-->

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Cabeleireiro é morto a tiros em salão enquanto atendia clientes em Russas

Um¨cabeleireiro foi assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira (24) no interior do salão onde trabalhava na Rua Cônego Agostinho, Centro de Russas. Segundo informações de Populares, o crime ocorreu por volta das 14h50.

De acordo com informações obtidas no local, à vítima, identificada por Harry Lima de Sousa Oliveira, popularmente conhecido por 'Harry Cabeleireiro', de 33 anos, se encontrava no interior do estabelecimento quando um indivíduo teria adentrado o estabelecimento e efetuado vários disparos, de pistola calibre 380, contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. A mãe da vítima entrou em luta corporal com o criminoso, sendo atingida por um disparo no calcanhar, e logo em seguida socorrida ao hospital local.

A polícia civil se encontra no local apurando informações sobre o que motivou o crime. Moto patrulhas do BP Raio estão realizando rondas pela região no intuito de localizar e prender os responsáveis por mais este crime bárbaro acontecido no dia de hoje no município de Russas.
A vítima tinha 33 anos
Mais cedo

Um jovem de 17 anos foi morto a tiros e outras duas pessoas ficaram feridas, na madrugada desta quinta-feira, 24, no bairro do Mutirão Velho, no município de Russas. Francisco Felipe da Silva Lima, de 17 anos, foi assassinado enquanto dormia no interior de sua casa. Sua namorada e seu irmão foram atingidos por disparos, e encaminhados ao hospital.

Foragido por triplo homicídio em São Paulo é preso no CE

Um cearense procurado no Estado de São Paulo pelo cometimento de um triplo homicídio foi preso durante uma operação do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP), ocorrida ontem. Leonardo Lúcius de Souza foi localizado na Rua 8, no bairro João Paulo II. Quando percebeu a aproximação da Polícia, ele tentou escapar em uma mobilete, mas foi alcançado pelos inspetores e acabou preso.

De acordo com informações do DIP, chefiado pelo delegado Francisco Carlos de Araújo Crisóstomo, o mandado de prisão contra Leonardo Souza era da Comarca de Pindamonhangaba. Além de ser acusado dos três homicídios, ele também responde a dois procedimentos por tráfico de drogas no Sudeste.

Um policial que participou da operação, mas não pode ser identificado por desempenhar função de Inteligência, disse que há seis meses as apurações sobre o acusado estavam em andamento. A investida teve início quando policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo entraram em contato com o DIP repassando informe de que, provavelmente, Souza estivesse aqui.

"Foram realizados levantamentos e algumas campanas até que a casa onde ele morava foi localizada. Quando os policiais chegaram ao local encontraram Leonardo e outras pessoas bebendo. Ele tentou fugir, mas não conseguiu", declarou o policial.

O acusado tem algumas tatuagens com o desenho de um palhaço. No mundo do crime, as imagens são um símbolo usado por quem já matou ou entrou em confronto armado com policiais. O servidor da Polícia Civil que conversou com a reportagem disse que está sendo investigado se o homem tem algum tipo de participação na morte de agentes de segurança cearenses.

Diário do Nordeste

Projeto de lei quer disciplinar a prática da Vaquejada

Brasília. Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6505/16, de autoria do deputado José Maia Filho (PP-PI), que pretende disciplinar a prática de vaquejada como atividade cultural e esportiva em todo o País. O texto estabelece mecanismos de proteção aos animais, de modo a impedir que sejam submetidos a crueldades.

De acordo com Maia Filho, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de declarar inconstitucional a lei cearense que regulamenta a vaquejada não proíbe a prática da atividade.

"Na verdade, o STF apreciou o texto de uma lei estadual que não previa mecanismos de proteção aos animais envolvidos na competição, submetendo-os a tratamento cruel. No entanto, é possível regulamentar a vaquejada desde que sejam criadas as condições para evitar a crueldade aos bois, aos cavalos e às pessoas envolvidas", justificou.

Pelo projeto, os organizadores de vaquejadas deverão se formalizar como pessoa jurídica e todos os sócios serão responsabilizados civil e penalmente pelos danos causados aos animais, ao meio ambiente e ao público.

O local da competição deverá ter formato e dimensões que garantam a segurança aos vaqueiros, aos animais e ao público.

Instrumentos

Da mesma forma, os vaqueiros ficarão proibidos de usar esporas, chicotes ou qualquer instrumento que possa ferir os animais. Eles também deverão assinar termo de responsabilidade obrigando-se a não praticar crueldade, sendo excluídos da prova se o fizerem. O deputado defende, ainda, o uso obrigatório de protetor no rabo do boi para evitar ferimentos.

Maia Filho admite que, na vaquejada, danos físicos aos animais ocorrem eventualmente.

"O projeto pretende preservar a tradicional prática como atividade cultural e desportiva, mas criando todas as condições para evitar que os animais sejam submetidos a qualquer tipo de crueldade", explica.

Diário do Nordeste

Detran passa a realizar serviços de emplacamento e transferência online de veículos

Os proprietários interessados em realizar o primeiro emplacamento ou a transferência de veículos no Ceará, junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), agora têm uma nova ferramenta à disposição. O órgão passou a oferecer os serviços por meio do site da Central de Serviços, com o objetivo de dar celeridade aos dois processos que, juntos, de janeiro a outubro deste ano, já foram solicitados por mais de 338 mil pessoas.

De acordo com o órgão, só em 2016, 85 mil veículos tiveram o primeiro emplacamento realizado. Na categoria transferências, foram 253 mil processos abertos. Em todo o ano passado, os mesmos serviços foram procurados por 664 mil pessoas, sendo 246 mil novos emplacamentos e 418 mil transferências de propriedade veicular. As duas solicitações só perdem para o licenciamento, que é feito anualmente pelos proprietários dos veículos. Ontem, pelo segundo dia consecutivo, o aposentado Edmilson Fagundes, 64, precisou comparecer à sede do Detran para concluir a transferência de um veículo, levantando ressalvas quanto à burocracia do processo. "Faz três horas que eu estou aqui. O mais prático foi a vistoria, que foi tranquila, mas pagar as taxas foi complicado. Tive que ir a um banco, que barrou o pagamento porque excedia o limite. Era melhor simplificar", conta Edmilson Fagundes.

Conforme o analista de sistemas do Detran, Sidrião Neto, a informatização dos serviços tenta evitar o desperdício de tempo dos usuários e garantir um atendimento mais rápido. "O fluxo de processos era muito confuso: eles tinham que pegar fila, imprimir os boletos, ir ao banco pagar os boletos e depois ao fabricante da placa. Mas, agora, tudo que ele precisa está num lugar só".

Segundo Sidrião, o grande gargalo do processo é a comunicação bancária, pois o usuário precisaria aguardar até uma hora para a quitação do pagamento. "A nossa ideia é que o cidadão chegue aqui com tudo pronto, para realizar apenas o que é da competência do Detran", explica. Ele afirma ainda que há projetos para integrar o Detran ao sistema do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (Ipva), gerido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), e aos serviços de outros órgãos.

Processos

Somente o proprietário de veículo registrado em cidade cearense pode usufruir do emplacamento disponível na Central de Serviços. Primeiro, é necessário informar o número do chassi. A etapa seguinte é a escolha da numeração da placa. O sistema oferece 10 opções; porém, se o proprietário escolher a própria numeração, precisa desembolsar R$ 265,98.

Após a confirmação, deve-se imprimir a autorização para confecção da placa e os extrato de pagamento das taxas dos serviços e do seguro DPVAT. Quando todas as etapas forem concluídas, o proprietário deve se dirigir a uma unidade do Detran para concluir a vistoria do automóvel, fixar as placas e receber os documentos de registro.

No caso da transferência, é necessário informar a comunicação eletrônica de venda ativa do veículo em cartório, o chamado DUT eletrônico. Ao confirmar as alterações, o sistema gera o número do protocolo e os dados do veículo e do novo proprietário.

Diário do Nordeste

Russas: Criminosos invadem casa e executam jovem de 17 anos; duas pessoas ficaram feridas na ação

Um_jovem de 17 anos foi morto a tiros e outras duas pessoas ficaram feridas, na madrugada desta quinta-feira, 24, no bairro do Mutirão Velho, no município de Russas/CE.

De acordo com a Polícia Militar (PM) que esteve no local, o crime teria ocorrido por volta das 04h20, na Avenida Nicanô Baltazar de Oliveira, onde dois indivíduos armados de pistolas .40 teriam arrombado e invadido uma residencia, executando o jovem identificado por Francisco Felipe da Silva Lima, de 17 anos, natural de Russas/CE, que se encontrava no interior da casa dormindo. 

Na ação dos criminosos, outras duas pessoas ficaram feridas, sendo o irmão da vítima, de 19 anos, que foi atingido por disparos acima do peito, no braço e rosto, sendo socorrido ao hospital local pela polícia, e a namorada de Felipe, uma jovem de 17 anos, que foi atingida na cabeça, esta que foi socorrida pela ambulância do SAMU.

A Polícia se encontra no local aguardando a chegada da Perícia Forense e Rabecão, e levantando informações sobre quem cometeu o crime e o que o motivou. A policia informou que o irmão da vítima responde pelos artigos 157 e 243 do código penal brasileiro.
Felipe tinha 17 anos

Com Informações do 1ºBPM