-->

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Submetralhadora, carregadores e munição são apreendidos pela PM em casa abandonada em Fortaleza

 

Foto: Polícia Militar/ Divulgação

Uma submetralhadora nove milímetros, dois carregadores e 45 projéteis de arma de fogo foram apreendidas pela Polícia Militar em uma casa abandonada na comunidade São Miguel, em Fortaleza, na manhã de domingo (9). Ninguém foi preso.

A PM informou que uma equipe do 16º Batalhão patrulhava na área, onde existem terrenos e casas abandonadas, quando entrou em um desses imóveis e encontrou o material. O imóvel estava vazio no momento da ação.

O armamento, a munição e os carregadores apreendidos foram encaminhados ao 30º Distrito. A polícia segue com as investigações para tentar identificar e localizar os responsáveis pelo material.

G1 CE



Jovem evangélico tem cabeça arrancada em briga de facção

 

Foto: Reprodução Correio 24h

"Agente vê matando de tiro, facada, mas daquela forma? O menino era evangélico e mesmo uma pessoa ruim não merecia aquilo. Arrancaram a cabeça e deixaram no local como se estivessem exibindo um troféu”. A declaração é de uma ‘irmã de igreja’ de Diego Souza dos Santos, 16 anos, vítima da violência entre facções em Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário, na Bahia. Além de decapitado, o adolescente foi estripado. O crime ocorreu em 24 de setembro. O tronco, com um corte que ia da cintura ao peito, foi deixado em Ilha Amarela.

Além dos atos de barbárie, os traficantes também fizeram fotos e gravaram vídeos, que espalharam em grupos de aplicativo para intimidar o bando rival. Na mesma velocidade com que o conteúdo foi compartilhado, vizinhos lotaram a porta da casa de Diego e a mãe do rapaz precisou de atendimento médico. O adolescente era o filho mais e velho dela, fruto do primeiro relacionamento – ele tinha uma irmã, filha do seu padrasto.

A cabeça de Diego estava em uma caixa, ao lado de um poste de iluminação pública, na Rua Maria Cecília. Todos os relatos colhidos pela reportagem no local apontam que integrantes de uma facção rival, que estão concentrados na Rua do Lírio, são os responsáveis pelo crime. As duas localidades são divididas pela Rua Direta de Rio Sena e a guerra entre os grupos já existe há pelo menos dois anos.

Segundo os moradores, Diego não tinha envolvimento com a criminalidade e era aluno do Colégio Estadual Sara Violeta de Melo Kertesz. Quando não estava estudando ou na igreja, fazia ‘bicos’ na comunidade. “Ele era muito vaidoso e todo o dinheirinho que ganhava era para cortar o cabelo. Ficamos aterrorizados com o que fizeram com ele. Aqui todo mundo se conhece e sabe quem presta e quem não presta e Diego era um menino muito querido e da igreja”, disse uma moradora.

Ainda segundo os moradores, o adolescente não teria feito nada para provocar a ira das facções. Eles contam duas versões para o crime e em ambas haveria o envolvimento de uma pessoa próxima à família da vítima.

A primeira versão dá conta de que Diego saiu de casa para fazer um bico, no dia 23, uma sexta. Ele foi retirar entulhos de uma farmácia em obras. Depois de receber o pagamento pelo serviço, o adolescente chegou a entrar em uma barbearia, mas o estabelecimento estava cheio. Quando saiu, foi abordado por um jovem, que o conduziu à Rua do Lírio.

No trajeto, outros dois rapazes se aproximaram e seguiram junto, formando um grupo de cinco pessoas, dos quais quatro teriam ligação com o CV. “Queriam pegar o moço que ia bastante na casa dele, porque é do grupo rival. Como o menino (Diego) estava de bobeira, fizeram a covardia como vingança”, relatou um morador.

Ele disse ainda que mataram Diego a tiros e depois cometeram a crueldade contra o corpo. Em seguida, os traficantes deixaram de propósito a cabeça da vítima ao lado de um poste que fica no cruzamento entre as Ruas Maria Cecília, Joana d’Arc e a parte alta da localidade conhecida como Bambu, território do BDM.

“Eles ainda deram vários tiros para cima para que a outra turma fosse ver a monstruosidade que fizeram e ocorrer mais um confronto”, contou o morador, que relatou em seguida, que o mesmo grupo deixou o tronco da vítima no fundo do posto de saúde de Ilha Amarela, na Rua Boa Esperança.

“Só havia do pescoço para baixo, além de um corte imenso na barriga. Tiraram tudo que havia dentro. Havia marcas de tiros e alguns dedos foram arrancados. Jamais vou esquecer aquela cena”, relembrou uma ambulante que trabalha em frente ao posto e que conhecia Diego. “Às vezes, ele passava por mim com um carrinho vendendo coxinha e pastel. Eu fiquei chocada com tudo isso. E ele era evangélico, não se envolvia em nada. Ninguém merece morrer dessa forma, nem a pior pessoa do mundo”, completou a mulher.

Já na segunda versão, o adolescente teria sido atraído para uma emboscada arquitetada pelo rapaz que frequentava a casa dele. No dia anterior ao crime, Diego estaria na companhia do jovem, que o levou à Rua do Lírio. “Ninguém sabe o que ele disse para levar o menino até lá, mas todo mundo aqui sabe da rivalidade entre eles, quem é de lá, não vem para cá e daqui não põe o pé lá. Mas Diego estava morando [na região do conflito] há uns seis meses”, contou uma senhora. A reportagem procurou a família da vítima, mas ninguém foi encontrado.

Estado de guerra
 
A guerra entre as facções em Rio Sena não é de agora. Os moradores relatam que o clima de tensão dura pelo menos dois anos. “A gente não sai de casa à noite. Quando os cachorros começam a latir sem parar, é porque eles estão chegando. Tudo armado, dando tiro pra cima, falando as coisas que só eles mesmos entendem, xingando. Não temos paz”, disse uma moradora da Rua Maria Cecília.

Entre os meses de junho e julho, a vizinhança viveu momentos de terror. Foram 15 dias consecutivos de tiroteios intensos. Homens armados se enfrentaram nas madrugadas. Em alguns pontos, as ruas ficaram cobertas de cápsulas. Balas perfuraram carros e as paredes das casas e estabelecimentos comerciais.

Devido à violência desenfreada, o serviço de transporte público chegou a ser suspenso algumas vezes e houve toque de recolher determinado pelo tráfico.

Na ocasião, a maioria dos ataques foi provocado pelo CV, que tenta se estabelecer em Rio Sena. A facção controla o bairro de Mirante de Periperi e algumas localidade de Rio Sena, como a Rua do Lírio, mas o BDM ainda tem o maior domínio de área.

Polícias

Em relação à violência em Rio Sena, a Polícia Militar enviou nota dizendo que atua preventivamente no patrulhamento em vias públicas ou através de acionamento. “Na região, o policiamento é realizado pela 18ª CIPM mediante o emprego de viaturas que realizam rondas diuturnamente, com o apoio de equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp BTS”, diz o texto.

A PM disse ainda que a corporação “ressalta que é imprescindível que qualquer situação que fuja à normalidade seja informada pelo 190 ou 181 (disque-denúncia) para que a PM encaminhe guarnições”.

Em relação ao assassinato de Diego, a Polícia Civil informou que “inquérito policial já consta oitiva de testemunhas e já tem indicativo de autoria e motivação”. “Diligências são realizadas para aprofundar as apurações e identificar os autores. Demais detalhes não estão sendo divulgados para não prejudicar a conclusão do procedimento”, diz nota enviada à reportagem. O caso é apurado pela 3ª DH / BTS.

Apesar de os moradores terem dito que Diego não era envolvido com a criminalidade, a reportagem pergunto se o adolescente foi conduzido alguma vez a uma delegacia. A PC respondeu: “O histórico de atos infracionais de adolescentes não é divulgado, considerando o sigilo determinado, conforme artigo 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.

Sobre a violência que impera em Rio Sena, a PC disse que o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) realiza ações de inteligência policial e operações repressivas a grupos criminosos da capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior do estado, ao longo do ano, tendo como resultado, diversas prisões, desarticulações de atividades criminosas de traficantes e apreensões de entorpecentes. “Entretanto, as atividades de inteligência policial são contínuas e não são divulgadas, considerando o sigilo necessário para a realização das mesmas”, pontua a nota.

Facções não se intimidam com a lei
 
O especialista em segurança pública e coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Estácio da Bahia, coronel Antônio Jorge, afirma que quem comete crimes bárbaros como a morte de Diego não está preocupado com a lei.

“Que sentido tem as leis para quem não acredita nelas? É a mesma coisa de dizer: qual o sentido dos Dez Mandamentos para um ateu? A força só reconhece outra força maior. Enquanto a presença do estado em determinadas regiões de nossa cidade se resumir à polícia em operações sazonais, enquanto o império das leis não for definitivamente um império, vamos ter que conviver com isso”.

O coronel afirma ainda que a situação em Rio Sena não é isolada. “Os exemplos vêm de toda parte. Na aeronáutica se diz que antes de acontecer um acidente aéreo pelo menos trezentos sinais foram dados de que aquele acidente poderia acontecer e só ocorreu porque os sinais foram ignorados. É esse o nosso problema”.

Do Correio 24h para a Rede Nordeste

O povo

Zema diz que o povo mineiro já está "vacinado do PT"

 

Nesta segunda-feira (10), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), usou as redes sociais para criticar o ex-presidente Lula (PT). Ele rebateu declarações do petista, que disse no fim de semana que Zema tem “liberdade de apoiar quem ele quiser”, mas não pode pensar que o “povo é gado”.

Em sua resposta, Zema afirmou que o mineiro é um povo sábio.

– No governo PT em Minas teve posto de saúde fechado, merenda sopa de arroz, hospitais abandonados, estradas sem qualquer manutenção e servidores com salários atrasados. O mineiro não é gado. É povo sábio e honrado, que do PT já tá vacinado – escreveu.

Se reeleito, Bolsonaro pretende reduzir maioridade penal

 

O presidente da República Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, voltou a afirmar que deixa em aberto a possibilidade de enviar ao Congresso uma proposta para aumentar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em coletiva no Palácio da Alvorada, Bolsonaro também disse que, se eleito, enviará ao Congresso um projeto para reduzir a maioridade penal.

– Não mandei estudar nada. Acredito que, após as eleições, por termos feito uma grande bancada no Congresso, haverá equilíbrio de forças. Devo conversar com a presidente do STF após as eleições. Não quero afrontar ninguém, nem apresentar proposta que vai chatear nenhum outro Poder. Esta não é a ideia nossa. Mas uma boa conversa com a senhora Rosa Weber, a gente sai pacificado. O Congresso está pacificado. Essa maioria nos permite dar agilidade nas propostas. E o Judiciário vai fazer o seu papel. Chega de problema, de conflito. Os atritos que acontecem em Brasília, a conta fica para a população – disse ele.

Bolsonaro também declarou que sua prioridade, se reeleito, será trabalhar para aprovar no Congresso uma proposta para reduzir a maioridade penal, atualmente em 18 anos. O presidente, entretanto, não deu detalhes sobre o projeto.

APOIOS

O presidente ainda afirmou que os prefeitos de Manaus e Sorocaba devem anunciar apoio à sua reeleição nesta segunda-feira (10). Segundo ele, estão programadas reuniões com prefeitos nesta semana em Balneário Camboriú (SC) e no Rio Grande do Sul.

– Quem está bem em qualquer grau de avaliação são os prefeitos. Receberam muito recurso do governo federal, estão no azul e estão com a popularidade bastante alta. E na ponta da linha, quem tem contato com o povo são os prefeitos e vereadores. Apesar de estarmos otimistas por ocasião do dia 30 de outubro, vamos trabalhar fortemente até essa data. Acredito na vitória e em Deus – declarou Bolsonaro.

*AE



Investigados, Ipec e Datafolha receberam quase R$ 40 milhões por pesquisas

 

Foto: Agência Brasil

Na mira de parlamentares que querem uma CPI para apurar distorções nos números do primeiro turno e da Polícia Federal, as pesquisas Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), ex-Ibope, custaram R$ 23,4 milhões em 2022. Em seguida, aparece o Datafolha, com R$ 14,2 milhões. A informação está registrada na base de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi consultada na sexta-feira (7).

Segundo os dados, as três pesquisas mais caras realizadas pelo Ipec, no valor de R$ 347.659 cada uma, contratadas pela TV Globo, entrevistaram, no total, 9.024 eleitores entre os dias 13 de setembro e 1º de outubro. A média de entrevistados nas pesquisas era de mil eleitores.

Já o Datafolha, que costumava entrevistar entre mil e 6,8 mil eleitores nas pesquisas anteriores, declarou que recebeu R$ 617.972 para uma pesquisa com 12.800 eleitores, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na véspera do primeiro turno das eleições.

Os institutos estão na mira da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pesquisa, que na quinta-feira (6) conseguiu alcançar o número de assinaturas suficiente para a abertura da investigação.

No caso do Ipec, em todas as pesquisas o instituto informou que foi utilizada uma equipe de entrevistadores e supervisores "devidamente treinados para o trabalho". O Datafolha também informou ao TSE que os entrevistadores são treinados e recebem instruções específicas para cada projeto realizado.

O Ipec realizou em agosto sete levantamentos de intenção de voto nos candidatos ao Palácio do Planalto. Com margem de erro de 2 pontos percentuais, se aproximou do resultado divulgado pelo TSE, que registrou 48,43% dos votos para o petista. O mesmo aconteceu com o Datafolha, que previa na última pesquisa que Bolsonaro tivesse 36% das intenções de votos, contra 50% de Lula.

R7

Quixadá - CE plantão policial 9º BPM

 CHORÓ ACIDENTE DE TRÂNSITO SEM VÍTIMA FATAL

Dia 09/10/2022, por volta das 14h30min, fomos informados de um acidente de trânsito na localidade de Riacho do meio, na Ce 456, onde um veículo de marca Volkswagen de cor branca, veio a colidir na traseira de um veículo de marca Fiat, cor branca que o condutor do veículo Gol, se evadiu do local sem prestar nem um tipo de assistência, abandonando o veículo a uma distância de aproximadamente 100 metros. Sendo que o outro veicula era conduzido pelo SR. Informo que a senhora fora conduzida pela ambulância do município. A mesma apresentava uma lesão na cabeça. A mesma foi medicada e ficou em observação.

MORADA NOVA PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

Dia 09/10/2022 (domingo), por volta das 15h20 a composição da SEDE na VTR foi acionada via 190, para uma ocorrência de violência doméstica e familiar contra a mulher na rua vila chagas bairro açude velho um homem estaria armado e ameaçando a ex-mulher e seus familiares. Chegando ao local foram abordados pelas vítimas, com uma pedrada no queixo e feito várias ameaças para ela e seus familiares, a vítima já tinha uma medida protetiva em desfavor do acusado. Diante dos fatos as partes foram conduzidas e apresentadas na Delegacia Regional de Russas onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

PEDRA BRANCA TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Dia 09/10/2022, por volta das 20h, a equipe de serviço do POG de Pedra Branca, foi informada que no Sítio Arisco, zona rural de Pedra Branca, teria ocorrido uns disparos na residência do senhor, o mesmo estava no alpendre de sua residência, quando passou 02 indivíduos em uma motocicleta, não identificada, parou em frente ao portão da residência e efetuou 02 disparos em direção ao alpendre, onde estava o dono da residência e seu sobrinho, quase atingindo-os, um dos disparos atingiu a parede do alpendre e o outro a telhas, e depois dos disparos, os autores fugiram tomando rumo ignorado, segundo familiares, eles não tem certeza de quem teria feito isso, mas, mesmo assim, foi realizado diligencias na tentativa de encontrar alguma pista dos autores deste delito, mas até o presente momento, sem êxito.

Fonte; PM CE

PAGUE SUA CONTA BANCARIA  DE AGUA,LUZ E TELEFONE AQUI!

Russas - CE plantão policial 1º BPM

RUSSAS PRISÃO COM BASE NA LEI SECA

DIA 09/10/2022, POR VOLTA DAS 17H, A POLÍCIA MILITAR FOI ACIONADA VIA 190 PELA COMPOSIÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE RUSSAS, PARA DA UM APOIO A UMA ABORDAGEM EM UM VEÍCULO TIPO CAMINHÃO TRATOR, DE MARCA VOLVO DE COR PRATA DE PLACAS ITX 4F04/RS, O MESMO ESTARIA TRAFEGANDO PELA TRAVESSA JOÃO AFONSO, PRÓXIMO AO LOTEAMENTO TEC URBANISMO, BAIRRO PLANALTO O QUAL ESTARIA SENDO GUIADO DE MANEIRA IRREGULAR E PERIGOSA. UMA VIATURA DA PM SE DESLOCOU ATÉ O LOCAL E CHEGANDO OBSEVOU QUE O VEÍCULO JÁ HAVIA SIDO INTERCEPTADO E ABORDADO, ONDE ERA FOI OBSERVADO QUE O CONDUTOR ESTAVA VISIVELMENTE COM SINTOMAS DE HAVER INGERIDO BEBIDA ALCOÓLICA E ESTE FOI CONDUZIDO PELOS PPMM AO POSTO POLICIAL DA BPRE EM LIMOEIRO DO NORTE E SUBMETIDO AO EXAME ETÍLICO SENDO CONSTATADO 0,56MG/L. CONDUZIDO À DELEGACIA DE POLICIA DA CIDADE DE RUSSAS E APRESENTADO A AUTORIDADE POLICIAL, ONDE APÓS OUVIR AS PARTES ENVOLVIDAS AUTUOU O CONDUTOR DO VEÍCULO COM BASE NO ART. 306 DO CTB DA LEI 9.503.

LIMOEIRO DO NORTE LESÃO CORPORAL A PAULADAS

DIA 09/10/2022, POR VOLTA DAS 21;40M, A POLICIA MILITAR FOI INFORMADA VIA 190 DE QUE NA RUA ANTÔNIO RIBEIRO DE CASTRO, BAIRRO DO BOM NOME, LIMOEIRO DO NORTE-CE, DE QUE UMA PESSOA HAVIA SIDO AGREDIDA A PAULADAS NA REGIÃO DA CABEÇA E QUE O AGRESSOR ESTAVA AINDA NO LOCAL DO FATO. UMA EQUIPE DA PM SE DESLOCOU. CHEGANDO LA ENCONTROU O AGRASSOR, MAS A VÍTIMA TINHA SIDO SOCORRIDA AO HOSPITAL ONDE FOI MEDICADO. AS PARTES ENVOLVIDAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA REGIONAL DA CIDADE DE RUSSAS E APRESENTADAS A ATORIDADE POLICIAL ONDE FOI TOMADA AS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS NECESSÁRIAS.

Fonte; PM CE

Site; www.radioetvnativaderussas.com.br

Mulher mata mãe idosa e filho com deficiência em município do Vale do Jaguaribe

 

Uma mulher, identificada como Francisca Daiane Nascimento Fernandes, de 41 anos, foi presa, neste sábado (8), suspeita de esfaquear e matar a mãe de 61 anos e o filho de 12 anos, que tinha uma deficiência de mobilidade e seria surdo. O crime brutal aconteceu no bairro Mutirão, na cidade de Jaguaribe, na região Jaguaribana do Ceará.

Segundo informações da Polícia Militar, a mulher entrou em surto psicótico na casa em que morava com os pais e o filho. No ato, ela pegou uma faca e desferiu golpes contra a mãe, que começou a gritar. O pai da suspeita estava na residência no momento do crime e ouviu os gritos da esposa. Ele ainda tentou intervir na ação, mas já encontrou a mulher e neto sem vida.

O homem revelou para a PM que, após cometer o crime, a suspeita tentou tirar sua própria vida, mas não obteve êxito. Na sequência, a mulher foi vista pelos vizinhos com a roupa toda ‘ensanguentada’. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a suspeita, que já tem passagens pela polícia por ameaça e desacato, foi socorrida e está sob custódia policial em uma unidade de saúde.

Conforme apurado pelo Jornal do Ceará, a suspeita foi encaminhada para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Ao deixar o local, será atuada pelo crime de homicídio qualificado, quando é cometido por motivo fútil, dificultando ou impedindo a defesa da vítima.

Fonte; JornaldoCeara.com