-->

.

.
.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Russas - CE plantão policial


 JAGUARUANA - TRÁFICO DE DROGAS  

Dia 13.10.2025 por volta das 14;20 minutos a policia militar, recebeu uma denúncia anônima informando que um indivíduo do Bairro Santa Luzia- Zonal Rural do município: Jaguaruana-Ce) que já responde por roubo de veiculo, art;157 no ano de 2017, oriundo do Rio Grande do Norte, estaria traficando, a equipe realizou buscas na residência, encontrando apetrechos utilizados no preparo de entorpecentes e duas porções de substância análoga à maconha sobre o guarda-roupa, totalizando aproximadamente 261 gramas. O suspeito assumiu a propriedade da droga, alegando ser para consumo próprio e informando que a adquiriu em Mossoró/RN. O material apreendido, juntamente com o conduzido, foi apresentado na Delegacia Municipal de Jaguaruana- Ce para os devidos procedimentos legais.

Objetos apreendidos de origem licita.

01: CELULAR REDMI NOTE 8

01: FACA

261g DE MATERIAL ANÁLOGO A MACONHA.

Fonte; 1º BPM, Russas – CE, 14 Outubro de 2025.

Polícia procura homem que matou cachorro a pauladas no interior do Ceará

 13/10/2025

A Polícia Civil do Ceará investiga um caso de maus-tratos que chocou moradores de Jaguaretama, no interior do estado. Um homem é procurado por matar um cachorro a pauladas, na noite do último sábado (11). O crime foi registrado por câmeras de segurança instaladas na fachada de um comércio local.

Nas imagens, o suspeito aparece se aproximando do animal por volta das 20h, na calçada do estabelecimento. Em seguida, ele caminha até uma pilha de ripas de madeira e pega uma estaca, com a qual ameaça agredir o cão. Ao notar que está sendo filmado, o homem afugenta o animal para fora do alcance da câmera. Poucos instantes depois, ele inicia as agressões, atingindo o cachorro diversas vezes até matá-lo. Mesmo após o animal cair, o agressor continua desferindo golpes.

Polícia Militar foi acionada logo após o crime. Equipes realizaram buscas na região, mas o suspeito ainda não foi localizado. O caso é investigado como crime de maus-tratos contra animais, previsto na Lei Federal nº 9.605/1998, que pode resultar em pena de até cinco anos de prisão.

Canais de denúncia

O Governo do Ceará reforça que crimes de maus-tratos contra animais podem e devem ser denunciados.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp da Secretaria da Segurança Pública, no número (85) 3101-0181.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Polícia Militar pelo 190.

Entre as práticas que configuram maus-tratos estão: abandono, envenenamento, agressões físicas, confinamento inadequado, mutilação, falta de higiene, exposição a esforço excessivo ou a situações que causem pânico e sofrimento.

A Polícia pede que quem tiver informações sobre o paradeiro do suspeito entre em contato pelos canais oficiais de denúncia, garantindo anonimato ao informante.

Após acidentes com ônibus escolares, MPCE move ação contra prefeito e secretária de educação de Choró

 13/10/2025

Sinistro ocorreu entre as localidades de Grosso e Feijão, na zona rural de Choró (foto: divulgação)

Região Central– O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), ingressou com uma ação de execução por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) contra o prefeito interino de Choró, Paulo George de Souza Saraiva, e a secretária de Educação, Ana Flávia de Sousa Lima. Ambos devem pagar multa pelo não cumprimento do acordo e poderão responder por ato de improbidade administrativa.

O TAC havia sido firmado em 21 de maio de 2025, entre o MPCE, o prefeito e a secretária, após a constatação de condições precárias no transporte escolar do município. A vistoria realizada à época revelou vários problemas.

No entanto, segundo o Ministério Público, o acordo não foi cumprido. Poucos dias após uma nova vistoria feita pelo Detran-CE, em 15 de agosto, diversos ônibus escolares da rede municipal se envolveram em acidentes, que, segundo o órgão, “por pouco não resultaram em tragédias envolvendo alunos, profissionais da educação e a população”. As ocorrências chegaram a ser amplamente divulgadas pela imprensa local.

De acordo com o relatório do MPCE, todos os 11 veículos da frota própria foram reprovados durante a vistoria do Detran. Entre os principais problemas identificados estão falhas nos retrovisores, cintos de segurança, extintores e estepes. Já entre os 17 veículos contratadosapenas um foi aprovado, e muitos sequer chegaram a ser apresentados à vistoria. O órgão também constatou que diversos motoristas não possuíam habilitação adequada para o transporte escolar.

Apesar das irregularidades, o município pagou mais de R$ 1,1 milhão pelos serviços de transporte escolar, conforme consulta realizada pelo MPCE ao portal do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), indicando ausência de fiscalização e descumprimento das cláusulas contratuais.

Para o promotor Aureliano Barcelos, os recentes acidentes envolvendo a frota escolar de Choró “são um prenúncio de que algo pior pode acontecer”. O representante do MPCE defendeu a intervenção judicial urgente, com o objetivo de evitar que estudantes ou terceiros sofram consequências graves devido às más condições dos veículos utilizados no transporte escolar do município.