terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
Vídeo mostra cabo Samuel Borges sendo morto em Teresina; Família divulga vídeo pedindo justiça
Em reunião no Distar, prefeito firma parceria com o Programa AgroNordeste
Na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito de Russas, Sávio Gurgel, participou de um evento realizado pela pela gerência do Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas (Distar) com o intuito de apresentar às autoridades o funcionamento, conquistas e desafios do projeto irrigado.
Na oportunidade, o Gerente Executivo do Distar, Aridiano Belk, reforçou a importância do encontro. “Fizemos uma rápida apresentação do perímetro, da grande potencialidade na fruticultura irrigada, no agronegócio da nossa região, do nosso Estado e que 70% desse projeto está dentro da cidade de Russas. Com certeza com esse trabalho em parceria com a prefeitura, nós vamos melhorar a vida dos pequenos agricultores”, comemorou.
Além da apresentação do projeto, os presentes tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Bombeamento e lotes de plantação de banana, manga, tamarindo doce, goiaba e uva.
AgroNordeste
O município de Russas foi contemplado com ações do programa AgroNordeste, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural da região até o final de 2021. Ainda este ano, o programa deverá chegar a 30 territórios em todos a região Nordeste.
O prefeito Sávio Gurgel comemorou mais um benefício em prol dos agricultores de Russas e se comprometeu a fazer as parcerias necessárias em busca de melhorias para o setor. “Estou hoje como prefeito de Russas, mas sou engenheiro agrônomo e sou apaixonado pelo agronegócio e vejo esse tesouro que estava hibernando. Vamos agora, juntamente com essa equipe técnica e a parceria com o Distar, em busca de recursos para fomentar a nossa economia e transformar o Tabuleiro de Russas em um dos maiores perímetros irrigados do Nordeste”, afirmou o prefeito.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), é um dos parceiros do AgroNordeste em toda a região. O serviço ajudará a capacitar pequenos produtores, reduzindo as diferenças entre o segmento e a agricultura industrial.
“Queremos que essa atividade ganhe competitividade por meio da adoção de técnicas de produção, o aumento da produtividade, redução de custo e principalmente agregar culturas que tenham grandes mercados e gerem empregos”, explicou o analista de negócios do Sebrae, Lucídio Nunes.
Em Russas, o Programa irá atender 120 produtores, divididos em 3 atividades: Fruticultura (60), Apicultura (30) e Ovinocaprinocultura (30). O AgroNordeste é voltado para os pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção e consiste em capacitação tecnológica e de gestão aos beneficiários.
Também acompanharam o encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Ari Célio Mendes; o secretário de Governo de Russas, Dr. Zilzo Evangelista; a articuladora do Sebrae, Wandrey Pires; o secretário Adjunto de Governo, Francisco Martins Dantas; o coordenador de Gabinete da secretaria de Planejamento, Rafael Rocha e o Presidente da Câmara de Russas, Sargento Girleudo.
Banda de Música abrirá inscrições para novos integrantes
A Banda de Música Maestro Orlando Leite (BMMOL) abrirá inscrições para novos integrantes. Podem se inscrever crianças e jovens com idade entre 11 e 14 anos. As inscrições começarão no próximo dia 08 de fevereiro e vão até o dia 26 de março.
Os pais e os responsáveis dos interessados em integrar a BMMOL, deverão procurar o centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, no horário das 08:00h às 12:00h, portando os seguintes documentos do aluno:
- Uma foto 2×3;
- Certidão de nascimento (original e xérox);
- Matrícula escolar (original e xérox);
- Comprovante de residência atual (original e xérox);
- RG do responsável pelo aluno (original e xérox);
O responsável pelas inscrições é o regente auxiliar da banda e coordenador dos projetos de música da Secretaria de Cultura, Kennedy Nogueira da Costa.
As aulas terão início no dia 26 de abril, de forma remota. Os alunos terão direito a três meses de aulas teóricas, de forma remota, com a utilização da plataforma Google Meet (e a Zoom, eventualmente). Após esse período e em caso de bom desempenho, o aluno poderá ter acesso a banda de música.
Após a inscrição dos interessados, será formado um grupo no Whatsapp, para que sejam repassadas todas as informações para pais e alunos. Sobre aulas presenciais, elas deverão ocorrer após a liberação da Secretaria de Saúde do Município.
A Banda de Música Maestro Orlando Leite foi criada no ano de 1983, por meio da lei de número 205/8.
Prefeitura de Russas abre seleção pública para 46 vagas em todos os níveis
A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, torna público o edital de seleção 01/2021, para contratação temporária de servidores públicos. As inscrições serão efetuadas nos dias 03 e 04 de fevereiro.
O processo seletivo simplificado é destinado a nomeação de servidores para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público e suprir as carências existentes na SETAS. Ao todo serão 46 vagas, sendo 10 (dez) de nível superior e 36 (trinta e seis) para fundamental e médio, distribuídos nos seguintes cargos:
Auxiliar de serviços gerais
Merendeira
Facilitador de arte
Cuidador
Auxiliar de cuidador
Motorista
Visitador
Entrevistador
Supervisor
Agente Social
Advogado
Assistente Social
Psicólogo
As inscrições serão efetuadas no período de 03 e 04 de fevereiro de 2021, das 08hs às 14hs, no Centro dos Conselhos, situado na Rua Cônego Agostinho, nº 1288, Centro – Russas – CE, CEP: 62.900-000. Não haverá pagamento de inscrição para o devido processo seletivo e cada candidato poderá concorrer a apenas 01 (um) cargo.
O resultado final do processo de seleção pública, depois de decorrido o prazo de recurso, será divulgado no dia 17 de fevereiro, no site da Prefeitura de Russas: https://russas.ce.gov.br/.
Para todas as informações, consulte o Edital:
“Pode contar comigo”, diz o novo presidente do Senado a Bolsonaro
Repórter Tino Marcos deixa Rede Globo após 35 anos
Escrito por Redação,
Jornalista de 58 anos anunciou a decisão pelas suas redes sociais
O repórter Tino Marcos anunciou sua saída da Rede Globo nesta terça-feira (2) após 35 anos na emissora. O carioca de 58 anos agradeceu pelas redes sociais. "Se alguém buscar no arquivo uma matéria do velho repórter, de qualquer época, vai encontrar sempre a expressão de um cara feliz fazendo aquilo", escreveu o jornalista.
Tino participou da cobertura de oito Copas do Mundo e de seis Olimpíadas. Em entrevista ao GloboEsporte.com, ele explicou que a decisão já era cogitada e que a pandemia ajudou a acelerar a definição.
"É uma variável decisiva nesse processo. Tornou inviável agora a gente fazer o que vinha fazendo. Não sei quando vamos voltar a ter a plenitude. E quando vamos voltar? Não sabemos como está o mundo. Tem todo um contexto. Minha filha se formando na faculdade, minha esposa se aposentado esse ano, eu perdi os meus pais. Tinha um envolvimento muito grande com eles e fiquei sem eles. A vida... 2021 está me trazendo muitas novidades. Por agora é isso aí. Viver essa pandemia, ficar em casa o máximo que eu posso. Eu tenho o privilégio de poder ficar em casa com as coisas direitinhas", explicou Tino, que viveu um período sabático nos últimos anos para cuidar da família.
Com 30 anos de experiência cobrindo a Seleção Brasileira, o momento mais marcante, de acordo com o jornalista, foi a conquista do tetracampeonato mundial em 1994, quando foi auxiliar do repórter cinematográfico da final.
"Aquela história da volta olímpica, eu pulei, entrevistei os caras. O Galvão disse que era a consagração do repórter. O único cara que entrou em campo e entrevistou os tetracampeões, vinte e quatro anos depois. Era um negócio assim, uma catarse. Uma apoteose. Um brasileiro vivendo aquilo ali. Então, para mim, isso vai ser sempre o número 1", lembra Tino.
Prefeita de Ocara nomeia marido e irmão como secretários, e MPCE recomenda exoneração
Orientação é motivada pelo parentesco e pela ausência de qualificação técnica dos dois gestores, o que se configura nepotismo, de acordo com a instituição
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou, nesta segunda-feira (1º), à prefeita de Ocara, Amália Lopes de Sousa, que exonere dois secretários do município. Segundo o órgão, os gestores são marido e irmão da chefe do Executivo municipal, e não têm qualificação técnica para exercerem os cargos, o que configura nepotismo.
A reportagem do Diário do Nordeste tentou contato pelos números contidos no registro de candidatura da prefeita de Ocara, mas as chamadas não foram atendidas.
De acordo com a Promotoria de Justiça do município, ficou constatado que o atual secretário de Governo da cidade, Almir Pereira de Souza, marido da prefeita, não tem nenhum curso superior ou técnico na área de gestão pública ou matéria afim.
Conforme a instituição, o atual titular da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Ocara, Francisco Márcio Moreira Lopes, irmão da prefeita, também não tem nenhum curso superior ou técnico em matéria que envolva os temas debatidos na pasta.
Posicionamento
De acordo com a recomendação, de autoria do promotor de Justiça Antônio Forte, a prefeita tem até dez dias para informar ao MPCE se acatará ou não o pedido, sob pena, em caso de descumprimento, de ajuizamento de Ação Civil Pública (ACP) contra a gestora por ato de improbidade administrativa.
"Com base no exposto, temos como desatendido um dos requisitos de validade dos atos administrativos de nomeação dos secretários: a necessária finalidade de perseguição da melhor escolha para o interesse público", ressalta o documento, reforçando que a ausência dessa finalidade afronta os princípios da impessoalidade, moralidade e, principalmente, da eficiência.
Consequências
Na recomendação, a Promotoria de Justiça de Ocara ainda sugere que a prefeita se abstenha de nomear cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, para cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta.
A nomeação de parentes para cargos de confiança, informou o MPCE, pode acarretar sérias consequências para o interesse público quando ocorrem três fenômenos indesejados, como:
- O favorecimento do parente nomeado em detrimento de outras pessoas mais capacitadas;
- O estabelecimento de um vínculo administrativo de quase absoluta confiança entre a autoridade nomeante e o beneficiário, impossibilitando o mínimo de controle dos atos públicos;
- E a perigosa promiscuidade entre interesse público e interesses familiares.
Russas CE; plantão policial
Deputado Arthur Lira é eleito presidente da Câmara
Manaus enterrou 76 vítimas da covid-19 nesta segunda-feira (1)
Empresário mata esposa após discussão por comemoração da final da Libertadores
Marido, que é corinthiano, não gostou de ver a esposa, palmeirense, celebrar conquista do rival.