-->

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Cheia no Rio Salgado garante reabastecimento do Castanhão

 

As chuvas quem caem no Ceará nas últimas semanas são motivo de alegria para os cearenses. O Rio Salgado, localizado na Região Sul do estado, segue em cheia e migra suas águas para o açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além das cidades do Baixo Jaguaribe: Limoeiro do Norte, Russas, Quixeré, Palhano, Tabuleiro do Norte, Jaguaruana.

Veja abaixo imagens do rio Salgado, em filmagens de Alex Fabricio, na Icó em Rede.

 

Maiores chuvas

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 43 dos 97 municípios informados até às 9h desta sexta-feira (7). Os dados são parciais e podem sofrer alterações ao longo do dia, segundo o órgão.

Confira as maiores chuvas por posto nas últimas horas:

  • Morada Nova (Posto: FAZENDA LACRAIA) : 53.2mm
  • Quixadá (Posto: AC. PEDRAS BRANCAS) : 42.2mm
  • Quixadá (Posto: QUIXADA) : 36.4mm
  • Pedra Branca (Posto: PEDRA BRANCA) : 33mm
  • Ipueiras (Posto: AMERICA) : 32mm
  • Banabuiú (Posto: BANABUIU) : 24.6mm
  • Viçosa Do Ceará (Posto: VICOSA DO CEARA) : 21mm
  • Senador Sá (Posto: SENADOR SA) : 20mm
  • Granja (Posto: AÇUDE GANGORRA) : 19.4mm
  • Iracema (Posto: AÇUDE FIGUEIREDO) : 19mm

Previsão

A Funceme prevê que o fim de semana seja de chuva no Ceará. Para esta sexta, o órgão alerta que o céu estará variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva na região Jaguaribana, no Maciço de Baturité e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, alta possibilidade de chuva. Já para sábado (8), a Funceme indica céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva. Já no domingo (9), segundo ainda a Funceme, o tempo estará variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com uma baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea.

Volume dos açudes

Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), extraídos nesta sexta-feira (7), dentre os três maiores açudes do estado, o Banabuiú apresenta 8,24% de nível hídrico, tendo capacidade para cerca de 125 milhões de metros cúbicos (m³). Já o Castanhão, que suporta até 6,7 bilhões de m³, acumula carga de apenas 8,19%. O quadro é menos crítico no açude de Orós, onde 22,52% do volume total (199 bilhão m³) está preenchido.

Chuva no Açude Pedras Brancas, reservatório que abastece Quixadá, foi uma das maiores do estado nas últimas horas

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME atualizou os dados relacionados as chuvas nas últimas 24h no estado do Ceará. De acordo com o órgão, foram registradas chuvas 43 municípios cearenses nas últimas horas, em 62 dos 143 postos informados.

A maior chuva do estado de acordo com a Funceme foi registrada no município de Morada Nova com 53.2mm, seguido por Quixadá, no Açude Pedras Brancas com 42.2mm e a sede da Terra dos Monólitos com 36.4mm. Também ficaram entre as maiores precipitações do estado, Pedra Branca com 33mm e Banabuiú com 24.6mm.

Para essa sexta-feira, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com baixa possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões. Já para o sábado (08), céu variando de nublado a parcialmente nublado na região Jaguaribana. Nas demais regiões, céu variando de nublado a parcialmente nublado com baixa possibilidade de chuva isolada.

Ceará receberá novo lote de vacinas contra COVID-19 com mais de 317 mil doses da Pfizer

Com a crescente no número de casos de COVID-19 e a possível aproximação da 3ª onda da doença no estado somado a alta transmissibilidade da variante Ômicron, o Ceará corre para acelerar a vacinação e evitar a crescente no número de internações e mortes em decorrência da COVID-19. Para isso é preciso uma maior celeridade na aplicação da dose de reforço, já comprovado cientificamente que evita casos graves e mortes pelo Coronavírus.

Nessa sexta-feira (07), o Ceará recebe um novo lote de vacinas contra a COVID-19 com mais de 317 mil doses da Pfizer que serão utilizadas pelos municípios para aplicação da 3ª dose na população cearense. O anúncio foi feito pelo Governador do Estado, Camilo Santana, através de suas redes sociais. O horário de chegada dos imunizantes não foi confirmado por Camilo.

“Boa notícia para a sequência da imunização dos cearenses. Receberemos nesta sexta-feira mais 317.070 doses da Pfizer, que serão utilizadas como dose de reforço. A vacinação é importantíssima para a proteção diante do aumento de casos de síndrome respiratória. Pessoas imunizadas estão mais protegidas e, mesmo se pegarem a doença, correm menos risco de agravamento e internação. Seguimos juntos nessa luta”, anunciou através das redes sociais.

Tão logo as vacinas cheguem ao Ceará elas devem ser imediatamente enviadas aos municípios cearenses para acelerar o processo de imunização da população.

CABEÇA HUMANA É ENCONTRADA DENTRO DE UMA SACOLA NA AVENIDA DA INTEGRAÇÃO EM CAUCAIA


 
Na manhã desta quinta-feira 06/01 22, moradores acionaram a polícia após encontrarem uma cabeça dentro de uma sacola na avenida da integração. 

Segundo informação do achado de uma cabeça de um homem, a vítima seria natural de Russas.

Moradores da região ficaram assustados quando viram que se tratavam de uma cabeça humana.  Agora a polícia vai investigar o caso desse crime brutal que aconteceu em Caucaia. 

Russas - CE plantão policial

 


QUIXERÉ HOMICÍDIO A BALA

O crime ocorreu dia 06/01/2022, por volta das 08h30min, informações repassadas através de ligação de populares ao C12 - Russas, deram conta de ter ouvido vários disparos de arma de fogo e que provavelmente havia ocorrido um homicídio na Localidade de Barreiras, zona rural do município de Quixeré-CE, informações estas que foram repassadas ao C13 – Quixeré-CE de pronto a viatura da polícia militar de deslocou até o local e  constataram  o fato, onde a vítima trata-se de um homem, proprietário de Viveiros de Camarões, residente na Travessa Joaquim Nogueira, Flores-Russas-CE. Compareceu também ao local do crime o Delegado da Polícia Civil de Russas juntamente com a Perícia Forense, o rabecão recolheu o corpo e o encaminhou para o IML de Russas – CE.

Fonte; PM CE

Polícia Civil identifica detento que usava as redes sociais para ameaçar e extorquir mulher em Quixadá

 


Um trabalho de inteligência minucioso coordenado pela Polícia Civil resultou, nesta quinta-feira (06), na identificação de um homem, que atualmente se encontra recolhido em uma unidade prisional de Pernambuco, suspeito de ameaçar uma mulher no município de Quixadá. Segundo as investigações, que iniciaram na última terça-feira (4), o homem ameaçava a vítima por meio de um aplicativo de mensagens, se passando por um integrante de um grupo criminoso, com atuação no Ceará.

Assim que as equipes policiais tomaram conhecimento do crime por meio de um Boletim de Ocorrência (B.O), os investigadores da Delegacia Regional de Quixadá iniciaram as investigações ininterruptas, que resultaram na identificação de Luan Wagner Martinez Silva, 29 anos, natural do Pará, mas que se encontra preso no Estado de Pernambuco.

Segundo o que foi apurado, ele mantinha contato com a vítima, uma mulher de 42 anos, por meio de um aplicativo de mensagens, por onde mandava diversas ameaças exigindo que ela realizasse transferências via Pix. Ainda segundo as investigações policiais, o homem conseguia o contato dos seus alvos por meio das redes sociais que continham informações iniciais de suas possíveis vítimas, como local, nome e telefone delas. Após o recolhimento de todas as informações sobre o caso, e com base no ‘modus operandi’ de Wagner, os policiais civis do Ceará identificaram as origens do golpe.

Diante disso, com o apoio da Secretaria de Ressocializacao de Pernambuco (SERES/PE), o aparelho celular que estava com o investigado foi apreendido e será enviado para o Ceará, a fim de dar continuidade às investigações, pois há indícios que outras pessoas também foram vítimas dele nos municípios de Fortaleza, Eusébio, Aquiraz, Pacajus, Ubajara, Quixadá, Ipu, Aracati, Barbalha e Russas. As investigações seguem em andamento.