-->

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Mulher é diagnosticada com lesão no olho após ver eclipse solar sem proteção

 QUARTA-FEIRA, OUTUBRO 18, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Uma mulher de 22 anos sofreu uma lesão no olho após visualizar o eclipse solar anular sem proteção devida no último sábado (14), em Natal (RN). A jovem procurou uma oftalmologista para relatar uma queixa de mancha na vista.

"A história era clássica. Logo depois de ter visto o eclipse, ela informou que não estava usando proteção e depois permaneceu com uma mancha na visão central de um dos olhos. Após uma avaliação, ela foi encaminhada para mim para fazer exames complementares. E aí vimos que teve, realmente, uma lesão bem central na retina dela", explicou a oftalmologista Fernanda Pinheiro, ao g1.

De acordo com a médica, é possível recuperar a visão, total ou parcialmente, mas a recuperação é lenta. "Pode demorar de seis meses a 1 ano. Alguns pacientes, inclusive, podem ficar com sequela, então isso é bem variável, depende do tempo de exposição, depende da recuperação de cada paciente", disse.

O eclipse solar atraiu a curiosidade de diversas pessoas ao redor do Brasil. No entanto, foi alertado sobre os perigos e cuidados que deveriam ser tomados para assistir ao sol. A recomendação de especialistas era de não olhar o eclipse a olho nu. Um dos métodos mais adequados era utilizar o filtro soldador nº 14, encontrado principalmente em lojas de material de construção, além de sites na internet.

Fonte: BnewsF

Programa Espaço Libre de 4;30 da manhã na Progresso FM 101.1.

Fone; 88 2145 0202 Zap; 88 9 9358 2099

                                   Erivando Lima.

Homicidio a bala no distrito de Flores em Russas - CE


Dia 18/10/2023-Por volta de 06h, PMs de flores, foram acionados pelo centro de operações informando de disparos de arma de fogo no rio que da acesso ao ramal de flores de imediato os policiais Compareram ao local e foi verificado a veracidade do ocorrido.

Tratando de um homicídio de arma de fogo sendo vítima Astonio Angelino de Souza Silva 49 anos ( Antonio Garrote ), natural de Limoeiro do Norte, casado agricultor e residente no Ramal de Flores.

A vítima vinha trafegando num motocicleta pop preta de placa não informada pela estrada carroçavel que liga ramal de flores para o centro, segundo informações preliminares que um Fiat Palio branco com indivíduos no seu interior haviam feito os disparos, sendo que a vítima soltou a citada motocicleta vindo a correr no leito do rio, sendo encontrado próximo ao corpo várias cartuchos de calibre 12.

A policia militar juntamente com a policia Civil estiveram no local. O perito e o RABECÃO tambem compareceram e o corpo da vitima foi conduzido para o IML de Russas.

Fonte; PM CE

Blog; Erivando Lima Reporter.

Russas - CE plantão policial 1º BPM



TABULEIRO DO NORTE CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO  

Dia 17/10/23, por volta das 15h40min, a FORÇA TÁTICA recebeu a informação de um Mandado de Prisão em aberto em desfavor de um homem, após, que resultou na captura do indivíduo citado, o mesmo  estava nas proximidades de sua residência (Esquina da juventude), Tabuleiro do Norte-CE. O individuo foi encaminhado a DRPC da cidade de Russas-CE, para ser feito os procedimentos cabíveis. 

Fonte; PM CE

EFEITO LULA: Grupo Carrefour fecha 16 lojas em Belo Horizonte (MG)

 

O Grupo Carrefour encerrou suas atividades em 16 lojas na cidade de Belo Horizonte (MG), transferindo todos os ativos e produtos à DMA, uma empresa local concorrente que detém as marcas Epa, Mineirão e Brasil Atacarejo. A decisão, aprovada pela SG (Superintendência-Geral) do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) na última terça-feira (10), deverá ser efetivada nos próximos 15 dias.

Essas lojas pertencem à incorporadora imobiliária WRV, que faz parte do Grupo DMA, uma empresa com presença em diversos estados do Brasil, incluindo Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rondônia e Rio de Janeiro. Além disso, o Grupo DMA opera postos de combustíveis com as bandeiras Mais Brasil e Petrobras-BR.

O Carrefour havia locado essas lojas da DMA, mas uma prolongada disputa legal envolvendo o contrato de aluguel será resolvida com a devolução das unidades.

O Cade assegura que essa operação não resultará em impactos negativos na concorrência, e a DMA passará a deter uma fatia de mercado entre 20% e 50%.

(Hora Brasília)