-->

segunda-feira, 13 de julho de 2020

35 mortes e Russas entre os 15 municipios com maior número de casos de COVID19 no CE

Com 1555 casos confirmados de coronavírus e 35 mortes contabilizadas até a tarde deste segunda-feira, 13, Russas se coloca entre os 15 municípios cearenses com os maiores números de casos registrados da doença no estado do Ceará.
Entre os 184 municípios cearenses, a terra de Dom Lino fica atrás apenas de Fortaleza, Sobral, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Quixadá, Maranguape, Camocim, Acaraú, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Tianguá e Crato.
No Vale do Jaguaribe, Russas é o município com mais casos confirmados da doença na região.  
A Secretaria da Saúde ainda aguarda mais 1010 resultados de exames em pacientes suspeitos.  
As informações fazem parte do portal IntegraSUS, e podem ser acessadas através da internet, no endereço  https://indicadores.integrasus.saude.ce.gov.br/indicadores/indicadores-coronavirus/coronavirus-ceara

Diretor do DNOCS visita o perímetro irrigado Tabuleiros de Russas

O diretor do DNOCS, Fernando Marcondes de Araújo Leão, visita nesta segunda-feira, 13, o Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas, e o Jaguaribe-Apodi. Com a chagada das águas do São Francisco no açude Castanhão, que deverá acontecer nos próximos meses, avaliar o atual cenário dos dois polos da fruticultura cearense se faz uma necessidade urgente.
Acompanhado do deputado federal Domingos Neto, o chefe do órgão vai avaliar de perto a realidade estrutural do local, e também os impactos da estiagem sobre a produção no projeto, que resultou em milhares de desempregos.
Com problemas estruturais sérios, furtos de equipamentos, abandono de propriedades, e até mesmo roubo de fiações e transformadores elétricos para ser vendido em sucatas, o projeto que deveria ser um oásis na região, ainda não passa de um sonho do cearense Vicente Fialho, que foi Ministro da Irrigação, do governo Sarney, na década de 80.
Outro problema é a invasão de mais de 2 mil hectares de terra. Uma briga judicial que se arrasta há anos, e que até hoje não se encontrou uma solução para os posseiros e também não se cumpriu uma ordem judicial federal de reintegração de posse.
Na visita, o diretor do DNOCS e o deputado, procuram alternativas para garantir recursos para a execução dos serviços que faltam nos dois perímetros.

Blog; Erivando Lima \ Imprensa do Vale

Carnaval de Salvador pode não acontecer no próximo ano

Incerto
Carnaval de Salvador pode não acontecer no próximo ano
 Divulgação
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), revelou nesta segunda-feira , 13, caso não tenha uma vacina contra o novo coronavírus até novembro deste ano, o carnaval poderá ser adiado na capital baiana. “Se não houver uma vacina ou se não houver uma clareza em relação à imunidade coletiva até o mês de novembro, então pode ser que a prefeitura não tenha elementos de segurança para manter o Carnaval”, disse o prefeito baiano.
Segundo o prefeito, ainda muito cedo para tomar uma decisão da realização do evento. “Caso cheguemos ao mês de novembro sem segurança plena para realizar o Carnaval em fevereiro, eu acredito que ninguém vai autorizar que a festa aconteça. Eu não autorizaria”, acrescentou ACM Neto.
Ele disse que pensa em mudar a data para o fim de maio ou começo de junho. Também espera que não conflite com o calendário festejos juninos. "A gente sabe que os festejos juninos do Nordeste são fortes, e também não acho que seja justo planejar o Carnaval de forma a prejudicar o São João, que já não aconteceu neste ano.”
O governador Rui Costa já tinha alertado para o adiamento da festa momina.

Fonte: O Antagonista 


Ceará goleia Barbalha por 5 a 0 na volta do futebol cearense

O confronto ocorreu pela 6ª rodada do Cearense, no CT Luiz Campos, em Itaitinga.
O Ceará venceu o Barbalha por 5 a 0 pela 6ª rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense, no CT Luiz Campos, em Itaitinga, nesta segunda-feira (13). Os gols foram marcados por Lima (2), Vina, Charles e por Tiago Pagnussat. O resultado deixa o Vovô na liderança momentânea do Estadual, com 14 pontos, dois mais que o Fortaleza (3º colocado), que enfrenta o Guarany de Sobral nesta noite.

Após 4 meses de paralisação devido à pandemia de Covid-19, este foi o 1º jogo oficial no Estado. O governador Camilo Santana liberou a volta do esporte na capital cearense na última sexta-feira (10). A última partida havia ocorrido no dia 15 de março, no Castelão já de portões fechados, com vitória do Ceará por 2 a 1 diante do Sport, pela Copa do Nordeste.

O jogo

As duas equipes iniciaram a partida em alto ritmo em Itaitinga. Logo aos 8 minutos, após 4 escanteios, todos pelo lado esquerdo, o Vovô abriu o marcador. O meia Lima recebeu passe de Vina após rebote pelo lado direito e chutou forte, fazendo 1 a 0 para o Alvinegro, pela 1ª vez sob o comando do técnico Guto Ferreira.

Até os 15 minutos, o Ceará impôs forte pressão no grupo treinado de Arnaldo Kelvin, com vários jovens em campo. Devido à situação da pandemia no interior do Estado, o Barbalha fechou uma parceria com o União, time da 2ª divisão do Estadual e com sede na capital cearense, para utilizar seu elenco no restante da competição.

O ritmo caiu em meados da 1ª etapa, com o Vovô rodando a bola enquanto o Barbalha esperava as melhores chances para contra-atacar, algo que quase não ocorreu.

Ao 45 minutos, o meia Vina, atuando centralizado na linha de meias do 4-2-3-1 alvinegro, ampliou o marcador. Após duas bolas na trave, o camisa 29 recebeu na entrada da área de Lima e chutou com tranquilidade no lado esquerdo do goleiro.

A 2ª etapa começou com o Ceará a todo vapor no campo de ataque. Logo aos 3 minutos, Ricardinho cobrou falta pela esquerda, o goleiro Geilson defendeu e, no rebote, Charles cabeceou para o gol, ampliando o marcador. 3 a 0 para o Alvinegro.

Em seguida, Samuel Xavier avançou pela direita da área e tocou para Lima, livre na esquerda, que bateu tranquilo contra a meta de Geilson. 4 a 0 para o Vovô.

No último gol alvinegro, Tiago Pagnussat recebeu pela direita e bateu cruzado. O goleirão do Barbalha, Geilson, ainda deu uma colaborada.

Guto Ferreira usou as 5 substituições, mandando ao campo Bergson, Fernando Sobral, Mateus Gonçalves, Wescley e Alyson. As mudanças mantiveram o ritmo ofensivo do Ceará até o fim da partida.

Luiz Otávio, Rodrigão, Fabinho, Gabriel Lacerda, Leandro Carvalho, Juninho Quixadá e Cristiano foram poupados desta partida.

O próximo confronto do Ceará ocorre nesta quarta-feira (15), contra o Fortaleza, a partir das 22h30, no Castelão. 

(Diário do Nordeste)


Comandantes das três forças repudiam e acionam PGR contra Gilmar Mendes

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, informou que irá enviar uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes “para adoção das medidas cabíveis”. A reação se deve a uma fala proferida pelo ministro no último sábado (11), no qual afirmou que “o Exército está se associando a esse genocídio”, referindo-se às mortes por covid-19 no país, destaca o Correio Braziliense.

O ataque do Ministro foi feito em uma transmissão ao vivo realizada pela revista Isto É. Nela, Mendes criticou o fato de o Ministério da Saúde estar, até hoje, sem ministro, sendo comandada interinamente pelo general Eduardo Pazuello desde a saída de Nelson Teich, em maio. “Isso é ruim, é péssimo para a imagem das Forças Armadas. É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. Não é razoável para o Brasil”, afirmou.

Em nota, o ministro da Defesa juntamente com os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica repudiaram “veementemente a acusação apresentada” pelo ministro. “Comentários dessa natureza, completamente afastados dos fatos, causam indignação.Trata-se de uma acusação grave, além de infundada, irresponsável e sobretudo leviana. O ataque gratuito a instituições de Estado não fortalece a democracia”, ressaltaram.

Eles ainda afirmaram que “genocídio é definido por lei como ‘a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso'”, segundo a Lei nº 2.889, de 1956. “Trata-se de um crime gravíssimo, tanto no âmbito nacional, como na justiça internacional, o que, naturalmente, é de pleno conhecimento de um jurista. Na atual pandemia, as Forças Armadas, incluindo a Marinha, o Exército e a Força Aérea, estão completamente empenhadas justamente em preservar vidas”, escreveram.

(R.Curitiba)


Dez armas de fogo são apreendidas pela Polícia Civil em Caucaia

A continuidade das diligências desencadeadas durante a operação Focus culminou nas apreensões de dez armas de fogo, em Caucaia, nessa quarta-feira (8). A ofensiva policial, que foi dividida em duas fases, resultou na prisão de um dos homens mais procurados do Ceará – Francisco Cilas de Moura Araújo (44), o “Mago”. Ele foi capturado em Teresina no Piauí, após diligências de policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), durante a primeira fase da ofensiva, na última terça-feira (07). Na segunda fase, na manhã de ontem (08), outros sete suspeitos foram presos em Caucaia e, à tarde, as dez armas foram apreendidas.

Após a divulgação da prisão do chefe criminoso autor de diversos homicídios em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará, a Draco recebeu inúmeras denúncias acerca da localização de outros suspeitos envolvidos com a mesma organização criminosa (orcrim) comandada por Cilas. Durante as investigações acerca de uma dessas informações, os policiais civis seguiram até um terreno na localidade de Baixa Grande, apontado como local utilizado como esconderijo para um arsenal pertencente à orcrim. Por meio de uma revista ao local, as equipes encontraram nove revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre 12. Todo o material estava acondicionado em cinco sacos plásticos.

“Algumas dessas armas estavam enterradas, outras estavam sob arbustos dentro de um terreno, mas todas com a manutenção em dia e prontas para o uso. Nós acreditamos que elas foram deixadas lá em razão da movimentação policial na cidade de Caucaia. Como nós cumprimos diversos mandados de prisão e visitamos endereços de pessoas ligadas ao crime, os suspeitos promoveram essa movimentação do arsenal justamente para dificultar o acesso da Polícia a elas. É importante destacar que esse trabalho gerou um grande impacto no grupo, pois com as apreensões dessas armas, muitas ações criminosas foram evitadas”, explicou o delegado da Draco, Alceu Viana.

Todo o material foi encaminhado à sede da delegacia especializada. Com as prisões, apreensões e indícios colhidos durante o dia de ontem, a Polícia Civil dará continuidade aos trabalhos policiais no intuito de desarticular toda a cadeia criminosa que estrutura o grupo de “Mago”.


Operação Focus

A prisão de “Mago” marcou a primeira fase da operação “Focus”, na terça-feira (7). O cearense residia com a família em um apartamento alugado e levava uma vida reservada e agia como cidadão comum em Teresina (PI). Por meio de buscas efetuadas no imóvel, os policiais apreenderam uma identidade falsa e um anel com as letras MG, que fazem referência à célula criminosa que o então foragido da Justiça comandava. O apetrecho é uma forma de demonstrar poder entre os demais membros do grupo.

Além de fazer parte da lista dos mais procurados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Cilas possuia mandados de prisão em aberto por homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Ele já respondia por dez inquéritos policiais, sendo sete homicídios, um por porte, por posse ilegal de arma de fogo e por furto.

Como parte da mesma operação, a PCCE prendeu, por cumprimento de mandados de prisão, outros sete suspeitos do mesmo grupo, em Caucaia, na manhã dessa quarta-feira (8). A ofensiva contou com um efetivo composto por 120 policiais civis e teve o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

A ação em Caucaia contou ainda com o apoio dos departamentos Técnico Operacional (DTO), de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), além da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PCCE.

Denúncias

A população pode contribuir com os trabalhos investigativos da Draco. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 98969-0182, por meio de mensagens, áudios e vídeos, ou para o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no número 181. O sigilo e o anonimato são garantidos.

(Polícia Civil CE)


Polícia Civil do Ceará prende Cilas “Mago” em Teresina (PI) e deflagra operação contra organização criminosa em Caucaia

Um dos homens mais procurados do Ceará foi preso, na última terça-feira (7), durante uma ação deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Francisco Cilas de Moura Araújo (44), o “Mago”, foi capturado em Teresina no Piauí. Ele foi localizado após diligências da delegacia especializada cearense, que o localizaram em um apartamento situado no bairro Uruguai. O suspeito foi recambiado ao Ceará.

Integrando a mesma operação, a PCCE prendeu seis suspeitos do mesmo grupo, após o cumprimento de mandados de prisão em Caucaia, na manhã desta quarta-feira (8). A ofensiva contou com um efetivo composto por 80 policiais civis e teve o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Cilas era investigado por chefiar uma organização criminosa em Caucaia. O “Mago”, como é conhecido, é apontado ainda como o mandante de diversos homicídios no município que integra a Região Metropolitana de Fortaleza.

Além de fazer parte da lista dos mais procurados da SSPDS, Cilas possui mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Além das pendências na Justiça, ele já responde por dez inquéritos policiais, sendo sete homicídios, um por porte, por posse ilegal de arma de fogo e por furto.

A ação em Caucaia contou ainda com o apoio dos departamentos Técnico Operacional (DTO), de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), além da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PCCE.

(Polícia Civil CE)


TSE vai excluir biometria nas eleições municipais deste ano

TSE vai excluir biometria nas eleições municipais deste ano
 Divulgação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende excluir a biometria nas eleições municipais deste ano.
Segundo o presidente, Luís Roberto Barroso existe um risco muito grande de contaminação por parte dos eleitores no uso do equipamento.
Barroso tem ouvido vários especialistas, inclusive médicos sanitarista.
Outro fator, seria a demora do registro do eleitor, causando aglomeração. Como também, o uso do álcool danifica a máquina.

Fonte: Veja 

Atriz Cássia Kis diz que "Bolsonaro tinha que levar uma surra de cinto"

Em entrevista a Revista VEJA RIO, a atriz global Cássia Kis fez sérias críticas ao presidente Bolsonaro com relação à condução da pandemia de Coronavírus.
Com relação a tristeza que relatou estar sentindo, a atriz disse ter relação com a pandemia de Coronavírus e afirmou: “Choro todos os dias e às vezes tenho a sensação de que estou testemunhando o fim do mundo, porque não dá para viver em paz sabendo que tem gente sem ter o que comer, sem acesso à saúde. E o pior é que temos um presidente que é um homem infantil, não amadureceu. Os absurdos que ele diz são coisas de criança, de homem mimado. O Bolsonaro tinha que levar uma surra de cinto da mãe dele.”, defendeu.

A atriz afirmou se sentia mais segura quando Mandetta (DEM) era o Ministro da Saúde do governo Bolsonaro: “Quando eu via o Mandetta falando, até pensava: ‘O Brasil vai sair bem dessa história’. Tinha um comando ali, ele sabia o que fazia. Lidava com a ciência. Aí vem o Bolsonaro, filhinho da mamãe, birrento, querendo mostrar que ele é que manda. É inacreditável.”, disse.

(República de Curitiba)