-->

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Profissionais da SEMA ministram treinamento sobre Coleta Seletiva para colaboradores da Policlínica

 

Uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) ministrou ontem, terça-feira (23), um treinamento para os colaboradores da Policlínica Dr. José Martins de Santiago sobre os métodos de realização da coleta seletiva de material reciclável.

A coleta seletiva proporciona vários benefícios ao Meio Ambiente, como a economia de matérias-primas (água e energia), menos poluição para gerar novos produtos, alívio dos aterros sanitários (aumentando assim sua vida útil) e a geração de emprego e renda para diversas pessoas.

Após esta primeira iniciativa, a equipe que compõe a Comissão Socioambiental irá planejar novas ações internas que favoreçam o processo de coleta seletiva. Estas ações serão divulgadas para a população atendida na unidade, como forma de conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

Últimas vagas para o Projeto Caravana do Saber Tecnológico

 

O Projeto Caravana do Saber Tecnológico, do Instituto Idear, em parceria com a Prefeitura de Russas, informa que continuam abertas as inscrições para participar dos cursos de Lógica de Programação de Jogos e APPS, que serão ofertados gratuitamente em Russas.

Os interessados em preencher as últimas vagas deverão acessar o link abaixo ou posicionar a câmera do seu celular para o QR Code, que está sendo disponibilizado nas redes sociais oficiais do Município, e preencher o formulário.

Podem se inscrever jovens a partir de 15 anos, residentes em Russas, que já tenham concluído o Ensino Fundamental I ou estejam em conclusão.

Os cursos serão ministrados de forma presencial, no turno diurno, e acontecerão na Escola José Raimundo de Deus, Centro. A data de início será definida e divulgada posteriormente.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1_zdDKnj5Wse0Qsi3_E0ktAwUC7KC0NAWzwJCWR_Yj5E/edit?ts=62a9d96f

Beneficiários faltosos terão até sexta (26) para retirada do Vale Gás

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), informa aos beneficiários que ainda não compareceram para receber o Vale Gás, que estes terão até sexta-feira (26) para efetuar a retirada dos tíquetes.

Os beneficiários faltosos devem procurar os locais de entrega, munidos dos documentos RG, CPF, NIS e Comprovante de Endereço, para receber o benefício.

Confira a relação e respectivos locais da retirada.

CRAS COF – VÁRZEA ALEGRE

CRAS BTS – PLANALTO DA BELA VISTA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL – SETAS

Justiça autoriza cobrança de dívida após 5 anos e manutenção do "nome sujo"

 

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A Justiça de São Paulo considerou legal a cobrança de dívida mesmo após decorridos 5 anos do fato gerador do débito. Ação permite ainda a inclusão do nome da cliente em questão nos serviços de proteção ao crédito.

Decisão reabre a discussão sobre a prescrição de dívidas em meio à questionamentos sobre direitos da empresa e dos consumidores. Ação também abre precedentes para que os consumidores voltem a ser cobrados e continuem com o "nome sujo" mesmo após a dívida ter prescrito.

Entenda o caso

Na última semana, a 17ª Câmara de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) julgou à favor de uma grande rede de varejo o recurso de um processo de cobrança de uma dívida com mais de 5 anos.

A medida autoriza a cobrança de forma administrativa desde que esta seja feita de forma "amigável, sem ação judicial ou qualquer tipo de constrangimento" ao devedor.

No julgamento, a Câmara do TJSP determinou ainda que mesmo passados os cinco anos de existência do débito, a empresa tem, legalmente, o direito de cobrar a dívida.

A decisão leva em consideração os autos de um processo aberto ainda em julho de 2021. No caso, uma consumidora pedia para que fosse respeitada a prescrição de uma dívida no valor original de R$ 432,43.

Na ação, a consumidora alegava constrangimento diante das cobranças. A dívida foi registrada em 2013 e de acordo com as diretrizes do artigo de número 206 do Código Civil, prescreveu em 2018 (após 5 anos).

Assim, em tese, a consumidora não poderia mais ser cobrada ativamente pelo débito e teria o direito de ter o nome retirado de cadastros de negativados como o SPC e Serasa.

A empresa, porém, não teria cumprido tais determinações, fato que levou a consumidora a processar a rede de varejo e exigir uma reparação por danos morais.

O julgamento chegou a ser parcialmente favorável às exigências da cliente, porém, após recursos submetido pela empresa, a decisão se reverteu.

O que muda com a autorização da cobrança de dívida após 5 anos?

A Justiça de São Paulo avalia que o Código Civil não determina o perdão da dívida após cinco anos. No julgamento, a 17ª Câmara de Direito do TJSP, assume o entendimento de que em momento algum há a premissa de que a dívida deixa de existir após sua prescrição.

Assim, a Justiça concedeu o direito de cobrança da empresa novamente, a manutenção do nome e CPF da cliente em questão nos registros nacionais de inadimplentes.

Porém, após o prazo de 5 anos, a dívida não poderá mais ser cobrada judicialmente, devendo ser uma cobrança extraoficial e em busca de um acordo com o(a) devedor(a).

O tema, porém, ainda gera discussão entre advogados, desembargadores e juristas. Não há um pleno concessão sobre o caso e a decisão em questão reabre o debate sobre a extensão da prescrição de dívidas.

Na prática, o direito à cobrança foi garantido para a empresa por meio do processo judicial aberto pela própria devedora.

Assim, tal decisão não apresenta um impacto direto nos demais casos semelhantes, porém, deverá abrir jurisprudência para outras empresas recorram à Justiça para garantir o direito à cobrança. 


O povo

Site; www.radioetvnativaderussas.com.br



Vereador Lúcio Bruno diz que Camilo está "coagindo" prefeitos para apoiar Elmano: "Coronelismo"

 

Foto: Reprodução/Instagram Lúcio Bruno

O vereador Lúcio Bruno (PDT) fez duras críticas ao ex-governador Camilo Santana (PT) durante sessão desta terça-feira, 23, na Câmara Municipal de Fortaleza. O pedetista afirmou, durante pronunciamento, que o petista estaria "coagindo" e "chantageando" os prefeitos das cidades cearenses para apoiar a candidatura de Elmano Freitas (PT) ao Governo do Estado.

“Sabe qual é esse meu discurso hoje aqui?”, disse o político referindo-se a Adail Júnior (PDT). “É de decepção”, completou, acrescentando que Camilo está implantando “coronelismo” no Estado. “Está coagindo, está chantageando, está ameaçando os prefeitos do Estado do Ceará, cancelando licitação, cancelando Mapp (Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários), prejudicando o povo do estado do Ceará. Que governador é esse?”, reclama.

Lúcio seguiu dizendo que por quase oito anos defendeu o governo do petista. Ele afirma que o político, em 2014, ano que foi eleito para o seu primeiro mandato à frente do Executivo cearense, foi escolhido pelo senador Cid Gomes (PDT), “contrariando todos” os “pré-candidatos do PDT”. Em seguida, ele completa dizendo que o candidato ao Senado foi eleito com ajuda do PDT, do ex-prefeito Roberto Cláudio e do grupo aliado aos Ferreira Gomes. “O PT não queria ele, o PT queria votar no Eunício Oliveira (MDB)”, ressaltou.


O vereador ainda afirma que RC e Cid tiveram “humildade para passar o bastão" ao terminar seus respectivos mandatos, mas Camilo, que disputa vaga no Senado nas eleições de 2022, não. “Há oito anos estava acreditando nesse projeto, que lutei, que briguei, que defendi nesta Casa, e hoje estou testemunhando que está sendo implantado um coronelismo”, disse.

Ele finaliza afirmando que os prefeitos de Milhã, Quixelô, Pedra Branca, Saboeiro e Paracuru "estão sendo chantageados para tirar uma foto com o candidato” do petista, para afirmar seu apoio à candidatura, e conclui: “Ministério Público, fique de olho”.

O POVO tentou contato com a assessoria de imprensa de Camilo Santana, por meio de mensagens de Whatsapp, na tarde desta terça-feira, 23, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. 

O povo

Morador faz promessa e doa uma marmita para cada dia que passou desempregado

 

Foto: Arquivo Pessoal

Cansado das “portas na cara” após ser demitido da empresa em que trabalhou por quase cinco anos, o analista financeiro Lucas Lanza, 36, resolveu fazer uma promessa caso uma nova oportunidade surgisse. Após quatro meses de procura, o morador de Belo Horizonte finalmente recebeu uma proposta de emprego e retribuiu a boa notícia em forma de solidariedade, distribuindo marmitas à população de rua da capital.

“Fiz uma promessa de que quando conseguisse um novo emprego eu distribuiria em refeições o mesmo número de dias que eu fiquei desempregado. Ontem cumpri! 123 marmitex distribuídas para moradores de rua em BH”, escreveu ele no Twitter, em post que soma mais de três mil interações.

Em conversa com o BHAZ nesta terça-feira (23), o profissional conta que o apoio da família foi fundamental para que ele atravessasse esse delicado momento da carreira. Sempre perseverante, Lucas prometeu a si mesmo que faria uma boa ação tão logo conseguisse um novo emprego.

“Quando eu era adolescente sempre me envolvi em projetos sociais, mas quando virei adulto, tive que começar a trabalhar e perdi um pouco do costume. Em fevereiro desse ano fiquei desempregado, descansei uns dias e voltei a procurar emprego. Só que tava complicado, muita participação em processos seletivos, mas nenhum evoluía”, contou ele.

‘Não pode desanimar’

Por morar na região central de BH, Lucas percebia uma demanda constante por ações voltadas à população de rua. Com a ajuda dos pais e da esposa, ele montou 123 marmitas com arroz, feijão, legumes cozidos e carne e as entregou para pessoas que vivem perto da casa dele.

“Por mais difícil que estivesse a minha situação, tem gente em uma situação pior que a minha. Então o mínimo que você puder fazer para ajudar é bem-vindo. Às vezes a refeição que eu dei foi a única coisa que aquela pessoa comeu no dia, não sei, então foi muito gratificante”, ponderou ele.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 10 milhões de brasileiros estão em situação de desemprego atualmente. À quem, assim como Lucas, tem enfrentado dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho, o analista financeiro tem um conselho.

“O segredo é acreditar que vai dar certo, o que não pode é desanimar. Você tem que levantar todo dia e acreditar que é naquele dia que vai surgir a sua oportunidade”, finaliza ele.

BHAZ

Quixadá - CE plantão policial 9º BPM

 


QUIXADÁ BOLETIM DE OCORRÊNCIA POR AGRESSÃO - FT

Informo-vos que hoje, dia 23/08/2022, por volta das 11h15 min, o COPOM recebeu uma ligação, via 190, relatando uma confusão entre irmãos na Rua Francisco Batista de Queiroz, Bairro Triângulo – Quixadá-CE. Imediatamente foi enviada a VTR 9551 FT. Chegando ao local encontraram os irmãos, onde fora informado que  um dos irmãos é usuário de crack e que hoje, após um desentendimento entre eles, o mesmo passou a agredir seu irmão. Dessa forma, a VTR 9551 FT conduziu ons indivíduos para a Delegacia onde a vítima informou que não representaria contra seu irmão. Após o relato dos fatos foi confeccionado um Boletim de Ocorrência e os indivíduos foram liberados.

JAGUARETAMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO A BALA

Dia 23/08/2022 (terça-feira), por volta das 21h30min a equipe da VTR 9283,  recebeu a informação via 190 que na Avenida Padre Sebastião Maleno, Jaguaretama -CE tinha ocorrido uma tentativa de homicídio. Segundo informações repassadas pela própria vítima disse que é motoboy e estava em frente ao seu local de trabalho (pizzaria) localizada no endereço já mencionado quando dois indivíduos em uma motocicleta HONDA/BROS de cor preta vieram na contramão da via em sentido a vítima com arma em punho e começaram a efetuar disparos em sua direção momento que o mesmo correu para dentro do estabelecimento sendo alvejado por três disparos, que logo em seguida os acusados fugiram em sentido ignorado. A vítima foi socorrida para o hospital local e em seguida transferida para Fortaleza pela ambulância do SAMU. 

QUIXERAMOBIM LESÃO CORPORAL A BALA SEGUIDO DE FURTO DE MOTOCICLETA

Dia 23/08/2022, por volta das 20h54min, o Copom recebeu uma informação via 190, dando conta de que na Localidade de Jundiá, Distrito de Lacerda, Quixeramobim-Ce. Um homem havia sido lesionado a bala e em seguida teve sua moto Titan CG125, cor preta, furtada. Disse ainda que a vítima, residente no Distrito do Encantado, teria sido socorrido para UPA de Quixeramobim a fim de ser socorrido. De imediato a VTR 9521 foi acionada para a UPA de Quixeramobim para colher mais informações. Na UPA foram informados, através de familiares da vítima que ali já se encontravam, que ele teria sido alvejado com três tiros, um na mão direita, um no antebraço direito e outro abaixo do peito direito e que seu estado de saúde seguia estável. Enquanto isto, a VTR 021 foram realizar diligências com o objetivo de localizar os responsáveis pelo furto e pela lesão, mas sem êxito. No entanto, um dos indivíduos, envolvido nesta ocorrência, fora capturado pela composição de Senador Pompeu.

QUIXADÁ PRISÃO POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA

por volta das 23h50min, o Copom recebeu uma informação de uma senhora que estava em sua residência localizada na Rua Travessa Santo Antônio, n°680, Bairro Campo Novo, e seu ex companheiro, o qual tinha uma medida protetiva contra sua pessoa teria descumprido a mesma, e estaria dentro da residência. De imediato a composição do VTR 9551 FT se deslocou até o local, onde ao chegar pegou o acusado dentro da residência da vítima. Diante dos fatos foi dado voz de prisão por descumprimento a ordem judicial ao acusado e ambos foram conduzidos a delegacia e apresentados a autoridade policial, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Fonte; PM CE

Russas - CE plantão policiais 1º BPM

 

PALHANO – VEICULO INCENDIADO

 Dia 23/08/2022 (Terça-feira) - Por volta das 16h, na localidade de Sitio Almas, zona rural de Palhano-CE, 1,5km da BR 116, denúncias de populares, davam conta que havia um carro incendiado na referida comunidade, sendo assim o policiamento foi até o local e constatou a veracidade dos fatos, onde não se verificou nenhuma vítima, bem como por conta do fogo não identificou a placa e nem o chassi do automóvel, porém possivelmente pode se tratar de um veiculo tipo GM Corsa Classic, que nenhum popular também não soube informar de quem era o carro, nem que os conduzia. A referida informação foi repassada para Delegacia de Russas Policia Rodoviária Federal.

LIMOEIRO DO NORTE – INCÊNDIO EM OFICINA MECÂNICA DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS

Dia 22/08/2022, por volta 11:40 min, ocorreu um incêndio de grandes proporções, em uma oficina mecânica, localizada na CE-265, em Limoeiro do Norte-CE. Sendo de imediato comunicado por populares via 193, para a guarnição do Corpo de Bombeiros da 2ª CIA/4ºBPM, Base de Limoeiro do Norte, efetivo de serviço e reforço de outros que estavam na folga. Pelo que foi informado, ao chegarem no local, não havia ninguém na oficina, pois haviam saído para almoço. Sendo necessário, por parte da equipe do corpo de bombeiros, forçar a entra no portão principal da oficina para iniciar o trabalho de combate as chamas, que já tomava toda a parte interna do galpão. Após o controle das chamas, foi realizado rescaldo, para garantir o controle de novos focos de incêndio. E após todo serviço concluído, levando em conta a segurança, a equipe dos Bombeiros conseguiu realizar um prévio levantamento dos danos e o quantitativo de veículos totalmente consumidos pelo fogo: 14 carros sendo (05) Fiat uno, (02) Ranger, (01) Mahindra, (01) Ford ka, (01) linea , (01) Trailblazer, (01) F1000, (01) Honda Civic e uma Moto, toda a Coberta do galpão, (03) Elevadores de carros, (120) Pneus. 0 Portão principal, Portão lateral, e várias outras ferramentas também foram queimados. Para conter as chamas foram utilizados 17 mil litros de água. Vale salientar que o fato não foi informado a polícia militar, a qual tomou conhecimento via redes sociais. A equipe policial compareceu ao local, porém não foi localizado o proprietário da referida oficina. Só hoje foi possível qualificá-lo. Informo ainda que, conforme o Corpo de Bombeiros, até o momento não foi possível apontar as causas para este incêndio. O que posteriormente, após todas as averiguações e análises do local, será emitido laudo definitivo.

Fonte; PM CE