-->

domingo, 13 de janeiro de 2019

Programa Ronda 1140 de segunda a sexta as 11 h na radio Progresso de Russas CE

Todos os dias de segunda a sexta de 11 as 12 horas na radio Progresso de Russas Ce;
Com Erivando Lima e Genilson Marques 

Fone; 88 1245 0202
Zape; 88 9 9648 1928 e 88 9 9321 8904

Quixadá CE plantão policial 9 BPM


QUIXADÁ CE FURTO DE CELULAR

Dia 12/01/2019 por volta das 09 h 30 min, o COPOM foi informado de um furto de um celular, na Rua Eudásio Barroso, Centro, Quixadá-CE, a Sra. L. D. S., solteira, aposentada, natural de Quixadá-CE, residente na Rua Eudásio Barroso, Centro, Quixadá-CE, informou que um indivíduo moreno, magro, baixo, com uma blusa amarela e boné branco, chegou em sua residência e disse que veio para consertar um ventilador, mas dona L. D. S. disse que não precisava, ele fico na calçada e quando a mesma L. D. S. se ausentou, ele pediu ao irmão da dona L. D. S. para usar o banheiro e ludibriou o rapaz e supõe que ele subtraiu o Celular J3 SAMSUNG, em seguida saiu apressadamente, conforme mostr imagens de câmeras particulares. foi acionado para o local a composição da CP 9411, que foi ao local e constatou a veracidade da informação e visualizaram as imagens supracitado. A composição citada diligenciou na cidade, mas até o momento sem êxito. A vítima foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá.



QUIXADÁ CE INCÊNDIO CRIMINOSO

Dia 12/01/2019 por volta das 14 h 30 min, o COPOM foi informado de um incêndio em uma sucata de veículos localizado por trás da antiga concessionaria “Alencar Pinto”, na Rodovia Presidente Costa e Silva, Loteamento Belas Artes, Quixadá-CE. Foi acionado a composição da CP 9311, que foi ao local e constatou a veracidade da informação, pois haviam algumas carcaças de carros em chamas, foi acionado Corpo de Bombeiro Militar lotado em Quixeramobim, na ABT 52. Ao chegar no local já encontrou o fogo controlado. Foi indagar ao vigia da sucata o Sr. A. D. A. B., amasiado, vigilante, natural de Quixeramobim, residente na Rodovia Presidente Costa e Silva, Loteamento Belas Artes, Quixadá-CE, se visualizou alguém, mas ele informou que não viu nada, pois havia saído e que vigia apenas pela manhã e a noite.



PEDRA BRANCA CE LESÃO CORPORAL A FACÃO

Dia 12/01/2019, por volta das 22 h, foi recebida uma ligação via 190, dando conta de uma lesão corporal a golpe de facão, ocorrido no Sítio Pendência, Zona Rural de Pedra Branca, a aproximadamente 23 km da Sede e que a vítima teria sido socorrida para o Hospital de Pedra Branca. Logo de pronto, as informações foram repassadas para a CP 9182, que se deslocaram até o hospital local e constataram a veracidade do fato, onde a vítima identificada como Sr. A. R. S., natural de Quixeramobim, solteiro, agricultor residente no Sítio Pendencia, Zona Rural de Pedra Branca, sofreu uma lesão a facão no lado direito do abdômen, sendo socorrido e realizado os primeiros procedimentos hospitalar necessário em Pedra Branca e em seguida transferido para o IJF em fortaleza, o acusado foi identificado como o Sr. J. N. A. S., agricultor, amasiado, residente no Sítio Pendencia, Zona Rural de Pedra Branca. O mesmo após cometer a lesão na vítima, evadiu-se tomando rumo ignorado. Segundo relatos de vizinhos da vítima o fato aconteceu porque a vítima confundiu a residência do agressor com um bar que fica vizinho e ao bater na porta, já foi recebido pelo agressor com um golpe de facão, segundo informações o agressor já estava bastante agressivo, pois teria a pouco tempo anterior tido discussão com sua esposa. Os policiais militares realizaram várias diligências no Sitio Pendencia e circo vizinhos, região rural de difícil acesso, no intuito de localizar e prender o acusado, mas por este ser conhecedor da área e não deixando pistas, a composição não logrou êxito.


VERSÃO IMPRESSA Deputados aprovam por unanimidade medidas contra onda de ataques


|Presidente Zezinho Albuquerque comandou as votações, na noite de ontem Evilázio Bezerra

SESSÃO EXTRA | As mensagens ainda passaram por 12 emendas, que não modificaram a essência do que foi enviado à Casa

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) aprovou ontem, por unanimidade, o pacote com seis medidas, contempladas em nove mensagens, enviado pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT). A sessão extraordinária, convocada pelo petista, teve início por volta de 14h40min de ontem e se estendeu até aproximadamente 20h40min.

 Agora, o texto segue para sanção do governador, o que deverá ocorrer ainda hoje. Após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), as medidas entrarão em vigor.

 A partir das nove mensagens enviadas pelo Executivo, foram aprovadas 12 emendas. Na oitava mensagem, por exemplo, sobre restrições ao uso celulares em áreas no entorno dos presídios do Ceará, foram acrescentadas quatro emendas. Duas delas, do deputado Carlos Matos (PSDB), proíbem instalação de tomadas nas celas e determinam a remoção das que já existem.

 A proposta de recompensa a quem fornecer aos órgãos de segurança informações que previnam ataques ou resulte na prisão de envolvidos recebeu três emendas do deputado Renato Roseno (Psol) - no decorrer da sessão, o socialista apresentou 10. Para ele, essas denúncias não podem ser feitas sem que haja sistema de proteção ao colaborador.

 Para ele, apesar da pressão por resoluções imediatas, o pensamento sobre segurança pública deve ser traçado numa perspectiva de médio a longo prazo. "O Governo aposta numa política penal que vai gerar mais crises", criticou.

 Medida que pretendia elevar a carga máxima de trabalho de policiais militares e civis, além de agentes penitenciários, para 84 horas extras mensais foi aprovada. O projeto teve apenas uma emenda, assinada pelos deputados Evandro Leitão (PDT), Fernanda Pessoa (PSDB) e Carlos Matos (PSDB). Com o complemento, os próximos concursos públicos para as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros terá 15 % das vagas destinadas às mulheres.

Para Albuquerque, a quantidade de emendas esteve dentro do esperado e aperfeiçoaram o conjunto de medidas inicial. Ele enfatizou ainda que, diante do quadro de segurança, não há oposição ou situação na Assembleia.

Para o candidato à presidência da Assembleia, deputado José Sarto (PDT) - anunciado como nome de consenso da base -, o crime organizado alcançou sofisticação que impõe luta diária aos poderes. "A gente tem que matar um leão por dia. Essas medidas vão qualificar esse combate e a cada dia se renova".

 Sarto entende que a Assembleia não demorou a agir, uma vez que estava de recesso e o início da crise na segurança deu-se no último dia 2. "Na verdade ninguém dimensionava ao certo o que iria acontecer". As medidas, avalia, darão "grande contribuição".

 Elmano de Freitas (PT) projeta que as medidas que combatem a ordem para crimes de dentro dos presídios terão rápido resultado. Entretanto, o enfrentamento ao tráfico de drogas e ao aliciamento de jovens terá resultados positivos a médio ou longo prazo.

 Inédito 

 Conforme o presidente da AL-CE, Zezinho Albuquerque (PDT), esta foi a  primeira vez na história da Casa em que deputados trabalharam no sábado

 BASTIDORES 

 DEMORA E DISCUSSÕES 

 A votação na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) foi mais demorada que o previsto. Na última sexta-feira, 11, o deputado Evando Leitão (PDT) disse ter a expectativa de que votação seria rápida, terminando aproximadamente às 17 horas.

Embora a expectativa fosse de aprovação veloz, a convocação extraordinária aos deputados, ainda em recesso, poderia ter se estendido até o próximo dia 17, caso precisasse. Em dado momento, deputados admitiam como possível estender a sessão até hoje.

 O pacote de medidas tramitou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), passou pelas comissões temáticas de Serviço Público, Viação e Transporte, Defesa Social e Orçamento.

 Diferente das demais, que votaram de forma conjunta, a comissão de Orçamento, presidida pelo deputado Joaquin Noronha (PRP), votou separadamente. Antes de ir a plenário as medidas ainda voltaram para a CCJR, que fez revisão final do texto.

 Ainda na CCJR, um dos intervalos foi anunciado pelo período de quinze minutos e se estendeu por mais de 2 horas e meia.

 O deputado Carlos Matos (PSDB) foi dos mais participativos nas discussões. Disse que a Segurança não recebe a atenção devida desde a gestão do ex-governador Cid Gomes (PDT). "Tinha Hillux bonita, mas não tinha inteligência".

 Em outro momento, ele discutiu com o presidente da CCJR, Evandro Leitão, sobre divergências quanto ao pedimento de vistas.

Red; o povo.com


Explosivos são detonados na ponte da BR 116 em Chorozinho



(Foto: via WhatsApp)

Explosivos foram detonados na noite deste sábado em ponte da BR 116 no município de Chorozinho. Forte estrondo foi ouvido nas redondezas. O trânsito está sendo desviado e veículos passam por dentro de Chorozinho, devido à ocorrência na ponte.

Chorozinho já havia sido alvo nesta onda de ataques. Uma loja de roupas foi incendiada e outros estabelecimentos comerciais fecharam as portas com receio de novas investidas.

Pontes e viadutos têm sido alvos preferenciais na atual onda de ataques. Houve explosão em viaduto na BR 020, em Caucaia; a Polícia foi acionada para recolher explosivos colocados em viaduto na Washington Soares, na Grande Messejana, mesmo local onde foi registrada explosão dias depois. Foi registrada ainda explosão em viaduto pelo qual passa o metrô da Parangaba. Material explosivo também foi recolhido em viaduto no Conjunto Esperança.

Blog; Erivando Lima / Redação O POVO Online 

Ceará acerta contratação do goleiro Richard, ex-Paraná



Goleiro Richard defendeu o Paraná nos últimos dois anos. Foto: Rodrigo Sanches/Paraná Clube.
Como O POVO havia antecipado, o Ceará acertou a contratação do goleiro Richard, que estava no Paraná. A informação foi divulgada pelo portal paranaense Banda B e confirmada pelo O POVO. A diretoria alvinegra deve anunciar oficialmente o novo reforço neste domingo, 13, na 'Feijoada da Arrancada', evento que o clube apresentará o elenco para 2019 aos torcedores.

O POVO apurou que o Alvinegro desembolsou cerca de R$ 1 milhão para adquirir 50% dos direitos econômicos de Richard. Os outros 50% pertencem ao Água Santa-SP. O goleiro foi um dos destaques do Paraná em 2018, apesar do time ter sido rebaixado na Série A do Campeonato Brasileiro. Ele estava no Tricolor desde 2017, e em dois anos com a camisa paranista, disputou 63 partidas.

A contratação de Richard passa diretamente pela situação envolvendo o goleiro Everson, que tem futuro indefinido em Porangabuçu. O Blog Futebol do Povo havia antecipado que o Ceará tinha intenção de investir na contratação do camisa 1 do Paraná pela possibilidade do atual camisa 1 deixar o clube.

Natural de São Paulo, Richard de Oliveira Costa tem 27 anos, 1,86m de de altura e antes do Paraná, vestiu as camisas de Água Santa, Operário, Rio Claro, Paulista, América-SP, União São João e São Paulo, clube que foi revelado.

Richard é a 11ª contratação do Ceará para 2019. Até aqui, a diretoria do clube anuncio o zagueiro Charles, o lateral-direito Cristovam, o volante William Oliveira, os meias Fernando Sobral, Felipe e Chico, além dos atacantes Matheus Matias, Willie, João Paulo e Vitor Feijão. 

Red; o povo.com


Lisca confirma escalação para estreia da Copa do Nordeste e fala sobre contratações



O técnico Lisca falou sobre as possíveis contratações que o Ceará ainda fará para o início da temporada. Em entrevista ao programa "As Frias do Sérgio", da Rádio O POVO/CBN, o comandante alvinegro falou que o clube trabalha para acertar a contratação de um atacante de referência, 'camisa 9'.

"É uma posição que a gente tá procurando um jogador, estamos tendo atenção. Temos dois jogadores que estamos bem satisfeitos, o Matheus Matias e o Ricardo Bueno, que pouca gente sabe, mas no fim do ano passado ele ficou no sacrifício. Teve uma lesão na coxa, mas como tínhamos poucos jogadores, ele foi no sacrifício. E ele voltou muito bem e vamos dar oportunidades. A mesma coisa é o Matheus, que tem muito potencial. É uma posição que estamos no mercado. Vamos no momento certo tomar essa atitude já visando também o Campeonato Brasileiro. Queremos ser bem assertivos", disse o treinador.

Questionado se esse atacante é Lucão, ex-Goiás, Lisca desconversou.

"É um jogador que apareceu numa lista, assim como vários nomes. Mas que eu saiba, não tem conversas de negociação. Se ele for apresentado na feijoada, vai ser uma surpresa pra mim também, e seria uma boa surpresa, eu confesso. O Robinson sabe que eu gosto do jogador, quem sabe ele não faz uma surpresa pra mim", brincou Lisca.

ESCALAÇÃO
O treinador não escondeu o jogo sobre a possível escalação que mandará a campo na quinta-feira, 17, para enfrentar o Sampaio Corrêa, na estreia da Copa do Nordeste.

"O time que deve começar jogando deve ser Everson, dependendo da situação dele, Samuel (Xavier), Valdo, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Edinho e Juninho; Fernando Sobral, Ricardinho ou Felipe Baxola, (Vitor) Feijão ou Willie e (Ricardo) Bueno, porque tá em uma condição melhor que o Matheus (Matias). Já dei o time", finalizou o técnico alvinegro.

Red; o povo.com


Operação apreende explosivos e prende líder de quadrilha


Polícia Civil deflagra ofensiva no Jangurussu e desfalca facções suspeitas de ordenarem ataques criminosos ao Estado e a propriedades privadas.
Uma operação desencadeada pela Polícia Civil no Jangurussu, em Fortaleza, para coibir os ataques criminosos contra o Estado, resultou na apreensão de cinco toneladas de explosivos, em uma área dominada pela facção Comando Vermelho (CV); e na prisão de um líder dos Guardiões do Estado (GDE), em outro ponto da região, ontem.

Pelo menos cinco toneladas de material explosivo foram apreendidas em um terreno particular no Parque Betânia, localizado no Bairro Jangurussu, na Grande Messejana. O material, composto de nitrato de amônia, estava dividido em 200 sacos de 25 quilos, cada. A apreensão ocorreu a partir de uma investigação encabeçada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP).

Ainda na noite de sexta-feira (11), a Polícia Civil iniciou buscas em sete possíveis lugares e, na tarde de ontem, encontrou o material explosivo. Com mandados de busca e apreensão, os policiais chegaram a residências e, no caso específico, ao terreno baldio que guardava o material. Lá, dois homens foram presos. No total da ação, cinco homens foram detidos e um menor apreendido.

Leia mais:
> Criminosos investem em ataques grandiosos

"Esse imóvel funcionava como depósito, apenas. Foram cinco toneladas. É quase toda a quantidade roubada", afirma André Costa, secretário da Segurança Pública e Defesa Social. Ele se refere ao roubo, em 20 de dezembro, de 5,5 toneladas de explosivos e 3 mil metros de cordéis detonantes.

O material, no valor total de R$ 40 mil, foi retirado por criminosos durante o transporte entre os municípios de Caucaia e Aquiraz. O Exército Brasileiro confirmou que o material apreendido neste sábado pertence ao mesmo lote dos explosivos roubados.

A Polícia acredita que a apreensão reduzirá o potencial lesivo dos grupos que realizam atentados pelo Estado.

Liderança

A ofensiva policial também atingiu a GDE, com a prisão do líder da facção no Jangurussu. Emanoel Marques Palhano, o 'Manel', de 28 anos, é suspeito de comandar expulsões de famílias de suas residências na região e também de ordenar ataques criminosos contra o Estado e propriedades privadas. A Polícia Civil investiga quais ocorrências registradas nos últimos dias têm orientação do criminoso.

A detenção foi efetuada por policiais civis do 30º DP (Conjunto São Cristóvão), em cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, na manhã de ontem. 'Manel' foi surpreendido em sua residência, no Conjunto Maria Tomásia, onde ele teria ordenado expulsões de moradores e tomado dezenas de apartamentos para a facção.

Segundo o delegado do 30º DP, Maurício Júnior, o líder da GDE ainda é o responsável por desocupações no Residencial José Euclides Ferreira Gomes e em outras áreas dos bairros Jangurussu e Conjunto Palmeiras. A região concentra o maior número de ocorrências de expulsões de residências, ordenadas por facções, em Fortaleza, e é o berço dos Guardiões do Estado.

'Manel' já havia sido preso em 27 de fevereiro de 2018, também por suspeita de ordenar desocupações, mas conseguiu a soltura. Ele tem uma vasta ficha criminal, com passagens pela Polícia por roubo, furto qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, crime ambiental e crimes de trânsito e ainda é investigado por ordenar diversos homicídios no Jangurussu.

Conforme o delegado Maurício Júnior, 'Manel' é o número 1 da GDE no Jangurussu, acima dos seus irmãos, Eugênio Marques Bezerra, o 'Eugênio Avatar', 39, e Josenildo Marques Palhano, o 'Sal', 30. O primeiro responde por quatro roubos, um homicídio, associação criminosa, uso de documento falso e corrupção ativa. Já o segundo tem passagens pela Polícia por homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, receptação, associação criminosa, posse ou porte irregular de arma de fogo e crime de trânsito.

Red; DN