-->

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Nordeste: Começa a chover forte na Bacia do São Francisco


chuva_pirapora_1

O período úmido na bacia do rio São Francisco já pode ser sentido melhor nestes primeiros dias de novembro. Quem garante é a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o assunto foi pauta durante a reunião promovida semanalmente pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados da Bacia.


Durante a reunião, a informação passada pelo núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro, a previsão para os próximos sete dias na Bacia do chamado rio da integração nacional é de, pelo menos, 40 milímetros (mm) de precipitação na região do Alto São Francisco.

Em municípios como Pirapora (MG) e Barreiras (BA), as chuvas já ultrapassaram os 100 mm em apenas 3 dias. Esse acúmulo de água deve ajudar a diminuir os efeitos da crise hídrica no Vale do São Francisco, onde o Lago de Sobradinho está com apenas 3% da sua capacidade.

A notícia está sendo aguardada com ansiedade. De acordo com alguns dos projetos irrigados localizados na Bacia e que participa da reunião, a baixa vazão do Velho Chico está impedido a irrigação, além de outras atividades que são diretamente prejudicadas pela escassez hídrica registrada desde 2013.

O superintendente da ANA, Joaquim Gondim, explicou que apesar da boa notícia, os órgãos reguladores vão manter a defluência de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) no reservatório de Sobradinho (BA). “Ainda esta semana será publicada no Diário Oficial a renovação desse patamar de vazão até abril, conforme havia sido acertado antes”, confirmou Gondim.

As videoconferências que avaliam as condições hidrológicas da Bacia do São Francisco atendem a uma solicitação apresentada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), são realizadas semanalmente.

Fonte Blog  Ramos filho


Cinco homens fazem ataque a ônibus e incendeiam veículo na BR-116



Cinco homens fizeram um ataque a ônibus urbano, ainda sem identificação de placas,em Fortaleza, na BR-116 KM 05, na manhã desta quinta-feira (2). Três dos indivíduos adentraram o coletivo, um deles, portando pistola, rendeu o motorista, ordenou que todos os passageiros descessem, ateou gasolina e iniciou o incêndio.

O motorista do veículo informou que um dos homens disse que estaria vingando a morte de outro integrante de facção criminosa. Neste momento, há duas VTRs PRF no local, além de PM, Bombeiros e equipe da Enel. A ocorrência está em andamento. O fogo está controlado e a energia na região já foi restabelecida.

 Fonte; Verdinha


LIMOEIRO DO NORTE-CE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA FATAL


Ontem dia 02/11/2017(quinta-feira), por volta das 19h 15 min, foi vítima fatal de acidente de trânsito a pessoa de JOAB DIELISON COSTA GOMES, natural de Limoeiro do Norte-CE  24 anos, servente de pedreiro, solteiro, não habilitado, residente no bairro Pitombeira, Limoeiro do Norte-CE, o mesmo conduzia a motocicleta HONDA BIZ 110I, de cor branca, ano 2017, placa PNI-8531, o mesmo trafegava no sentido Cidade Alta Limoeiro do Norte-CE, quando veio a colidir frontalmente com o veículo FIAT/TORO FREEDOM, ano 2016, de cor preta, placa PMP-3425, onde a mesma era conduzida por SAULO LUIZ MORAIS DE OLIVEIRA MELO, natural de Aracaju-SERGIPE,  advogado, residente na Rua Luiz Paulino Gomes, bairro Antonio Holanda, Limoeiro do Norte-CE, onde este trafegava em sentido oposto ao da vítima. A CP 1174 FTA, composta pelos militares, estive no local para os primeiros procedimentos, bem como administra o trânsito, já que o acidente aconteceu em uma avenida de grande fluxo de veículos. 

Blog Erivando Lima


TABULEIRO DO NORTE-CE TENTATIVA DE HOMICIDIO A BALA


Ontem  dia 02/11/2017(quinta-feira), por volta das 22h, na Rua Jerônimo Gadelha, bairro 08 de Setembro, Tabuleiro do Norte-CE, foi vítima de tentativa de homicídio à bala, a pessoa de JAQUELINE DE ARAUJO DA SILVA, natural de Tabuleiro do Norte-CE, 20 ANOS, estudante e residente na Rua Alfredo Gadelha, bairro 08 de Setembro, nesta urbe. A vítima encontrava-se na calçada, quando um indivíduo a pé se aproximou e efetuou 03(três) disparos de arma de fogo contra a mesma, sendo que atingiram sua face esquerda, seu braço direito e o tórax, populares socorreram a vítima para o hospital local, de onde vai ser transferida para a Cidade de Fortaleza-CE, a mesma a todo instante encontra-se consciente. A RP 1104 composta pelos PM’S,  encontram-se realizando diligências no intuito de identificar e prender tais autores mas até o momento sem êxito. 

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE ARROMBAMENTO EM VEICULO SEGUIDO DE FURTO


Ontem dia 02/11/17, por volta das 18 h 30 min, na avenida Gov. Raul Barbosa, Russas-CE, mais precisamente na lagoa da Caiçara, foi vitima de furto a pessoa de LUIS FELIPE RODRIGUES solteiro, empresário, natural de Russas-CE, residente em Russas-CE), este que realizava atividades físicas (caminhada) no referido polo de lazer, quando percebeu que seu veiculo Hilux CD 4x4 SRV de cor cinza, ano 2010, de placa NVA-0989, estava com o vidro do lado do passageiro quebrado, sendo que furtaram do interior do veiculo carteira porta-cédulas com documentos da vitima e o valor de R$ 200,00. PM’s,  na RD-2775, compareceram no local e passaram a diligenciar, contudo sem êxito.

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE PRISÃO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTE


Ontem 02/11/2017, por volta das 10h 30 min, a equipe Raio 013 foi averiguar uma denuncia que na residência do Josimar, vulgo "jojô", no bairro Várzea Alegre, Sítio Tourão se encontravam elementos foragidos da cadeia de Russas, que ao chegar no local, a equipe abordou Josimar Leite Ferreira, 28 anos, natural de Fortaleza/CE, residente no Sitio Tourão, Russas-CE, juntamente com Francisco Denilson de Oliveira Sousa, 18 anos, natural de Russas /CE, residente no Sitio Tourão/Russas, que foi encontrado com  Denilson uma trouxinha de maconha, que indagado sobre a droga, Denilson informou a composição que havia uma quantidade maior enterrada no quintal, que o mesmo desenterrou a quantia de 231 g de maconha e que de imediato recebeu voz de prisão pela equipe, que o conduziu para DRPC de RUSSAS para serem realizados os procedimentos cabíveis. 

Blog Erivando Lima


IFCE abre 2.815 vagas para cursos técnicos gratuitos


Foto: Diário do Nordeste

As 24 unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estão com edital aberto para o processo seletivo 2018.1. Ao todo, estão disponíveis 2.815 vagas em cursos técnicos gratuitos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente.

As inscrições podem ser realizadas a partir da próxima terça-feira (7) e seguem até o dia 20 de novembro. Os  candidatos poderão preencher o formulário eletrônico do requerimento de inscrição no site e, em seguida, dirigindo-se ao campus de interesse, de porte a documentação exigida.

As vagas são para os campi de Acaraú, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Iguatu, Itapipoca, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Paracuru, Pecém, Quixadá, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

Os cursos técnicos integrados são os que permitem ao aluno cursar, paralelamente, o Ensino Médio e o técnico na mesma instituição de ensino. A modalidade concomitante é aquela na qual o aluno estuda o ensino médio tradicional em outra instituição e, no contraturno, faz o curso técnico no IFCE. Já o curso subsequentes são voltados para quem já concluiu o ensino médio.

A classificação será determinada pela análise do histórico escolar, a partir de notas/pontuação/conceitos do candidato disponíveis no Histórico Escolar ou em documento equivalente.

Blog Erivando Lima / Verdinha


Ministério da Saúde corta recursos de 16 municípios cearenses por irregulares com a saúde


O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União o corte de verba a municípios do Ceará que estão irregulares com a produção de informação sobre a saúde dos municípios no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS).

No Ceará, 16 cidades não receberão o recurso. Amontada, Barro, Camocim, Graça, Granjeiro, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Ipaumirim, Itapiúna, Miraíma, Mucambo, Pacajus, Palhano, Potengi, Tururu e Várzea Alegre não estão dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde quanto à organização e ao funcionamento do Sistema Único de Saúde.

Os valores que seriam repassados são referentes a setembro, outubro, novembro e dezembro. Segundo o Ministério, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) responsável pelo monitoramento do sistema de cadastro nacional de estabelecimentos de saúde e do sistema de informação ambulatorial, não identificou a atualização dos dados dos referidos municípios. Ainda de acordo com a publicação, a falta de informações do setor é referente aos meses de Fevereiro a Junho deste ano.

Blog Erivando Lima / Ceara News


Ministério da Saúde corta recursos de 16 municípios cearenses por irregulares com a saúde


O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União o corte de verba a municípios do Ceará que estão irregulares com a produção de informação sobre a saúde dos municípios  no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS).

No Ceará, 16 cidades não receberão o recurso. Amontada, Barro, Camocim, Graça, Granjeiro, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Ipaumirim, Itapiúna, Miraíma, Mucambo, Pacajus, Palhano, Potengi, Tururu e Várzea Alegre não estão dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde quanto à organização e ao funcionamento do Sistema Único de Saúde.

Os valores que seriam repassados são referentes a setembro, outubro, novembro e dezembro. Segundo o Ministério, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (ANVISA) responsável pelo monitoramento do sistema de cadastro nacional de estabelecimentos de saúde e do sistema de informação ambulatorial, não identificou a atualização dos dados dos referidos municípios. Ainda de acordo com a publicação, a falta de informações do setor é referente aos meses de Fevereiro a Junho deste ano.

Blog Erivando Lima / Ceara Agora