-->

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Em menos de 24 horas, 2° acidente com buggy é registrado no Ceará


Três turistas paulistas ficaram feridos em umacidente de buggy, na manhã desta terça-feira, 8, em dunas da praia do Pecém, litoral Oeste do Ceará. As vítimas eram passageiras de um veículo conduzido por bugueiro descredenciado, que saiu ileso. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) fez o resgate dos feridos.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o helicóptero fez o resgate, por volta das 12h30min, de um homem de 47 anos. Ele foi encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. As outras vítimas, duas mulheres, foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu).

De acordo com o presidente da Cooperativa de Bugueiros do Cumbuco e do Sindicato dos Bugueiros do Ceará, Fausto Alves, o motorista do veículo conseguiu subir em uma duna e acenou pedindo socorro para outros bugueiros da área, por volta das 10h30min. No momento que recebeu a notícia, Fausto participava de uma entrevista. 

“Eu estava em um programa local, junto com o secretário de Infraestrutura de Caucaia. Por sorte, ele enviou duas viaturas da Prefeitura, que ajudaram no socorro junto com o Samu e nossos bugueiros”, relatou o presidente. Esse foi o 2° acidente de buggy nas dunas de praias do Ceará, em menos de 24 horas.

No domingo, 7, um buggy que percorria a área também caiu em um buraco e deixou um homem morto e três pessoas feridas. No primeiro caso, o veiculo era particular e tinha placa de São Gonçalo do Amarante.

“Ao que tudo indica, o acidente dessa manhã é de um bugueiro ‘pirata’ de Fortaleza. Eles vendem o passeio para os turistas da Beira Mar, mas não são credenciados em Caucaia e não conhecem os trechos da região”, denunciou Fausto.

Acidentes
Conforme levantamento, desde 1997, cada ano teve pelo menos um acidente envolvendo buggies nas dunas e faixas de praia do Ceará. 

O POVO Online

Câmara pode votar hoje projeto que combate guerra fiscal entre municípios


O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar hoje, a partir das 18 horas, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 366/13, do Senado, que fixa em 2% a alíquota do ISS (Imposto sobre Serviços), de competência municipal e do Distrito Federal, na tentativa de acabar com a guerra fiscal entre os municípios.

Para tentar acabar com a disputa entre municípios por empresas atraídas pela redução do ISS, o PLP 366 especifica que esse imposto não poderá ser objeto de isenções, incentivos e benefícios tributários ou financeiros, inclusive redução da base de cálculo ou crédito presumido.

Os estados e o DF terão um ano a partir da publicação da futura lei para revogar os dispositivos que concedem as isenções. A vigência está prevista para o mesmo prazo, um ano após a publicação.

MINIREFORMA ELEITORAL
Assim que o Senado votar a redação final de seu substitutivo para o PL 5735/13 (conhecido como minirreforma eleitoral ou reforma política infraconstitucional), o Plenário da Câmara analisará as mudanças propostas. A matéria ainda não consta da pauta da semana devido a essa votação pendente.

A principal alteração é a exclusão da doação de empresas a partidos políticos para o financiamento de campanhas eleitorais. O texto da Câmara segue a PEC 182/07, da reforma política: doação de pessoas físicas a candidatos e a partidos e doação de empresas a partidos.

Outra mudança feita pelo Senado refere-se ao acesso dos partidos ao tempo de propaganda. O Senado propôs que os partidos com até quatro deputados federais eleitos terão direito a um programa semestral de cinco minutos. O texto da Câmara estipula esse direito somente aos partidos com um mínimo de nove deputados.

EXPORTAÇÕES
Com regime de urgência, o Projeto de Lei 2455/15, do Poder Executivo, repassa a estados, municípios e Distrito Federal R$ 1,95 bilhão a título de fomento às exportações, como tem ocorrido em anos anteriores, desde 2004.

Projetos semelhantes têm sido aprovados todo ano devido à falta de uma lei complementar para regulamentar o repasse de recursos da União a esses entes federados por causa da isenção do ICMS para produtos exportados.

SEGURO-DESEMPREGO
Já o Projeto de Lei 2750/15, do deputado André Figueiredo (PDT), garante a retroatividade do pagamento do seguro-desemprego segundo as regras da Lei 13.134/15 aos trabalhadores que recorreram ao benefício no período de vigência da Medida Provisória 665/14, cujas condições eram menos benéficas que a lei derivada dela.

A intenção é aplicar as regras definitivas da lei para aqueles que pediram o benefício antes de sua publicação, seja para fins de obtenção, majoração ou ampliação do número de parcelas.

Como toda medida provisória tem eficácia de lei desde sua publicação e vigência, as novas regras de concessão de seguro-desemprego propostas pelo Executivo começaram a valer antes mesmo de o texto votado no Congresso ser transformado na Lei 13.134/15.

As mudanças realizadas pela MP 665/14 vigoraram de 28 de fevereiro a 16 de junho de 2015. Após essa data, o texto alterado pelos parlamentares foi transformado em lei e impôs regras menos rígidas para a concessão do seguro-desemprego.

Agência Câmara

Operação da PF apreende 40 kg de supermaconha em Fortaleza e Maracanaú


Em operação da Polícia Federal, cinco pessoas foram presas na última segunda-feira, 7, portando 40 quilos de "skunk", uma espécie de maconha diferenciada com efeito concentrado, droga conhecida como supermaconha.

Os presos, três mulheres e dois homens, foram, de acordo com nota da PF, conduzidos à Superintendência da PF para formalização de auto de prisão em flagrante e responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico.

A primeira apreensão aconteceu no Aeroporto Pinto Martins, quando duas mulheres tentavam embarcar para o Rio de Janeiro com 16 quilos da droga.

A operação teve continuidade até uma residência em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde foi encontrado mais 24 quilos da droga e efetuada a prisão dos dois homens e uma mulher. Um dos homens presos que estava na residência, apontado como o líder do grupo, estava foragido da Justiça e já era acusado de atuar como pistoleiro de facção criminosa em Manaus (AM).

O POVO Online

Cobrando renúncia, dupla ameaça matar presidente do Icasa

O presidente do Icasa, Francisco Paes de Lira, éameaçado de morte por dois homens encapuzados em um vídeo que circula nas redes sociais. “A fita foi dada: 38 horas pra tu renunciar (sic) ao cargo. Se não, vai ser bala”, diz um deles. Veja o vídeo com as ameaças, repassado pelo Site Miséria.

O presidente do clube diz já ter tomado conhecimento das ameaças. Segundo ele, o vídeo não foi encaminhado diretamente a ele, mas sim a um grupo de torcedores. “É uma ameaça muito forte. O torcedor não pode decretar pena de morte de um presidente. Esses torcedores têm que repensar suas atitudes”, disse Francisco Paes de Lira.

Ele ainda afirma que estuda junto ao departamento jurídico do clube o registro de um boletim de ocorrência sobre o caso.

Renúncia

Visto a “difícil situação”, o presidente do clube diz “conversar” sobre a renúncia junto à diretoria e ao conselho deliberativo do clube. Uma decisão deve ser tomada ainda nessa terça-feira, 8, afirma Francisco Paes de Lira.

No vídeo, os ameaçadores acusam Francisco Paes de Lira de ter “afundado” o Icasa. Na Série C deste ano, o Icasa é o último colocado do grupo A, com apenas sete pontos conquistados em 15 jogos, campanha que, momentaneamente, rebaixa o time à Série D do Campeonato Brasileiro. A três rodadas do término da primeira fase da competição, o Icasa está a oito pontos de distância do Cuiabá, primeiro time fora da zona do rebaixamento. Caso o Cuiabá vença a sua próxima partida, o Icasa estará matematicamente rebaixado para a Quarta Divisão.

Nesse domingo, 6, o Verdão do Cariri foi derrotado por 4x1, em pleno estádio Romeirão, pelo Botafogo-PB. O próximo jogo do time na Série C é contra o Águia de Marabá, em Marabá, às 16 horas do domingo, 13.

O POVO Online

Reservatórios do Ceará atingem menor nível da década


O nível total dos reservatórios de água do Ceará está calculado hoje em 16,75%. O índice é o menor desta década. Em janeiro, antes das chuvas, o Estado contava com 20,88% de sua capacidade total de armazenamento, segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). A situação é preocupante diante do cenário histórico de diminuição das reservas hídricas nos quatro últimos meses do ano, os chamados “b-r-o-bro”. Em média, desde 2011, as reservas diminuíram 6,6% entre setembro e dezembro.

“Estamos preocupados com o próximo ano. Os prognósticos não são bons. A previsão novamente é de recarga mínima. Enquanto a água superficial vai se exaurindo, nós estamos apelando para as reservas subterrâneas, embora sejam pobres e poucas”, disse Francisco Teixeira, secretário dos Recursos Hídricos. “A resistência à seca vai depender muito da nossa capacidade de conhecer ainda mais nosso subsolo e da celeridade na construção de poços”.

Poços profundos
Das 12 regiões hidrográficas do Estado, apenas cinco têm hoje mais água do que havia em janeiro, antes da estação chuvosa. Em todo o restante, o percentual acumulado no período de recarga se exauriu e os índices agora estão ainda mais baixos.

Caso a média de redução das reservas se mantenha, até dezembro, o volume de água armazenada no Ceará cairá para 10%. Até lá, a expectativa do governo é perfurar mil poços profundos. Atualmente, esse sistema de reserva subterrânea abastece, de maneira complementar cerca de 40 cidades. São aproximadamente 750 poços perfurados.

Saiba mais

Dicas para evitar o desperdício de água

1. Lave louça com a máquina apenas quando for realmente necessário. Cada lavagem pode gastar 40 litros.

2. Antes de lavar calçada, quintal ou jardim, mantenha o ambiente limpo com a vassoura. Se precisar lavar esses ambientes, utilize baldes e, se for possível armazenar, use água da chuva.

3. Opte pelo balde também na hora de lavar o carro. A utilização de mangueiras pode gastar até 300 litros de água.

4. Identifique e elimine possíveis vazamentos. Para condomínios que rateiam a conta de água, o ideal é a instalação de medidores individuais do consumo.

5. A descarga pode representar até 50% do consumo residencial. Use apenas quando necessário.

O Povo Online

ROUBO DE MOTO EM RUSSAS


Nesta segunda-feira, dia 07, por volta das 11h25min, na Rua Raimundo Alves, distrito de Flores, foi vítima de roubo Francisco Humberto Nogueira Vidal, 24 anos, natural de Russas-CE, o qual chegava em sua residência quando foi abordado por dois indivíduos a pé, que ameaçando estarem armados, roubaram da vitima uma motocicleta Honda FAN 150, de cor preta, de placa OZA-8769, e fugiram tomando rumo ignorado.

Com informações do 1BPM

Homem é executado a bala quando saía de casa, no Ramal de Flores


Nesta segunda-feira, dia 07, por volta das 20h, na localidade de Ramal de Flores, zona rural, foi vitima de homicídio a bala José Cristiano Silva Carneiro, 25 anos, vulgo “Gato”, natural de Quixeré-CE, o qual saía de casa quando foi surpreendido por três indivíduos que chegaram a pé e o executaram com vários tiros, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado. Não há informações sobre a autoria do crime até o momento.

Vale em Destaque

Quarteto invade cadeia de Milagres e resgata presos


Quatro homens armados invadiram a cadeia pública do município de Milagres, distante 504 quilômetros de Fortaleza, e exigiram a liberação de dois detentos, na manhã desta segunda-feira (7). De acordo com os policiais da 3ª Cia do 2º Batalhão de Policiamento Militar, o grupo chegou à cadeia por volta das 5h, em um veículo celta.

O quarteto abordou o permanente, a abrir a cela onde se encontravam os detentos José Hortêncio, de 20 anos, e Bruno Emanuelio Conceição dos Anjos. Segundo a Polícia, um dos presos resgatados, José Hortêncio, tinha sido preso no último dia 28 de agosto, após envolvimento no roubo de R$40 mil de uma casa lotérica. Após a fuga, restaram cinco detentos na cadeia.

Até o fechamento da matéria nenhum dos homens resgatados foram presos. A Polícia Militar realiza buscas aos suspeitos.

Ceará Agora

'Bola de fogo' é registrada no céu de Bangcoc


Uma 'Bola de Fogo' foi registrada sobre o céude Bangcoc, na Tailândia na manhã dessa segunda-feira,7. Segundo informações da BBC Brasil o momento em que a explosão de um meteoro aconteceu foi gravado por uma câmera localizada no painel de um carro que transitava nas ruas da cidade.

Nas imagens feitas é possível ver o momento em que a 'Bola de Fogo' cruza o céu e depois desaparece.

Ainda de acordo com a BBC Astrônomos confirmaram que realmente era um meteoro que explodiu no céu. Em 2013, um evento parecido aconteceu em Chelyabinsk, na Rússia.

OPOVO Online

Colisão mata motociclista em trecho de rodovia estadual


Um motociclista morreu após colisão com uma caminhonete, na noite desta segunda-feira, 7, no km 31 da BR-222, próximo à comunidade da Primavera, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma equipe de policiais foi acionada para o local do acidente pelo próprio condutor da caminhonete. A PRF não possuía mais dados sobre a ocorrência, mas aguarda a finalização dos trabalhos da Perícia Forense, que isolou a área.

Conforme Alexsandro Batista, do Núcleo de Comunicação da PRF (Nucom), a região do acidente é o único ponto de engarrafamento neste momento nas rodovias federais, no retorno do feriadão.

Nas rodovias estaduais, o setor de Estatísticas da Polícia Rodoviária Estadual informou que há pontos de congestionamento nas CE-085, CE-090 e CE-040, mas o tráfego está fluindo. 

Acidente de buggy
Uma pessoa morreu e três ficaram feridos em um acidente de buggy nas dunas da praia do Cumbuco, na Caucaia, RMF. De acordo com o presidente da Cooperativa de Bugueiros do Cumbuco e do Sindicato dos Bugueiros do Ceará, Fausto Alves, o veículo envolvido na ocorrência é particular e tem placa de São Gonçalo do Amarante.

O POVO Online