-->

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Inspetor réu por matar policiais em delegacia e atentar contra companheiro de cela é absolvido na CGD

 


QUINTA-FEIRA, DEZEMBRO 05, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

A absolvição na seara administrativa ocorre dias após a Justiça acolher o laudo que aponta insanidade mental do acusado.
A Controladoria Geral de Disciplina (CGD) absolveu na seara administrativa o inspetor da Polícia Civil do Ceará (PCCE) Antônio Alves Dourado. O agente é acusado de uma chacina contra quatro colegas de instituição, mortos enquanto trabalhavam na Delegacia de Camocim e, em sequência, após ser detido ainda teria tentado assassinar o companheiro de cela.

A CGD comunicou a absolvição pela tentativa de homicídio, no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quarta-feira (4). Segundo a Controladoria, foi acatado o relatório final emitido pela comissão processante e o policial absolvido com "fundamento no reconhecimento pericial da inimputabilidade do referido policial civil".

Também foi publicado no DOE a absolvição de um policial militar, considerado incapaz de responder pelo assassinato da esposa devido ao transtorno mental. O cabo Cletemir Moura de Araújo não deve mais responder pelo crime nas searas criminal e administrativa.
LAUDO DO INSPETOR

Na última semana, o Diário do Nordeste noticiou que a Justiça homologou o laudo da perícia indicando que o inspetor tem transtorno mental. A reportagem teve acesso ao resultado do laudo da perícia realizada no dia 10 de setembro de 2024. Conforme o Setor de Psiquiatria Forense da Perícia do Estado do Ceará, Dourado tem transtorno que se aplica como doença mental, "a qual implicou em completo comprometimento da capacidade de entendimento e, por conseguinte, completo comprometimento da autodeterminação".

A defesa do réu ainda se manifestou pela transferência imediata do policial para uma unidade hospitalar alegando que a Unidade Prisional não possui estrutura adequada "o que justificaria a necessidade de internação hospitalar especializada".

O juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sobral afirma que "referente à transferência para unidade hospitalar especializado em internação psiquiátrica, compreende-se que a natureza do pedido é de substituição do decreto de prisão preventiva por outra medida cautelar diversa da prisão" e por esse motivo, o pedido deve ser feito em formato de incidente processual.

A Controladoria afirma que no dia 16 de julho de 2023 houve o flagrante de Dourado pela tentativa de homicídio contra o companheiro de cela. Na época, acusado e vítima estavam na Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS).

Na data do fato, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) disse que policiais penais fizeram a contenção do ato criminoso e "preservaram a integridade do interno atingido".

Agora, o laudo aponta que o policial não pode ser responsabilizado pelos fatos ocorridos no dia 16 de julho "motivo pelo qual deve ser sugerido o arquivamento dos presentes autos".

Sobre a decisão da absolvição, cabe recurso em até 10 dias. "Decorrido o prazo recursal ou julgado o recurso, a decisão será encaminhada à instituição a que pertença o servidor para o imediato cumprimento da medida imposta", diz trecho da Portaria da CGD.

COLEGAS DE FARDA ASSASSINADOS

Os quatro policiais civis mortos a tiros pelo colega de farda estavam na Delegacia Regional de Camocim, no dia 14 de maio de 2023, quando foram surpreendidos por Antônio, que nesta data estava de folga.

O acusado invadiu o local efetuando disparos contra os policiais que trabalhavam. Dos quatro mortos, três eram escrivães da delegacia — Antônio Cláudio dos Santos, Antônio José Rodrigues Miranda e Francisco dos Santos Pereira — e um, inspetor — Gabriel de Souza Ferreira.

Após cometer os crimes, Antônio chegou a fugir em uma viatura, mas se entregou. Ele teria premeditado as ações, segundo a Polícia Civil.
FEMINICÍDIO

Sobre o caso que envolve o cabo Cletemir Moura de Araújo, o PM foi acusado pelo crime de feminicídio, tendo como vítima Franciene de Sousa Aires. Constam dos autos que no dia 20 de agosto de 2022, por volta das 8h, na Barra do Ceará, o militar efetuou disparos contra a companheira "em contexto de violência doméstica e familiar".

"Apurou-se que acusado e vítima mantiveram relacionamento por aproximadamente nove anos, sendo que desta união não tiveram filhos – todavia, ambos tiveram filhos em relacionamentos anteriores. Segundo relatado nos autos, o acusado demonstrava comportamento agressivo, violento e possessivo com sua companheira, acusando-a, sem provas, de infidelidade, comportamento que piorava quando faz uso de álcool e drogas."

MPCE

No dia do crime, o acusado, sem que houvesse qualquer discussão prévia, teria começado a gritar com a vítima e, sem nada anunciar, sacou a arma de fogo e disparou: "A vítima ainda tentou, em vão, pedir desesperadamente para que o acusado parasse, enquanto buscava se evadir, mas foi alvejada por disparos de arma de fogo que atingiram, notadamente, a face posterior de seu corpo, costas", segundo a denúncia do Ministério Público do Ceará.

A defesa do réu entrou com pedido de instauração de Incidente de Insanidade Mental e, dois anos, depois, o exame da Pefoce concluiu que o PM tinha "prejuízo das capacidades de entendimento e de autodeterminação no período de interesse, sendo considerado ao tempo da ação inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato, bem como de se autodeterminar com adequado entendimento".

O PM foi absolvido na ação penal criminal em setembro deste ano e, agora, também inocentado na CGD por considerar que "fazendo-se um paralelo com a esfera penal, na qual a ausência de culpabilidade não permite a afirmação de que houve um delito, também, no âmbito disciplinar, afastando-se a culpabilidade da conduta, conclui-se pela ausência de transgressão".

(Diário do Nordeste)

Policial militar é baleado durante troca de tiros com criminosos na cidade de Boa Viagem

  - por 

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Um confronto armado na madrugada dessa quinta-feira (05) terminou com um policial militar alvejado a bala na cabeça no município de Boa Viagem, região Sertão Central do Estado.

O confronto ocorreu no bairro Vila Holanda quando os policiais foram recebidos a bala pelos criminosos e revidaram a injusta agressão. Na troca de tiros, infelizmente o militar identificado como Almir Filho acabou sendo atingido na cabeça. O mesmo foi socorrido ao Hospital Municipal de Boa Viagem e na manhã dessa quinta-feira , transferido para Fortaleza em uma aeronave do Ciopaer.

O Secretário de Segurança Pública do Estado e o Comandante Geral da PM chegaram a Boa Viagem durante a manhã e o clima na cidade é de tensão. Os criminosos continuam sendo procurados em Boa Viagem e toda região.

Russas - CE plantão policial.

 


RUSSAS HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO

Dia  05/12/2024, (quinta-feira) por volta das 04h30min, a Polícia Militar foi acionada para verificar alguns disparos de arma de fogo escutados por moradores na Rua Joaquim de Souza Barreto, bairro Lagoa do Toco. De pronto a equipe da VTR RP 1931,  foi até o local e encontrou já sem vida uma pessoa caída ao solo. Os policiais militares tentaram colher informações com os moradores sobre como teria ocorrido esse homicídio, mas ninguém soube informar tal fato. Um popular afirmou que a vítima tratava-se de um Travesti que morava na vizinhança. Não sabe se o mesmo pertence a alguma organização criminosa.  A Perícia Forense foi acionada e compareceu ao local para realizar os procedimentos técnicos de investigação. Após a perícia, o corpo foi removido pelo Rabecão sendo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Russas. Além da Perícia Forense, a composição da Polícia Civil também compareceu ao local para dar início às investigações. Durante a coleta de informações, não foi encontrado nenhum documento que pudesse identificar a vítima e até o momento não houve prisões em flagrante relacionadas ao caso. 

LIMOEIRO DO NORTE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS. 

A vários dias, as equipes RAIO vinham recebendo denúncias de populares, de que havia uma intensa movimentação de pessoas na casa de um indivíduo. De pronto as equipes começaram a fazer diligências nas proximidades do local informado com o intuito de observar essa suposta movimentação. Sendo constatado pelas equipes que essa intensa movimentação era característica de tráfico de drogas. Quando no dia 04 de dezembro de 2024 (quarta-feira), por volta das 18h, a VTR RAIO 124, fazia patrulhamento de rotina na rua Francisco Carneiro de Araújo, bairro Luiz Alves de Freitas, Limoeiro do Norte-CE, quando observou um indivíduo em atitudes suspeitas em frente à sua casa. A equipe realizou a abordagem no suspeito e foi encontrado 03 porções de maconha embaladas, característica pra venda, onde o mesmo juntamente com a sua mãe autorizou a entrada na sua residência. Após as buscas na casa, foi localizada a quantidade de 624 gramas de maconha, fracionada e embalada, pronto pra venda. Foi dada voz de prisão ao indivíduo e conduzido à Delegacia Regional de Russas para os procedimentos cabíveis. 

Fonte; 1º BPM, Russas – CE, 05 de Dezembro de 2024.