-->

domingo, 22 de janeiro de 2023

Brasil e Argentina estudam criação de moeda única que já tem até nome, diz jornal

 DOMINGO, JANEIRO 22, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Brasil e Argentina devem analisar a criação de uma moeda comum do Mercosul (Mercado Comum do Sul) durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país, de acordo com o jornal britânico Financial Times.

O plano seria impulsionar o comércio e reduzir a dependência do dólar. No entanto, os países continuariam usando paralelamente suas moedas locais: o peso e o real.

Segundo a reportagem, a ideia será discutida em uma cúpula em Buenos Aires neste semana e outros líderes da América Latina também foram convidados a participar. A sugestão brasileira é que a moeda se chame “sur”.

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, disse ao jornal britânico que se trata de um projeto bilateral entre as maiores economias da América do Sul e seria apresentado aos outros países da América do Sul como um “convite”.

Massa afirmou ainda que Brasil e Argentina devem discutir possíveis estudos sobre a viabilidade do projeto.

“Haverá uma decisão de começar a estudar os parâmetros necessários para uma moeda comum, que inclui desde questões fiscais até o tamanho da economia e o papel dos bancos centrais”, disse.

“Não quero criar falsas expectativas. É o 1º passo de um longo caminho que a América Latina deve percorrer”, afirmou Massa.

A ideia, mesmo que confirmada, pode demorar anos para se concretizar. O ministro lembrou que a UE (União Europeia) levou 35 anos para criar o euro.

Pessoas envolvidas na negociação afirmaram ao Financial Times que a medida já foi discutida nos últimos anos, mas fracassou diante da oposição brasileira a ideia. O assunto voltou a ser cogitado depois da ascensão de 2 líderes de esquerda nos países.

No 3º dia de governo Lula, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, já havia afirmado que os países iriam trabalhar juntos pela “moeda comum” do Mercosul. A declaração foi dada logo depois de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

No entanto, Haddad negou a proposta 2 dias depois. Segundo a Agência Estado, o petista disse que “não existe uma moeda única, não existe essa proposta”.

De acordo com a reportagem divulgada pelo jornal britânico, um comunicado oficial sobre o assunto deve ser realizado durante a visita de Lula à Argentina. O presidente desembarca neste domingo (22.jan.2023) em Buenos Aires, para uma série de encontros bilaterais com países da América do Sul e para o retorno do Brasil à Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Essa é a 1ª viagem internacional do chefe do Executivo depois de ter tomado posse, em 1º de janeiro. Desde que foi eleito, em outubro do ano passado, Lula já havia indicado que priorizaria uma visita à Argentina. Ele chegou a prometer a viagem para antes da posse, mas postergou a ida para janeiro devido às articulações para montar seu governo.

A Argentina foi estratégica nos 2 primeiros governos do petista (2003 a 2010) e um dos países mais visitados por Lula. Em 2002, ele escolheu o país vizinho para sua 1ª viagem como presidente eleito. O petista foi ao país em 2 dezembro daquele ano. Em janeiro de 2003, o então presidente argentino, Eduardo Duhalde, visitou o Brasil.

Créditos: Poder 360



Tv Nativa Transmite hoje a grande final - Russas x UniAtenel futsal feminino adulto as 15;30 direto do Ginasio do vozão em Fortaleza - CE

 A TV RUSSAS TRANSMITE COM A TV NATIVA DE RUSSAS;


Acompahe;

Facebook; Tv Nativade Russas

Site; www.radioetvnativaderussas.com.br

Equipe esportiva da Tv Nativa de Russas.

Erivando Lima, Claudio Moura, Bruno Damasceno e Arnaldo Freitas.

Russas - CE plantão policial 1º BPM

 


LIMOEIRO DO NORTE HOMÍCDIDIO POR ARMA DE FOGO

Dia 21/01/2023, por volta das 14h, a PM recebeu a informação via 190 de que havia acontecido disparos de arma de fogo na Av. dos Expedicionários, Bairro Boa Fé, de pronto a viatura da pol[icia militar se deslocou  para o local, ao chegarem no local encontraram uma vítima caída ao solo, e o seu genitor informou que estava no interior da sua residência e ouviu o barulho de  três disparos, que ao sair já encontrou o seu filho caído na porta da casa, onde mora e trabalha vizinho a casa de seu pai, em um ponto de coleta e armazenamento de reciclagem, o pai da vítima não soube informar como ocorreu o fato, porém  foi informado aos policiais de que dois elementos em uma Moto Bros de Cor Preta seriam os autores do fato, a vítima já havia se envolvido com práticas ilícitas. O corpo da vítima foi conduzido para o IML de Russas-CE

QUIXERÉ PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO

Dia 21/01/23, por volta das 17h22min, nos foi repassado pela Equipe do RAIO 124, o qual relatou que estava em patrulhamento no centro da cidade de Quixeré-CE, quando abordaram um homem, e com ele foi encontrado uma quantidade de maconha pesando 5.1g, a equipe indagou o mesmo se ele tinha mais algum ilícito, o infrator respondeu que trabalha no Lixão da cidade  de Quixeré-CE e que havia encontrado um revólver calibre .32, sem numeração, e que a arma estava enterrada em seu quintal. Diante dos fatos o infrator e todo o material apreendido foram conduzidos para a DPC de Russas-CE, onde foi apresentado ao Delegado Vinícius Fixina que tomou as providências cabíveis.

LIMOEIRO DO NORTE PRISÃO POR RECEPTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO ROUBADO

Dia 21/01/2023, por volta das 22h10min, durante saturação, a VTR 1952 quando na Rua Hipólito Jerônimo de Oliveira, Bairro Luiz Alves de Freitas, Limoeiro do Norte-CE, realizaram uma abordagem a um veículo tipo automóvel FIAT/PUNTO ATTRACTIVE, COR PRATA, ANO 2013, PLACA OSA 44782, o referido veículo estava no momento da abordagem, com duas placas diferentes, fato esse que motivou a abordagem, uma das placas constavam a cidade de Caucaia-CE e outra Fortaleza-CE, que após checagem no SIP solicitada pela equipe da abordagem, foi constatado haver incoerência na numeração do Chassi gravado no carro.  Ao realizar uma checagem utilizando o chassi gravado no veículo foi constatado haver uma restrição de Roubo/Furto do referido veículo. Diante da situação a condutora foi conduzida a DPC de Russas-CE para os devidos procedimentos legais.

ALTO SANTO ROUBO DE VEÍCULO  

Dia 21/01/2023, por volta das 19h23min, fomos informados via 190 de um assalto na localidade do Castanhão Novo, zona rural de Alto Santo-CE, a composição da VTR 1988 se deslocou até ao local, onde encontrou a vítima um senhor, a vítima relata que estava na praça, quando foi abordado por quatro homens em duas motos de características não informadas, onde anunciaram o assalto e levaram a sua moto HONDA/CG 150, ANO 2006, PLACA, HYS 0381, AZUL, e um celular, sem características informadas, o policiamento está em diligência no intuito de identificar e prender os indivíduos. 

Fonte; PM CE

Site; www.tadioetvnativaderussas.com.br

Transmite hoje 22 01 2023 as 15;30 a final Liga cearense de futsal feminino adulto direto do ginasio do vozão em Fortaleza - CE

Quixada - CE plantão policial - 9º BPM


MORADA NOVA ACIDENTE DE TRÂNSITO (DANOS MATERIAIS) 

Dia 21/01/2223 (sexta-feira), por volta das 11h50min a composição policial do FORÇA TÁTICA (VTR 9223) estavam patrulhando a área, quando na CE 371 de frente ao FRANGO DOURADO, bairro 2 de Agosto se depararam com um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma moto. As vítimas da motocicleta foram levadas a UPA por populares. A equipe policial se deslocou até a referida unidade de saúde onde foi constatado apenas escoriações de natureza leve.

BANABUIÚ - EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Dia 21/01/2023 por volta das 14h30m recebemos uma ligação via 190 informando que na Avenida Adília Cajazeiras, Banabuiú-CE, um homem estaria embriagado pilotando uma motocicleta fazendo manobradas em “zig zag”. A VTR 9631 foi acionada e ao chegar ao local realizou a abordagem do condutor do veículo, sendo que no momento ele apresentava sinais de ter ingerido bebida alcoólica. Durante a bordagem o próprio condutor confirmou que havia feito uso de “cachaça” momentos antes do fato. Ele foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil de Quixadá onde foi apresentado a autoridade competente para adoção das medidas cabíveis.

QUIXERAMOBIM - DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA 

Dia 21/01/2023, por volta das 21h30min, o COPOM de Quixeramobim-CE foi informado, via 190, de um indivíduo que estava ameaçando sua ex-companheira e que esta possuía uma Medida Protetiva. A VTR 9641 foi enviada para o local e comprovou a veracidade das informações. O acusado estava no quintal da casa tentando se esconder da composição, que o abordou e lhe deu voz de prisão pelo descumprimento da medida.

Fonte; PM CE