-->

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Edital com 4,2 mil vagas para PM-CE será lançado nos próximos dias, diz Camilo Santana


O governador Camilo Santana revelou, nesta segunda-feira (6), que o edital para o concurso público da Polícia Militar deve ser lançado nos próximos dias. Respondendo a perguntas de internautas durante ao vivo no Facebook, o chefe do executivo estadual esclareceu que o processo para lançar oficialmente o certame está em reta final. Ao todo, serão ofertadas 4.200 vagas. 

Camilo explicou que o governo teve um problema inicial com as vagas e precisou enviar uma lei para a Assembleia Legislativa, que aprovou e já foi sancionada. Após esse trâmite, o governo realizou seleção para escolher a banca organizadora do certame.

“Eu esperava ter lançado o edital agora já no mês de maio. Falei sexta com o secretário de Segurança Pública e com a Seplag, responsável pelo concursos públicos, e está na reta final. Então, nos próximos dias estaremos lançando oficialmente o novo concurso para a Polícia Militar do Estado do Ceará”, disse. 

O concurso ofertará, ao todo, 4,2 mil vagas até 2018, sendo 3.990 para homens e 210 para mulheres. Para concorrer é necessário possuir ensino médio concluído, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,62m para homens e 1,57 para mulheres. A remuneração inicial para o posto é de R$ 3,2 mil.

Diário do Nordeste

Estado prevê pagamento da 1ª parcela do 13º para 5 de julho


Em reunião nesta segunda-feira, no Palácio da Abolição, com os sindicatos e associações que representam os servidores estaduais, o governador do Estado apresentou ao funcionalismo suas propostas de reajuste, segundo o Estado, considerando a conjuntura econômica de crise.

Foi mantido apenas o reajuste linear de 10,67% para todos os servidores que recebem remuneração mínima, que já foi aplicado para cerca de 20 mil servidores. Para os demais, foi previsto reajuste não linear, mas com negociação por categoria. Foi garantida a antecipação da primeira parcela do 13o. salário de todos os servidores para o dia 5 de julho próximo.

Segundo o governo estadual, está assegurado o "diálogo permanente com todas as categorias para discutir melhorias salariais, melhores condições de trabalho, bem como o avanço da qualidade do serviço público".

A reunião e exposição de motivos, segundo o governador Camilo Santana, consideram a conjuntura desfavorável, "quando a maioria dos estados tem atrasado o pagamento dos seus servidores, ao contrário do Ceará, e após uma série de reuniões realizadas na Mesa Estadual de Negociação".

Servidores frustrados

A posição do governo na reunião desta segunda-feira acabou frustrando os servidores estaduais do Ceará, que acreditavam no anúncio de um reajuste de 12,6%. No último sábado (4), representantes do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) afirmaram que não descartavam uma greve geral no caso de as reivindicações não serem atendidas. Agora, resta saber qual será a posição dos trabalhadores.

Diário do Nordeste

Bebê é encontrado morto em lixão; 3º caso em três dias


Um bebê foi encontrado morto em um lixão, na localidade de Itapaí, em Redenção (a 55Km de Fortaleza), na tarde do último domingo (6). Este é o terceiro caso desta natureza registrado do da última sexta-feira (3) até agora, na Região do Maciço de Baturité. De acordo com informações dos militares do  Destacamento de Redenção, a Polícia foi acionada pelos trabalhadores da limpeza Pública da Cidade e achou a criança dentro de uma sacola.

Segundo  o PM que conversou com a reportagem, aparentemente, o recém-nascido não tinha sinais de violência. A criança parecia ter sido abandonada no local pouco tempo antes, porque ainda não estava em putrefação. Até o momento ninguém foi preso. As investigações do caso deverão ficar a cargo da Polícia Civil.  A reportagem entrou em contato com a equipe da Delegacia Municipal de Redenção, mas a servidora da Instituição que atendeu a ligação disse que não tinha conhecimento do fato. 

Baturité

No dia 3 de junho, dois recém-nascidos foram achados mortos no lixão de Baturité. As crianças estavam em decomposição e, segundo a PM, apresentavam sinais de violência. Por enquanto, ninguém foi preso por envolvimento no fato. A Polícia ainda não se manifestou sobre quem abandonou as crianças no local, nem por qual motivo.    

Diário do Nordeste

Resultado do Sisu 2016 será divulgado nesta segunda-feira

Resultado do Sisu do 2º semestre será divulgada nesta segunda (Foto: Reprodução)

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão divulgados em única chamada nesta segunda-feira (6), sem horário definido. Até as 18h de quinta-feira (2), último dia de prazo para inscrições, 1.502.680 inscrições de 778.739 candidatos foram feitas. Cada candidato podia se inscrever em até duas opções de curso. 

O resultado poderá ser conferido pelo site http://sisu.mec.gov.br . Na terça-feira começam na terça-feira (7). Elas ficarão disponíveis até as 23h59 do dia 10 de junho, pelo site do programa . O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27).

O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta edição oferece 56.422 vagas em 65 instituições. A inscrição podia ser feita somente pelos estudantes que participaram do Enem de 2015 e obtiveram nota na redação que não fosse zero.

Entre os dias 10 e 14 de junho, os selecionados terão de fazer a matrícula na instituição de ensino. Do dia 6 até o dia 17 de junho, os estudantes não selecionados podem aderir à lista de espera do sistema. Os integrantes dessa lista que vierem a ser selecionados devem fazer a matrícula no dia 23 de junho.

Diário do Nordeste

Homem é assassinado a tiros em Jaguaretama


Neste domingo, dia 05, por volta das  16h40min, no Projeto do Assentamento Campina Alegre, aproximadamente 40 Km da sede do município, foi vítima de homicídio Francisco Antônio da Silva, 36 anos, natural de Jaguaretama-CE. De acordo com informações colhidas no local do crime, a vitima foi interceptada por dois indivíduos desconhecidos, que já chegaram atirando contra ele, e após o crime fugiram tomando rumo ignorado. O caso está sob investigação à cargo da Polícia Civil.

Com Informações do 1ºBPM

Novo vídeo traz mais provas de estupro coletivo no Rio de Janeiro

"Já está provado o crime de estupro. O desafio da polícia é provar a extensão desse crime", afirmou a delegada Cristiana Onorato Bento ( Foto: Agência Brasil )

A jovem de 16 anos que foi vítima de estupro coletivo na semana retrasada, em uma comunidade no Rio, ficou cerca de 30 horas em poder de seus estupradores. Este intervalo foi revelado pela Polícia com base na análise de um novo vídeo do celular de Raí de Souza, preso da última segunda por ter participado do crime. As duas oportunidades em que a vítima foi violentada teriam sido, portanto, em dias diferentes. 

As informações foram reveladas pelo Fantástico, da Rede Globo, na noite de domingo (5). Inicialmente, Souza havia dito à polícia que tinha destruído seu aparelho celular - mas na última sexta, investigadores localizaram o aparelho. No primeiro dos vídeos, a garota claramente é abusada e tenta reagir. 

"Já está provado o crime de estupro. O desafio da polícia é provar a extensão desse crime", afirmou a delegada Cristiana Onorato Bento à Rede Globo. 

Com as novas provas, os investigadores já conseguem montar uma cronologia dos fatos. As evidências são de que a jovem saiu de um baile funk com Souza, o jogador de futebol Lucas Perdomo e mais uma garota às 7 horas do dia 21 de maio, um sábado. Eles teriam consumido bebidas alcoólicas e drogas - maconha e cheirinho da loló. Foram então a uma casa abandonada do Morro do Barão, na zona oeste do Rio.

Três horas mais tarde, Raí, Lucas e a outra jovem saíram do local. Às 11 horas, a jovem que ficou estaria desacordada e teria sido retirada da casa pelo traficante Moisés Camilo de Lucena, o Canário. Ele, que está foragido, teria sido o primeiro a estuprá-la. O estupro seguinte ocorreria na noite de domingo. 

"A gente tem a prova material que o Raphael, o Raí (Souza), o chamado Jefinho e o Moisés Lucena, o Canário, abusaram sexualmente dessa menina", disse a delegada. Os policiais acreditam que outros possam estar envolvidos. Entretanto, as últimas investigações não indicam o número inicialmente divulgado - 30 os envolvidos. A polícia acredita que esse número era uma referência a uma letra de funk famosa na região. 

Manifestações

Enquanto em todo o País ocorreram manifestações de apoio público à jovem violentada, na comunidade do Barão, moradores fizeram uma manifestação de apoio aos acusados. Pelo celular de Souza, a polícia descobriu áudios recebidos em que o chefe do tráfico da área mandava os moradores a participar. "Mano mandou ir no protesto. Se não for, é com eles mesmo. Mano mandou ir no protesto", dizia a mensagem.

Diário do Nordeste

Dez presos por fraude na Caixa Econômica ganham liberdade

Delegados Gilson Mapurunga, Delano Cerqueira Bunn (superintendente da PF) e Wellington Santiago deram detalhes da operação ( FOTO: NATINHO RODRIGUES )
Dez das 14 pessoas presas em decorrência da 'Operação Caixa Preta', deflagrada no dia 1º de junho pela Polícia Federal (PF), foram soltas, ontem. Os outros quatro presos já tinham sido liberados, na sexta-feira (3), após prestarem depoimento. A operação investiga uma organização criminosa composta por funcionários públicos, contadores, empresários e 'laranjas', que deu um desfalque de R$ 50 milhões na Caixa Econômica Federal (CEF) contratando empréstimos fraudulentos.

Segundo o coordenador do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da PF, delegado Gilson Mapurunga, todas as pessoas capturadas foram ouvidas e citaram nomes que serão investigados. "Novos nomes surgiram e as investigações continuam para identificarmos quem foi beneficiado com os empréstimos e quais funcionários da CEF contribuíram com as fraudes. Certamente outras pessoas precisarão se explicar", declarou.

O delegado disse que o material apreendido no dia que a operação foi deflagrada contem informações importantes, que ajudarão a direcionar as investigações daqui em diante. "O volume de contratos é muito grande. Já foi provado que o esquema existiu, a Polícia vai se concentrar em analisar o material para que se tenha uma conclusão sobre todos os beneficiados e até onde chegou o dinheiro conseguido de forma fraudulenta".

Temporária

As diligências da PF deveriam ser finalizadas em cinco dias, já que este era o tempo em que expiraria as prisões temporárias dos suspeitos. "Algumas pessoas foram liberadas ainda na sexta-feira, depois que foram ouvidas, por decisão da própria Polícia. A PF pediu que algumas dessas prisões fossem preventivas e obteve parecer favorável do Ministério Público Federal, mas a Justiça achou por bem conceder apenas prisões temporárias", afirmou Gilson Mapurunga.

Conforme o delegado, as pessoas presas são suspeitas de participarem da contratação de 409 empréstimos fraudulentos junto à CEF. Dentre os presos estão dois ex-gerentes da Instituição. Um deles já havia sido preso, durante a 'Operação Fidúcia', que investigava um esquema semelhante. Porém, os investigados pela 'Caixa Preta' tiveram a expertise de não pedir emprestado grandes valores, para que as transações ficassem a cargo do gerente de pessoa jurídica e não precisassem ser aprovados pela superintendência da CEF.

Diário do Nordeste