-->

domingo, 20 de setembro de 2020

Aulas presenciais no Ceará retornam em outubro

 Decisão

Aulas presenciais no Ceará retornam em outubro

 Divulgação

O governador Camilo Santana (PT) informou neste sábado, 19, através das suas redes sociais novas medidas do decreto estadual de isolamento social no Ceará.

Camilo aproveitou a oportunidade para falar do retorno presenciais das aulas em algumas séries escolares a partir de 1° de outubro. "Isso deverá ser feito de forma gradual e responsável. Lembrando que as escolas devem continuar oferecendo o ensino remoto, como opção para os pais e alunos. Os municípios da macrorregião de Fortaleza passam para a etapa 1 da retomada das aulas presenciais, com Educação de Jovens e Adultos (35% da capacidade); 9° ano do ensino fundamental (35%); 3ª série do ensino médio, incluindo profissionalizante (35%); 1° e 2° anos do ensino fundamental (35%). A educação infantil, que foi autorizada na etapa de transição, passa a funcionar com 50% da capacidade na macrorregião de Fortaleza. Os municípios das macrorregiões de Sobral, Cariri, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central entram na etapa de transição da educação, com autorização para a educação infantil com 35% da capacidade", escreveu Camilo Santana.



Jogo entre Guarany de Sobral e Salgueiro é adiado após 12 jogadores testarem positivo para Covid

 CBF emitiu nota esclarecendo o motivo para que a partida não ocorresse.

A partida entre Guarany de Sobral e Salgueiro, marcada para as 16h deste domingo (20), foi adiada depois de 12 jogadores do Cacique do Vale serem diagnosticados com Covid-19. 

A notícia veio por meio de nota da Confederação Brasileira de Futebol, emitida na manhã deste domingo, esclarecendo que, dos 12 atletas restantes inscritos na competição, apenas 9 encontram-se em condições de jogo. 

O jogo aconteceria no Estádio do Junco, em Sobral e seria a estreia do Guarany na Série D. 

Os atletas do Salgueiro viajaram mais de 10 horas de ônibus para Sobral sem saber se iriam jogar. Um dos principais atletas do time e conhecido do futebol cearense, Ciel falou com a reportagem do Diário do Nordeste sobre como o time recebeu a notícia sobre os resultados dos exames da equipe adversária.

"A gente já está chegando em Sobral. Agora, o diretor está falando que vai ter o jogo até agora. Está esperando só a Federação se decidir. Se tiver jogo, glória a Deus. Se não tiver jogo, glória a Deus também. A gente vai voltar. Mas a gente está indo para Sobral", disse por telefone.

O Guarany de Sobral já havia comunicado oficialmente à Federação Cearense de Futebol na noite desta sexta-feira (18), mas somente neste domingo (20), a CBF informou o adiamento da partida.

(DN)

Homem forja prisão e finge estar com perna quebrada para entrar em presídio com celulares dentro de gesso

 

Um homem de 18 anos foi flagrado por agentes da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP), na madrugada desta sexta-feira (18), tentando entrar na unidade com seis celulares escondidos dentro de uma proteção de gesso que carregava na perna direita. O jovem teria forjado a prisão e ainda simulado uma fratura na perna para contrabandear os aparelhos.

Os celulares foram encontrados no momento que estava sendo feito o processo de recolhimento do preso. Os policiais penais desconfiaram do padrão de engessamento feito na perna do suspeito, que tinha sido preso horas antes por porte ilegal de arma de fogo.

Durante a revista foram encontrados seis aparelhos celulares escondidos no gesso. O jovem contou aos agentes que estava contrabandeando os aparelhos para pagar uma dívida de drogas que contraiu com uma facção criminosa.
Ele afirmou ainda ter forjado sua prisão, em parceria com um homem que tinha saído da CPP há pouco tempo. O objetivo deles era levar os celulares para o Pavilhão A da unidade.

Após o flagrante o suspeito voltou a ser levado para a delegacia da Polícia Civil, onde os aparelhos e carregadores foram entregues e um boletim de ocorrência registrado. Depois, retornou para a Casa de Prisão Provisória de Palmas, onde permanece preso.

Fonte: G1/TO



Bolsonaro passará por cirurgia na próxima sexta-feira em SP

 Cirurgia é considerada simples e a previsão é de que presidente fique de um a dois dias hospitalizado.

O presidente Jair Bolsonaro será submetido, na próxima sexta-feira (25), a uma cirurgia para retirada de cálculo na bexiga. O procedimento será realizado pelo urologista Miguel Srougi no Hospital Vila Nova Star, da Rede DOr São Luiz, em São Paulo.

A cirurgia é considerada simples e a previsão é de que o presidente fique de um a dois dias hospitalizado. A informação foi confirmada ao Estadão por fontes médicas e do Palácio do Planalto.

Procurada, a Secretaria Especial de Comunicação informou que “ainda não há detalhes sobre o assunto até o momento”.

Bolsonaro viajará ao Rio de Janeiro antes de se submeter a sua sexta cirurgia, desde 2018. Na quarta-feira, 23, o chefe do Executivo fará uma visita à Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), onde deve passar a noite. No dia seguinte, está programada a presença do presidente em um evento na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio.

A necessidade da nova cirurgia foi contada pelo chefe do Executivo a apoiadores no Palácio da Alvorada, em 1º de setembro Bolsonaro disse que estava com um cálculo na bexiga “maior que um grão de feijão”.

– Esse cálculo aqui é de estimação. Eu tenho há mais de cinco anos, está na bexiga. É maior que um grão de feijão. Resolvi tirar porque deve estar aí ferindo internamente a bexiga – afirmou na ocasião.

No dia anterior à declaração, Bolsonaro havia ido ao serviço médico do Palácio do Planalto.

Na última terça-feira (15), antes de iniciar o expediente, Bolsonaro compareceu novamente ao consultório localizado no anexo do Palácio do Planalto. Nas duas recentes idas ao serviço médico, a Secretaria Especial de Comunicação não deu detalhes sobre o estado de saúde do presidente. Nestes dias, os compromissos oficiais do dia não foram afetados e seguiram sendo cumpridos normalmente pelo mandatário.

Em 12 agosto, após participar da cerimônia que antecedeu o embarque da missão brasileira de ajuda humanitária ao Líbano, Bolsonaro – que havia testado positivo para a covid-19 em 7 de julho – fez um check-up no Hospital Nova Star em São Paulo.

Recuperado do coronavírus, ele foi avaliado por um cirurgião geral, cardiologista e dois infectologistas. Na ocasião, o hospital divulgou boletim informando que o presidente “passou por avaliação da equipe médica multiprofissional, está assintomático com exames laboratoriais e de imagem normais”.

Desde 2018, Bolsonaro passou por quatro cirurgias em decorrência da facada. A primeira foi feita ainda na Santa Casa de Juiz de Fora, logo após ser atingido por Adélio Bispo em ato de campanha em 6 de setembro de 2018.

Depois, o então candidato foi transferido para o Hospital Albert Einstein e passou a ser acompanhado pelo cirurgião Antonio Luiz Macedo e pelo cardiologista Leandro Echenique. A última cirurgia foi realizada em setembro do ano passado para a retirada de uma hérnia. Bolsonaro ainda realizou no início deste ano uma vasectomia.

Confira, abaixo, as cirurgias de Bolsonaro:

6 de setembro de 2018 – Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG)

Operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha

12 de setembro de 2018 – Hospital Albert Einstein, em São Paulo

Cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino

28 de janeiro de 2019 – Hospital Albert Einstein, São Paulo

Reitrada da bolsa de colostomia

8 de setembro de 2019 – Hospital Vila Nova Star, São Paulo

Cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada

30 de janeiro de 2020 – Hospital das Forças Armadas (HFA), Brasília

Vasectomia. Foi a segunda vez que ele passou pelo procedimento médico de esterilização para homens que não desejam ter mais filhos biológicos.

*Estadão



Confronto entre quadrilha que assaltou agência bancária e Policia Militar deixa vários mortos neste sábado na Paraíba

 No início da tarde deste sábado (19), foi registrado um confronto entre uma quadrilha que assaltou a agência do Banco do Brasil de Coremas, e o Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC), durante uma possível tentativa de resgate dos criminosos que estavam homiziados na mata.

Segundo informações exclusivas chegadas à redação do Portal Debate Paraíba, o confronto ocorreu nas proximidades do sítio Pocinhos, município de Catingueira, região de Patos. Os criminosos ao avistarem as guarnições do GEOsAC passaram a efetuar diversos disparos de arma de fogo contra os militares, onde ocorreu um revide a injusta agressão.

De acordo ainda com informações, cerca de seis assaltantes ficaram feridos e foram socorridos para a cidade de Patos, mas devido a gravidade dos ferimentos não resistiram e vieram a óbito antes de dar entrada na unidade hospitalar. Nenhum policial militar foi alvejado na ocorrência.

As armas utilizadas no roubo, o dinheiro subtraído da agência, uma caminhonete Frontier de cor branca, placas PDY8915 também foram recuperados na ação policial. Um dos assaltantes ainda se encontra foragido na mata, onde o helicóptero Acauã da Polícia Militar está auxiliando buscas.