-->

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Morre mãe do prefeito eleito de Ereré, vítima da Covid-1

 O prefeito eleito de Ereré, Otoni Queiroz, recebeu uma triste notícia nesta madrugada. Sua mãe, Lucinete Queiroz, mais conhecida como Dona Lucinete, faleceu após complicações da Covid-19. Ela era esposa do ex-prefeito Zé Moura.

O futuro prefeito também encontra-se internado, acometido com o novo coronavírus, desde o início do mês de dezembro. Seu quadro clínico é considerado estável, apesar de estar entubado.

Devido ao quadro de saúde do prefeito Otoni Queiroz, a vice-prefeita eleita em Ereré, Emanuelle Martins, será empossa interinamente o cargo de prefeita, até que Otoni Queiroz seja liberado pela equipe médica para ocupar o cargo.

Vereador Samuel Isidorio é reeleito presidente da Câmara de Quixeré

 Nesta sexta-feira, 1, os vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em 2020, foram empossados no município de Quixeré.

Prefeito e vice-prefeita eleitos junto ao ex-prefeito Bessa.

Durante a solenidade aconteceu a votação para a mesa diretora da Câmara Municipal. O vereador Samuel Isidorio foi reeleito para o cargo de presidente da casa legislativa. Confira abaixo os demais eleitos:

Vice-presidente: Jeiny Sara

Primeiro secretário: Meridiane

Segundo secretário: Beta Iva

O prefeito eleito, Toinho do Banco, e a vice-prefeita eleita, Francileide, também foram empossados. O ex-prefeita Bessa esteve presente na cerimônia.

Tocador de vídeo
00:00
00:17

Em duro pronunciamento, Bolsonaro diz que aborto jamais deve ser aprovado no Brasil

 

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quarta-feira (30) a decisão do Senado da Argentina que tornou legal o aborto de bebês na Argentina.

Em um post nas redes sociais, Bolsonaro disse que “lamenta pelas vidas das crianças argentinas, sujeitas a serem ceifadas no ventre de suas mães com a anuência do Estado”.

O presidente também afirma que, se depender dele, o aborto jamais será aprovado no Brasil.

O Senado da Argentina aprovou nesta quarta-feira a legalização do aborto até a 14ª semana de gestação, uma decisão celebrada por milhares de ativistas feministas aglomeradas aguardaram a votação durante mais de 12 horas nas proximidades do Congresso.

(RC)

Transmissão ao vivo pela Radio e Tv Nativa de Russas CE


radioetvwebnativaderussas


REVOLTANTE! CIDADÃO SOBRALENSE VIVE EM SITUAÇÃO DEGRADANTE! VÍDEO

 

O cidadão Antônio Farias de Paiva, 54 anos, mora em situação de extrema pobreza na rua São José II, Bairro Sumaré, periferia de Sobral. O Sr. Antônio Farias, mora há 16 anos em um casebre sem a menor estrutura. 

Confira os detalhes na reportagem de Olivando Alves.
Contato para ajuda: (88) 99224.4990.

MEC autoriza segundo curso de Medicina do UNINTA, em Itapipoca, com abertura de processo seletivo para 2021.1

 

A credibilidade do curso de medicina reconhecido em 2018 com a maior nota do Brasil pelo Ministério da Educação agora alcança a cidade dos três climas. Com a publicação da Portaria Nº 642, de 30 de dezembro de 2020, o Campus fora da sede do Centro Universitário Inta (UNINTA), em Itapipoca, agora está autorizado a ofertar seu curso de Medicina, com abertura imediata de processo seletivo para ingresso ainda no primeiro semestre de 2021.

O curso é produto do plano de interiorização do ensino superior no Brasil que, mediante edital público do Ministério da Educação (MEC), selecionou após intensa concorrência, ainda no final de 2018, o UNINTA como instituição apta a conduzir a implantação do primeiro curso de medicina na cidade de Itapipoca. A seleção considerou aspectos referentes à qualidade de ensino e à excelência das instituições participantes, ao final da qual o UNINTA foi vencedor, contra universidades e centros universitários de todo o Brasil.

Seguindo a experiência do primeiro curso de medicina do UNINTA, em Sobral, o curso em Itapipoca reúne uma estrutura física em completa sintonia com as mais efetivas metodologias de ensino ativo, permitindo o acúmulo de conhecimentos clínicos, de habilidades técnicas e de formas atitudinais da comunicação, liderança, pró atividade, efetividade e ética profissional, que são fundamentais à formação médica, com preocupação humanística. A estrutura compreende espaços amplos, inclusivos, salas de aula em formato de anfiteatros, salões circulares aproximando docentes e discentes, bibliotecas setoriais e laboratórios em ciências básicas e clínicas, permitindo a prática através de simulações realísticas, preparando o estudante para os grandes desafios da profissão.

A atenção ao estudante é parte da preocupação do curso, com núcleos de atenção psicopedagógica e psicológica disponíveis para auxiliar o estudante em momentos de dificuldade no aprendizado e para cuidar de sua saúde emocional, intelectual e psíquica. Policlínicas, centros de especialidades Médicas, onde serão vivenciados os principais agravos comunitários, e um equipamento hospitalar com mais de 200 leitos, envolvendo todas as clínicas básicas, alta complexidade em serviços cirúrgicos, de emergência e terapia intensiva, complementam uma rede de saúde escola à disposição do acadêmico de medicina do UNINTA em Itapipoca que, além de formar novos médicos, favorecerá a qualificação de especialistas através da oferta de programas de residências médicas, pioneiros nesta região, para que atuem com excelência na rede de atenção loco regional, atualmente com grande demanda na atenção básica, rede de urgência, emergência, assistência hospitalar especializada e domiciliar.

Outro diferencial do curso, que inicia as suas atividades de forma oficial, é a oferta de convênios de internacionalização, que permitirão o acesso dos acadêmicos, sob a forma de estágios curriculares e extra curriculares, a diferentes equipamentos hospitalares em outros países, contribuindo para uma formação diferenciada.

Para a Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos Ponte, Diretora do Centro de Ciências da Saúde do UNINTA, o curso de Medicina no Campus Itapipoca é um marco na Educação Superior no interior do Ceará. “O curso alia um processo de ensino aprendizagem com pressupostos que valorizam o conhecimento da comunidade e já nasce com a experiência de uma instituição de ensino com 21 anos de atuação na educação superior, com um curso de Medicina que atingiu conceito máximo pelo Mec”, afirma. Os impactos positivos do curso também foram ressaltados pela diretora que, em equipe composta também pelo Coordenador do curso, Prof. Dr. Luiz Derwal Salles Junior, e da Pró-Reitora Administrativa do UNINTA, Profa. Me. Ingrid Soraya de Oliveira Sá, foi uma das responsáveis pelo projeto e pela implantação da graduação.

“O Curso de Medicina pretende desenvolver projetos voltados às condições de saúde da população na região de abrangência do município, tendo como objetivo refletir de maneira especial sobre as condições de desenvolvimento socioeconômico, de infraestrutura e ambiental, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde e desafios que exigem um perfil profissional, crítico e reflexivo, proativo para agir e posicionar-se frente às constantes transformações”, completou.

O Processo Seletivo para ingresso no semestre 2021.1 está disponível no site do UNINTA, em www.uninta.edu.br/vestibulares, com inscrições abertas para as modalidades de ingresso por Prova e por Aproveitamento da Nota do ENEM.

INSCREVA-SE AGORA (www.uninta.edu.br/vestibulares)



Resultado da Mega-Sena da Virada 2020: veja os números sorteados

 

Os números da Mega-Sena da Virada foram sorteados na noite desta quinta-feira (31). As dezenas sorteadas foram: 17-20-22-35-41-42. O valor total do prêmio foi de R$ 325.250.216,43 milhões, o maior da história da loteria. 

Duas apostas de São Paulo e Acaraju, no Sergipe, acertaram os seis números e ganharam o prêmio máximo da Mega da Virada.

TRAGÉDIA: Quatro pessoas da mesma família morrem em acidente na CE-187; duas das vítimas eram crianças

 

Uma família morreu vítima de um acidente fatal envolvendo um caminhão e um carro de passeio no fim da tarde desta quinta-feira (31), nas proximidades do km 295 da CE 187, município de Nova Russas, no Interior do Ceará. Morreram na colisão o pai, a mãe, e duas crianças, de dois e três anos. 
Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar esteve no local do acidente para ajudar no resgate das vítimas. De acordo com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o motorista do caminhão ficou no local, prestou socorro e foi conduzido pela Força Tática de Nova Russas à Delegacia localizada na cidade de Crateús.

As vítimas são o casal, Vicente de Paulo Rodrigues Batista (44), que conduzia o carro, Manoela de Carvalho Sousa (24) e os dois filhos menores do casal. 

O motorista realizou o teste de bafômetro, que deu negativo. Ele prestou depoimento e foi liberado.

(Diário do Nordeste)