-->

domingo, 5 de setembro de 2021

Passagem de ônibus e topics intermunicipais tem reajuste de até 12,99% no Ceará

 

Os reajustes tarifários dos serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros (ônibus, vans, topiques etc.) foram aprovados pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). O aumento vai corresponder a 10,99% para o serviço metropolitano regular e, no caso dos serviços interurbanos regular e complementar será de 12,99%.

Os novos valores dos serviços de transportes vão ser praticados assim que publicados no Diário Oficial do Estado do Ceará (DOE), momento em que os técnicos da Arce implementarão as novas tarifas, emitindo as ordens de serviço.

Já o Serviço Regular Interurbano, regular e complementar, trata-se do transporte entre dois ou mais municípios cearenses, situando-se, pelo menos um deles, fora da Região Metropolitana de Fortaleza, e sendo operado com ônibus ou vans com características fixadas pelo poder concedente.

Operacionalmente, o sistema interurbano é organizado em oito regiões (bacias), que foram licitadas no ano de 2009 pelo Governo do Estado, sendo, hoje, operadas por quatro empresas. Nesta modalidade do serviço de transporte, os novos valores se dão em função da quilometragem, considerando que se tratam de vários trechos. Para chegar ao valor final da tarifa, nesse caso, deve-se multiplicar o novo coeficiente tarifário pela quilometragem.

Com informações do portal G1/CE


Anvisa paralisa jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) paralisou na tarde deste domingo (5) o jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A decisão foi tomada após quatro jogadores argentinos entrarem em campo, mesmo com a determinação da agência de que teriam de cumprir isolamento no hotel para serem deportados para a Argentina.

Sem citar os nomes dos jogadores, a agência informou que os jogadores teriam descumprido as regras sanitárias brasileiras segundo as quais “viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”. Diante da situação, há possibilidades de os jogadores serem deportados do país.

“Após reunião com as autoridades em saúde, confirmou-se, após consulta dos passaportes dos quatro jogadores envolvidos, que os atletas descumpriram regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021”, informou, em nota, a Anvisa, referindo-se aos viajantes que chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos.

A Anvisa informa que considera a situação “risco sanitário grave”, motivo pelo qual orientou as autoridades em saúde locais “a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro”.

O jogo estava previsto para começar às 16h na Neo Química Arena, em São Paulo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O Brasil lidera a competição de forma isolada com 21 pontos.

(Agência Brasil)

Anvisa interdita lotes da vacina CoronaVac

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (4) a interdição cautelar de lotes da CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de lotes que foram envasados em uma fábrica não aprovada na autorização de uso emergencial da vacina.

Em nota, a agência explicou que, nesse caso, “configura-se em produto não regularizado junto à Anvisa”, necessitando de atuação imediata para “mitigar um possível risco sanitário” à população.

A medida foi publicada neste sábado em edição extra do Diário Oficial da União.

Butantan

Também em nota, o Instituto Butantan, que distribui a vacina no Brasil, esclareceu que a medida da Anvisa “não deve causar alarmismo”. “Foi o próprio instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas. Isso garante que os imunizantes são seguros para a população”, explicou.

De acordo com a Anvisa, o Instituto Butantan informou, ontem (3), que o laboratório chinês Sinovac, fabricante da CoronaVac, enviou ao Brasil vacinas envasadas em uma unidade que não foi inspecionada, nem aprovada pela agência brasileira. São 25 lotes com um total de 12.113.934 de doses do imunizante. Outros 17 lotes envasados no mesmo local, com 9 milhões de doses, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.

A interdição cautelar tem o prazo de 90 dias. A Anvisa informou que, durante esse período, “trabalhará na avaliação das condições de boas práticas de fabricação da planta fabril não aprovada, no potencial impacto dessa alteração de local nos requisitos de qualidade, segurança e eficácia, e do eventual impacto para as pessoas que foram vacinadas com esse lote”.

Até o momento, segundo a agência, não há relatórios de inspeção emitidos por outras autoridades de referência, como o Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Certificação

Além disso, o Instituto Butantan deve regularizar o novo local na cadeia de fabricação da vacina. O órgão informou que, há 15 dias, encaminhou à Anvisa toda a documentação necessária para a certificação do processo de produção em que foram feitas as referidas doses. “Por isso, tem convicção que ela será concedida em breve. Caso necessário, pode complementar a solicitação com mais dados, inclusive da Sinovac, caso a agência julgue necessário”, explicou, reafirmando que todas as doses estão atestadas pelo rigoroso controle de qualidade do Butantan.

A Anvisa esclareceu que, na autorização de uso emergencial do imunizante, aprovada em 17 de janeiro deste ano, consta que as vacinas devem ser “importadas prontas da Sinovac, ou o granel da vacina formulada e estéril, sendo importado da Sinovac para envase e acondicionamento no Instituto Butantan. Entretanto, eventuais alterações nestas configurações devem passar por nova análise das áreas técnicas da Anvisa”.

Russas - CE plantão policial

 


TABULEIRO DO NORTE - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Por volta das 17h30 minutos minutos, a Polícia Militar foi informada através do 190 que um individuo embriagado na Localidade de Sítio Barrinha em Tabuleiro do Norte, estava quebrando tudo em sua casa. O policiamento compareceu ao local e constatou a veracidade do fato. O acusado quando ingere bebida alcoólica fica altamente alterado, fica agressivo e faz ameaças a sua companheira e hoje quebrou vários objetos dentro de casa e que pegou uma panela para agredir a vítima, mas esta conseguiu correr evitando assim ser agredida. Foi dado voz de prisão e conduzido a Delegacia Regional de Russas, e apresentado a Autoridade Policial que autuou o acusado com base no ART 147, (DEC. LEI 2848) 

QUIXERE – TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Por volta das 18h50 minutos minutos a Policia Militar foi informada via 190 que deu entrada no hospital um individuo ferido a gargalo de garrafa. A equipe da policia militar se dirigiu ao local do crime onde segundo informações de populares ambos estavam em meio a uma bebedeira quando se desentenderam gerando a agressão. A acusada da agressão foi identificada e localizada sendo conduzida e apresentada na DRPC de RUSSAS sendo autuada com base no art 121. § 2º IV, do CODIGO PENAL.

LIMOEIRO DO NORTE - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Dia 05/09/2021 (Domingo), a PM foi informada  através do 190 que no bairro Cidade Alta, em Limoeiro do Norte, um indivíduo estaria espancando seu filho bem como sua esposa. O policiamento compareceu ao local e constatou a veracidade do fato. O acusado estava agredindo seu enteado quando sua mãe ao tentar defendê-lo foi ameaçada e agredida por seu companheiro. O policiamento conteve o agressor e o conduziu a DRPC de Russas onde foi apresentado a Autoridade Policial que o autuou com base no Art.129 do Código Penal (DEC. LEI 2848) e no Art.147 Código Penal (DEC. LEI 2848). 

Fonte; PM CE