-->

sábado, 26 de abril de 2014

Igrejas em Canindé são alvo de assaltantes



Conhecida pelas romarias, esta cidade, situada no Sertão Central do Ceará, vem enfrentando uma onda de arrombamentos nos últimos meses. Omais novo alvo dos ladrões, foi a Igreja de Nossa Senhora das Dores, localizada ao lado da Praça Nem Martins, no centro comercial da cidade. A instituição já foi arrombada pela quarta vez.

A última vez que ocorreu o fato foi no dia 7 de abril deste ano. Segundo o chefe do setor de segurança da paróquia, sargento Oliveira, as pessoas que estão agindo nesse tipo de crime são profissionais. "Mesmo com osistema de segurança do templo religioso, eles conseguiram arrombar os cadeados e entrar na igreja, sem deixar vestígios".

Conforme informações destacadas nos boletins de ocorrências prestados na Polícia, os roubos às igrejas de Canindé, começaram exatamente no dia 14 de novembro de 2011. No ano passadopelo menos seis instituições religiosas foram arrombadas no município, entre católicas e evangélicas, situadas em vários bairros da cidade.


Cofres
Como as homenagens a São Francisco, que começam depois da eleições deste ano, já movimentam a cidade as doações colocadas em cofres, viraram alvo da cobiça dos ladrões. A cidade é considerada o maior centro de peregrinação no Brasil, de devotos de São Francisco, com uma média de dois milhões de fiéis.

A Igreja de Cristo Rei, no Bairro do Monte, também já foi arrombada. Na mesma avenida onde estão localizadas duas igrejas na cidade, fica a Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé.

A proximidade com a Polícia e as grades que cercam as Igrejas de Nossa Senhora das Dores e de Cristo Rei não foram suficientes para impedir os ladrões de invadir a igreja, que foi roubada duas vezes em menos de uma semana em 2011.

De lá, foram levados dinheiro e equipamentos de som utilizados nas missas. A Igreja de Nossa Senhora das Dores foi alvo de quatro tentativas de assalto. Os suspeitos entraram, mas não encontraram nada de valor. No Convento das Irmãs Clarissas, o primeiro roubo em 17 anos, foi registrado no dia 12 de novembro de 2011 e mudou a rotina das freiras. A capela, que estava sempre aberta, foi fechada com grades para proteção.

"Eles pegaram o cofre. Eu acredito que não foi só um, para pular um muro desses. Tiraram o dinheiro e deixaram o cofre lá", afirmou a irmã Ana Clara.


Nem a principal igreja da cidade, a Basílica de São Francisco, escapou da ação dos marginais. No dia 12 de dezembro de 1999, um bandido ficou dentro do templo sagrado, depois da missa das 18 horas para levar todo dinheiro do cofre, mas acabou preso por policiais militares. Mesmo assim, a segurança foi reforçada, no local, por câmeras e vigilância particular.

"Eles chegam com ferramentas pesadas, que abrem qualquer coisa que querem. É triste a pobreza espiritual, a fragilidade humana que está na nossa juventude", criticou o pároco, Frei João Hamilton dos Santos.

As pessoas estão assustadas com tantos assaltos. "Se estão atingindo até na casa de Deus, imagine nas casas das pessoas", disse a professora Maria Almeida. Para quem visita à cidade, é uma surpresa. "A gente chega aqui e não sabe como são as coisas. Pensa que está seguro dentro de uma igreja. Quando vai ver não está", diz a turista Roberta Santiago Abreu Dias, de Santana do Acaraú.

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Canindé, tenente-coronel Natanael Cavalcante, disse que existe uma equipe do serviço reservado nas ruas para identificar esses delinquentes, que na sua maioria são menores, segundo ele. "Estamos 24 horas nas ruas da cidade e sempre dando uma resposta a sociedade, quanto aos ladrões das igrejas, será uma questão de tempo para colocarmos as mãos nesses meliantes", finalizou.

Fonte: Diário do Nordeste 

Maioria dos reservatórios no Estado está com volume abaixo de 30%



Nos três primeiros meses da quadra invernosa deste ano, as chuvas permanecem abaixo da média histórica e com precipitações localizadas. Resultado: praticamente não houve recarga dos principais reservatórios que asseguram abastecimento de água das cidades do Interior do Estado. A situação é crítica e tende a se agravar no decorrer do segundo semestre com o fim do período invernoso e maior consumo de água, além de perda por evaporação.

Atualmente, o nível dos reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos(Cogerh) é de 32,3%, apenas um por cento a mais do que o registrado no início deste ano. O quadro poderá ser agravar ainda mais tendo em vista que há fortes possibilidades de ocorrência do fenômeno El Niño a partir do segundo semestre, estendendo-se até a quadra invernosa de 2015, provocando um novo período de estiagem no sertão do Ceará.

De acordo com dados da Cogerh, no fim da estação chuvosa passada, em 2013, o volume médio acumulado no Ceará era de 42,47% e no início deste ano caiu para 31,25%. Se compararmos a situação atual com o início deste ano, houve apenas uma recarga de um por cento.


Dos 144 açudes monitorados pelo órgão, atualmente, 98 açudes estão com volume inferior a 30% e apenas três reservatórios acumulam volume superior a 90%: Curral Velho, Gavião, na Região Metropolitana da Capital, e Batalhão, em Crateús. O primeiro e último são barragens pequenas. Em março passado, havia 106 açudes com cota menor do que 30%. Também não há nenhum açude transbordando no Estado.

A situação mais crítica das bacias hidrográficas continua sendo na região dos Sertões de Crateús, que acumula um volume médio de 3,56%, seguido do Curu com 5,5% e Baixo Jaguaribe com 9,5%. O quadro mais confortável é no Alto Jaguaribe, que está com volume médio de 52,38%, seguido da Ibiapaba com 42,45% e da Bacia do Salgado 38,87%.

O histórico da quadra invernosa demonstra que o mês que registra maior volume de chuva é março, que neste ano ficou 23% abaixo da média para o período. Em abril, até ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrava um desvio negativo de 36,8%. Para o próximo mês de maio a tendência é de se manter a pluviometria abaixo da média.

Nos últimos cinco dias houve uma redução de chuvas no Estado. Ontem, por exemplo, choveu em apenas seis municípios e o maior registro foi em Trairi (22mm), seguido de Meruoca (14mm) e Araripe (13mm). De acordo com a meteorologista da Funceme, Cláudia Rickes, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuva no Ceará, afastou-se mais para a região Norte, oscilando para os Estados do Maranhão e Pará. Entretanto, há tendência de aproximação. "Temos possibilidades de retorno das chuvas neste domingo e segunda-feira", disse ela.

O diretor de Operações da Cogerh, Ricardo Adeodato, disse que a situação é grave, pois o Estado enfrenta três anos seguidos de seca, mas ressaltou as ações implantadas pelo governo. "Usamos a inteligência, o esforço e fazemos o monitoramento semanal para que não falte água em nenhum município", frisou. "No segundo semestre, vamos dar prioridade para o uso da água para o consumo humano".


Comitês
Ricardo Adeodato explicou que a utilização da água a partir de julho próximo será amplamente discutida com os usuários e os comitês de bacias hidrográficas. "A população deve ter consciência do quadro atual e precisa economizar água, mas infelizmente muitos desperdiçam até nas cidades que enfrentam dificuldades de abastecimento".

As bacias hidrográficas da Região Metropolitana e do Vale do Jaguaribe estão em situação confortável. Os dois maiores açudes do Ceará, o Castanhão acumula 2,6 bilhões de metros cúbicos (39,7%) e o Orós está com 1,2 bilhão de metros cúbicos (60%). Por meio do Eixão das Águas e do Canal do Trabalhador há fornecimento de água para atender a demanda diária da Região Metropolitana. "Essa situação, entretanto, não é homogênea e temos regiões que enfrentam quadro crítico", disse Adeodato. "Para cada município, temos uma solução adequada, perfuração de poços, carro-pipa para as áreas isoladas de população difusa e transferência de água por meio de adutoras para os centros populosos".

Na região do Sertão Central, os açudes atingem nível crítico histórico. Os dois maiores reservatórios públicos, o Arrojado Lisboa, em Banabuiú, e o Antônio Ferreira Antero, mais conhecido como Fogareiro, em Quixeramobim, estão com o menor nível de água registrado desde a construção, conforme dados da Cogerh.

Houve redução da pesca em pelo menos 40%. O odor da água também começa a ser sentido. O problema é a falta de chuvas nos leitos dos rios, com registros abaixo da média histórica. Os moradores do entorno do Açude Fogareiro, em Quixeramobim, observam assustados o baixo nível do reservatório e o quadro atual aponta para a necessidade do município começar a economizar água. O agricultor Edmundo de Freitas mora próximo à barragem. "Nunca tinha visto esse açude desse jeito. Pensava que isso nunca ia acontecer", comentou.

Fonte: Diário do Nordeste 

TráficoApreensão de cocaína no Ceará em 2014 equivale a 35% do total de 2013

Nos primeiros quatro meses de 2014, a Polícia Federal (PF) já apreendeu 400,5 quilos de cocaína, o que equivale a 35% do total de toda cocaína confiscada em 2013, que totalizou 1.143 Kg.  Na madrugada desta sexta-feira (24), a PF fez a segunda maior apreensão do ano, ao prender quatro homens que transportavam 110 kg de cocaína escondidos em uma caminhonete de luxo. A prisão se deu em um sítio localizado no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza(RMF).

Segundo o delegado federal Janderlyer Gomes, titular da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Drogas da PF, essa é a quarta apreensão de drogas no mês de abril no Ceará. A maior apreensão do ano se deu no município de Russas, na Região do Jaguaribe, com 200 kg. Neste mês a PF já apreendeu cerca de 400 kg de cocaína no Estado.

De acordo com a Polícia Federal, os quatro homens são dos estados de São Paulo (o chefe do grupo), de Minas Gerais, do Paraná e do Mato Grosso. A droga era proveniente do estado de Mato Grosso. No local, foram apreendidos, além da droga, três veículos de luxo e R$ 3.500,00 em espécie. A apreensão é resultado de quatro meses de investigações da PF.

Os presos, que já possuem antecedentes criminais por tráfico e roubo a mão armada, responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de tráfico interestadual de droga e associação para o tráfico, com pena de 5 a 15 anos de reclusão.

Custo da droga
Segundo um policial federal que pediu para não ser identificado,  cocaína com alto grau de pureza - consumida por pessoas de maior poder aquisitivo - chega a custar R$ 50 o grama, valor que pode variar dependendo da região onde é comercializada, já que outros fatores, como o frete, são incorporados ao valor de revenda. A droga apreendida nesta quinta-feira poderia render cerca de R$ 5 milhões aos traficantes.

Fonte: G1 CE 

Irregularidades em 159 convênios do Governo Cid são investigadas

Secretarias do Governo do Ceará instauraram, somente neste ano, 159 Tomadas de Contas Especiais (TCEs) para investigar convênios que firmaram com ONGs e prefeituras. Os procedimentos, abertos após detectadas irregularidades nas prestações de contas dos acordos, envolvem recursos na ordem dos R$ 21,8 milhões. Como as ferramentas de transparência ainda pecam na divulgação precisa dos TCEs, o número de convênios sob suspeita pode ser ainda maior.
 
A informação tem base em levantamento do O POVO nos Diários Oficiais do Estado de 2014. Segundo a apuração, três pastas do Estado - Cidades, Desenvolvimento Agrário e Esportes - concentram a maior parcela de convênios investigados, com 144 casos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins (PT), a medida é prática rotineira de “qualquer secretaria do Brasil”. Negando que o alto número de processos questionados simbolize fragilidade do sistema de convênios do Estado, ele minimiza risco de danos ao erário nos processos “acionados” pela pasta.
 
“Muitas vezes, os convênios são feitos com associações comunitárias, grupos de agricultores, entidades com pouca estrutura e conhecimento, dificuldade de prestar contas (...) Nós temos uma quantidade enorme de convênios, então, quando há algum problema, temos que fazer isso, abrir espaço para que eles se justifiquem”, diz.
A justificativa, no entanto, é questionada pelo procurador Gleydson Alexandre, do Ministério Público de Contas (MPC) do Ceará. “Se uma associação não tem nem condições de fazer a prestação de contas, certamente ela não tem condições de fazer o objeto do convênio, então não deveria nem receber o recurso”. 
 
Neste sentido, a peculiaridade de alguns convênios chama atenção. Em um dos certames alvo de TCE, uma associação de pescadores recebeu R$ 181,6 mil para construir um sistema de abastecimento d’água. O procurador destaca ainda que as TCEs são recursos de “último caso”, abertos apenas após as secretarias notificarem, com prazo de 30 dias para regularização, as entidades envolvidas. 

PlanejamentoSegundo Ronaldo Borges, coordenador administrativo e financeiro da Secretaria de Cidades, maioria dos TCEs da pasta envolve prestações de contas reprovadas ou inconclusão do objeto – quando o convênio acaba e a obra não é executada. Os erros, conforme explica, ocorreriam principalmente por “desconhecimento grande” da legislação.
Suposto desconhecimento, contudo, não impediu que a Prefeitura de Jaguaribara - alvo de três TCEs distintas - recebesse R$ 400 mil em convênios. Situação questionada por Gleydson: “O negativo é que o Estado está repassando recursos para entidades que não têm condições de cumprir com o dever”, diz.
 
Em nota, a Sesporte confirmou abertura das TCEs. Segundo a pasta, objetivo é aferir erros para encaminhá-los aos órgãos competentes. 
POVO ONLINE.

Começa o XIII Encontro de jornalistas e radialistas

O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu indicar osenador José Pimentel como o relator da CPI da Petrobrás.

A definição foi comunicada ao parlamentar, que é líder do Governo do Congresso, pelo  ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, em Brasília, no momento em que ele embarcada para o Ceará, nesta sexta-feira (25).


A estratégia do PT foi traçada logo após o partido desistir de recorrer ao plenário do SupremoTribunal Federal (STF) contra a liminar que determinou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva para investigar supostas irregularidades no processo de compra de uma refinaria na cidade de Pasadena, nos Estados Unidos, feito pela empresa estatal brasileira em 2006.

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, a CPI deverá ter 13 vagas de titular e oito de suplente. A distribuição das posições dependerá de um cálculo de proporcionalidade dos blocos partidários. Pela tradição, os maiores partidos, no caso PMDB, com 20, e PT, com 13 senadores, assumem a presidência e a relatoria dos trabalhos.

Os senadores tucanos Alvaro Dias (PR) e Mário Couto (PA) devem ocupar duas das três vagas que o bloco da minoria terá direito. O nome do escolhido para a terceira vaga, um parlamentar do DEM, é mantido em sigilo pelo líder da legenda, senador Agripino Maia (RN).


Ceára News.

Quatro homens foram mortos no Interior nas últimas 24 horas

Quatro assassinatos foram registrados no interior do Estado nas últimas 24 horas. Três das vítimas foram mortas da mesma forma: alvejadas por dois indivíduos que estavam sobre uma motocicleta.
Em Russas, na noite da última sexta-feira (25), Erivaldo Tobias da Silva, de 33 anos, foi assassinado a balas no Jardim de São José. De acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), os autores do crime efeturaram disparos em direção à vítima, que tentou fugir e se esconder na casa de um amigo, porém foi perseguido e assassinado no local. Os responsáveis pelo crime estão foragidos.
Também na noite de sexta-feira, um jovem de 18 anos foi assassinado em uma praça de Quixeré, que fica a 219 quilômetros de Fortaleza. Segundo informações de populares, os dois criminosos que estavam em uma motocicleta efetuaram cerca de seis disparos contra Francisco Cassiano de Santana que, de acordo com o CPI, respondia por porte ilegal de armas
No Crato, José Albino dos Santos Filho, de 25 anos, também foi morto a tiros na noite da última sexta-feira. Os dois autores do crime, que também estavam em uma motocicleta, fugiram em direção à Arajara. A vítima já respondia a alguns procedimentos na justiça, como homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo.
Na manhã da última sexta-feira, Francisco William Mesquita Lobo, de 25 anos, foi encontrado morto próximo ao distrito de Sangradouro, em Santa Quitéria. O homem foi esfaqueado no pescoço e não há informações sobre o autor do crime. Caso segue em investigação. 
DIÁRIO DO Nordeste.

Estabelecimento comercial foi assaltado no centro de Limoeiro




No dia 25/04 (sexta-feira), por volta de 16h00min, na Rua Cel. Serafim Chaves, 356 , em Limoeiro do Norte-CE, aconteceu um roubo na agência da AFAGU tendo como vítimas, a funcionária do estabelecimento a Sra. LUANNY MAIA DOS SANTOS, 19 anos, recepcionista, natural de Limoeiro do Norte-CE e outros clientes.


A mesma informou que 02(dois) indivíduos chegaram em uma moto HONDA/FAN de cor vinho, de placa com numeração 4118, não sendo anotadas as letras, armados com arma de fogo, anunciaram o assalto e subtraíram das vítimas 01(um) aparelho celular marca Motorola, 01(uma) carteira de uma cliente que se encontrava no local e uma quantia em dinheiro não informada.
Créditos ao Blog do Tom

Justiça decide bloquear bens de pai do menino Bernardo



A Justiça do Rio Grande do Sul decretou a indisponibilidade dos bens do médico Leandro Boldrini, suspeito de envolvimento na morte do filho Bernardo, 11 anos, nesta sexta-feira (25).
A medida atende a um pedido do Ministério Público e foi tomada por um juiz da cidade de Três Passos, onde a família vivia. Leandro, a madrasta de Bernardo, Graciele Ugolini, e a assistente social Edelvânia Wirganovicz estão presos desde que o corpo do menino foi encontrado em um matagal, na semana passada. Com a decisão, o médico fica proibido de realizar movimentações financeiras ou devender propriedades. Bernardo era o único herdeiro da mãe, que morreu em 2010. O inventário dela ainda não foi concluído.
Para o Ministério Público, o bloqueio dos bens evita que Leandro use o patrimônio do filho para custear a sua defesa. A Promotoria considera que não seria "digno" o médico se tornar herdeiro do garoto sendo suspeito de ter ajudado a matá-lo. O juiz responsável, Marcos Agostini, argumentou que o Código de Processo Civil autoriza o magistrado a tomar "medidas provisórias" para evitar que uma parte prejudique o direito de outra antes de um julgamento
Ele também determinou que a avó materna de Bernardo seja notificada da situação, o que permite que ela entre como parte no caso. A defesa do médico nega que ele tenha qualquer envolvimentocom a morte de Bernardo. A investigação da Polícia Civil ainda não foi concluída.
DIÁRIO DO NORDESTE

Tentativa de homicídio a golpes de gargalho de garrafa em Russas



Hoje, dia 26/04, por volta de 05h00min, na Av. Irmã Maria da Graça, em frente ao número 1018, Catumbela, Russas-CE, foi vítima de uma tentativa de homicídio à golpes de gargalo de garrafa IVAN PAULO DA SILVA, ex presidiário, natural de Quixadá-CE, nascido aos 16/11/1981, residente na Rua Vasco da Gama, s/n, Russas-CE).


O mesmo foi lesionado por 04 indivíduos que, segundo informações estavam em sua companhia e por um motivo não sabido seus “amigos” acabaram por tentar tirar sua vida.
________________________BLOG DO TOM

Após briga no Facebook, grávida leva tiro e perde bebê



Uma mulher grávida perdeu o bebê depois de levar um tiro no abdômen, na última quarta-feira, na cidade de Jacksonville, na Flórida, EUA. Segundo o Daily Mail, a autora do crime é uma mulher com quem a vítima havia tido um desentendimento no Facebook.

A polícia foi chamada ao local por volta do meio dia. O relato era de que uma discussão, seguida de tiro, havia sido ouvida na casa da acusada.

Um vídeo feito por um vizinho, e divulgado pela Fox, mostra a vítima caindo de uma cadeira enquanto é socorrida por outros moradores da região, e a suspeita, Virginia Wyche, de 35 anos, sendo detida pela polícia.

A mulher grávida foi levada para um hospital local, onde seu bebê foi declarado morto.

A mãe da suspeita, Lilian Jordan, declarou que não sabe o que motivou a atitude de Wyche. "Alguém deve ter provocado a minha filha para ela ter feito o que fez", disse.

Virginia Wyche responde por duas acusações: assassinato e tentativa de homicídio.

A polícia informou que investigará se o tiro teria sido disparado em legítima defesa.

Fonte: Terra


Compressa é encontrada dentro de corpo de mulher 3 meses após parto



A empresária Natália Leopoldina da Silva Souza, de 29 anos, se internou no Hospital Antônio Prudente, em Natal, no dia 3 de setembro de 2013 para ter a primeira filha. O parto transcorreu normalmente, mas três meses após a cirurgia Natália descobriu que uma compressa - que foi usada na cesariana - estava dentro do abdômen dela. Em decorrência disso, Natália perdeu parte dos intestinos grosso e delgado e está colostomizada. A paciente está processando o médico que fez a cirurgia e o hospital e pede indenização de R$ 600 mil por danos morais e estéticos.

Em nota, o hospital informou que lamenta o ocorrido e se solidariza com a paciente e sua família. A nota informa ainda que  “não houve, em todos os atendimentos médicos, falha na estrutura ou de instrumentos oferecidos no momento dos procedimentos cirúrgicos”. O hospital também ressaltou que a escolha do profissional para realização do parto foi feita pela própria paciente. O G1 ligou para o médico Rômulo Gomes Cruz, mas ele disse que não iria comentar o caso.

A ação foi movida pelo advogado Fábio Hollanda. "Não há valor que pague o trauma que essa situação causou a essa moça. Estamos em busca de justiça", disse.

Ao G1, Natália contou que após o parto começou a sentir fortes dores abdominais e procurou o médico Rômulo Gomes Cruz - responsável pela cirurgia - mas foi informada de que "as dores eram normais" por causa do procedimento. "A dor não passou e minha barriga estava cada vez mais inchada. Eu perdi as contas de quantas vezes liguei para o médico e fui ao consultório, mas ele sempre dizia a mesma coisa: que era normal por causa da cirurgia", disse.


Segundo ela, o médico passou apenas um anti-inflamatório e recomendou que ela fizesse caminhadas. "Eu seguia todas as recomedações, tomava o remédio, mas não melhorava. Eu comecei a ter febre constantemente, estava com ínguas e a dor só piorava", contou. Sem apresentar melhoras, Natália decidiu procurar outro médico. "O doutor Eduardo Campelo me examinou e disse logo que havia algo estranho. Na consulta ela já suspeitou que havia um corpo estranho no meu abdômen e requisitou uma tomografia. Eu procurei o Hospital Antônio Prudente, mas a médica que me atendeu disse que não ia fazer tomografia só porque ´um médico de não sei onde pediu´. Ela falou que as dores eram normais e que eu estava toda aberta por dentro. Eu fui pra casa desesperada, sem saber o que fazer".

A médica Maria Ocinete Guedes Pereira está sendo investigada em um inquério instaurado na 3ª Delegacia de Polícia por omissão de socorro neste caso. O G1 tentou falar com a médica, mas ela não estava no hospital Antônio Prudente e a atendente não quis informar o celular da profissional.

A família então entrou em contato com o médico responsável pela cesariana e pediu que ele atendesse Natália. No dia 27 de dezembro, Natália foi submetida a uma ultrassonografia e, em seguida, a uma tomografia e os exames constataram que havia um corpo estranho no abdômen dela. "Eles nos chamaram pra uma reunião. O doutor Rômulo reconheceu que havia algo dentro de mim, pediu desculpas e disse que foi um erro da equipe", afirmou Natália.

No dia 28 de dezembro ela foi submetida a uma cirurgia para retirada do material. Foi encontrada uma compressa na barriga dela. Segundo ela, por causa da infecção foram retiradas partes dos intestinos grosso e delgado, o que levou a paciente a ser colostomizada. "Eu estou com uma bolsa para defecar desde o dia da cirurgia e ainda vou ficar com ela por mais dois meses", disse.

Depois da cirurgia o leite de Natália secou e ela não conseguiu mais amamentar a filha. "Essa é minha maior tristeza. Ela é minha primeira filha e eu nem pude amamentá-la", disse.

Fonte: G1 RN

Preço de energia de curto prazo cai no Norte e no Nordest

O preço de energia de curto prazo dado pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) caiu nas regiões Norte e Nordeste do País, mantendo-se, em média, abaixo dos R$ 650 por megawatt-hora, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgados nesta sexta-feira.

No Norte, o PLD da carga pesada para a próxima semana ficou em R$ 619,64 por MWh. Na carga média ficou a R$ 194,35 por MWh e na carga leve, em R$ 160,61 por MWh. Na semana corrente, o PLD médio para essa região está em R$ 665,37 por MWh. No Nordeste, o PLD saiu de uma média de R$ 695,92 por MWh na semana corrente para R$ 646,14 na carga pesada, R$ 632,61 na carga média e R$ 619,91 na carga leve na próxima semana.

Já no Sul e Sudeste/Centro-Oeste, o PLD continua no patamar máximo permitido para o ano, de R$ 822,83 por MWh, conforme ocorre desde fevereiro, diante do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas que leva ao forte acionamento de térmicas que geram energia mais cara. Os preços divulgados nesta sexta-feira são válidos de 26 de abril a 2 de maio.

A CCEE ainda não divulgou os motivos da queda dos preços no Norte e Nordeste, o que deve ocorrer ainda nesta sexta-feira, mas normalmente o recuo está relacionado com o aumento das afluências de chuvas para os reservatórios e redução da previsão de demanda de carga.


Fonte: Terra, com Reuters 

Crato-CE: Aposentada de 70 anos é agredida pela filha por não dar dinheiro para comprar drogas



Duas aposentadas com idades superiores a 70 anos foram espancadas nesta quinta-feira em Crato, sendo uma pela própria filha e outra por assaltantes. Além disso, um irmão ameaçou outro de morte em Aurora e uma mulher foi agredida por oseu companheiro em Juazeiro do Norte. Por volta das 20h30min de ontem, na Travessa Rui Barbosa, 90 (Bairro Alto da Penha) em Crato, a aposentada Ozana Maria de Lima, de 70 anos, foi agredida por sua filha Maria Liduina Lima, de 33 anos.

Segundo contou aos Soldados Ismael, Flávio Ribeiro e Glauco do Ronda do Quarteirão, a jovem é usuária dedrogas e aparentava ter ingerido aindabebidas alcoólicas. Revelou ainda não ser o primeiro caso de agressão o que sempre acontece quando a filha quer dinheiro para comprar substâncias entorpecentes ou beber vícios que tornam a mesma agressiva. Liduina foi trazida para a Delegacia de Juazeiro, sendo que a autoridade policial vai solicitar uma medida protetiva para a aposentada.

Duas horas antes, Alaíde Santino Filha, de 77 anos, teve sua casa invadida por dois homens anunciando um assalto. Ela mora em uma localidade rural situada a uma distância de 6 km para a Ponta da Serra em Crato e foi trazida com várias escoriações para atendimento no Hospital São Francisco, sendo transferida ao Regional de Juazeiro. A vítima disse que a dupla ainda roubou alguns pertences de sua residência.


Já por volta das 20h30min uma mulher de 32 anos ligou para a polícia denunciando ter sido espancada pelo seu companheiro e que o mesmo estava trancado com um filho no quarto de sua residência na Rua do Rosário (Salesianos) em Juazeiro. Militares do Ronda do Quarteirão foram lá, mas Joabi Pereira Lima, de 21 anos, que já responde por crime de lesão corporal e é usuário de drogas, tinha fugido. Todavia, terminou preso na Rua Edward Mclain por trás do Terminal Rodoviário.

No mesmo horário, porém na Vila Tipi na zona rural de Aurora, um homem de 47 anos foi ameaçado de morte com uma faca e denunciou o fato à polícia. Militares daquele destacamento foram lá e prenderam Aparecido Franciélio da Costa, de 36 anos, que é irmão da vítima. Na casa deste, os PMs encontraram a faca e uma roçadeira com as quais ameaçou seu próprio irmão.

SITE miséria.