-->

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Presidente do Senado arquiva pedido de impeachment de Moraes

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou a decisão de arquivar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, apresentado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo Pacheco, o pedido foi imediatamente encaminhado à advocacia-geral do Senado para fazer uma avaliação inicial das condições objetivas, formais e materiais do pedido, e produzir um parecer.

De acordo com o parecer, os fatos declinados no pedido de impeachment não encontram respaldo legal para dar continuidade.

“O rol das hipóteses de impeachment de ministro do Supremo é um rol muito taxativo do art 39 da Lei 1.079/1950 e, de todos os fatos declinados na petição inicial, na denúncia feita pelo presidente da República, nenhum desses fatos teve essa adequação legal”, disse o presidente do Senado.

(Diário do Poder)

Mulher é morta a facadas na frente do filho após recusar fazer sexo com parceiro

 

Vanessa Lima, de 25 anos, foi assassinada com 14 facadas após se recusar a fazer sexo com o companheiro, em Joinville. O homicídio ocorreu na frente do filho da vítima, que tem 1 ano e 8 meses. O suspeito foi acusado pelo Ministério Público de Santa Catarina, nesta terça-feira.

O crime ocorreu em 23 de julho. De acordo com a denúncia, diante da recusa da mulher em praticar sexo, o homem teria atacado a vítima com os golpes de faca, sem que ela tivesse qualquer possibilidade de defesa. O bebê estava presente na cena do crime.

O filho de Vanessa foi encontrado abandonado na rua, de madrugada, com frio e apenas de fralda e camiseta regata. Os policiais localizaram o corpo da vítima escondido embaixo da cama no apartamento em que ela dividia com o acusado.

O promotor Ricardo Paladino, autor da ação penal, afirma na denúncia que o suposto homicídio possui quatro qualificadoras: motivo fútil, impossibilidade de defesa da vítima, uso de meio cruel e por tratar-se de feminicídio — ou seja, praticado contra a mulher no âmbito de relações domésticas.

A denúncia foi ajuizada na Comarca de Joinville e já foi recebida pela Justiça. Além do assassinato, o ex-companheiro de Vanessa vai responder por abando de incapaz e fraude processual, pois teria alterado a cena do crime ao esconder o corpo e lavado a casa e as roupas, na intenção de encobrir os vestígios.

Fonte: Ig

Boletim Epidemiológico de Russas CE

 


Veneno de cobra brasileira pode inibir avanço do coronavírus

 

Um estudo de cientistas do Instituto de Química da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Araraquara (SP) apontou que o veneno da cobra brasileira Jararacuçu, espécie comum em estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia, contém uma molécula que é capaz de inibir em até 75% a reprodução do coronavírus nas células.

De acordo com o estudo, a alta taxa permite que organismo infectado tenha tempo de criar anticorpos, evitando o avanço da doença. Os resultados foram recém-publicados na revista científica internacional Molecules. A molécula isolada na cobra é um peptídeo, um pedaço de proteína, que contém ação antibacteriana e antiviral.

– Esse peptídeo tem a capacidade de se ligar a uma enzima do vírus (a PLPro) que é responsável por processar algumas moléculas que fazem a reprodução viral. Então, se inibimos a ação dessa enzima, diminuímos a multiplicação das partículas virais – explica o professor Eduardo Maffud Cilli, um dos autores do estudo.

A enzima inibida pelo peptídeo do veneno da cobra está presente em todas as variantes do coronavírus descobertas até agora. Ela não faz parte da formação da estrutura do vírus, que frequentemente sofre mutações para se adaptar melhor ao hospedeiro e cuja função é ajudar a multiplicar os vírus já instalados.

Descoberta a capacidade de inibir a reprodução viral, o passo seguinte agora será avaliar a eficiência de outras dosagens da molécula e se ela é capaz de exercer outras funções na célula humana, como evitar que o vírus a infecte. Os cientistas também pretendem avaliar qual seria a reação das células caso elas primeiro fossem infectadas com o coronavírus para, posteriormente, receber o peptídeo.

O novo composto pode até mesmo vir a substituir um tratamento em uso, os anticorpos monoclonais, um tipo de anticorpo “artificial” que é injetado em pacientes com Covid-19 grave, combatendo a replicação do coronavírus. No entanto, além de ser caro, o tratamento atual perde a eficácia, já que seu alvo de ataque é a proteína Spike, que costuma sofrer importantes alterações.

– Temos visto que a pandemia não vai acabar só com vacina. Então, esse estudo chega em um momento adequado porque é importante que se tente desenvolver medicamentos para evitar a replicação do vírus – diz Salmo Raskin, médico geneticista e diretor do Laboratório Genetika, de Curitiba, que não participou do estudo.

Os estudiosos destacam que apenas a molécula tem ação contra o coronavírus. O restante do veneno da cobra Jararacuçu não tem capacidade de impedir a replicação viral do Sars-Cov-2. A picada dessa cobra pode causar hemorragia, inchaço e destruição dos tecidos da região lesionada. Segundo a Fiocruz, a Jararacuçu é responsável por 90% dos envenenamentos por cobra no Brasil.

(Pleno News)



Prefeitura divulga resultado final dos aprovados nos Editais da Cultura

 

A Secretaria da Cultura Turismo e Esporte de Russas divulga, nesta quarta-feira, (25) de agosto, o resultado final dos editais Prêmio Tradições Populares e II Edital de Arte e Cultura.  Foram contemplados 47 projetos artísticos-culturais apoiados com o investimento de R$ 30.000,00 oriundos do saldo remanescente da Lei Aldir Blanc em Russas.

Segundo o Secretário da pasta, Frank Lourenço, os editais são ferramentas da política cultural municipal, cumprindo as diretrizes de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais e de afirmação da cultura local.

Todos os selecionados devem comparecer à sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, localizada na R. Dr. José Ramalho, 1592 – Centro, nos dias 30 de agosto a 03 de setembro, das 9h às 13h, para assinar o termo de compromisso cultural para execução da contrapartida, conforme calendário cultural estabelecido pela SECULTE.

Os candidatos devem apresentar, conforme anexo 3 do Edital:

a) Cópia da identidade civil;

b) Cópia do CPF;

c) Cópia do comprovante de endereço;

d) Certidões negativas de débitos federais, estaduais e municipais – válidas à época da

Contratação e do pagamento;

e) Declaração de Direitos de Imagem e Exibição (Anexo 4);

f) Dados bancários da proponente;

RESULTADO FINAL EDITAL PREMIO TRADIÇÕES

RESULTADO FINAL II EDITAL DE ARTE E CULTURA

DEMUTRAN libera avanço de sinal vermelho na Dom Lino das 22h às 4h59min

 

O Departamento Municipal de Trânsito e Rodoviário – DEMUTRAN emitiu nota comunicando que desde o dia 15 de agosto deste, está liberado o avanço de sinal vermelho de fiscalização eletrônica nos radares fixos instalados na Avenida Dom Lino, nas proximidades da Biblioteca Pública Municipal e Posto de Combustíveis Casa Nova.

O avanço do sinal pode acontecer somente no horário das 22h às 4h59min, desde que não exceda o limite de velocidade de 20km/h, bem como não ofereça riscos de acidentes aos demais transeuntes.

Esta é uma medida de segurança adotada pela Autarquia Municipal, após análise de trânsito no referido horário, visando evitar possíveis assaltos. Vale destacar que a medida é passível de revogação de acordo com a necessidade.

Os radares registram as seguintes infrações: Avanço de sinal vermelho do semáforo, parar na faixa de pedestres, conversão à esquerda em local proibido pela sinalização e velocidade acima do máximo permitido.

Permanece inalterada a velocidade de 40km/h para a velocidade na via com o sinal verde em qualquer horário do dia.

Polícia Civil deflagra operação contra fraudes em licitações de ar-condicionado

 

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã de hoje (25), operação com o objetivo de coletar novos elementos de provas sobre a suspeita de fraudes em licitações e na execução de contratos públicos, envolvendo empresas que prestam serviços de instalação/manutenção e venda de aparelhos de ar-condicionado. As vítimas do esquema criminoso são órgãos públicos do Estado do Ceará.

No total, 75 policiais civis cumprem 15 mandados de busca e preensão nas cidades de Fortaleza e Mombaça, além de 12 sequestros de veículos, bem como o bloqueio de ativos financeiros na ordem R$ 9 milhões, nas contas bancárias relacionadas aos investigados.

A ação é resultado de investigações da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) da PC-CE. Mais detalhes do trabalho policial serão divulgados ao longo do dia.

Russas realiza 1° encontro presencial do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA)

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na terça-feira (24) de agosto, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o primeiro encontro presencial com a equipe de jovens do Município, que participam do Programa Agente Jovem Ambiental do Governo do Ceará.

A reunião contou com a presença do Coordenador Regional do Programa, André Tomazoni, e do Secretário de Meio Ambiente de Russas, Elton Gonçalves. O objetivo do encontro foi promover a apresentação do Coordenador, que na condição de Ponto Focal, será responsável por acompanhar e conduzir esses jovens no desenvolvimento dos projetos ambientais no município de Russas.

AJA

O Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA) do Governo do Ceará tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA).

Os jovens classificados para o AJA participam de uma capacitação em educação ambiental, realizada pela SEMA, em formato de Ensino à Distância (EAD), com duração de 60 (sessenta) horas/aula.

Os AJA’s recebem auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200 reais, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).



Russas - CE plantão policial

 


RUSSAS VEÍCULO FURTADO

Dia 24/08/2021, Terça-feira, por volta das 23horas, na rua Samuel Fernandes Ribeiro, bairro Tabuleiro do Cata-vento, Russas-CE, Uma pessoa, informou via 190 que no horário das 23 horas percebeu que sua moto Honda CG 125 Fan de cor preta, ano 2006, de placa HXO-8948, havia sido furtada. Que a informação foi repassada para as viaturas da área para a realização de diligências, visando localizar o referido veículo.

LIMOEIRO DO NORTE ROUBO DE VEÍCULOS EM SÉRIE

Dia 23/08/2021 por volta das 21h20min, informações repassadas por populares via 190 e pelo operador de rádio do 1ºBPM, dando conta que no Distrito de Sítio Bixopá, em Limoeiro do Norte-CE, que 3(três) indivíduos, utilizando-se de três motocicletas de características não anotadas, estavam praticando assaltos a veículos na região. O policiamento da RP 1384, com apoio do RAIO e FT de Limoeiro do Norte, compareceram ao local e constatou a veracidade do fato. Segundo as vítimas, os indivíduos, estavam ambos armados, e tomaram de assalto 02 veículos, sendo eles: Marca/Modelo: FORD/KA SE 1.0 HA, Cor: PRETA, Placa: PMM-7818; O segundo veículo de Marca/Modelo: FIAT/UNO MILLE FIRE, Cor: CINZA, Placa: HXD-6891. Os acusados se evadiram tomaram rumo ignorado. O policiamento está em diligência no sentido de localizar e prender os acusados.

LIMOEIRO DO NORTE HOMICIDIO A BALA

Dia 24/08/2021 (Terça-feira), por volta das 19h10min, fomos informado por populares via 190, de disparos de arma de fogo, na Trav. Estevão Remigio, bairro Boa Fé, periferia de Limoeiro do Norte-CE. Ao tomar conhecimento do fato, foi repassado as equipes de serviço, sendo a primeira a chegar no local, a do Raio-02 da base de Limoeiro do Norte-CE, Os quais localizaram a vitima já em óbito. Os autores foram dois indivíduos em uma moto, ambos com capacetes, que efetuaram vários disparos contra a vítima.


Fonte; PM CE