-->

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Marco Aurélio afirma que STF deveria respeitar a Presidência

 

O mais recente ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, defendeu na manhã desta quinta-feira (3) que os ministros da Corte em que atuou deveriam “tirar o pé do acelerador” e respeitar a instituição da Presidência da República. A declaração foi feita em entrevista à Jovem Pan News.

O ministro foi questionado sobre as críticas que a Corte sofre devido às suas decisões, especialmente as do ministro Alexandre de Moraes. Sem citar o nome do ex-colega de magistério, Marco Aurélio disse que é necessário que o STF reconheça a harmonia e independência entre os Poderes.

– É preciso temperança. Quando eu estava na bancada, ressaltei muito que o Supremo não podia avançar desconhecendo a harmonia e independência entre os Poderes. Quando ele avançava e substituía o Executivo ou o Legislativo, lançava um bumerangue que poderia voltar à testa dele, Supremo – declarou.

O ex-ministro disse acreditar que as eleições deste ano serão o “grande desafio” da Corte e avaliou que o momento exige cautela por parte de seus integrantes.

– É tempo de tirar um pouco o pé do acelerador; é tempo de atuar com temperança, com compreensão e respeitando, acima de tudo, a cadeira maior do Executivo. Não me refiro àquele que está ocupando a cadeira. Mais importante do que o ocupante é a instituição, a Presidência da República, e ela precisa ser respeitada, inclusive pela mídia – afirmou o ex-ministro.

Marco Aurélio reforçou que há espaço para críticas à atuação do presidente, mas defendeu que estas devem ser “equidistantes” e “sem paixões condenáveis”.

Confira o trecho:

IBGE realiza 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 do município de Russa

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, com o apoio do município de Russas, realizou na manhã desta quinta-feira (03) no Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 do município de Russas.

O objetivo do encontro foi dar transparência às ações empreendidas pelo Instituto no Município, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades na realização do Censo Demográfico 2022.

O encontro contou com a participação de representantes dos poderes constituídos, bem como líderes comunitários, empresários e representantes de entidades do Município, que serão importantes na colaboração com os trabalhos censitários.

O Censo Demográfico 2022 será iniciado em agosto e tem como finalidade obter informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Durante o encontro, o prefeito Sávio Gurgel destacou que o Município estará à disposição para colaborar na realização dos trabalhos censitários. “O Censo no nosso Município começará em 1° de Agosto e hoje (3) tivemos todas as informações desse importante trabalho do IBGE. O Município está disponível para contribuir com o Censo Demográfico 2022”. Pontou o Gestor.

Matrículas abertas para o Curso de Agricultor Orgânico

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará – UECE, informa que está aberto o período de pré-matrículas para o Curso de Agricultor Orgânico.

A prática é voltada para pequenos produtores com o intuito de fortalecer o produtor orgânico, com técnicas menos prejudiciais ao meio ambiente e com isso fortalecer a cadeia produtiva de produtos orgânicos no Município.

O curso engloba todo o manejo orgânico produtivo desde a preparação do solo, passando pela controle de pragas e doenças até o colheita, legislação vigente, comercialização e logística.

O curso é totalmente gratuito, com aulas presenciais duas vezes por semana, no período da tarde. São 25 vagas disponibilizadas.

Das inscrições

  • Pré-matrícula: 03/02 a 17/02 de 2022
  • Confirmação da matrícula: 18/02 a 29/02 de 2022
  • Início das aulas: 09/03/2022
  • Escolaridade mínima: Ensino Fundamental I (Incompleto)
  • Local de inscrição: Secretaria de Agricultura (Localizada na Rua João Gonçalves Cordeiro,1557, no horário de 7h as 11h).
  • Carga Horária: 160 Horas

 

Documentação necessária

  • Ficha de inscrição (devidamente preenchida)
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de escolaridade (declaração certificada da escola ou certificado de conclusão)
  • Comprovante de vacinação
  • No caso de menor de idade, (RG e CPF do responsável)
  • Termo de compromisso assinado (Gerado no SISTEC após a confirmação de matricula)
  • Obs.: Se for beneficiário do Auxílio Brasil levar o número do NIS

Ao lado de estudantes, prefeito sanciona Lei do Transporte Universitário.

 

Na tarde desta quinta-feira (3), o prefeito Sávio Gurgel, ao lado de estudantes universitários, sancionou a Lei N° 1.972/2022, que autoriza o Poder Executivo a contratar transporte para universitários matriculados em cursos de ensino superior em outros municípios.

O transporte universitário será gratuito e atenderá aos estudantes que precisam se deslocar para Limoeiro do Norte, Aracati e Mossoró- RN, disponibilizado em número compatível com o de estudantes cadastrados, atendendo a legislação brasileira de trânsito e as normas de segurança.

Os estudantes interessados deverão requerer, a cada período letivo, os benefícios desta lei, mediante ficha de inscrição devidamente preenchida e protocolada junto à Secretaria Municipal de Educação e do Desporto Escolar, comprovando ainda, a matrícula em escola de nível superior e fornecendo a documentação necessária ao seu cadastramento.

Secretaria Municipal de Educação e do Desporto Escolar será responsável pelo cadastro dos estudantes e pela emissão das carteirinhas de transporte. A presente lei será regulamentada por decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal, que deverá ser publicado nos próximos dias, juntamente com as orientações para cadastro.

Para o prefeito Sávio Gurgel, esse projeto foi elaborado com muita responsabilidade, planejamento e compromisso com os estudantes do município. “Nos reunimos várias vezes com a secretária de Finanças, Planejamento, Procuradoria e Educação, buscando sempre as melhores opções possíveis para a resolução desse problema antigo vivido pelos estudantes do município. Agora, com a Lei aprovada, conseguiremos proporcionar aos estudantes, mais segurança e dignidade durante o período que estejam estudando, em busca um futuro melhor.”

A sanção da Lei contou com a presença da Procuradora Geral do Município, Ticiana Sampaio, do presidente da Câmara de Vereadores, Sargento Girleudo, do Líder do Prefeito na Câmara, vereador Paulo Santiago, do vereador Piquet Nogueira, além de estudantes que têm seu ensino superior em Limoeiro do Norte, Aracati e Mossoró – Rio Grande do Norte.

Confira a Lei na Integra:

LEI Nº 1.972_2022 DE 03 DE FEVEREIRO DE 2022 – TRANSPORTE UNIVERSITÁRIOS

PRF RECUPERA EM ICÓ (CE) VEÍCULO ROUBADO EM CAMPINAS (SP)

 Na fiscalização os policiais identificaram que se tratava de veículo clonado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização, recuperou mais um veículo roubado e clonado em Icó (CE).   

 Por volta das 08h30 desta quinta-feira (03/02), uma equipe da PRF em deslocamento em Icó (CE) avistou um veículo com indícios de clonagem veicular.

 Durante a fiscalização, observou-se vários sinais de adulteração dos identificadores do veículo, apontando ao veículo original com as mesmas características e com registro de roubo na cidade de Campinas (SP)

 Diante dos fatos, o condutor e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Icó para lavratura dos procedimentos cabíveis.

Justiça e Segurança

Quixadá - CE plantão policial


 BANABUIU

PRISÃO POR  TRÁFICO DE DROGAS PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO CRIME AMBIENTAL E CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

O fato ocorreu dia 01/02/2022as 17h, populares informaram que traficantes armados estavam em uma residência no bairro Alto Alegre em Banabuiú. A informação dava conta de que entre eles estaria o indivíduo  que já havia trocado tiro com a polícia, com mandado de prisão em aberto. Diante da informação, composições POG E RAIO abordaram um indivíduo tentava fugir por um beco situado ao lado desta casa, tendo sido interceptado. Este indivíduo foi identificado constatou-se ainda que ele tem mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio que na casa  a composição policial avistou gaiolas com pássaros silvestres penduradas, configurando flagrante delito crime ambiental,  os policiais  apreenderam as aves silvestres mantidas em gaiolas no local fora encontrado e apreendido aproximadamente R$4.250,00 (QUATRO MIL DUZENTOS E CINQUENTA REAIS), UM (01) REVOLVER TAURUS CALIBRE 38 ESPECIAL com CINCO (05) MUNIÇÕES INTACTAS, 375g de MACONHA, 41g  de COCAINA, 35g de CRACK, QUATRO (04) APARELHOS CELULARES e CINCO (05) AVES SILVESTRES. Diante dos fatos os bens apreendidos e os envolvidos foram conduzidos a Delegacia Regional de Quixadá onde fora lavrado o  procedimento pelos crimes de TRÁFICO E ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO  CRIME AMBIENTAL e PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, e dado CUMPRIMENTO AO MANDADO DE PRISÃO.

QUIXADÁ

ROUBO A PESSOA

Dia 02/02/2022 por volta das 11h30min no distrito de Califórnia, dois homens sendo um deles armado com revólver e o outro com uma pistola inox, em uma Bros preta e vestidos de preto, abordaram o caminhão M.BENZ/ATEGO 2426 da empresa Cajuína, anunciaram o assalto. As composições policiais, foram acionados ao local. O motorista  informou aos policiais que a quantia levada pela dupla seriam cerca de R$2.000,00(dois mil reais), aproximadamente e um aparelho celular. O ajudante, teve um aparelho celular, marca não informada, levado pela dupla que fugiu sentido ignorado. As vítimas foram orientadas a registrarem o fato na Delegacia Regional de Quixadá, as composições realizam saturações nas imediações, no intuito de localizar algum suspeito.

PEDRA BRANCA


CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

Dia 02/02/2022, por volta das 12hs30, a composição de serviço. Receberam denúncia que havia um individuo na Rua Carmo Mileo, que o mesmo era de Independência-CE e estaria com mandado de prisão em aberto. A composição se deslocou até o local informado juntamente com a Polícia Civil. Onde na casa informada, o indivíduo foi abordado e constatado que contra o mesmo,. havia um mandado de prisão em aberto. Diante dos fatos  foi conduzido para a Delegacia Municipal de Pedra Branca para serem tomadas as medidas cabíveis.

MORADA NOVA

PRISÃO POR ROUBO

Dia 02/02/2022, por volta das 07h30min, a equipe de serviço, após receber a informação de um assalto na fazendo tanques, que de imediato a equipe se deslocou arte o local e localizou as vítimas, que indagaram características dos assaltantes, que foi repassado pelas vítimas características dos suspeitos e que foi  reconhecido pelas mesmas. De imediato a composição se deslocou até a sua residência ao avistar tentou se evadir do local, porém sem sucesso, e ao ser contido resistiu a voz de parada dos policiais. Foi conduzido junto com as vítimas até a DPC de MORADA NOVA para procedimentos legais.

SENADOR POMPEU

PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE E DIREÇÃO PERIGOSA

Dia 02 de Fevereiro de 2022, por volta das 17h31min,  a composição de serviço no POG foi informado por populares, que um elemento andava em uma moto trafegando em alta velocidade na contra mão, na rua; Franco Magalhães; Imediatamente a patrulha deslocou-se e até o local e flagraram o acusado em alta velocidade trafegando na via contraria. O mesmo parou, sendo abordado. O acusado apresentava sintomas de ter enjerido bebida alcoólica. O mesmo foi conduzido para realizar o teste do bafômetro, dando positivo. O acusado não tinha habilitação. O mesmo foi conduzido para delegacia de Senador Pompeu, para os procedimentos cabíveis;

Fonte; PM CE

Russas - CE plantão policial


 RUSSAS HOMICÍDIO Á BALA

Dia 02/02/2022(Quarta-feira) – Por voltas 17h30min, na rua João Afonso, bairro Planalto da Bela Vista, zona urbana de Russas-CE, proximidades de um bueiro, indivíduo(s) trafegando num veículo tipo gol bola, cor prata (ou cinza), demais características não informada, alvejaram fatalmente o indivíduo de 28 anos, já com passagens pela polícia, o qual no momento trafegava numa moto Honda, CB 300, 2010, cor vermelha. A ocorrência foi repassada para as equipes policiais de serviço, que realizam diligências na busca do(s) acusado(s), porém o(s) mesmo(s) tomaram rumo ignorado. A viatura PM isolou o local do crime até a chegada da Equipe da Polícia Civil, Viatura da Perícia 7107  e Rabecão.  Não foram encontradas cápsulas no local e a vítima tinha 02(duas) perfurações na cabeça. 

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE CUMPRIMENTOS DE MANDADOD DE PRISÃO

Dia 02/02/2022, por volta das 07h30min, várias equipes de Policiais Militares, se deslocaram até a cidade de São João do Jaguaribe, para da apoio à Polícia Civil, o cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar, expedido pela Comarca de Tabuleiro do Norte, que fora realizado no Sítio Várzea Alegre, zona rural no Sítio Lima, no Sítio Pacheco, zona rural do municipio, na rua Cândido Chaves no centro e no Sítio Tapera, Zona rural do município de São João do Jaguaribe. Nas buscas realizadas foram apreendidos 02 celulares, vários equipamento e utensílios, tais quais: Motores Bombas Diesel e Elétrico, Chave Magnética, Rolo de Cabo PP, Haste montável, Fios Elétricos, Par de Luvas, Refletores e Reatores Elétricos, sendo os objetos conduzidos à DPC de São João do Jaguaribe/CE local onde foi feito o B.O. Vale salientar que o objetivo das buscas realizadas foi apreender objetos relacionados a furtos de fiações elétricas e transformadores da empresa ENEL que estavam ocorrendo no citado município, denunciados por meio de vários B.O’ relatando os referidos furtos e posterior investigação da Delegacia de Tabuleiro do Norte. Ademais, após o cumprimento do referido mandado foi realizado saturação na Sede e na Zona Rural do município em epigrafe, no intuito de capturar envolvidos em crimes mas sem sucesso. 

Fonte; PM CE 

Bolsonaro revela endividamento trilionário da Petrobras na era PT

 

O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta quarta-feira (2), de evento que anuncia modernização do INSS e aproveitou o discurso para informar os prejuízos deixados sobretudo pelos governos do PT. Somente a Petrobras acumulou endividamento de quase R$ 1 trilhão no período.

“Nessa semana estive em Itaboraí, com o presidente da Petrobras e outros diretores. dois gerentes usaram da palavra e foi explanado como a Petrobras foi administrada de 2003 a 2016”, contou o presidente.

“Eu só vou tocar em um item, o endividamento de R$900 bilhões que vocês, que compram o combustível, pagam. Quase R$1 trilhão mal geridos ou desviados. Esse é o retratinho 3×4 da nossa querida Petrobras”, concluiu Bolsonaro.

Seguindo com lista de desfalques ocorridos na ‘era PT’, Jair mencionou altos valores que integravam os bancos nacionais deixaram de existir no financiamento público.

Seguindo com lista de desfalques ocorridos na ‘era PT’, Jair mencionou altos valores que integravam os bancos nacionais deixaram de existir no financiamento público.

“Há poucas semanas, o Pedro Guimarães mostrou desvios ou prejuízos neste período vermelho da República, R$ 45 bilhões desviados. Na semana passadas, Gustavo Montezano esteve em uma live comigo mostrando como péssimas administrações ou desvios levaram prejuízo ao BNDES de R$500 bilhões”, afirmou o presidente.

Guimarães é o atual presidente da Caixa Econômica Federal, enquanto Montezano é o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A respeito dos dispêndios atuais do governo, Bolsonaro informa obras de infraestrutura e de caráter emergencial são aplicadas corretamente e com economia.

“Eu peço aos ministros e aos secretários essas informações para a gente mostrar o que aconteceu com o Brasil de 2003 a 2016”, afirmou.

“Quando se fala em cifras trilionárias, não se esqueça que o Tarcísio [Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura] mexe apenas com R$8 bilhões por ano, acho que o Marinho [ministro do Desenvolvimento Regional], R$ 5 bilhões, levando água para o Nordeste, atendendo emergências públicas. Imagine esses recursos bem aplicados ou não desviados, como estaria o Brasil”.

(Diário do Poder)



Russas entre as 20 cidades cearenses que mais geraram emprego em 2021

 

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município de Russas está entre as 20 cidades que mais abriram vagas com carteira de trabalho no Estado do Ceará no ano de 2021. O Município gerou 818 empregos e aparece na 12ª posição do ranking estadual, sendo também a primeira do baixo Jaguaribe em geração de empregos.

Russas ficou à frente de cidades como Maranguape, Pacajus e Horizonte, localizadas na Região Metropolitana, da cidade turística de Jijoca de Jericoacoara, além da grande Sobral.

A geração de emprego em Russas acontece devido ao seu grande potencial econômico, visto que, o Município detém grande parte da área do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas, é referência na indústria de telhas, tem um comércio muito forte, desenvolve diferentes atividades no agronegócio, e possui uma das filiais da indústria de calçados Dakota, além de possuir várias investimentos industriais de menor porte.

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vem promovendo diferentes ações e projetos que visam fortalecer cada vez mais a economia local e consequentemente viabilizar a geração de emprego e renda.

Confira o ranking com as 20 cidades cearenses que mais geraram vagas de trabalho em 2021:

  1. Fortaleza: 37.037
  2. Juazeiro do Norte: 5.793
  3. Caucaia: 3.477
  4. Eusébio: 2.985
  5. Maracanaú: 2.296
  6. Itapipoca: 1.911
  7. Aquiraz: 1.620
  8. Brejo Santo: 1.330
  9. Quixeramobim: 1.295
  10. Pereiro: 1.068
  11. Iguatu: 845
  12. Russas: 818
  13. Itaitinga: 810
  14. Morada Nova: 791
  15. Jijoca de Jericoacoara: 764
  16. Maranguape: 652
  17. Pacajus: 648
  18. Horizonte: 640
  19. Sobral: 604
  20. Cruz: 528