-->

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vereador Nathizael classifica merenda escolar como péssima e rebate o diretor que teria lhe acusado de ter faltado com a verdade e agido com má fé.


O vereador Nathizael Gonçalves na ultima terça-feira (26) disse que na atual administração não existe autonomia e destacou novamente que a merenda escolar oferecida nas escolas é de péssima  qualidade e que os conselhos responsáveis pela fiscalização nada fazem.

Ele rebateu criticas e acusações proferidas pelo professor Francisco Gleidson de Oliveira(Diretor da Escola Ana Xavier Lopes) de que o vereador teria faltado com a verdade usado de má fé.

O vereador pediu que os diretores pensassem nas crianças que chegam muitas vezes na escola na busca de uma alimentação melhor e não encontram segundo o vereador os alunos é que devem ser bem tratados pelos diretores e não o prefeito.

Antes de seu pronunciamento o vereador apresentou gravações de áudio e vídeo e fotos das visitas feitas nas escolas Ana Xavier Lopes e Raimundo de Deus.
OUÇA: fonte BLOG NEWS


Juiz proíbe entrada de novos detentos na Cadeia Pública de Quixadá


O juiz Saulo Gonçalves Santos, em responsável pela 1ª Vara da Comarca de Quixadá, proibiu a entrada de detentos na Cadeia Pública de Quixadá, distante 167 km de Fortaleza, sem autorização prévia, por escrito, do juiz corregedor permanente da Comarca. A medida consta na Portaria Nº 08, de 21 de maio de 2015.

Os pedidos de transferência de presos devem ser feitos ao juiz corregedor permanente, estando a efetivação da medida sujeita à autorização prévia, expressa e escrita da referida autoridade. 

O objetivo da determinação é controlar a entrada de detentos no estabelecimento prisional, mantendo a segurança das pessoas que ali se encontram e a ordem do local. Segundo o magistrado, a Cadeia Pública de Quixadá está com carência de funcionários para controlar a população carcerária. 

Fontes: Diário do Nordeste




Procon chega a acordo com Coelce sobre conta dupla de energia

Os consumidores que receberam a cobrança de duas faturas no mês de abril poderão, a seu critério, parcelar as faturas de maio e junho em até dez parcelas iguais, sem cobrança de juros. O Procon Fortaleza  e a Coelce firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que beneficiará cidadãos que receberam a cobrança de duas faturas de energia no mês de abril. Em caso de descumprimento dos termos do TAC, o Procon aplicará multa diária de R$ 10 mil à Concessionária de Energia.
 
A diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, afirma que as medidas alcançadas servirão como alternativa aos impactos financeiros causados pelo lançamento das duas faturas, que mesmo sendo de consumo diferentes, foram enviadas em um único mês, que desequilibrou o orçamento das famílias.
 
"O Procon Fortaleza foi o único órgão de defesa do consumidor que não acatou as condições impostas pela Companhia de Energia, desde que essa situação se instalou. É uma vitória do consumidor", declarou Cláudia Santos.
 
A Diretora também informou que consumidor contará com um Formulário de Requerimento, no site do Procon, no qual pode manifestar interesse em realizar o parcelamento das faturas.
 
Mesmo assim, terá que se dirigir à Sede do Procon no Centro (Rua Major Facundo, 869); ou no Procon Vapt-Vupt (ao lado do Terminal de Ônibus de Messejana para assinar e comprovar a solicitação. Profissionais da Companhia Energética estarão nas unidades do Procon atendendo aos consumidores. Mais informações podem ser obtidas pela Central 151.

Fontes: Diário do Nordeste



Julgamento, que pode excluir e tirar o título de campeão do Fortaleza, é adiado


O polêmico julgamento no TJDF/CE, que pode excluir o Fortaleza do Campeonato Cearense e consequentemente tirar o título do Estadual 2015 do clube tricolor, foi adiado.

O processo estava para ser julgado nesta quinta-feira, 28, pelo Pleno do Tribunal, mas foi remarcado para outra data (11 de junho) a pedido do relator, o auditor Haroldo Guimarães.

Confira o documento na íntegra:
(Clique para ver)


Fonte: Diário do Nordeste





Polícia da Suíça prende 7 dirigentes da Fifa, incluindo José Maria Marin

A polícia da Suíça prendeu nesta quarta-feira (27), em Zurique, na sede da Fifa, sete dirigentes da entidade acusados de corrupção. Entre eles está José Maria Marin, ex-presidente da CBF e membro do comitê executivo da Fifa. Os sete detidos são membros da Conmebol ou da Concacaf, as confederações de futebol das Américas.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, não está entre os investigados.

Quatorze pessoas - nove dirigentes da Fifa e cinco executivos de marketing esportivo - são acusados de crimes como extorsão e lavagem de dinheiro.

As três principais linhas de investigação são:
- o pagamento de propina dos organizadores das copas da Rússia, em 2018, e no Catar, em 2022, a dirigentes da Fifa para garantir que os países fossem escolhidos como sedes.
- o superfaturamento do contrato da CBF com uma empresa de fornecimento de material
esportivo.
- a compra de direitos de transmissão por agências de marketing esportivo dos seguintes campeonatos: Copa América Centenária, edições da Copa América, Libertadores da América e Copa do Brasil (torneio de clubes brasileiros).

A investigação acusa empresas de marketing esportivo de pagamento de propina a confederações donas originais desses direitos. Não pesam acusações ou suspeitas sobre as empresas de mídia de todo o mundo que compraram desses intermediários os direitos de transmissão das partidas e dos campeonatos.

A investigação americana é conduzida há três anos pelo FBI e abrange casos de corrupção na Fifa durante os últimos vinte anos. O esquema de corrupção teria movimentado mais de US$ 150 milhões. Todos os presos serão extraditados para os Estados Unidos.

O Departamento de Justiça americano afirma que seis acusados já se declararam culpados, entre eles José Hawilla, que já está condenado no processo e é dono da empresa de marketing esportivo Traffic, que negocia direitos de competições com a Conmebol, Concacaf e a CBF. Hawilla é também acionista da TV Tem, uma das afiliadas da TV Globo.

Está mantida para esta sexta (29), a eleição para presidente da Fifa. Joseph Blatter está à frente da entidade desde 1998 e deve ser reconduzido para o quinto mandato. O diretor de comunicação da  federação, Walter De Gregorio, isentou Blatter de todas as acusações e disse que ele está tranquilo, mas não está "dançando no escritório". Ele colabora com as investigações, segundo De Gregorio.


O único adversário na eleição, o príncipe da Jordânia, Ali bin al Hussein, afirmou que hoje é um dia triste para o futebol.

Os seis indiciados detidos na Suíça, além do brasileiro Marin, são: Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman, vice-presidente da Fifa e presidente da Concacaf; Eduardo Li, da Costa Rica, presidente da federação de Costa Rica, membro do Comitê Executivo da Fifa; Julio Rocha, da Nicarágua, diretor de desenvolvimento da Fifa; Costas Takkas, das Ilhas Cayman, adido da Concacaf; Eugenio Figueredo, do Uruguai, vice-presidente da Fifa; e Rafael Esquivel, da Venezuela, presidente da federação da Venezuela e membro do comitê-executivo da Conmebol.

autoridades americanas afirmaram que os acusados violaram a lei e o sistema financeiro dos Estados Unidos.

CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nota comentando o caso. "Diante dos graves acontecimentos ocorridos nesta manhã em Zurique, envolvendo dirigentes e empresários ligados ao futebol, a CBF vem a público declarar que apoia integralmente toda e qualquer investigação", diz o comunicado da entidade.

"A entidade aguardará, de forma responsável, sua conclusão, sem qualquer julgamento que previamente condene ou inocente. A nova gestão da CBF, iniciada no dia 16 de abril de 2015, reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência", conclui.
Dilma

A presidente Dilma Rousseff defendeu a investigação das autoridades americanas. "Acredito que toda investigação sobre essa questão [suspeita de corrupção na Fifa] é muito importante. Acho que ela vai permitir uma maior profissionalização do futebol. Não vejo como isso pode prejudicar o futebol brasileiro. Acho que só vai beneficiar o Brasil. E acho que, se tiver de investigar, que investigue todas as Copas, todas as atividades", disse a presidente durante entrevista coletiva na Cidade do México.

Emissoras internacionais noticiam as prisões desde cedo. Muitos jornais europeus estão atualizando cada desdobramento do caso ao vivo nas páginas na internet. O italiano "Corriere della Sera" cita um terremoto na Fifa e fala na quebra do "Sistema Blatter". 

Mesmo não estando entre os detidos, o presidente da Fifa é um dos principais alvos. "Não olhem para mim", diz a manchete do diário esportivo espanhol "Olé". O "Marca", também da Espanha, igualmente destacou a crise na principal entidade do futebol internacional.

Muitos atletas se manifestaram nas redes sociais. O ex-jogador da seleção inglesa, Gary Lineker, escreveu que Blatter tem que sair.

Fonte: G1


Caminhoneiro passal mal e morre na BR116 em Limoeiro

Hoje, por volta de 11h00min, na BR116, nas proximidades da entrada pro Espinho, o sr. Leonardo Grigorio Silva, 31 anos, natural de Belo Jardim/PE, passou mal e veio a óbito no local.

Segundo informações, o sr. Leonardo sentiu dor no peito, parou o caminhão no meio da BR116 e saiu pedindo pedindo ajuda, porém veio a óbito.

O caminhão era um furgão, cor branca, ano 2011, de propriedade  da empresa Notaro Alimentos LTDA.

fonte BLOG DO TOM









Prefeito de Russas, sofre mais uma derrota na Câmara


Estando em eterna queda de braço com o executivo municipal, a bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Russas, liderada pelo Vereador Paulo Santiago (Paulo da CODAGRO), conseguiu na sessão ordinária da terça-feira, 26 de maio, mais uma importante vitória no parlamento municipal, mostrando que além de crescer politicamente, e no conceito popular, a oposição continua unida, o que poderá atrapalhar os planos de reeleição do prefeito Weber Araújo.

Na ordem do dia, da referida sessão, foi realizada a leitura da mensagem de veto, de nº 01/2015, comunicando aos vereadores que nos termo do artigo 50, Parágrafo 1º da lei orgânica do município, o executivo decidia por vetar integralmente por inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público, o projeto de lei 9/2015, de autoria do vereador Paulo Santiago, que dispõe sobre a definição de locais para a realização de eventos na cidade de Russas e adota outras providencias.

Seguindo os tramites regimentais, o veto do executivo ao projeto de lei 9/2015 foi posto em votação conforme o artigo 50 parágrafo 4 da lei orgânica do município, com votos secretos. Sendo os vereadores chamados por ordem alfabética até a mesa diretora, para receber a chapa de votação com as alternativas de SIM para concordar com o veto do prefeito e NÃO pela derrubada do veto do executivo.

A votação seguiu sigilosa na sala dos vereadores e as chapas eram introduzidas em uma Urna de Acrílico transparente na mesa diretora. No final foram contabilizados 8 votos desfavoráveis ao veto do projeto e 6 votos em concordância com o veto.

A decisão da maioria dos parlamentares, mostrou mais uma vez, que os tempos mudaram e agora com oposição e fiscalização a administração deverá ser bem diferente da época em que a Câmara tinha 19 vereadores e 14 estavam cobertos pelas becias do rico lençol da administração municipal. 

fonte TV jaguá

Chega a 12 o número de óbitos por dengue no CE


Com uma variação de 7.393 notificações para 12.249 em apenas um mês - de março para abril - deste ano, o Ceará aparece como o estado brasileiro com o segundo maior aumento do número de casos de dengue nesse período, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde divulgado ontem, que revela, ainda, a confirmação de 12 óbitos pela doença em 2015.
O Estado ficou abaixo apenas de Minas Gerais, que teve um aumento de quase 11 mil casos notificados. Em relação aos óbitos, ficou atrás somente de São Paulo, com 207 mortes, e Goiás, com 20. O crescimento de notificações vai na contramão do que foi observado nacionalmente: uma redução de 27% das ocorrências de dengue no Brasil. No total, 13 estados apresentaram redução na comparação dos meses de março e abril.
Conforme os dados do último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), das notificações de 2015, foram confirmadas 9.878 em 22 diferentes Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres), em 126 municípios cearenses, o equivalente a 73% do total.
Os municípios de Alcântaras, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Catarina, Coreaú, Eusébio, Hidrolândia, Horizonte, Ipu, Jardim, Jucás, Mucambo, Ocara, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, São Gonçalo do Amarante, Trairi e Varjota destacam-se por apresentar incidência acima de 300 casos para cada 100 mil habitantes.
A capital cearense, por sua vez, concentra isoladamente a maior parte dos registros de dengue com sinais de alarme, 59,3% e dengue grave, 52%, entre todas as cidades do Estado. De acordo com o boletim, a maior incidência acontece nos bairros da Secretaria Executiva Regional (SER) VI, com 2.047 ocorrências confirmadas até o último dia 16 de maio.
Nélio Moraes, gerente da Célula de Vigilância Ambiental em Riscos Biológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ressalta que o número de ocorrências na Regional VI é preocupante, assim como a elevação dos casos na Regional II. "Do fim da última semana para cá, aumentou significativamente o número de casos nos bairros São João do Tauape, Joaquim Távora e Luciano Cavalcante, acarretando uma maior procura pelas unidades de saúde", explica.
Ação
Em virtude disso, ele anuncia, para a próxima sexta-feira (29), um mutirão com todos os 1.100 agentes de endemias das Regionais, no Joaquim Távora e São João do Tauape. O objetivo é que, em apenas um dia, sejam realizados serviços que normalmente levariam dois meses para serem executados. "Vamos fazer visitas, identificar criadouros, aplicar o fumacê, além de mobilizarmos 150 educadores da saúde para conversar com os moradores do bairro. Todo esse trabalho não terá resultado se a população não ajudar".
Até o dia 9 de maio, foram registrados 846 mil casos de dengue em todo o Brasil, um avanço de 155% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já foram confirmados, também, 290 óbitos em decorrência da doença. O Ministério da Saúde assinala, no entanto, que o número de casos cresce em ritmo menor do que nos últimos meses.
Renato Bezerra
Repórter

Câmara rejeita validar financiamento privado 27.05.2015


Brasília. Em uma sessão que entrou pela madrugada de hoje, a Câmara dos Deputados decidiu, ao votar a proposta de reforma política, manter o financiamento misto de campanha e o atual sistema eleitoral para escolha de deputados federais, estaduais e vereadores.
O plenário rejeitou, por 264 votos, incluir na Constituição a permissão de que as empresas financiem as campanhas políticas. Um total de 207 deputados votaram contra e outros quatro se abstiveram.
A manutenção do sistema proporcional de lista aberta se deu com a rejeição de todas as propostas de modificação do modelo no plenário, entre as quais o chamado "distritão", que era a principal bandeira do PMDB.
No sistema atual, é possível votar tanto no candidato quanto na legenda, e um quociente eleitoral é formado, definindo quais partidos ou coligações têm direito de ocupar as vagas em disputa. Com base nessa conta, o postulante mais bem colocado de cada sigla entra.
FONTE DN



OPORTUNIDADE DE EMPREGO SINE / IDT RUSSAS


                         27 de Maio de 2015 - OPORTUNIDADE DE EMPREGO  SINE / IDT RUSSAS
OCUPAÇÃO REQUISITOS DA VAGA

AJUDANTE DE COZINHA 6 ENS. FUND. COMPLETO; EXPERIÊNCIA NA OCUPAÇÃO.
AUXILIAR DE COZINNHA 2 ENS. FUND. COMPLETO; EXPERIÊNCIA COMPROVADA NA OCUPAÇÃO.

COZINHEIRO 1 ENS. FUND. COMPLETO; EXPERIÊNCIA COMPROVADA NA OCUPAÇÃO.
CUIDADOR DE IDOSOS 1 ENS. FUND. COMPLETO; EXPERIÊNCIA NA OCUPAÇÃO.
EMPREGADA DOMÉSTICA 1 ENS. FUND. INCOMPLETO; EXP. NA OCUPAÇÃO; DISPONIBILIDADE P/ TRABALHAR EM FORTALEZA.
MECÂNICO DE MOTOCICLETAS 1 ENS. FUND. COMPLETO; EXERIÊNCIA NA OCUPAÇÃO.

PEDREIRO 5 ENS. FUND. INCOMPLETO; EXPERIÊNCIA COMPROVADA NA OCUPAÇÃO.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM 1 CURSO TÉC. DE ENFERMAGEM CONCLUÍDO; REGISTRO NO COREN; DESEJÁVEL EXP. NA OCUPAÇÃO.
TRABALHADOR RURAL 3 EXPERIÊNCIA COMPROVADA NA OCUPAÇÃO.
VENDEDOR DE SERVIÇOS 1 ENS. MÉDIO COMPLETO; CNH "A"; EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE VENDAS.
VENDEDOR INTERNO 2 ENS. MÉDIO COMPLETO; EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE VENDAS.
VENDEDOR INTERNO 1 ENS. MÉDIO COMPLETO; EXPERIÊNCIA COMPROVADA COM VENDA DE CONFECÇÕES
VENDEDOR PRACISTA 3 ENS. MÉDIO COMPLETO; DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE VENDAS.


SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento - 08:00 às 17:00

PLANTÃO DE POLICIA EM RUSSAS E NO VALE DO JAGUARIBE


Nesta terça-feira, dia 26, por volta das 09h30min, na Rua Maria Celestina de Moura, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, periferia, foram presos: Carlos Monteiro Pacheco, 18 anos, natural de Fortaleza-CE, e Geovânio Oliveira Veneranda, 23 anos, natural de Russas-CE, ambos flagrados comercializando drogas, com quem foram apreendidas: 153  gramas de crack;  01 trouxinha de maconha; 700 sacos que são utilizados para embalagem de droga; 01 capsula de revólver calibre 32; 02(dois) aparelhos celulares e R$ 1.545,25 (um mil quinhentos e quarenta e cinco reais e vinte e cinco centavos) supostamente proveniente da venda da droga. Todo o material apreendido na operação da PM, juntamente com os suspeitos foram conduzidos à DRPC de Russas-CE para os devidos procedimentos.



ACIDENTE COM VITIMAS FATAL E LESIONADA EM ARACATI

Nesta terça-feira, dia 26, por volta das 18h, na CE 371, saída da Praia de Majorlândia, ocorreu uma colisão envolvendo uma Van de cor branca de placas NRC-8760, conduzida por Marcos Antonio Alves De Moura, 43 anos, residente em Aracati-CE, e uma carroça com dois ocupantes, vindo a óbito no local, Francisco Artêmio Dos Santos, de 17 anos, e a segunda vítima: Daniel De Castro Rocha, 27 anos, natural de Aracati-CE, com várias escoriações pelo corpo, foi socorrido ao hospital da cidade. O condutor da Van permaneceu no local até achegada da polícia e foi conduzido a DPC/Aracati onde prestou seu Termo de Declarações sobre o ocorrido.



RECUPERAÇÃO DE MOTO ROUBADA EM JAGUARIBARA

Nesta terça-feira, dia 26, por volta das 07h30min, numa estrada carroçável que dá acesso a localidade de Castanhão, zona rural entre Jaguaribara e Alto Santo, PMs encontraram abandonada uma motocicleta Honda Fan  125 de cor vermelha de placa OCN-5960, que havia sido tomada de assalto, instantes antes, por dois  indivíduos que ainda não foram localizados. A motocicleta foi conduzida ao Destacamento Policial para as providências de devolução ao legítimo dono.



ARROMBAMENTO A ESTABELECIMENTO DE ENSINO EM TABULEIRO DO NORTE

Nesta terça-feira, dia 26, por volta das 06h, Luiz Robério de Almeida Maia, 42 anos, natural de Limoeiro do Norte, que é Diretor da CENEC, localizada na rua Manoel Franklin, informou a polícia que o referido estabelecimento de ensino havia sido arrombado. Uma revisão de material será feita para saber o que foi furtado do local. Nenhum suspeito foi preso até o momento.



PRISÃO POR LESÃO CORPORAL Á BALA EM LIMOEIRO DO NORTE

Nesta terça-feira, dia 26, por volta das 16h, numa residência na localidade de São Raimundo, zona rural, a jovem Camila Iris Moura Costa, 24 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, foi atingida por um disparo de revolver no joelho direito, sendo a mesma socorrida por seu companheiro para o hospital de Russas. De posse dessa informação, PMs de Russas foram ao hospital, onde localizaram o suspeito do disparo, Alyson Jardiel Ferreira de Melo, 20 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE, esposo da vítima, o qual logo confessou ser o autor do disparo, mas alegou ter sido acidental. A vítima também confirmou que Alyson costumava brincar com a arma. O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Regional de Russas para os devidos procedimentos da Lei.



MOTO ROUBADA RECUPERADA EM ALTO SANTO

Nesta terça-feira, dia 26, por volta das 19h, PMs receberam informações de que na localidade de Castanhão, zona rural, 02 (dois) indivíduos armados com revolveres, em uma motocicleta não identificada, abordaram o pedreiro Antônio Maia Martins, 39 anos, natural de Jaguaribara/CE, que na ocasião que conduzia a motocicleta Honda CG150 Fan ESI, cor preta, placa NVE-5370, que foi tomada de assalto. Em meio às diligências, já na localidade de Boa Vista, zona rural de São João do Jaguaribe/CE, os suspeitos percebendo a aproximação da polícia, abandonaram a moto roubada  e conseguiram fugir se embrenhando no matagal. O veículo recuperado foi conduzido para a Delegacia de Alto Santo, para as providências cabíveis.