-->

quinta-feira, 4 de maio de 2023

TSE cassa prefeito em SC e torna Luciano Hang inelegível

 QUINTA-FEIRA, MAIO 04, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (4), por 5 a 2, cassar o mandato do prefeito de Brusque, Ari Veqhi (MDB), por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2020.

A decisão se deu em razão da utilização da estrutura da varejista Havan, maior empresa da cidade, em favor dele, em sucessivos vídeos publicados pelo empresário Luciano Hang, conhecido como Véio da Havan, nas redes sociais.

Pela decisão, o próprio Hang fica inelegível até 2028, por ter praticado o abuso de poder econômico – o prazo equivale aos oito anos previstos na Lei da Ficha Limpa, mas contados a partir das eleições municipais de 2020.

Com a decisão, o TSE reverte julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que não havia visto abuso de poder econômico na campanha promovida por Hang em favor de Vequi. A corte regional considerou que a sequência de vídeos publicados pelo empresário seria uma mera opinião política protegida pela liberdade de expressão.

A ação original havia sido aberta por Podemos, PT, PSB e Partido Verde, que recorreram ao TSE. O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, considerou que não seria possível reverter a decisão do TRE-SC, pois para isso seria necessário reexaminar as provas, o que não seria permitido pela jurisprudência.

Contudo, segundo a votar, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, decidiu não considerar essa questão processual, diante do que considerou provas robustas do abuso de poder econômico. Ele apontou a reiterada utilização da logomarca e de ativos da Havan – entre os quais caminhões, lojas e recursos humanos – para fazer “campanha paralela”, sem prestação de contas, em favor de Vequi e contra os demais candidatos.

Moraes destacou o que considerou serem exemplos mais graves dessa atuação indevida. Num dos vídeos publicados nas redes sociais, com cerca de 180 mil visualizações, Hang veste camisa da Havan e promove uma espécie de evento político com funcionários numa de suas lojas, em 14 de novembro de 2022, véspera do pleito municipal.

Nesse vídeo, Hang simula entrevistas com funcionários, que são questionados se “votarão certo” para prefeito. Moraes frisou que tal comportamento configura, em tese, também o crime de assédio eleitoral. O ministro instou o Ministério Público Eleitoral (MPE) a apurar o caso.

“Nesse contexto, impõe-se ao Tribunal Superior Eleitoral, a partir da sucessão de fatos narrados, aferir a legitimidade da atuação de Luciano Hang no âmbito da disputa eleitoral ou se os comportamentos praticados, por meio da indevida vinculação da pessoa jurídica Lojas Havan com a campanha, representaram quebra da isonomia do pleito em benefício dos candidatos Recorridos [Ari Vequi e seu vice, Gilmar Doerner], decorrente de abuso do poder econômico”, disse Moraes.

Seguiram o entendimento do presidente do TSE os ministros Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Sergio Banhos e Carlos Horbach. Ficaram vencidos o relator, Lewandowski, e o ministro Raul Araújo.

Pela decisão, a cassação dos diplomas do prefeito Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (Republicanos) deve ser comunicada ao TRE-SC e ter efeitos imediatos, sem que seja necessário aguardar a publicação do acórdão (decisão colegiada) do TSE.

ABr

Deputada do PSOL quer obrigar Bolsonaro a vacinar a filha Laura

 QUINTA-FEIRA, MAIO 04, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja investigado em relação à situação da vacinação de sua filha Laura Bolsonaro. Após ser alvo de uma operação da Polícia Federal, o ex-chefe do Executivo disse que nem ele, nem a filha se vacinaram contra a Covid-19.

Na representação, a parlamentar pede que o órgão tome medidas para obrigar o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro a vacinarem Laura. Para a deputada, uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro de 2020 deu ao Estado o poder de determinar que os cidadãos se vacinem.

A medida em questão, que se tornou a Tese de Repercussão Geral 1103 na Suprema Corte, diz que “não se caracteriza violação à liberdade de consciência e de convicção filosófica dos pais ou responsáveis, nem tampouco ao poder familiar” a obrigatoriedade de vacinação dos filhos.

Na representação levada ao MPF, a deputada ainda argumentou que o Estatuto da Criança e do Adolescente obriga que crianças sejam vacinadas em casos recomendados pelas autoridades sanitárias, como seria o caso da Covid-19.

– Como se pode ver, a vacinação de crianças e adolescentes é essencial para a garantia de sua saúde, devendo sobrepor a liberdade de consciência e de convicção filosófica. De modo que, entende-se que o caso aqui relatado deve ser fiscalizado pelo Ministério Público, conforme sua competência – diz o documento.

A defesa de Bolsonaro, por sua vez, afirmou em nota publicada nesta quarta-feira (3) que Laura não teria se vacinado “em razão de comorbidades preexistentes” e que a proibição teria sido atestada por especialistas.

– A ex-primeira-dama, dona Michelle, conforme amplamente divulgado, foi vacinada, com imunizante de dose única, no ano de 2021. A filha menor do casal, por sua vez, foi proibida de receber qualquer imunizante em razão de comorbidades preexistentes, situação sempre e devidamente atestada por médicos – disse a equipe jurídica de Bolsonaro.

(Pleno News)



Quixadá - Ce plantão policial 9º BPM

 


SOLONÓPOLE LESÃO CORPORAL E AMEAÇA

Dia 03 de Maio de 2023, às 03horas, a composição da VTR recebeu ligação Via 190, que um indivíduo havia invadido uma residência em Solonópole, e lesionado um sujeito dentro de sua residência. De imediato, os policiais militares se deslocaram até ao local do ocorrido onde encontraram a vítima, residente no mesmo endereço do crime, o qual relatou que o suspeito forçou a entrada em sua residência e em posse de uma faca teria o ameaçado de morte e efetuou um golpe com o referido instrumento pérfurocortante, causando algumas lesões. Após os relatos, a equipe policial saiu em busca do acusado, o qual foi encontrado próximo ao Mercado Público no centro da cidade, encontrando o mesmo em posse da faca usada no delito. Constatada a situação de flagrante delito, foram conduzidos vítima e acusado para a Delegacia Regional de Quixadá, onde foi realizado o procedimento, sendo o acusado autuado pelos crimes de lesão corporal e ameaça.

BANABUIÚ HOMICÍDIO A BALA

Dia 03/05/2023 por volta das 8h, o COPOM de Quixadá informou acerca de um homicídio na localidade do Estreito - Distrito Barra do Sitiá. A Vtr de Banabuiú se deslocou para averiguar e constatou a veracidade do fato. A vítima – um homem – foi encontrada às 6h pelo filho que ia trabalhar com o pai. Polícia Civil e Perícia Forense compareceram ao local para as devidas investigações e recolhimento do corpo.

QUIXADÁ PRISÃO POR ROUBO A PESSOA

Dia 03/05/2023, por volta de 18h, a composição RAIO 02 recebeu a informação, Via COPOM, que uma mulher teria cometido roubo no Centro de Quixadá, e estaria sendo perseguida por populares na Av. Plácido Castelo, sendo visualizada pelos policiais. Efetuada a abordagem, a suspeita mostrou a quantia de R$12,00 em espécie que roubara. Diante dos fatos foi dada voz de prisão e a mesma foi conduzida à Delegacia Regional de Quixadá para a realização dos procedimentos cabíveis.

Fonte; PM CE

Russas - CE plantão policial 1º BPM


RUSSAS PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICIDIO POR ARMA BRANCA  

Dia 03/05/2023, por volta das 08h51, na rua Projetada, Tabuleiro do Catavento, Russas-Ce, em continuação às diligências visando prender o autor de uma tentativa de homicídio por arma branca ocorrida na madrugada o policiamento conseguiu localizar e prender o infrator. Que foi autuado no ARTIGO 121 COMBINADO COM ART 14 INCISO 2.

RUSSAS PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS 

Dia 03/05/2023 Por volta das 10h30min, Equipes de policiamento receberam informações de que um indivíduo estaria realizando tráfico de entorpecentes. Foi feito deslocamento sendo o homem abordado com 04 papelotes de maconha, indagado a respeito de mais material o mesmo informou que vizinho a sua casa havia uma balança de precisão, e ainda informou que o resto de sua droga estava na casa de seu comparsa ao chegar na referida casa, ao avistar a viatura de policia o outro suspeito arremessou algum material pra fora de sua casa. Foi material era análogo à maconha e cocaína, balanças de precisão, material pra embalagem e dinheiro trocado de procedência do provável tráfico de drogas. Diante dos fatos os indivíduos foram conduzidos à delegacia de Russas para os procedimentos cabíveis.

RUSSAS VEÍCULO ENCONTRADO COMO POSSIVEL INSTRUMENTO DE DELITO  

Dia 03/05/2023 Por volta das 13h35, a equipe Raio em patrulhamento de rotina pelo Torão foi feito uma busca no matagal, que é conhecido como esconderijo de veículos roubados, apos fazer uma busca pelo local, foi encontrada uma moto Honda Biz cor preta, placa MXO-4723, foi feito busca pelas proximidades para localizar a pessoa que se encontrava com o veículo, mas sem êxito; porém a mesma não consta como roubada, mas foi conduzida a DRPC de Russas para os procedimentos cabíveis.

RUSSAS CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO  

Dia 03/05/2023 Por volta das 14h30min, na rua Projetada, bairro Tabuleiro do Catavento, Russas-Ce, equipes de policiamento, deram cumprimento a um Mandado de prisão (pensão alimentícia) contra um homem. Sendo mesmo conduzido à DRPC para os devidos procedimentos.

RUSSAS CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO  

Dia 03/05/2023 por volta das 16h30min, na localidade de Bento Pereira, zona rural de Russas-Ce, equipes de policiamento, deram cumprimento a Mandado de prisão (art. 121) contra um homem que foi conduzido à DRPC para os devidos procedimentos.

JAGUARUANA ATO INFRACIONAL  

Dia 03/05/2023 Por volta das 13h30min, o policiamento de Jaguaruana foi informado, que um aluno, havia sido flagrado portando uma munição de revolver Cal. 38, e logo foi acionada a patrulha, que constataram a veracidade da denúncia, logo a genitora do menor chegou trazendo-o a D.P.C. De início informou ter encontrado o projétil em uma rua e, posteriormente que, a encontrou no local de trabalho de seu genitor, em um enfeite em formato de sapo, que estava em cima de um balcão, localizado na rua João Francisco Rodrigues, bairro Tabuleiro. Foram realizados os devidos procedimentos.


PALHANO APOIO AO CONCELHO TUTELAR 

Dia 03/05/2023 por volta das 18h36min, o destacamento do Palhano foi informado pelo COPOM C12 que uma estava em surto psicótico estando com sua filha recém-nascida nos braços estaria discutindo com populares na rua 13 de Maio, que a composição, foi até o local, não encontrando a mesma, em seguida o policiamento foi informado que ela estava no hospital, o policiamento acompanhou os técnicos da saúde e concelho tutelar que entraram em contato com o pai da criança e fizeram a entrega da criança ao mesmo.

RUSSAS PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO E TRÁFICO DE ENTORPECENTES  

Dia 03/05/2023 por volta das 20h, o COPOM C12 foi informado por via 190, que no Mutirão, nas proximidades do Brejo, havia ocorrido disparos de arma de fogo, O policiamento foi ao local onde encontraram a vítima, que informou que 03 indivíduos em um veículo gol vermelho, armados e usando coletes balísticos haviam atirados contra ela, disse também que havia reconhecido os autores, indicando o local onde os mesmos poderiam está, que as viaturas foram no local indicado na rua João Martins de Almeida, Várzea Alegre, onde encontraram em frente a uma residência os infratores, que a vítima os reconheceu como autores do delito, sendo também encontrado no local CELULAR  COR PRETO, CELULAR SAMSUNG, AZUL CLARO TELA DANIFICADA, CELULAR SAMSUNG, AZUL CLARO, CELULAR LG, COR PRETA, CELULAR POCCO, COR AZUL, CELULAR MARCA NAO IDENTIFICADA, COR PRETA, REVOLVER CALIBRE: 38 MARCA: TAURUS, CABO EMBORRACHADO, 12 MUNIÇÃO CALIBRE 38, SIMULACRO (REPLICA) AIR SOFT, FACA TIPO PEIXEIRA CABO DE CANO DE PLASTICO, MACONHA DIVIDIDO EM VARIOS PEDAÇOS, 222 G, DINHEIRO EM ESPÉCIE: R$ 7990 (SETE MIL NOVECENTOS E NOVENTA REAIS), 03 GALOS (USADOS EM RINHA) E O VEICULO VW/GOL 1.0, VERMELHO, 2010, PLACA NQR0940. Diante dos fatos o policiamento conduziu os infratores juntamente com o material apreendido e a vítima a DPC de Aracati - Ce

Fonte; PM CE

Acredite se quiser: Justiça Federal estabelece prazo para que Adélio Bispo possa ser solto

 QUINTA-FEIRA, MAIO 04, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

A desembargadora Luciana Pinheiro Costa, do Tribunal Regional Federal da 6° Região (TRF6), negou parcialmente, no último dia 28, um pedido de habeas corpus em favor de Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada no então candidato a presidente Jair Bolsonaro, em 2018, na cidade mineira de Juiz de Fora. Desde então, Adélio está detido no Presídio Federal de Campo Grande (MS).

A ação foi movida pela advogada Neide Nascimento de Jesus, do Rio de Janeiro, que fez dois pedidos à Justiça: declarar extinta a medida de segurança imposta ao agressor, por tempo indeterminado, com base na revogação da antiga Lei de Segurança Nacional, e limitar o prazo máximo em que o agressor do ex-presidente da República deverá ficar recolhido.

No relatório, a magistrada disse não ser possível reconhecer a extinção da punibilidade, pois a medida é de competência de juízos de execuções. Mas fixou um prazo para que Adélio possa ficar livre: vinte anos. “Diante do exposto, configurado, no ponto, o evidente constrangimento ilegal, concedo parcialmente a ordem, apenas para determinar que a duração da medida de segurança não ultrapasse o limite máximo da pena cominada em abstrato no tipo penal do art. 20, parágrafo único, 1ª parte, da Lei nº 7.170/1993 (20 anos)”, escreveu Costa.

Em outra ação, em tramitação na Justiça Federal do Mato Grosso do Sul e movida pela Defensoria Pública da União, a defesa de Adélio pede sua transferência para um hospital psiquiátrico, sob a alegação de que o local em que ele está não possui condições para seu tratamento. Em 2019, Adélio foi considerado inimputável e acabou absolvido das acusações criminais, mas o juiz determinou sua internação por tempo indeterminado. Por falta de vagas em unidades apropriadas, ele está desde então na cadeia federal.

Veja