-->

sábado, 20 de novembro de 2021

Alunos da UFC em Russas vencem etapa regional do Desafio Startup Ceará

Estudantes do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas foram destaque na etapa regional do Desafio Startup Ceará 2021. A equipe Shrimpath, formada pelos discentes Lara Roque, Leon Almeida, Maria Fernanda Amorim, do Curso de Ciência da Computação, e Renato Maciel Filho, do Curso de Engenharia de Software, foi a vencedora do Desafio na região do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe.

A ideia agora é que o grupo siga para a etapa final da competição com a participação das melhores equipes das outras quatro regiões do Estado contempladas pelo Desafio (Cariri e Centro Sul; Sobral, Ibiapaba e Itapipoca; Sertão Central e Crateús; Fortaleza, Região Metropolitana e Maciço de Baturité).

O projeto apresentado pelos estudantes busca estratégias para solucionar os problemas de altos gastos com a engorda de camarões nas produções de carcinicultura. “Como solução, idealizamos uma inteligência artificial que, através de reconhecimento de imagem em amostra da pós-larva do camarão, irá identificar o nível ideal de densidade para o povoamento dos tanques de engorda, a fim de reduzir a mortalidade e os custos com ração”, explica Lara Roque.

Participar de um desafio como esse é, para a estudante, uma oportunidade de adquirir conhecimento de mercado e compreender o funcionamento e as necessidades do setor produtivo. “Vencer um evento dessa amplitude nos leva a querer continuar no curso, nos mostra também certas capacidades que muitas vezes não sabíamos que tínhamos, além de ser um acréscimo de currículo perfeito para buscar emprego ou estágio, por comprovar nossa eficiência profissional e ainda ser uma forma de comprovação de experiência na área”, aponta.

SAIBA MAIS – O projeto Desafio Startup Ceará 2021 tem o objetivo de estimular a disseminação de conceitos e práticas de empreendedorismo inovador e promover a geração de ideias de negócios entre professores e estudantes do ensino superior do Ceará, além de ajudar a identificar e apoiar projetos inovadores na comunidade acadêmica.

A competição contempla desafios em cinco regiões do Estado, onde são selecionadas e premiadas as três melhores ideias de startups a partir de critérios como inovação do projeto, viabilidade de criação do negócio, atratividade mercadológica, nível de modelagem do projeto e apresentação oral da equipe proponente. As melhores equipes de cada desafio regional receberão prêmios em dinheiro e poderão disputar a etapa final, prevista para ocorrer no próximo ano. 

Gilmar e Lewandowski votam por desbloquear bens de Lula

 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta sexta-feira (19), a votação de um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que os bens do petista sejam desbloqueados. E os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram pelo desbloqueio dos bens, levando o placar a ficar em 2 a 1 a favor do petista.

A análise está acontecendo por meio do plenário virtual e deve acabar no dia 26 de novembro. Ainda falta o voto do ministro Nunes Marques, já que a Segunda Turma está desfalcada após a aposentadoria de Marco Aurélio Mello e o pedido de transferência de Cármen Lúcia para a 1ª Turma.

Caso Nunes Marques vote com o relator, o placar ficará empatado, sendo definido apenas após a entrada do novo ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os advogados de Lula recorreram à Suprema Corte depois que o juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, manteve o bloqueio do patrimônio de investigados nos processos relacionados ao triplex do Guarujá, ao sítio de Atibaia e ao Instituto Lula, mesmo após o envio das ações ao Distrito Federal.

A defesa de Lula alega que o juiz não poderia manter os bloqueios, visto que o STF reconheceu a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar os processos do ex-presidente. Porém, para a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, a decisão do ministro Fachin invalidou os atos da Justiça do Paraná somente nas ações penais, sem menção às medidas cautelares.

A votação do pedido que pode resultar no desbloqueio dos bens começou em 6 de agosto deste ano com o voto do relator, o ministro Edson Fachin, que rejeitou a solicitação feita pela defesa do petista. Dez dias depois, em 16 de agosto, o ministro Ricardo Lewandowski pediu vista, o que suspendeu o processo. No dia 8 de novembro, Lewandowski devolveu o processo para julgamento, o que permitiu a retomada da votação. (Pleno News)



Acidente entre carro e caminhão mata quatro pessoas da mesma família


Uma colisão frontal entre um carro de passeio e um caminhão matou quatro pessoas da mesma família, em Goiás. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mãe, dois filhos e o irmão dela faleceram no acidente que aconteceu na altura do km 321, na BR-070, próximo a Jussara, na região noroeste do estado.

No carro de passeio, com placas de Santa Fé de Goiás, estavam um casal de filhos da condutora, de 29 e 30 anos, e o irmão dela, de 70 anos de idade. Eles não resistiram aos ferimentos provocados pelo impacto e foram a óbito no local.

A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, polícia técnico-científica e o IML da cidade de Goiás auxiliaram no atendimento do acidente.

(Metrópoles)