-->

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Vídeo mostra cabo Samuel Borges sendo morto em Teresina; Família divulga vídeo pedindo justiça

 

Até agora, o julgamento do autor do crime, o policial militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho, não ocorreu. A família de Samuel fala da saudade e do sentimento de indignação pela lentidão do processo.

Hoje completa dois anos do assassinato do policial militar do Piauí, Samuel de Sousa Borges, em Teresina. O vídeo exclusivo do momento dos disparos de arma de fogo que matou o policial foi divulgado, nesta segunda-feira (1), pelos familiares, como forma de pedir por justiça. Até agora, o julgamento do autor do crime, o policial militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho, não ocorreu. A família de Samuel fala da saudade e do sentimento de indignação pela lentidão do processo.

O vídeo gravado por Samuel e divulgado pela família faz parte do inquérito como prova do crime. “É um vídeo com cenas muito fortes. Eu não gosto nem de ver porque não consigo imaginar o meu esposo, nesse momento que passou, na frente do meu filho. Meu esposo estava levando o meu filho para a escola, como sempre fazia. A gente decidiu postar hoje para que a justiça seja feita, o mais rápido possível. Faz dois anos que o meu esposo partiu. A dor de perder um ente querido, a dor da injustiça, até agora nada feito. É difícil, muito difícil”, comenta a viúva de Samuel, Jaysse Borges em entrevista à TV Cidade Verde.

Na entrevista, emocionada, Jaysse Borges fala sobre a dor de perder o marido e da injustiça vivida há dois anos. Ela questiona a lentidão no processo judicial que não realiza o julgamento do acusado. Atualmente, o PM do Maranhão está preso por outros crimes, incluindo homicídios. A atual prisão não está relacionada ao homicídio de Samuel, por esse crime Francisco Ribeiro responde em liberdade.

“Meu filho está sem o pai dele dentro de casa. São muitas lembranças. É mesmo para cobrar da Justiça, que a justiça seja feita no caso do meu marido. É isso que eu peço diante das autoridades: o que está acontecendo? Já são dois anos e nada! Esse meliante ainda está na Policia Militar do Maranhão, recebendo dinheiro, o salário dele; ele tirou a vida do meu esposo, isso não está certo”, declara.

A mãe de Samuel Borges, Isabel Borges, fala que as palavras para esses dois anos da morte do filho são “indignação e saudade”. A mãe conta que acredita no reencontro com o filho.

“Eu creio que um dia nós iremos nos reencontrar. Essa Justiça aqui é falha, mas a do Homem é justa. Vê essa filmagem, voltar ao ano de 2019 é doloroso. Saber que uma pessoa cheia de guarra, que como ele era. Eu queria aqui, diante de tudo, cobrar celeridade dos processos administrativos que ele está enfrentando, esse rapaz chamado Francisco Ribeiro dos Santos Filho. Uma pessoa muito difícil de estar na sociedade”, diz a mãe, também em entrevista à TV Cidade Verde.

A TV Cidade Verde tentou contato com a Defesa de Francisco Ribeiro dos Santos Filho, mas não conseguiu contato. O espaço está aberto.

O espaço também está aberto para posicionamento do Tribunal de Justiça do Piauí.

Morte Samuel

O cabo da Polícia Militar do Piauí, Samuel de Sousa Borges, 30 anos, levou três tiros e morreu durante uma discussão com outro policial na zona Leste de Teresina, no dia 1º de fevereiro de 2019.

O autor dos tiros é um policial do Maranhão identificado como Francisco Ribeiro dos Santos Filho. Ele foi detido por testemunhas que passavam pelo local. Samuel estava com o filho na garupa da moto quando a discussão começou. A criança presenciou a morte do pai.
Via Fala Piauí

Em reunião no Distar, prefeito firma parceria com o Programa AgroNordeste

 

Prefeito e secretariado do Governo de Russas visitam as instalações e conheceram o funcionamento do projeto irrigado tabuleiro de Russas. Foto: Rodrigo Torres

Na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito de Russas, Sávio Gurgel, participou de um evento realizado pela pela gerência do Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas (Distar) com o intuito de apresentar às autoridades o funcionamento, conquistas e desafios do projeto irrigado.

Na oportunidade, o Gerente Executivo do Distar, Aridiano Belk, reforçou a importância do encontro. “Fizemos uma rápida apresentação do perímetro, da grande potencialidade na fruticultura irrigada, no agronegócio da nossa região, do nosso Estado e que 70% desse projeto está dentro da cidade de Russas. Com certeza com esse trabalho em parceria com a prefeitura, nós vamos melhorar a vida dos pequenos agricultores”, comemorou.

Além da apresentação do projeto, os presentes tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Bombeamento e lotes de plantação de banana, manga, tamarindo doce, goiaba e uva.  

 

AgroNordeste

O município de Russas foi contemplado com ações do programa AgroNordeste, do  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural da região até o final de 2021. Ainda este ano, o programa deverá chegar a 30 territórios em todos a região Nordeste.

O prefeito Sávio Gurgel comemorou mais um benefício em prol dos agricultores de Russas e se comprometeu a fazer as parcerias necessárias em busca de melhorias para o setor.  “Estou hoje como prefeito de Russas, mas sou engenheiro agrônomo e sou apaixonado pelo agronegócio e vejo esse tesouro que estava hibernando. Vamos agora, juntamente com essa equipe técnica e a parceria com o Distar, em busca de recursos para fomentar a nossa economia e transformar o Tabuleiro de Russas em um dos maiores perímetros irrigados do Nordeste”, afirmou o prefeito. 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), é um dos parceiros do AgroNordeste em toda a região. O serviço ajudará a capacitar pequenos produtores, reduzindo as diferenças entre o segmento e a agricultura industrial.

“Queremos que essa atividade ganhe competitividade por meio da adoção de técnicas de produção, o aumento da produtividade, redução de custo e principalmente agregar culturas que tenham grandes mercados e gerem empregos”, explicou o analista de negócios do Sebrae, Lucídio Nunes. 

Em Russas, o Programa irá atender 120 produtores, divididos em 3 atividades: Fruticultura (60), Apicultura (30) e Ovinocaprinocultura (30). O AgroNordeste é voltado para os pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção e consiste em capacitação tecnológica e de gestão aos beneficiários.   

Também acompanharam o encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Ari Célio Mendes; o secretário de Governo de Russas, Dr. Zilzo Evangelista; a articuladora do Sebrae, Wandrey Pires; o secretário Adjunto de Governo, Francisco Martins Dantas; o coordenador de Gabinete da secretaria de Planejamento, Rafael Rocha e o Presidente da Câmara de Russas, Sargento Girleudo.

Prefeito de Russas e autoridades do município estiveram em encontro organizado pela Gerência do Distar. No momento também foi discutido parcerias para o Programa AgroNordeste. Foto: Rodrigo Torres.

Banda de Música abrirá inscrições para novos integrantes

 

Podem se inscrever crianças e jovens com idade entre 11 e 14 anos. As inscrições começarão no próximo dia 08 de fevereiro e vão até o dia 26 de março. Foto: Elle Freitas

 

A Banda de Música Maestro Orlando Leite (BMMOL) abrirá inscrições para novos integrantes. Podem se inscrever crianças e jovens com idade entre 11 e 14 anos. As inscrições começarão no próximo dia 08 de fevereiro e vão até o dia 26 de março.

Os pais e os responsáveis dos interessados em integrar a BMMOL, deverão procurar o centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, no horário das 08:00h às 12:00h, portando os seguintes documentos do aluno: 

  • Uma foto 2×3; 
  • Certidão de nascimento (original e xérox);
  • Matrícula escolar (original e xérox);
  • Comprovante de residência atual (original e xérox);
  • RG do responsável pelo aluno (original e xérox);

 

O responsável pelas inscrições é o regente auxiliar da banda e coordenador dos projetos de música da Secretaria de Cultura, Kennedy Nogueira da Costa.

As aulas terão início no dia 26 de abril, de forma remota. Os alunos terão direito a três meses de aulas teóricas, de forma remota, com a utilização da plataforma Google Meet (e a  Zoom, eventualmente). Após esse período e em caso de bom desempenho, o aluno poderá ter acesso a banda de música.

Após a inscrição dos interessados, será formado um grupo no Whatsapp, para que sejam repassadas todas as informações para pais e alunos. Sobre aulas presenciais, elas deverão ocorrer após a liberação da Secretaria de Saúde do Município.  

A Banda de Música Maestro Orlando Leite foi criada no ano de 1983, por meio da lei de número 205/8.

Banda de Música Maestro Orlando Leite (BMMOL). Foto: Elle Freitas




Prefeitura de Russas abre seleção pública para 46 vagas em todos os níveis

 

 A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, torna público o edital de seleção 01/2021, para contratação temporária de servidores públicos. As inscrições serão efetuadas nos dias 03 e 04 de fevereiro.

O processo seletivo simplificado é destinado a nomeação de servidores para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público e suprir as carências existentes na SETAS. Ao todo serão 46 vagas, sendo 10 (dez) de nível superior e 36 (trinta e seis) para fundamental e médio, distribuídos nos seguintes cargos:

Auxiliar de serviços gerais

Merendeira

Facilitador de arte

Cuidador

Auxiliar de cuidador

Motorista

Visitador

Entrevistador

Supervisor

Agente Social

Advogado

Assistente Social

Psicólogo

As inscrições serão efetuadas no período de 03 e 04 de fevereiro de 2021, das 08hs às 14hs, no Centro dos Conselhos, situado na Rua Cônego Agostinho, nº 1288, Centro – Russas – CE, CEP: 62.900-000. Não haverá pagamento de inscrição para o devido processo seletivo e cada candidato poderá concorrer a apenas 01 (um) cargo.

O resultado final do processo de seleção pública, depois de decorrido o prazo de recurso, será divulgado no dia 17 de fevereiro, no site da Prefeitura de Russas: https://russas.ce.gov.br/.

Para todas as informações, consulte o Edital:

 EDITAL SELEÇÃO


“Pode contar comigo”, diz o novo presidente do Senado a Bolsonaro

 

Pouco depois de o novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), discursar no plenário, ele já foi parabenizado em ligação pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

O Presidente Bolsonaro parabenizou-o e, de acordo com relatos, Pacheco respondeu:

“Pode contar comigo para ajudar o Brasil.”

Em mensagem no Twitter, Bolsonaro publicou foto ao lado de Pacheco e destacou que a eleição foi em cédula de papel e não através de “voto eletrônico”.



Repórter Tino Marcos deixa Rede Globo após 35 anos

 Escrito por , 

Jornalista de 58 anos anunciou a decisão pelas suas redes sociais


Legenda: 
Tino se tornou referência no jornalismo esportivo nacional
Foto: Reprodução/TV Globo

O repórter Tino Marcos anunciou sua saída da Rede Globo nesta terça-feira (2) após 35 anos na emissora. O carioca de 58 anos agradeceu pelas redes sociais. "Se alguém buscar no arquivo uma matéria do velho repórter, de qualquer época, vai encontrar sempre a expressão de um cara feliz fazendo aquilo", escreveu o jornalista.

Tino participou da cobertura de oito Copas do Mundo e de seis Olimpíadas. Em entrevista ao GloboEsporte.com, ele explicou que a decisão já era cogitada e que a pandemia ajudou a acelerar a definição.

"É uma variável decisiva nesse processo. Tornou inviável agora a gente fazer o que vinha fazendo. Não sei quando vamos voltar a ter a plenitude. E quando vamos voltar? Não sabemos como está o mundo. Tem todo um contexto. Minha filha se formando na faculdade, minha esposa se aposentado esse ano, eu perdi os meus pais. Tinha um envolvimento muito grande com eles e fiquei sem eles. A vida... 2021 está me trazendo muitas novidades. Por agora é isso aí. Viver essa pandemia, ficar em casa o máximo que eu posso. Eu tenho o privilégio de poder ficar em casa com as coisas direitinhas", explicou Tino, que viveu um período sabático nos últimos anos para cuidar da família.

Com 30 anos de experiência cobrindo a Seleção Brasileira, o momento mais marcante, de acordo com o jornalista, foi a conquista do tetracampeonato mundial em 1994, quando foi auxiliar do repórter cinematográfico da final. 

"Aquela história da volta olímpica, eu pulei, entrevistei os caras. O Galvão disse que era a consagração do repórter. O único cara que entrou em campo e entrevistou os tetracampeões, vinte e quatro anos depois. Era um negócio assim, uma catarse. Uma apoteose. Um brasileiro vivendo aquilo ali. Então, para mim, isso vai ser sempre o número 1", lembra Tino.

Prefeita de Ocara nomeia marido e irmão como secretários, e MPCE recomenda exoneração

Orientação é motivada pelo parentesco e pela ausência de qualificação técnica dos dois gestores, o que se configura nepotismo, de acordo com a instituição


Legenda: 
A prefeita de Ocara tem até dez dias para informar ao MPCE se acatará ou não o pedido, sob pena, em caso de descumprimento, de ajuizamento de Ação Civil Pública (ACP) contra a gestora por ato de improbidade administrativa
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou, nesta segunda-feira (1º), à prefeita de Ocara, Amália Lopes de Sousa, que exonere dois secretários do município. Segundo o órgão, os gestores são marido e irmão da chefe do Executivo municipal, e não têm qualificação técnica para exercerem os cargos, o que configura nepotismo.

A reportagem do Diário do Nordeste tentou contato pelos números contidos no registro de candidatura da prefeita de Ocara, mas as chamadas não foram atendidas.

De acordo com a Promotoria de Justiça do município, ficou constatado que o atual secretário de Governo da cidade, Almir Pereira de Souza, marido da prefeita, não tem nenhum curso superior ou técnico na área de gestão pública ou matéria afim.

Conforme a instituição, o atual titular da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Ocara, Francisco Márcio Moreira Lopes, irmão da prefeita, também não tem nenhum curso superior ou técnico em matéria que envolva os temas debatidos na pasta. 

Posicionamento

De acordo com a recomendação, de autoria do promotor de Justiça Antônio Forte, a prefeita tem até dez dias para informar ao MPCE se acatará ou não o pedido, sob pena, em caso de descumprimento, de ajuizamento de Ação Civil Pública (ACP) contra a gestora por ato de improbidade administrativa

"Com base no exposto, temos como desatendido um dos requisitos de validade dos atos administrativos de nomeação dos secretários: a necessária finalidade de perseguição da melhor escolha para o interesse público", ressalta o documento, reforçando que a ausência dessa finalidade afronta os princípios da impessoalidade, moralidade e, principalmente, da eficiência. 

Consequências

Na recomendação, a Promotoria de Justiça de Ocara ainda sugere que a prefeita se abstenha de nomear cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, para cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta. 

A nomeação de parentes para cargos de confiança, informou o MPCE, pode acarretar sérias consequências para o interesse público quando ocorrem três fenômenos indesejados, como:

  • O favorecimento do parente nomeado em detrimento de outras pessoas mais capacitadas;
  • O estabelecimento de um vínculo administrativo de quase absoluta confiança entre a autoridade nomeante e o beneficiário, impossibilitando o mínimo de controle dos atos públicos;
  • E a perigosa promiscuidade entre interesse público e interesses familiares. 


Russas CE; plantão policial



TABULEIRO DO NORTE

FURTO DE MOTO
Na tarde de ontem em Tabuleiro do Norte, foi registrado o furto de uma Moto CG 125 Titan, azul, 95, placa HUS-8866, até o momento a mesma não foi localizada.

QUIXERÉ

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO
Na tarde de ontem, policiais militares realizavam saturação e abordagens na localidade de Água Fria, zona rural de Quixeré, quando abordaram um veículo Parati, o qual era ocupado por 03 (três) indivíduos, sendo que um deles possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo (Art.157). O mandado é oriundo da Comarca de Russas. O mesmo foi conduzido à Delegacia para serem adotadas as devidas providências.

QUIXERÉ

PRISÃO POR ROUBO
Na tarde de ontem, foi registrado um roubo de moto na localidade de Água Fria, zona rural de Quixeré, onde indivíduos armados roubaram uma Moto Bros 150, em seguida fugiram. Após diligências os policiais militares conseguiram abordar um dos autores do roubo, conduzindo a moto roubada, o mesmo recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia em Russas para os procedimentos legais, juntamente com a moto recuperada.

LIMOEIRO DO NORTE

PRISÃO POR ROUBO
Na tarde de ontem, na localidade de Sítio Danças, zona rural de Limoeiro do Norte, policiais militares prenderem um indivíduo que vinha praticando roubos no comércio de Limoeiro do Norte. O mesmo confessou aos policiais ser o autor de vários roubos na referida cidade. O acusado foi conduzido à Delegacia juntamente com uma Moto FAN azul, que o mesmo vinha usando nos crimes.


 Fonte;

Blog; Erivando Lima


Deputado Arthur Lira é eleito presidente da Câmara

 

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito, nesta segunda-feira (1º), o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele venceu a eleição no primeiro turno com 302 votos e comandará a Casa até fevereiro de 2023.

Além de Lira, que era apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, a eleição contou ainda com os deputados Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado por Maia (DEM-RJ) e ainda por Marcel van Hattem (Novo-RS), General Peternelli (PSL-SP), André Janones (Avante-MG), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG).

Baleia foi o segundo candidato mais votado e terminou a eleição com 145 votos.

Em discurso, Arthur Lira afirmou que irá respeitar a voz de todos.

– Sei o peso e a dimensão da responsabilidade que vossas excelência acabam de me delegar (…) Quero antes agradecer e corresponder ao compromisso de me comprometer com a maior dedicação (…) Prometo respeitar como presidente as forças vivas dessa Casa Legislativa (…) Quero servir ao meu país, a essa instituição e ao povo brasileiro com a minha maior dedicação – disse.

O novo presidente da Câmara também disse que irá trabalhar em conjunto com os outros integrantes da Mesa Diretora.

– Não há um trono no plenário. Não há, portanto, um soberano. Um presidente não tem uma mesa individual, portanto o presidente trabalha ao lado dos membros da Mesa Diretora – explicou.

Lira então falou sobre a pandemia da Covid-19.

– O país vive um momento que exigirá de todos nós o que tiver a dar e contribuir. O país atravessa a mais cruel e devastadora pandemia do último século. O povo sofre com seus efeitos, e mais do que nunca precisa que os poderes da República atuem com harmonia e responsabilidade, sem abrir mão de sua independência, pois a democracia é um mosaico, em que todos os contrastes produzem, ao final, um resultado manifestado como é a nossa sociedade – apontou.

Ele defendeu ainda a vacinação, o equilíbrio nas contas públicas e como “fortalecer nossa rede de proteção social”.

– Precisamos urgentemente amparar os brasileiros que estão em estado de desespero econômico por causa da Covid-19. E temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar e vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio em nossas contas públicas. E dialogar com a sociedade e o mercado de forma transparente, para que haja uma compreensão do que é possível e não é possível fazer – destacou.

(Pleno News)



Manaus enterrou 76 vítimas da covid-19 nesta segunda-feira (1)

 

Um total de 156 sepultamentos foi registrado nos cemitérios da capital do Amazonas, nesta segunda-feira (1º). Desses, 118 foram nos espaços gerenciados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), sem nenhuma optação pelo serviço de cremação. Não houve o registro de óbito oriundo de outra cidade. Já nos cemitérios particulares, 38 enterros foram realizados.

Entre as causas das mortes do total de sepultamentos nos cemitérios públicos da capital do Amazonas, 49 foram declaradas como Covid-19, e seis casos suspeitos. Já nos espaços privados foram 27 registros de óbitos pelo novo coronavírus.

O município informa ainda que houve o registro de 19 óbitos em domicílio e que, do total de sepultamentos nos cemitérios públicos neste dia, 22 foram atendidos pelo serviço SOS Funeral, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Empresário mata esposa após discussão por comemoração da final da Libertadores

 Marido, que é corinthiano, não gostou de ver a esposa, palmeirense, celebrar conquista do rival.

Uma mulher foi assassinada a facadas na madrugada deste domingo (31) em um apartamento na Vila Mangalot, em São Paulo. A informação foi noticiada pela Record. O crime foi cometido pelo marido da vítima, após ele se irritar ao ver a esposa comemorar a conquista da Copa Libertadores pelo Palmeiras, no sábado (30).

Érica Fernandes Ceschini, de 34, era palmeirense, e estava feliz pelo título conquistado da Libertadores. Leonardo Souza Ceschini, corinthiano, não teria gostado da comemoração da mulher pela vitória do time adversário. Ele confessou o crime e contou à polícia que foi agredido com uma faca, quando tomou o objeto da mão da vítima e acabou desferindo golpes contra ela.

Érica deixa dois filhos gêmeos, de dois anos de idade.

Renê Fernandes, tio da vítima, contou que ainda está sem entender o que motivou o crime.

- Estamos abalados e sem entender o que aconteceu. Estava tudo normal no sábado. Ela estava feliz pela conquista do time, ainda não consigo acreditar que o marido tirou a vida da esposa só porque o time era rival – contou o tio.

(Esporte Ig)