-->

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Polícia prende homem suspeito de estuprar três mulheres em Pacajus, na Grande Fortaleza

A Polícia Civil investiga o caso com o objetivo de apurar a participação do suspeito em outros crimes de estupro na região

A Polícia Civil prendeu, na tarde desta quarta-feira (15), um homem de 31 anos suspeito de estuprar três mulheres em Pacajus, na Grande Fortaleza. Segundo a polícia, os crimes aconteceram em novembro do ano passado.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a polícia investigou os crimes e chegou ao suspeito. Após a apuração, foi solicitado a prisão preventiva contra o suspeito, que foi atendida pelo Poder Judiciário local.

Após a prisão, que aconteceu em Pacajus, o suspeito foi levado para a Delegacia Metropolitana da cidade. Ele já possuía passagens pela polícia por estupro e chegou a cumprir pena pelo mesmo crime. Existiam dois mandados de prisão em aberto contra o suspeito.

A Polícia Civil investiga o caso com o objetivo de apurar a participação do suspeito em outros crimes de estupro na região.

Fonte; DN


Chefe de facção é caçado pela Polícia em Caucaia após comandar mais um ataque contra PMs e espalhar pânico na população


Ele é o bandido que, atualmente, está sendo caçado literalmente nas ruas de Caucaia. Comanda um “braço” da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Ceará e possui um arsenal que inclui fuzis, submetralhadoras, pistolas, espingardas de grosso calibre e até coletes à prova de balas. Alban Darlan da Silva Guerra, o “Darlan Boca de Ouro”, desafia a Polícia e a Segurança Pública. Junto com seus “soldados”, abriu fogo contra policiais militares na noite desta quarta-feira (15), em um matagal na comunidade de Jandaiguaba, e usa como rota de fuga um extenso matagal em uma reserva indígena onde a PM não pode entrar, pois é uma área federal.


No começo desta semana, o criminoso postou nas redes sociais mais um desafio para as autoridades em forma de vídeo, em que exibiu parte das armas que sua quadrilha dispõe e que estão sendo usadas na prática dos crimes em Caucaia. Na gravação, ele mostra, inclusive, um fuzil, uma submetralhadora e pistolas com carregadores (pentes) alongados, o que triplica a capacidade do número de disparos.

O bando de Darlan ameaça comandar um ataque seguido de chacina no bairro Cigana, atualmente dominado pela facção rival, a GDE. A disputa por território entre as duas facções tem deixado um rastro de violência, sangue e mortes em Caucaia e tornado a vida dos moradores de várias comunidades um verdadeiro tormento.

Sangue nas ruas

Além de expulsar moradores de suas casas, as facções são responsáveis pelo tráfico de drogas, roubos de veículos e armas e, principalmente, de dezenas de assassinatos ocorridos desde o ano passado em Caucaia. Em 2019, cerca de 200 pessoas foram mortas naquele Município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Bairros e pequenas comunidades como Jandaiguaba, Padre Júlio Maria, Itambé, Conjunto Araturi, Cigana, Metropolitano (Picuí) e o Distrito de Jurema, são alguns dos mais afetados com a “guerra” entre as duas facções e onde os bandidos têm constantemente trocado tiros com a Polícia e escapando dos cercos através de caminhos que só eles conhecem.

Darlan está armado com um fuzil AK 47, de fabricação russa, calibre 7.62, arma de guerra e largamente usada por grupos terroristas no Oriente Médio.

(Blog do Fernando Ribeiro)


Granja tem a maior chuva do Ceará pelo 2º dia consecutivo


Previsão para os próximos dias, segundo a Funceme, é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do Estado. Choveu em pelo menos 68 cidades entre quarta e esta quinta-feira.


Granja foi o município que mais registrou chuvas no Ceará entre quarta-feira (15) e o início da manhã desta quinta-feira (16), segundo o balanço diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade teve 72 milímetros de precipitações.

Outras duas maiores aconteceram em municípios locaizados na Região da Ibiapaba: Graça (49 milímetros) e Reriutaba (45 milímetros). Também choveu na Região Metropolitana de Fortaleza. Em São Gonçalo do Amarante foram computados 45 milímetros.

Com as chuvas, o temperatura fica mais ameno. Na manhã desta quinta-feira, os termômetros marcaram 20ºC. Internautas enviaram registros de chuvas no início da manhã no município. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Guaramiranga para tarde e noite desta quarta é de tempo nublado com pancadas de chuva. Mínima de 20ºC e máxima de 33ºC. 

De acordo com a Funceme, há nesta quarta, nuvens mais significativas, associadas à chuva, sobre o oceano Atlântico próximo a costa do Norte do Nordeste brasileiro. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuva no norte do Nordeste, no período de fevereiro a maio, atua, próximo ao Ceará. A ZCIT são nuvens que circulam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Previsão para os próximos dias

Quinta-feira (16):

Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva no faixa litorânea, na Ibiapaba e no Maciço de Baturite.

Sexta-feira (17):

Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Sábado (18):

Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

10 maiores chuvas por posto no dia:

-Granja (posto: Granja) : 72.0 mm
-Graça (posto: Graca) : 49.0 mm
-São Gonçalo do Amarante (posto Sede) : 45.0 mm
-Reriutaba (posto Amanaiara) : 45.0 mm
-Barroquinha (posto Barroquinha) : 43.2 mm
-São Gonçalo do Amarante (posto Siupe) : 39.0 mm
-Itatira (posto Lagoa do Mato) : 33.5 mm
-Itapipoca (posto Itapipoca) : 28.2 mm
-Martinópole (posto Martinopole) : 28.0 mm
-São Gonçalo do Amarante (posto São Goncalo do Amarante) : 27.0 mm

Açudes em situação crítica

Foram registrados aportes em 20 açudes, destacando-se os açudes Angicos, General Sampaio, Jaburu I, Pentecoste e Taquara. Apesar deste último aporte, o Ceará tem 33 açudes com volume morto e outros 12 considerados secos. Nenhum açude sangrou em 2020. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,61% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,02% do volume máximo. O Banabuiú, outro importante açude, está com aporte de apenas 6,14%.

(Diário do Nordeste)


Russas: Zezinho tenta desmanchar acordão entre Weber, Genecias e Raimundinho

Entendimento fechado gera descontentamento ao Palácio da Abolição e Zezinho Albuquerque, excluído das articulações pelo prefeito Weber, intervém para jogar areia na chapa encabeçada por um nome indicado pelo ex-prefeito Raimundinho

O quadro pré-eleitoral na cidade de Russas está em ebulição com a repercussão negativa do acordão entre o prefeito de Russas, Weber Araújo (PRB), o ex-prefeito Raimundinho de Freitas (PSDB) e o deputado federal Genecias Noronha (SD) para o lançamento do presidente da Câmara de Vereadores, Nathizael Noronha (MDB), à Prefeitura. O acordão foi feito à revelia da área política do Palácio da Abolição.

O Secretário de Cidades do Estado, deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT), ficou surpreso com a postura do aliado Weber que não o comunicou sobre as conversações com o grupo do ex-prefeito Raimundinho. Os dois são adversários na política local há duas décadas e o acordo desagradou a aliados de ambos os lados, além de abrir uma crise na relação política entre Zezinho Albuquerque e Weber Araújo.

Zezinho se queixa que atendeu a todos os pedidos de obras feitos pela administração de Weber Araújo e esperava o mínimo do aliado: ser informado sobre o andamento das conversações para definição da chapa à Prefeitura. Ao ser escanteado, Zezinho telefonou para o prefeito Weber e, com voz alterada, gritou, bradou e foi claro ao dizer que o acordão não o interessa, nem interessa ao Governo.

Passados quase dois meses para celebração da chapa encabeçada pelo vereador Nathizael, Zezinho tenta desmanchar o acordão e, nas últimas 48 horas, convocou aliados para começar a construir outro caminho na corrida pela prefeitura. A intervenção do Secretário de Cidades tem um motivo real: Russas, com 54.000 votantes,  é o maior colégio eleitoral do Vale do Jaguaribe e os articuladores políticos do Governo do Estado não abrem mão da Prefeitura que, nos últimos oito sete anos, foi bem contemplada com obras e ações autorizadas pelo Governador Camilo Santana (PT).

Desconfortado dentro do PDT pelo desarranjo da base política do Governo em Russas, Zezinho Albuquerque, para não sair desmoralizado, tenta cumprir um papel decisivo: impedir que o acordão entre Weber, Genecias e Raimundinho avance e a Prefeitura seja entregue a um adversário. O vereador Nathizael é filiado ao MDB, mas já anunciou que, com o aval de Raimundinho, que irá se filiar ao Solidariedade.

Fonte; Ceara Agora



Polícia captura outros três suspeitos de trocarem tiros com a polícia em Guaiúba

Policiais apreenderam uma pistola calibre 380, com numeração suprimida, dois carregadores e 37 munições de calibre ponto 380

Pistola calibre 380, com numeração suprimida, dois carregadores e 37 munições de calibre ponto 380
SSPDS

Uma operação da Polícia Militar capturou, nesta quarta-feira (15), outros três suspeitos participarem de uma troca de tiros com agentes de segurança, na última terça-feira (14), na cidade de Guaiúba, na Grande Fortaleza. Durante o confronto com policiais, três homens morreram e outros três foram presos. Já nesta quarta, junto com as prisões, policiais apreenderam uma pistola ponto 380. A ação ocorreu na cidade de Acarape, a 61 km da capital.

Segundo a polícia, um dos suspeitos presos estava ferido em decorrência do confronto. Além das prisões em Guaiúba, também foram apreendidas na terça-feira seis armas de fogo, incluindo um fuzil AK-47 e uma metralhadora artesanal.


Perseguição policial

As detenções da quarta-feira foram realizadas após a Polícia Militar dos municípios de Redenção e Acarape investigarem uma denúncia de que um indivíduo lesionado a bala estaria escondido em um imóvel nesta segunda cidade. Ao se aproximarem da residência, várias pessoas fugiram. Na perseguição, os militares capturaram duas pessoas no quintal e um terceiro em um imóvel próximo.

Foram presos dois homens de 18 anos, um deles com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. O segundo preso não tem antecedentes criminais. A polícia também apreendeu um adolescente de 16 anos, também sem passagem pela polícia. Todos foram encaminhados para a Delegacia Municipal de Redenção para realização do flagrante.

O homem que estava com um ferimento a bala na perna esquerda foi preso com uma pistola calibre 380, com numeração suprimida, dois carregadores e 37 munições de calibre ponto 380. Em depoimento, o suspeito revelou que a lesão na perna aconteceu em razão da troca de tiros com os PMs no dia anterior, em Guaiuba.

Segundo levantamentos policiais, os três capturados estavam presentes no confronto e fugiram para Acarape para se esconderem. Diante das investigações policiais, os adultos foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa e corrupção de menores. Também foi lavrado um ato infracional pelos crimes de porte de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa em desfavor do adolescente.

Denúncias 

A Polícia Civil mantém as investigações para identificar e prender outros suspeitos que tenham participado da ação criminosa em Guaiuba. A instituição orienta a população que tenha alguma informação que possa auxiliar os trabalhos policiais, que façam denúncias para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e anonimato são preservados. 

Red; DN


Bandidos armados invadem escola no José Walter e atiram contra os alunos


Três alunos, com idades de 14, 15 e 17 anos, ficaram feridos a tiros, um deles em estado grave, durante um atentado armado em uma escola particular em Fortaleza. O crime foi filmado pelas câmeras na noite desta quarta-feira (15), quando dois homens, um deles usando capacete, invadiram a quadra poliesportiva do Centro Educacional Dóris Johnson e passaram a atirar, causando um corre-corre e pânico entre dezenas de alunos que participavam de atividades esportivas.


A escola fica localizada na Avenida Bernardo Manuel, no bairro José Walter. De acordo com a Polícia, o alvo dos bandidos seria um jovem conhecido por “Pimentinha”. No entanto, os criminosos dispararam para todos os lados, causando desespero nos alunos que participavam de uma partida de futebol de salão e aqueles que estavam nas arquibancadas.

As cenas apresentadas nas imagens das câmeras mostram que o “alvo” dos atiradores sai correndo em busca de fugir da morte e outros garotos ficam na linha dos tiros. Outros caem e sofrem ferimentos.

Os feridos foram encaminhados ao Hospital Gonzaguinha do José Walter. O aluno que ficou ferido em estado grave teria sido transferido em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Sam) para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro). Depois, os outros dois foram também removidos para o IJF.

A Polícia Militar compareceu ao local com várias patrulhas e ouviu os relatos dos alunos e funcionários da escola. As imagens do atentado já estão em poder das autoridades que investigam o caso e não descartam a possibilidade de o crime está ligado à guerra de facções. O jovem conhecido por “Pimentinha” estaria sendo ameaçado por pertencer à facção criminosa Guardiões do Estado (GDE).

A escola pertence a uma igreja evangélica e oferta vagas para o Ensino Infantil e Fundamental, totalizando 396 alunos atualmente. As atividades da unidade foram suspensas após o atentado.

Fonte; DN


Aposentado de 69 anos morre após colidir em um caminhão na BR-122 em Quixadá


Aposentado de 69 anos morre após acidente na Rodovia BR-122 em Quixadá, o sinistro ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), um caminhão de carga viva (Carro para transporte de gado) colidiu com Veículo Peugeot 206 de placas HXV 8093 com inscrições de Fortaleza.


De acordo com informações repassadas a nossa redação o caminhão Mercedes Benz L 1620, com placas NEP 1828, cor branco, conforme informou a Policia Rodoviária Estadual que atendeu a ocorrência o caminhão seguia  sentido interior/capital quando conforme relato do condutor do caminhão o outro veículo seguia em sentido contrario avançou na contra mão da via colidindo com o caminhão.

O aposentado ficou preso as ferragens, uma composição da Policia Rodoviária Estadual esteve no local do sinistro onde controlou o trafego na rodovia. Ambulâncias do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência – SAMU estiveram realizando o socorro a vítima que se encontrava presa as ferragens. Uma unidade dos Bombeiros foi acionada para conseguir retirar a vítima das ferragens.

Após o trabalho dos homens do Corpo de Bombeiros os profissionais do SAMU estiveram realizando o pronto atendimento e constataram múltiplas fraturas e estado grave do aposentado, imediatamente a ambulância de Suporte Avançado dirigiu-se ao Instituto Dr. José Frota em Fortaleza. A vítima veio a óbito durante o translado.

Fonte; Sertão Alerta


Russas CE plantão policial


ARACATI MORTE POR AFOGAMENTO

Por volta das 06h30min, no Sítio do Cumbe, zona rural de Aracati, faleceu vítima de afogamento, JOSÉ EDIMAR DA COSTA SILVA, 46 anos, o mesmo residia na referida comunidade. 

JAGUARUANA FURTO DE MOTO

Por volta das 10h, na rua São José, centro de Jaguaruana, foi furtada uma Moto FAN 125, cinza, 2007, placa NQY-5182, a mesma estava estacionada na referida rua quando aconteceu o fato.

RUSSAS VEICULO RECUPERADO

Por volta das 13h30min, no Km 163 da BR 116 em Russas, foi encontrado abandonado há vários dias, o veículo Celta, cor branca, 2002, placas HWL-8912, o mesmo havia sido furtado na Praia de Quixaba em Aracati desde o dia 11 de dezembro de 2019.

QUIXERÉ MOTO RECUPERADA

Por volta das 19h, no Sítio Boqueirão, zona rural de Quixeré, policiais militares recuperaram uma Moto CG 125 FAN KS, 2010, vermelha, placa NUZ-0975, com queixa de roubo, a moto estava de posse de um indivíduo que ao perceber a presença da polícia abandonou a motocicleta e adentrou em um matagal onde conseguiu fugir. A moto foi conduzida a Delegacia Regional em Russas para os procedimentos legais.

LIMOEIRO DO NORTE ROUBO DE MOTOS

Por volta das 10h, no Perímetro Irrigado/Chapada do Apodí, zona rural de Limoeiro do Norte, 03 (três) indivíduos armados, roubaram duas motocicletas e dinheiro das vítimas, sendo uma Moto NXR 150 BROS, preta, 2011/2012, placa OIP-6005 e uma Moto NXR 150, vermelha, 2011, placa OCF-3091, após o roubo os elementos fugiram.

Fonte; PM CE


Governo de Goiás pretende cancelar contrato com empresa de energia Enel por falta de compromisso


Governo de Goiás pretende cancelar contrato com empresa de energia Enel por falta de compromissoO governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) falou à imprensa nesta terça-feira,14, que não pretende mais continuar trabalhando com a empresa Enel. Segundo ele, a troca é necessária, pois a distribuidora não cumpriu as propostas apresentadas. Ronaldo relatou uma reunião com diretor global de infraestrutura da Enel, Lívio Galo. “Ele veio com a diretoria, responsável pela Enel de Goiás, dizendo do interesse deles em montar uma força de trabalho, contratar mais 1.500 pessoas, criar estruturas regionais capazes de poder atender com maior celeridade os consumidores”, detalhou.


Segundo o governador, a conversa da empresa sempre é a mesma. “No mês de outubro e de novembro houve a maior crise de falta de energia no Estado de Goiás, com falta de energia elétrica por vários dias em várias regiões, e, sim, um colapso até mais grave do que de anos anteriores”, argumentou.



História

A extinta, Coelce, surgiu em julho de 1971 com a união de quatro empresas de distribuição. Em 1995, tornou-se empresa de capital aberto e em 1998 foi privatizada, em leilão público realizado na bolsa de valores do Rio de Janeiro. Atualmente Enel Distribuição Ceará, companhia é controlada por um grupo italiano opera nos 184 municípios do Ceará, com quase 4 milhões de clientes.  A distribuidora opera em quatro Estados: São Paulo, Rio, Goiás e Ceará.

Fonte: Jornal Opção