo e do veículo em que trafegava. 

Com Informações do 1ºBPM

8 celulares apreendidos em vistoria feita na cadeia pública de Russas


Nesta Terça, 24, no período compreendido entre as 14h30min e às 16h00min, nas celas da Cadeia Pública de Russas-CE, foi realizado uma vistoria por agentes do Grupo de Apreensão do Sistema Penal – GASP, com o apoio do Grupo de Intervenções Rápidas – GIR, conforme ofício nº 310/2015, datado de 24 de Novembro de 2015. Na vistoria foram apreendidos: 04(quatro) aparelhos de telefone celulares; 08(oito) carregadores; 01(uma) bateria e 02(dois) fones de ouvido, para telefones celulares. Todo material apreendido foi conduzido por agentes do GASP para os devidos encaminhamentos.

Com Informações do 1ºBPM

Vereador vende o próprio carro, perfura poço e dar água de graça à população de Soledade


O vereador, Reginaldo de Babá (PT), do município de Soledade, interior da Paraíba, vendeu um veículo e, com o dinheiro, perfurou um poço artesiano em um terreno de sua propriedade, localizado no bairro Alto São José, zona oeste, e colocou a água a disposição da população.

Antes de distribuir a água á população, Reginaldo mandou fazer uma análise no líquido na UFCG e na Cagepa.

Desta forma, ficou constatada que é uma água propicia para gastos e não serve para o consumo humano, haja vista que tem uma pequena quantidade de sal que a deixa salobra.

Após atestada que não há nenhuma bactéria prejudicial, o vereador decidiu fazer instalar uma caixa d'água de 10 mil litros e também construiu uma cisterna de 80 mil litros para armazenar o preciso líquido e distribuir ás pessoas da comunidade.

Além disso, Reginaldo disse em entrevista ao Jornal Imparcial pela rádio Cidade AM 1310 nessa segunda-feira (23), que parte da água deste poço, é vendida para empresários do ramo de granja e a prefeitura.

O dinheiro arrecadado com essa venda, ele paga aos pipeiros para levar água aos demais recantos da cidade onde a Cagepa não mais consegue abastecer a população.

"Diante dessa terrível seca, onde a população clama o tempo inteiro por água, me veio a idéia de vender um Fiat Uno que eu tinha e perfurar um poço em terreno que tenho no Alto São José, instalar uma caixa de 10 mil litros e fazer uma cisterna de 80 mil litros e isso tem possibilitado atender boa parte da população, porque é ligada 24 horas voltada para a rua com uma mangueira ligada e com um registro, que possibilita o pessoal pegar a água em latas, carroças de burro. Ou seja, é uma maravilha", alegra-se o vereador.

Reginaldo diz que a iniciativa não tem nada a ver com promoção política, conforme insinuou uma meia dúzia de invejosos e que só pensou mesmo no sofrimento dos seus conterrâneos.

"Eu jamais pensaria numa coisa dessas. Ou seja, trocar água por voto. Até porque as eleições so ocorrerão daqui há 11 meses. Penso sim, em contribuir com o povo da minha terra, que vive sofrendo com a falta d'água. A água esta aí, não sei até quanto tempo, pois não conseguimos ver o subsolo. Mas vamos pedir a Deus que mande chuva para encher os reservatórios e acabar de vez com essa estiagem", conclui. 

Neste tempo que a escassez d'água vem atingindo todo o Estado da Paraíba, a iniciativa do parlamentar é mais que louvável.

Blog NP

PF investiga fraudes em financiamentos do Pronaf em 3 cidades do Vale do Jaguaribe

A Polícia Federal deflagrou a 'Operação Gremlins', na manhã de ontem, nas cidades de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova (distantes 160, 194 e 161Km de Fortaleza, respectivamente).

Foram cumpridos mandados de prisões temporárias e de busca e apreensão com o objetivo de combater fraudes no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com a PF, durante as investigações ficou constatada a existência de uma quadrilha especializada, na concessão de financiamentos fraudulentos, assim como desvio de finalidade na aplicação dos recursos oriundos do Pronaf naquela região no período compreendido entre os anos 2010 a 2011. A reportagem apurou que as fraudes ao Programa geraram prejuízo da ordem de R$ 20 milhões ao Banco do Nordeste.

Ordens judiciais

Durante a manhã, cerca de 30 policiais cumpriram quatro mandados de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão, nos municípios de Russas e Limoeiro do Norte, expedidos pela Justiça Federal em Limoeiro do Norte. Até o fim da tarde, os policiais continuavam em diligência a fim de dar cumprimento às medidas restantes e, em especial, a realização de intimações de investigados que serão ouvidos na base da PF instalada na sede do Ministério Público Federal (MPF), no município de Limoeiro do Norte. Os presos responderão por formação de quadrilha, contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica e contra o sistema tributário.

Segundo a PF, o nome da operação é uma alusão ao personagem do filme homônimo, que retratava um pequeno bichinho que se multiplicava.

Diário do Nordeste


Presidente da Acert comemora assinatura de contrato de migração de AM para FM


O decreto com os valores da migração das rádios AM para FM foi assinado nesta quinta-feira, 24, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A partir de agora, as emissoras AM que desejam migrar para a frequência FM deverão pagar entre R$ 8,6 mil e R$ 4,4 milhões pela adaptação da outorga.

Segundo a presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Carmen Lúcia Rocha Dummar, que participou da cerimônia, os valores da migração - divididos em patamares - foram justos. 

"Achei o preço satisfatório para os radiodifusores e para o setor que pode melhorar os serviços. O Ministério (das Comunicações) estava muito preparado e considerou vários índices, como população, alcance da emissora, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)", diz a presidente.

Ainda de acordo com ela, a migração opcional de sinal das rádios AM para FM já era um anseio de muitos radiodifusores, mas que beneficia primeiramente o ouvinte, que pode ter acesso a um serviço de qualidade superior. 

No entanto, Carmem Lúcia também ressalta que nem todos os radiodifusores da frequência AM devem migrar para a FM. "O AM também tem sua vida e muitos não vão migrar porque o FM tem um limite de alcance, apesar de ter melhor qualidade sonora", explica.

Carmem Lúcia já acompanha a questão da migração há muito tempo, antes mesmo de tomar posse como presidente da Acert e considera a mudança para nova faixa como um avanço para radiodifusão brasileira.

"O André Figueiredo (ministro das Comunicações) foi muito feliz. Há dois anos a lei foi assinada e há dois anos esperamos a definição do valor. Foi algo inédito no mundo, feito de forma unificada. Está todo mundo comemorando", complementa a presidente da associação.

Lígia Costa
O POVO Online


Terremoto de 7,5 graus abala região de fronteira entre Peru e Brasil

Um terremoto de 7,5 graus de magnitude abalou nesta terça-feira, 24, a região centro-sul do Peru, com seu epicentro na Amazônia, na zona de fronteira com o Brasil, causando alarme na população, informaram as autoridades, sem relatar vítimas ou danos.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor atingiu 7,5 graus e teve seu epicentro situado na região de Madre de Dios, 173 km a noroeste da cidade de Iberia, na fronteira com o estado brasileiro do Acre.

De acordo com a imprensa peruana, o terremoto ocorreu às 17h45 local (20h45 Brasília) e foi percebido nas cidades de Cuzco, Tacna, Pucallpa e Arequipa, e também no norte do Chile e da Bolívia.

O epicentro estava a uma profundidade de 602 km, o que segundo os especialistas paliou os efeitos do tremor, mas ampliou seu alcance.

"O movimento que é muito profundo se propaga muito mais, e por este motivo foi percebido em várias direções", disse Abraham Levi, diretor da organização privada de sismologia Ambiand.

"Neste momento persistem abalos secundários. Foi melhor ter ocorrido de dia porque de noite talvez houvesse consequências", disse à Rádio RPP o prefeito da cidade de Mollendo, José Ramos Carrera.

Segundo a RPP, habitantes de Arequipa e Cusco, no sul do país, saíram de suas casas em pânico.

Em Arequipa, testemunhas falaram em até três tremores contínuos, que foram leves mas demorados.

O último terremoto de grande magnitude registrado no Peru ocorreu no dia 15 de agosto de 2007, com epicentro na costa, 40 km a oeste de Pisco, matando 595 pessoas.

AFP