-->

terça-feira, 11 de outubro de 2022

No Cariri, Polícia Civil apreende 100 quilos de maconha vinda de São Paulo; Mulher é presa

Uma ação desenvolvida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), realizada na noite dessa segunda-feira (10), resultou na apreensão de cem quilos de maconha oriunda do Estado de São Paulo. A mulher que seria responsável pelo transporte da droga foi presa. A localização do entorpecente foi possível após um trabalho de inteligência desenvolvido pelo Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte e do Departamento de Inteligência (DIP) da PC-CE.

Alexandra Rufino Ferreira, de 22 anos, que não registrava antecedentes criminais, foi presa por ser a pessoa responsável pelo transporte da droga. Conforme as investigações, a mulher foi a São Paulo, por via aérea, na última sexta-feira (07) e retornou de ônibus ao Ceará, nessa segunda-feira (10). A Polícia Civil já investigava a atitude suspeita dela.

Após confirmar o retorno da suspeita para solo cearense, a Polícia Civil montou uma operação que resultou na apreensão de 115 tabletes de maconha, totalizando 100 quilos de entorpecentes. A abordagem ocorreu na Rodovia 060, no município de Barbalha. Diante dos fatos, a mulher foi presa e autuada em flagrante por trafico de drogas. A Polícia Civil mantém as investigações no sentido de identificar e localizar para quem a droga seria entregue.


Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3102-1285, o número da Delegacia Regional de Crato.

Denúncias também podem ser repassadas para o número (88) 2157-8021, que é o WhatsApp do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem de áudio, de texto ou vídeo, ou para o 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp.

STJ afasta do cargo e aciona PF contra governador de Alagoas denunciado pelo pai

 

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (11) a Operação Edema, que tem como alvo o governador-tampão de Alagoas e candidato à reeleição, Paulo Dantas (MDB), em uma investigação sobre um suposto esquema criminoso de “rachadinha” na Assembleia Legislativa (ALE).

A ação da PF com o Ministério Público Federal (MPF) foi ordenada pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou o afastamento de Paulo Dantas do cargo de governador de Alagoas, por 180 dias.

Afilhado político dos líderes estaduais do MDB, o senador Renan Calheiros e o ex-governador Renan Filho, Dantas foi acusado pelo próprio pai de comandar um esquema de corrupção. E disputa o 2º turno contra o senador Rodrigo Cunha (União Brasil).

Entre os alvos dos 31 mandados de busca e apreensão está a casa do governador Paulo Dantas, no Condomínio Laguna, em Marechal Deodoro (AL).

São alvos de mandados de busca e apreensão a Assembleia Legislativa de Alagoas; o Palácio República dos Palmares, sede do Governo de Alagoas; e ainda um hotel em São Paulo, onde Paulo Dantas está hospedado. Com o governador, foram apreendidos R$ 14 mil em dinheiro.

O STJ ordenou que a Polícia Federal vasculhe bagagem do governador e recolha seu telefone.

A decisão do STJ também determinou o sequestro de R$ 54 milhões em bens e valores dos investigados, para garantir o ressarcimento dos valores desviados com o esquema de “rachadinha”, que consiste na devolução de parte dos salários de assessores a parlamentares que os nomeiam. Dezenas de imóveis foram objetos de constrição.

A investigação que tramita em sigilo desde 2019 investiga os crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Nenhum dos alvos teve nomes divulgados pela PF e pelo MPF. E foram proibidos pela decisão do STJ de manter contato entre si e frequentar os órgãos públicos envolvidos na apuração.

“A necessidade e a urgência das medidas cautelares cumpridas na manhã de hoje – que incluem busca e apreensão, sequestro de bens, afastamentos de função pública, dente outras medidas – foram amplamente demonstradas nos autos da investigação policial e corroborada pelo Ministério Público Federal, o que subsidiou a decisão judicial”, diz a nota do MPF, reproduzida pela PF. O texto confirma que “uma das determinações foi o afastamento cautelar do governador”.

O vice-governador, José Wanderley Neto, será comunicado a respeito da ordem judicial de afastamento do governador do cargo. O vice é cirurgião cardiologista e foi eleito deputado estadual nas eleições do último dia 2 de outubro.

O Diário do Poder fez contato com a assessoria de imprensa do governador Paulo Dantas. E aguarda seu posicionamento sobre a Operação Edema.

Adolescente dá à luz em banheiro de hospital sem saber da gravidez

 

Foto: reprodução/Pexels

Uma adolescente de 17 anos de idade deu à luz no banheiro de um hospital, na cidade de Biguaçu, em Santa Catarina, na tarde desse domingo, 9.

Sem saber que estava grávida, a moça procurava atendimento médico após sentir fortes dores abdominais. 

A jovem havia sido acompanhada pelo pai à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ele fazia o preenchimento do seu cadastro enquanto a menina ia ao banheiro. 

Apesar do susto, mãe e criança passam bem

De acordo com a Secretaria de Saúde de Biguaçu, a criança nasceu no vaso sanitário e precisou ser reanimada após o parto. A mãe da criança teve uma hemorragia e precisou ser internada em uma UTI.

Apesar das circunstâncias do parto, mãe e bebê estão fora de perigo e foram encaminhadas para a maternidade do município.

Segurar e caminhar cinco minutos acalma o bebê chorando.

Gravidez silenciosa foi um choque para mãe e família

Ainda de acordo com informações da prefeitura, a adolescente não sabia da gravidez, o que causou um choque na jovem e na família. 

Ela não tinha nenhum sintoma de uma gestação e só sentiu dores no domingo que aconteceu o parto. O pai era o único familiar presente no momento da ocorrência. 

O povo

Morre aos 92 anos, o juiz aposentado Ataliba Moura

 

Foto: Divulgação

Faleceu nesta terça-feira (11/10), aos 92 anos, o juiz de direito aposentado Ataliba Araújo Moura.

Natural da fazenda Poço Frio, no distrito de Lisieux, em Santa Quitéria, construiu carreira no meio jurídico por 28 anos tendo passado pelas comarcas de Santa Quitéria, Saboeiro, Aquiraz, São Benedito, Icó, Nova Russas e Fortaleza, onde se aposentou compulsoriamente em novembro de 1999 na entrância especial.

Ele também exerceu a função de professor em escolas públicas de Coreaú, Granja, Sobral, Fortaleza, Nova Russas e Teresina (PI).

Atualmente, Dr. Ataliba residia em Viçosa do Ceará. Viúvo, deixa seis filhos.

Seu corpo está sendo velado no Cemitério Jardim Eterno, em Sobral e será sepultado no final da tarde no cemitério local de Santa Quitéria.

Por

-

Quixadá - CE plantão policial 9º bpm

 QUIXADÁ ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

Dia 10 de outubro de 2022, por volta das 10;30min, o Copom recebeu a ligação de um popular sobre um acidente de trânsito na CE-060 - 1,4Km da sede de Quixadá (próximo ao Motel Fantasia) - entre uma camionete Hillux e uma moto, com uma possível vítima fatal. Imediatamente a PRE - Quixadá foi acionada, tendo a VTR 9501 – Choro – se deparado com o sinistro quando se deslocava para a sede do Batalhão, em Quixadá. A equipe confirmou a morte de uma das vítimas, uma senhora , natural de Quixadá-CE. A outra vítima, um moto taxista, foi socorrido pelo SAMU com vida para a UPA 24h em Quixadá para receber o atendimento médico de urgência, contudo, em decorrência da gravidade dos ferimentos, o mesmo não resistiu e veio a óbito na unidade. A VTR PRE se fez presente no local do acidente, junto a equipe da Delegacia de Polícia Civil de Quixadá, além da Prefoce, para remover o corpo da senhora. As equipes continuam nas buscas para identificar o condutor e responsabilizá-lo, de acordo com a Lei.

QUIXERAMOBIM LESÃO CORPORAL DOLOSA

Dia 10/10/2022, por volta das 20;15min, o Destacamento recebeu uma ligação, via 190, informando um indivíduo estava agredindo uma mulher e quebrando os pertences da mesma. A VTR 9521 foi acionada para atender a ocorrência onde ao chegar comprovou a veracidade da informação. A vítima foi identificada como sendo uma senhora, natural de Quixeramobim-CE, residente à Rua Presidente Juscelino Kubitschek, bairro Duque de Caxias, Quixeramobim-CE. A vítima informou aos policiais ter sido agredida com um soco que quebrou seu óculos, pelo indivíduo identificado natural de Fortaleza - CE, residente à Rua Joaquim Lima, bairro Papocu, Fortaleza-se. Segundo informações colhidas no local o indivíduo invadiu a casa da vítima com a finalidade de agredir a esposa dele que havia se abrigado no local, após invadir a residência da vítima o indivíduo passou a quebrar mesas, cadeiras e outros objetos que se encontrava na calçada da residência da vítima. Diante do fato o agressor e a vítima foram conduzidos até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá-CE, onde foram apresentados à Autoridade Policial que lavrou contra o agressor o Inquérito Policial Art. 129 do Código Penal Brasileiro.

Fonte; PM CE


Bolsonaro tem projeto para que Brasil tenha presídios privados, presos trabalhando e pagando custos

 

O governo federal tem um projeto para privatizar presídios e fazer os presos trabalharem e usarem parte do salário para pagar seus custos. Noticiado pelo Conexão Política em julho de 2020, a pauta esteve em alta na agenda do Palácio do Planalto e já está nos processos finais para ser a nova aposta do presidente Jair Bolsonaro.

Conforme apurou o Conexão Política com interlocutores do governo, a medida visa alcançar soluções significativas para resolver o grande problema que é a situação carcerária no país. A ideia é que os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul sejam utilizados como projeto piloto para as ações.

Além disso, a reportagem revela que o governo quer utilizar a região Nordeste como plano estratégico, estendendo a proposta para capitais com altos índices de violência.

As visitas do chefe do Executivo ao Nordeste não têm sido apenas uma agenda visando uma futura reeleição, mas também uma investida para consolidar aliados que estejam dispostos a acenar positivamente para a ‘atitude dos sonhos’ de Bolsonaro.

Ceará e Pernambuco estão na mira do governo federal.

No primeiro semestre de 2020, o Ceará apresentou um forte aumento da violência, em comparação com o mesmo período de 2019. O número de assassinatos cresceu em 102,3%, passando de 1.106 assassinatos de janeiro a junho de 2019 para 2.245 em 2020, de acordo com dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública.

O cenário em Pernambuco foi bastante semelhante. De janeiro a junho de 2020, 1.962 pessoas foram assassinadas no estado. O número representa aumento de 11,8% com relação ao mesmo período de 2019, que foi de 1.755 vítimas. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, através de documento anual que traz números fornecidos pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal.

Caso o projeto realmente avance, a iniciativa privada poderá atuar por 35-40 anos.

Com informações do Conexão Política

Russas - CE plantão policial 1º BPM


 RUSSAS RECUPERAÇÃO DE MOTO COM QUEIXA DE ROUBO/FURTO

Dia 10/10/2022 (Segunda-feira) – Por volta das 07h30min, as margens de uma estrada vicinal (localidade de Ilhota, zona rural de Russas-CE) que dar acesso a localidade de Furtuoso em Jaguaruana, a equipe Policial Militar recebeu informações na manhã de hoje, de uma moto abandonada na jogada na estrada; que foram ao local indicado e lá verificaram que a moto Bros, 150, ano 13/14, cor vermelha, placa OSE 4A06 tinha queixa de roubo, desde 15/09/2022, motivo pelo qual apreenderam a motocicleta informada  e a conduziram a DPC local, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência 

ITAIÇABA/PALHANO ESTUPRO DE VULNERÁVEL E SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO

Dia 10/10/2022 (Segunda-feira) – Por volta das 08h, compareceram ao Destacamento Policial de Itaiçaba-CE, os pais da criança de 08 anos de idade, residente na zona rural da cidade, comunicaram que a criança havia sido estuprada pelo individuo de 28 anos, e em seguida teria fugido para a comunidade de Feijão manso, zona rural da cidade de Palhano, onde várias equipe policiais fizeram diligências, e através de informe de populares, depararam com o corpo do acusado que havia cometido suicídio por enforcamento com um cadarço de tênis em um cajueiro, em uma propriedade particular na referida comunidade. Compareceram ao local: Policia Civil, Pericia e Rabecão adotando as medidas necessárias no local. A motocicleta Honda Biz, ano 2003, placa HWQ 8603, que o mesmo andava, ficou a cargo do destacamento para ser tomadas as devidas providencias cabíveis. 

Fonte; PM CE