-->

domingo, 6 de julho de 2014

HOMICÍDIO À BALA CONSUMADO SEGUIDO DE UMA TENTATIVA (JAGUARUANA – CE)



06.07.2014, por volta das 19h30, na Rua Chico Nogueira, s/n, bairro Lagoa, Jaguaruana-CE, dois indivíduos a pé, armados com arma de fogo, efetuaram vários disparos contra ERIDAN CAVALCANTE LEITE (natural de Jaguaruana-CE, 25 anos, filho de Raimundo Francisco Leite e Ivone Cavalcante de Lima, residente no Sítio Cardeais, s/n, Jaguaruana-CE), este que teve morte imediata. Importante se faz mencionar que, a supracitada vítima estava no local acima informado em companhia de IRINEUDO CAVALCANTE LIMA (alcunha “Torrin”, natural de Jaguaruana-CE, nascido aos 06/03/1984, filho de Ivo Cavalcante Lima e Raimunda Lúcia de Lima, residente na Jureminha, s/n, Jaguaruana-CE), este que foi lesionado com dois tiros na cabeça, mesmo assim, conseguiu correr e foi socorrido por populares que o levaram ao hospital local, em seguida foi transferido para Fortaleza em virtude da gravidade das lesões. A Polícia Militar    compareceu ao local e realizou diligências no intuito de identificar e prender os autores do delito, porém, sem êxito. Outrossim, informo que a vítima do homicídio não respondia nenhum procedimento criminal, enquanto que sua companhia “Irineudo” responde a um procedimento de lesão corporal na justiça cearense


ERIVANDO LIMA 
IRLEIDE FAMA.

Luizianne registra candidatura e faz caminhada neste domingo



A ex-prefeita Luizianne Lins registrou neste sábado (5) a sua candidatura a deputada federal, com o número 1313.
Neste domingo (6), ela inicia o corpo a corpo com uma caminhada pelo Vila do Mar, a partir das 10 horas, com início no antigo polo de lazer. Às 11 horas, Luizianne Lins concede entrevista à imprensa, quando deverá avaliar o atual quadro político no Estado.
Vamos nós – A expectativa é que Luizianne Lins seja uma puxadora de votos para uma boa bancada do PT na Câmara Federal.
blog Eliomar



Esposa do goleiro Bruno faz 1ª visita após transferência para o Norte de MG



Ingrid Calheiros, esposa do goleiro Bruno Fernandes, foi até a Penitenciária de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais, neste domingo (6) para visitar o atleta pela primeira vez desde que ele foitransferido da Penienciária de Nelson Hungria.
Ingrid chegou sozinha ao local e disse que estava ansiosa para o reencontro. “Estou muito ansiosa para saber como ele está. Doutor Francisco Simin esteve aqui e disse que ele estava bem, mas estou ansiosa porque já fazem três semanas que não o vejo.”
A esposa do goleiro disse ainda que ele não está acompanhado os jogos da Copa do Mundo, pois não recebeu o rádio que é permitido na penitenciária de segurança máxima e o local não possui televisão.
A dentista afirmou que está esperançosa quanto ao retorno de Bruno aos gramados. “Agora dá aquele frio na barriga, aquela sensação boa de estar chegando ao fim desta batalha. Na verdade a gente está bastante confiante. Primeiramente agradeço a Deus, ao trabalho fantástico do Francisco Simim e também a oportunidade que o Ville deu ao Bruno, mas ainda dependemos de uma decisão do juiz então vamos aguardar”, disse.
O goleiro Bruno, de 29 anos, tem um contrato assinado com o Montes Claros Futebol Clube, time que disputa atualmente o Módulo 2 do Campeonato Mineiro, até 2019, e seus advogados de defesa aguardam decisão da Justiça quanto a um pedido para que o jogador tenha direito ao trabalho externo ainda este ano, mesmo cumprindo a pena em regime fechado.
A esposa do jogador já tem uma casa alugada em Montes Claros, cidade que fica a cerca de 50 km de Francisco Sá, e espera exercer a profissão de dentista na cidade. “Ainda estou desempregada. Vou entregar meus currículos”, disse Ingrid.
Entenda o caso
Bruno Fernandes foi condenado pela Justiça de Minas, em março de 2013, a 17 anos e 6 meses em regime fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima), a outros 3 anos e 3 meses em regime aberto por sequestro e cárcere privado e ainda a mais 1 ano e 6 meses por ocultação de cadáver. A pena foi aumentada porque o goleiro foi considerado o mandante do crime, e reduzida pela confissão do jogador.
Eliza desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.
 G1




Árbitro da mordida de Suárez vai apitar semi entre Brasil e Alemanha

No final da tarde deste domingo a Fifa anunciou o árbitro responsável por conduzir o jogo entre Brasil e Alemanha. O mexicano Marco Rodríguez, juiz do jogo entre Itália e Uruguai, quando Suárez deu uma mordida em Chiellini, foi o escolhido para semifinal que acontece na terça-feira, às 17h, no Mineirão.
Além do jogo em que a Celeste conseguiu a classificação, o juíz também esteve no comando da partida entre Bélgica e Argélia. Essa é a terceira Copa do árbitro de 40 anos.
Em 2010 o árbitro apitou um jogo da Alemanha, contra a Austrália, partida que terminou 4 a 0 para os rivais do Brasil.
Opovo


Com festa, Kaká volta ao São Paulo: "Estou de volta para essa torcida maravilhosa"


O meio-campista Kaká,celebrou o retorno aoSão Paulo, clube em que foi formado, após11 anos de sua saída. O ex-jogador do Milanfoi apresentado na manhã deste domingo (6), no Morumbi, para cerca de 20 mil pessoas.
As primeiras palavras foram de agradecimento aos torcedores e ao presidente Carlos Miguel Aidar. Citou também o Orlando City, clube com quem firmou um contrato por três anos e que emprestou Kaká ao São Paulo até o final deste ano.
Depois, aos jornalistas, Kaká admitiu, em tom de brincadeira, que sua contratação pela equipe tricolor será um problema para o técnico Muricy Ramalho.  "Jogar ao lado de Ganso, Luis Fabiano, Pato... são todos bons jogadores. Certamente será um problema para o técnico resolver. Mas um problema bom. Com o calendário que vamos ter até o final do Brasileiro, ele terá opções para dar descanso aos jogadores, revezar o time", disse Kaká.
Diário do Nordeste.




Morre um ex-prefeito de Quixeré vítima de infarto


João Batista dos Santos Neto estava em sua residência jantando quando veio a sofrer um infarto, o ex-prefeito chegou a ser socorrido para o Hospital de Quixeré, mas não resistiu.

Trajetória Política

1971 a 1972 - Foi vice-prefeito de Luís Lopes Sombra
1973 a 1975 - Prefeito (1º Mandato - 3 anos)
1983 a 1988 - Prefeito (2º Mandato - 6 anos)
1993 a 1996 - Prefeito (3º Mandato - 4 anos)
2005 a 2008 - Vereador (4 anos)



Luizianne Lins anuncia que não vai votar em Camilo para governador



A ex-prefeita de Fortaleza e candidata à Câmara Federal, Luizianne Lins (PT), afirmou neste domingo (6), que não subirá no palanque do petista Camilo Santana, na disputa ao Governo do Estado, em virtude de Camilo possuir uma identificação muito maior com o governador Cid Gomes, do que com o próprio PT. “Minha preocupação é saber se o Camilo Santana vai continuar o projeto do Cid, com a grife do PT”, afirmou Luizianne.

Segundo Luizianne, o Ceará está hoje nas mãos da família Ferreira Gomes e cada um dos irmãos indicou um nome na chapa da base aliada: Cid escolheu Camilo Santana; Cid, Izolda e Ciro, apontou o nome do deputado Mauro Filho, na disputa ao Senado.  

A ex-prefeita Luizianne Lins afirmou ainda, que Cid traiu Eunício Oliveira: “Fizeram isso com Tasso Jereissati, fizeram comigo e estão fazendo com o Eunício. É o modus operandi de iludir e depois cometer esse tipo de traição”, afirmou à loura.

Ceará News





Eunício faz caminhada na Beira Mar hoje



Eunício Oliveira, candidato do PMDB ao Governo do Estado, participa na tarde de hoje, a partir das 15 horas, do primeiro compromisso de campanha da coligação “Ceará de Todos” (PMDB / PR / PSDB / DEM / PPS / PRP / PSC / PSDC / PTN).
A caminhada terá início em frente ao Boteco Praia, na Avenida Beira Mar. Será uma oportunidade para Eunício ouvir da população seus principais apelos na construção de um Ceará de todos.
O evento reunirá, além de Eunício, seu candidato à vice, Roberto Pessoa (PR), o candidato a deputado estadual, Capitão Wagner (PR), além de candidatos aos cargos proporcionais, militância e apoiadores.
Diário do Nordeste.




Faz 3 dias não chega o Jornal Diário do Nordeste na Região Jaguaribana



A população de Limoeiro e Região Jaguaribana está reclamando da ausência do Jornal Diário do Nordeste na bancas.


O Repórter Tom Gurgel procurou um distribuidor da Região e o mesmo afirmou que a distribuição não estava sendo feita por conta da empresa contratada pelo Diário do Nordeste para fazer a distribuição não pagar o salário dos distribuidores há 4 meses.
Créditos BLOG DO TOM



JOVEM É EXECUTADO A BALA EM TABULEIRO DO NORTE. 12:27



Informação chegada a nossa equipe do Plantão Policial por volta das 15h00min nesse domingo dia 06/07 da cidade de Tabuleiro do Norte da conta de um crime de Homicídio a Bala nas proximidades do Rio dos Pulo em meio a um carnaubal nas proximidades de um parque de vaquejada.

De acordo com as primeiras informações um jovem foi executado a bala com vários tiros ao lado de sua motocicleta, o local é de difícil acesso a Policia foi acionada e aguarda a chegada da Policia Civil e da Pericia Forense. 

PLANTÃO POLICIAL



Acidente de trânsito com vítima fatal em Morada Nova



Hoje, dia 06/07 (Domingo) por volta de 02h15min, na avenida Cel. Tibúrcio, próximo ao posto Ale, Bairro Girilândia, dois jovens vinham em alta velocidade e ao passar pelo quebra-molas próximo ao posto, a jovem Amanda Kessia Guimarães de Oliveira, 20 anos, natural de Fortaleza, solteira, estudante, residente na rua Florencio Fontineli, Messejana, Fortaleza, caiu da garupa da moto e foi arremessada para longe batendo a cabeça no solo, a vítima foi socorrida porém chegou à fundação São Lucas já sem vida, sem tempo da equipe médica prestar os socorros.

fonte Blog do Tom






Menina Morre Vitima De Acidente De Trânsito Em Morada Nova-CE



Nesse domingo por volta das 02:h15 da manha na avenida coronel Tibúrcio, próximo ao posto ale, bairro Girilandia, dois jovens vinham em alta velocidade e ao passar pelo quebra-molas próximo ao posto, a jovem A k G O nascida em 18-02-1994, natural de fortaleza,  estudante, residente em messejana, fortaleza-ce, caiu da garupa da moto e foi arremessada para longe batendo a cabeça no solo, a vitima foi socorrida porem ja chegou ao Hospital fundação são lucas já sem vida, sem tempo da equipe medica prestar os socorros, a viatura do Ronda do Quarteirão compareceu ao local da ocorrência, fica aqui o alerta para os motociclistas, vamos andar com cuidado e responsabilidade, hoje mais uma vida jovem e com um futuro brilhante foi interrompida por fatalidade no transito, vamos lembrar e preservar nosso maior bem que é e sempre será a vida.

Fonte: Limoeiro Plantão Policial


Filho é Preso Após Agredir a Pauladas e Pedradas o Próprio Pai em Jaguaribe-CE


Neste sábado, 05, por volta das 19h25min, no sítio Trapiá, zona rural, distante 6 km da sede do município, através de denúncias, foi preso Evandro Rodrigues Soares, 28 anos, natural de Jaguaribe-CE, acusado de agredir a pauladas e pedradas, seu próprio genitor, o agricultor Idelfonso De Oliveira Rodrigues, 50 anos. PMs conduziram o agressor à DPC local, onde o mesmo foi autuado no Art. 129(Lesão Corporal).
Alto Santo Noticia






Eterno "Carrasco", ex-atacante Assis morre no Paraná, aos 61 anos


O ex-jogador Assis faleceu na madrugada deste domingo, em Curitiba. Ele foi vítima de uma insuficiência renal e morreu às 5h30. Aos 61 anos, Assis deixa mulher e dois filhos.

O ex-jogador iniciou sua carreira em 1972, no Francana, do interior paulista. Seu primeiro clube de destaque foi o São Paulo, onde jogou entre 1980 e 1981. Depois de boas passagens por Internacional e Atlético-PR, o atacante chegou ao Fluminense, clube no qual fez mais sucesso e chegou a atuar pela seleção brasileira em dois amistosos em 1984, contra Inglaterra e Uruguai.

Assis formou, ao lado de Washington, o Casal 20, dupla de ataque de muito sucesso na história no Tricolor, entre 1983 e 1987. Washington faleceu no último dia 25 de maio. Ele sofria de esclerose lateral, uma doença degenerativa. Pelo Flu, Assis conquistou o tricampeonato carioca (83, 84 e 85) e o Campeonato Brasileiro de 1984. O clube declarou luto.

Peter Siemsen, presidente do Fluminense, lamentou a morte do "Carrasco", apelido que recebeu por seus gols nos Fla-Flus decisivos dos Cariocas de 83 e 84.

- É uma perda muito grande. Assis foi um dos maiores ídolos da história do Fluminense. Marcou uma geração. Um ídolo que tinha uma forte ligação com o clube desde sempre. Hoje é dia de reverenciá-lo por tudo que fez por nós tricolores - disse Peter.


Mário Bittencourt, vice-presidente de Futebol do Tricolor também se manifestou sobre a morte do ídolo.

- Uma dor imensa. Se foi a outra metade da melhor, mais charmosa e mais famosa dupla do futebol brasileiro. O que mais posso dizer? Assis, obrigado por ter me feito muito feliz.

Assis ainda teve mais duas passagens pelo Atlético-PR, Paysandu e Paraná Clube.

O velório do ex-jogador acontece neste domingo, às 15h, na capela 2 da Unilutus, na rua Desembargador Benvindo Valente, 348, bairro de São Francisco, em Curitiba. O enterro será nesta segunda-feira, às 17h, no cemitério Água Verde.

Fonte: Globoesporte.com



Deputado que se reuniu com PCC anula na Justiça suspensão do PT


Suspenso do PT há um mês por ter sido flagrado em reunião da qual participaram dezoito criminosos da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), o deputado estadual Luiz Moura conseguiu uma liminar judicial que pode trazer seu nome de volta às urnas em outubro. Moura quer ser candidato a um segundo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo, à revelia do PT.

Neste sábado, a defesa de Moura anulou na Justiça comum a convenção estadual do PT, encontro partidário que definiu, no dias 14 e 15 de junho, os candidatos ao Legislativo e chancelou o nome do ex-ministro Alexandre Padilha (Saúde) como postulante ao governo do Estado. Como estava afastado disciplinarmente por sessenta dias, Moura ficou impedido de participar do encontro e teve a legenda negada. A Justiça  também reabilitou a filiação partidária do deputado, ao derrubar a suspensão decretada pela Comissão Executiva estadual.

O juiz Fernando Oliveira Camargo deu a liminar favorável a Moura durante o plantão cível deste sábado, último dia para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral. A direção do PT poderá recorrer da liminar. "Concedo liminar para suspender a penalidade aplicada ao autor [Luiz Moura], e, por conseguinte, determinar a nulidade da convenção partidária realizada no dia 15 de junho, permitindo que o autor possa ter seu nome lançado como pretendente a candidato a deputado estadual para as próximas eleições", escreveu o juiz. "Os documentos juntados aos autos demonstram que o autor foi suspenso de suas atividades partidárias com o nítido propósito de afastá-lo da oportunidade de participar das escolhas dos candidatos à próxima eleição, uma vez que apenas baseadas em fatos lançados pela imprensa, sem a devida apuração pelas autoridades constituídas."


Antes de ir ao plantão judiciário deste sábado, Moura apelou contra a penalidade no Tribunal Regional Eleitoral. Na quarta-feira, entrou com petição para anular a suspensão de sua filiação partidária e o encontro estadual do PT, com objetivo de ter seu nome incluído na listagem de candidatos que seria enviada para registro da Justiça Eleitoral. Moura argumentou que a Comissão Executiva do PT paulista violou o estatuto da agremiação, não lhe assegurou "direito ao contraditório e à ampla defesa" e tampouco identificou a infração cometida por ele. No entanto, o juiz Luiz Guilherme da Costa Wagner declinou do caso por "incompetência absoluta" da Justiça Eleitoral. Costa Wagner afirmou a reclamação de Moura era de "natureza intrapartidária" e determinou a remessa dos autos para a Justiça Comum na sexta-feira.

O diretório estadual do PT e cúpula da campanha de Padilha decidiram abdicar do potencial eleitoral de Luiz Moura para blindar o ex-ministro de vínculos com o deputado. Correntes internas do partido avaliaram que o caso tinha "potencial explosivo". O movimento contra Moura teve aval da direção nacional do PT. No dia 2 de junho, Moura foi convidado a se explicar verbalmente em uma reunião da Comissão Executiva estadual. Segundo um dos presentes, defendeu-se durante uma hora e "negou tudo". O deputado afirma que tentava evitar que motoristas e cobradores aderissem a uma greve de sindicalistas. Mas não convenceu os dezenove correligionários presentes: por unanimidade, a direção do PT paulista optou por suspender o parlamentar e abrir um processo disciplinar contra ele. O deputado alegou estar sendo perseguido e reclamou de pouca chance para defesa.

Além de ter sido flagrado pela Polícia Civil, em março, na reunião com integrantes do PCC dentro de uma cooperativa de transporte alternativo na Zona Leste da capital paulista, Moura já havia sido preso e condenado por assalto nos anos 1990. Com perdão judicial, filiou-se ao PT em 2006 e elegeu-se com 104.705 votos, em 2010. Luiz Moura e o irmão Senival Moura, vereador pelo PT na capital paulista, controlam um reduto eleitoral em Guaianazes e Cidade Tiradentes, bairros no extremo leste da cidade. A base criada por eles ajudou a eleger figurões do partido com votações nominais expressivas para os candidatos apoiados pelos irmãos Moura. Ligados a cooperativas de transporte dos perueiros (donos de micro-ônibus) que operam no sistema rodoviário paulistano, ambos mantêm forte influência política na prefeitura por meio de aliados nas subprefeituras e na Secretaria Municipal de Transportes, comandada pelo deputado federal licenciado Jilmar Tatto (PT). Até este sábado, Senival Moura lançaria um de seus indicados na administração municipal para substituir o irmão como candidato a deputado estadual pela corrente PT de Lutas e de Massa: Jorge do Carmo, chefe de gabinete da Subprefeitura de Guaianazes.

Fonte: Veja Online



Penaforte-CE: Grupo explode dois bancos e atira contra Polícia



Na madrugada deste domingo (6), duas agências bancárias foram explodidas e um destacamento da Polícia Militar foi alvo de tiros no município de Penaforte, a 567 km de Fortaleza, na divisa com o estado de Pernambuco. A ação teve início por volta das 2h30, no Banco do Brasil, que fica ao lado do destacamento da Polícia Militar do município, e, em seguida, foi explodida também a agência do Banco Bradesco, no centro da cidade.

De acordo com a Polícia Militar de Penaforte, três carros (um Dublô, um Corsa e uma caminhonete de marca não identificada) e duas motos se aproximaram da agência do Banco do Brasil por volta das 2h30 deste domingo (6) para praticar a ação. Os supeitos instalaram os explosivos e estouraram o caixa eletrônico da unidade, que fica ao lado do prédio do destacamento da Polícia Militar do município. A explosão deixou um buraco no prédio da Polícia.

Depois de explodirem o caixa da agência do Banco do Brasil, os assaltantes efetuaram vários disparos contra o destacamento da Polícia Militar, atingindo uma viatura e o prédio da unidade de segurança. Ninguém ficou ferido.




Em seguida, o grupo se dirigiu à agência do Bradesco, a 100m do destacamento policial, e também explodiu o imóvel em busca do dinheiro do banco. Segundo a população, os dois caixas estavam sem dinheiro e os assaltantes fugiram com as mãos vazias. A PM não confirma a informação e ainda espera por um posicionamento dos bancos sobre a quantia que teria sido levada. 

Após o ocorrido, os suspeitos fugiram em direção ao município de Verdejante (PE) e ainda não foram localizados. Equipes de apoio dos municípios de Jati e Brejo Santo se juntaram aos policiais da cidade em busca do grupo.

Segundo um policial que não quis se identificar, essa é a segunda vez que o destacamento é atingido depois de uma explosão de caixa eletrônico em Penaforte. Uma situação parecida aconteceu em outubro do ano passado. Essa foi a 33ª ação criminosa contra bancos registrada no Ceará em 2014. A última aconteceu na  sexta-feira (4) em São Gonçalo do Amarante.

Fonte: Diário do Nordeste






Uma pessoa morre e 17 ficam feridas em 24h nas estradas do Ceará

Depois do feriado de sexta-feira (4), os números não deram trégua nas estradas cearenses. De acordo com o boletim de ocorrências das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, uma pessoa morreu e 17 ficaram feridas das 7h de sábado (5) até as 7h deste domingo (6). 

O acidente fatal ocorreu na cidade de Brejo Santo, às 19h do último sábado. Uma colisão traseira entre uma caminhonete e uma motocicleta, seguida de atropelamento, deixou duas pessoas lesionadas e uma morta. A vítima, Cícera Oliveira Bastos, 32, era passageira da moto. O condutor da moto e a pessoa atropelada, apesar das lesões, passam bem.

Fonte: Diário do Nordeste




Partidos e coligações deixam para registrar candidatos na última hora

Os partidos e coligações não atenderam ao apelo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e deixaram para a última hora o registro dos seus candidatos às eleições deste ano. Até às 17 horas do sábado (5), a duas horas do encerramento do prazo final para os registros de candidatura, apenas quatro partidos tinham dado entrada no protocolo do TRE. 
O PSC foi o primeiro a comparecer, por volta das 11h do sábado. Depois, chegaram os representantes do PC do B, PSB e PDT. Os demais partidos só chegaram no último momento, próximo das 19h.
A presidente do TRE, desembargadora Iracema do Vale, fez questão de conferir de perto o trabalho dos servidores. Ela pôde constatar a enorme movimentação dos representantes dos partidos na sala de sessões do tribunal, local onde foram atendidos, momentos antes do encerramento do prazo dos registros de candidatura.

“Nós procuramos agilizar ao máximo esse trabalho. Agora, vamos nos debruçar no julgamento dos registros, já a partir desta semana, para que tenhamos tudo julgado dentro do prazo de um mês”, afirmou a desembargadora. Durante o mês de julho, todas as sessões de julgamento vão começar mais cedo, às 14 horas, para que haja mais tempo para o julgamento dos registros de candidatura
CEARÁ NEWS




Lesão à facão em Tabuleiro



Ontem dia 05/07, por volta de 23h00min,  na localidade de Gangorrinha, zona rural de Tabuleiro do Norte-CE, uma pessoa conhecida como CLAUDIO foi lesionada a golpes de Facão e devido à gravidade dos ferimentos foi transferido para Limoeiro do Norte. 


O acusado, ERIVALDO PEREIRA DE OLIVEIRA, 41 anos, solteiro, natural desta urbe, residente no Sítio Gangorinha, evadiu-se do local.
blog do tom






Início da campanha: corrida eleitoral é oficialmente aberta



A campanha eleitoral está oficialmente liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir deste domingo. De acordo com a lei eleitoral, os candidatos, partidos e siglas podem usar veículos com alto-falantes das 8h às 22h. Os comícios são permitidos das 8h à 0h.

A propaganda na internet está liberada, mesmo assim, o movimento na madrugada deste domingo ainda foi tranquilo nos sites e nas redes sociais dos principais partidos que disputam à Presidência da República. No endereço oficial do PT, da presidente Dilma Rousseff, haviam algumas notícias sobre o registro da candidatura no TSE, mas nada que se caracterize campanha eleitoral.

Antes do amanhecer, os sites dos oposicionistas Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) já apareciam em ritmo de campanha. Os tucanos exibiam uma foto grande de Aécio e Aloysio Nunes (seu vice) com chamada para as “as Diretrizes da Coligação Muda Brasil”. Já o PSB destacava em sua página principal a abertura dos trabalhos com o título: “campanha presidencial Eduardo e Marina começa neste domingo no Sol Nascente, Distrito Federal”, e fotos rotativas dos dois líderes.

Este ano, os brasileiros elegerão além do presidente da República, governadores, senadores, e deputados federais e estaduais.  O início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV está marcado para o dia 19 de agosto.


Gastos em Campanha

Segundo declararam os partidos, o total de gastos apenas nas campanhas presidenciais em 2014 será de quase R$ 1 bilhão. Os três principais candidatos à Presidência da República  - Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), e Eduardo Campos (PSB) – deverão gastar em suas campanhas, juntos, R$ 738 milhões.

A campanha à reeleição da presidente Dilma será a mais cara: o limite de gastos estabelecido foi de R$ 298 milhões. A do PSDB tem teto de R$ 290 milhões, enquanto a de Eduardo Campos será de R$ 150 milhões.  O limite de gastos, no entanto, não é necessariamente atingido em todas as campanhas.

Fonte: Terra



Hospital vai demitir enfermeira que filmou Neymar



A passagem de Neymar pelo Hospital São Carlos, em Fortaleza, vai causar a demissão de uma enfermeira. Tudo porque a funcionária, cujo primeiro nome é Cinthia, gravou um vídeo da chegada do craque ao local. No final, ela dá uma risadinha e faz sinal com um “v” com os dedos (foto).

Um vídeo, com 21 segundos de duração, registra o exato momento em que Neymar, em cima de uma maca, é levado por uma rampa até a sala para exame de ressonância magnética do hospital.

É possível ver que outras dezenas de pessoas acompanham o jogador, que leva o lençol da maca ao rosto, para não ser filmado ou fotografado.

A demissão de Cinthia tem duas justificativas: primeiro, ela infringiu uma ordem interna de não fazer qualquer imagem de Neymar. Depois, porque a cúpula do hospital considerou absolutamente constrangedora a risada da enfermeira no fim do vídeo. ”Ela ainda não foi, mas será demitida. Isso é fato”, avisou a administradora do hospital, Marcia Real.

Neymar esteve por cerca de 40 minutos no São Carlos. Ele chegou e saiu em uma ambulância – foi direto para o aeroporto, de onde embarcou com a seleção para a Granja Comary. A entrada maldosa do colombiano Zuniga lhe causou fratura em uma das vértebras – Neymar só volta aos campos em 30 dias.


FONTE MISÉRIA


Começa neste domingo campanha eleitoral nas ruas e na internet

Terminado no sábado (5) o prazo do registro de candidatos que disputarão as eleições de outubro, começa neste domingo (6) o período da campanha eleitoral nas ruas e na internet.

Dos três principais candidatos à Presidência da República, a presidente Dilma Rousseff é o único que iniciará o período oficial da campanha sem compromissos públicos neste domingo. O senador Aécio Neves, candidato do PSDB, participará do 17º Festival do Japão, em São Paulo. O candidato do PSB, o ex-governador Eduardo Campos, dá a largada à campanha oficial ao lado da candidata a vice Marina Silva no Sol Nascente, comunidade considerada umas das mais pobres da periferia de Brasília.

No rádio e na televisão, a propaganda institucional de candidaturas e partidos está proibida desde o dia 1º – o horário eleitoral gratuito começa somente em 19 de agosto.

O período das campanhas é marcado por uma série de normas que buscam dar igualdade de oportunidade às candidaturas. A legislação eleitoral determina, por exemplo, o tamanho dos cartazes com o nome de candidatos, os locais onde eles podem ser afixados e os horários para a realização de comícios. Também é definida por lei a atuação de agentes públicos nas campanhas e o tipo de ação vedada.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o erro mais comum nas campanhas é a instalação de outdoors com propaganda de candidatos, o que é expressamente proibido.

Cartazes

A Lei das Eleições (9.504/97) também estabelece que o tamanho de cartazes de propaganda não pode ser maior que 4 metros quadrados, sendo vetada inclusive a colocação de vários cartazes de tamanho máximo justapostos. O descumprimento da norma gera multa de até R$ 8 mil.

O advogado eleitoral Torquato Jardim afirma que a colagem de cartazes próximos uns dos outros costuma ser uma das infrações mais comuns no período eleitoral.

“Geralmente, há cartazes fora do regulamento, maiores do que o permitido. Muitas vezes, o candidato também coloca quatro cartazes juntos um do lado do outro, superando o tamanho máximo, e isso não pode”, disse Jardim.


Carros

Segundo o advogado, outra irregularidade comum é uso de carros com o que ele chama de “outdoor ambulante”. “Carros são deixados estacionados com adesivos e faixas por todas as partes. Isso também é irregular”, disse.

Pela Lei Eleitoral, os carros só podem ter adesivos microperfurados até a extensão total do para-brisa traseiro. Nas demais posições do veículo e em outros locais fica permitido o uso de adesivos com dimensão de até 40x50 centímetros.

Bens públicos

O uso de propaganda em bens públicos, como postes e viadutos, e em locais como praças e parques é expressamente proibido pela lei.

No entanto, é autorizado o uso de mesas para distribuição de folhetos e cavaletes ao longo de vias públicas desde que não seja impedida a passagem de veículos e pessoas.

Candidatos ou comitês de campanha são impedidos de distribuir qualquer bem, desde cestas básicas até bonés e chaveiros de campanha.

Comícios

Para comícios, é permitido o uso de aparelhagem de som entre 8h e 24h. As autoridades policiais devem ser comunicadas sobre a localidade do evento com até 24 horas de antecedência, mas não é preciso autorização.

A apresentação de artistas nesse tipo de evento é proibida, ainda que não seja remunerada. Na sede dos partidos, auto-falantes podem ser usados até 22 horas.


Internet

Na internet, é autorizada propaganda no site do candidato ou do partido, desde que a Justiça Eleitoral seja informada, ou por meio de encaminhamento de mensagem eletrônica, em blogs ou redes sociais.

É vedado todo tipo de propaganda paga na internet. Em site de pessoa jurídica ou de órgão do governo, propaganda paga ou gratuita é proibida. 

Resolução do TSE para as eleições deste ano garante a livre a manifestação do pensamento pela internet, o que permite a liberdade para publicações em redes sociais. Fica assegurado o direito de resposta e vedado o anonimato das publicações.

Jornais e revistas

Na imprensa escrita, é permitida a propaganda eleitoral com até dez anúncios, em datas diferentes, para cada candidato. O espaço ocupado pela propaganda não pode ultrapassar 1/8 da página de jornal ou 1/4 da página de revista ou tablóide.

Administração pública

Candidatos são proibidos de participar da inauguração de obras públicas, norma que vale desde sábado (5). Também é vetada a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos.

Além disso, fica proibido nomeação, contratação ou admissão, demissão sem justa causa, transferência ou exoneração de servidor público exceto em casos de cargos comissionados ou de confiança. Só podem ser nomeados os aprovados em concursos públicos homologados até sábado.

Fiscalização

Pela Lei Eleitoral, fica a cargo dos membros dos tribunais eleitorais e do Ministério Público fiscalizar o cumprimento da legislação pelos juízes e promotores eleitorais das instâncias inferiores. Mas a legislação não especifica quais são os mecanismos de fiscalização. O TSE pede a colaboração da população para fazer denúncias de irregularidades.

Fonte: G1