-->

sábado, 3 de abril de 2021

Ministro do STF libera cultos e missas em todo o país

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques autorizou a realização de celebrações religiosas em todo o país, desde que respeitado os protocolos sanitários de combate à Covid-19. A decisão foi tomada em ação movida pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos, que alega que a suspensão dos cultos e missas viola o direito fundamental à liberdade religiosa e o princípio da laicidade estatal.

Nunes Marques determinou que, durante as celebrações religiosas, sejam adotadas medidas de distanciamento social, como ocupação de forma espaçada entre os assentos e modo alternado entre as fileiras de cadeiras e bancos. Os espaços religiosos também só poderão receber 25% da capacidade total de público.

O ministro determinou, ainda, a obrigatoriedade quanto ao uso de máscaras, a disponibilização de álcool em gel e aferição de temperatura do público enquanto perdurar a pandemia de Covid-19. Ele reforçou que tais parâmetros devem ser utilizados como "balizas mínimas de segurança".

Na sua decisão, Nunes Marques afirmou que reconhece o contexto pandêmico, mas diz que, justamente por vivermos momentos tão difíceis, "se faz necessário reconhecer a essencialidade da atividade religiosa, responsável, entre outras funções, por conferir acolhimento e conforto espiritual”, escreveu.

“Estamos em plena Semana Santa, a qual, aos cristãos de um modo geral, representa um momento de singular importância para as celebrações de suas crenças — vale ressaltar que, segundo o IBGE, mais de 80% dos brasileiros declararam-se cristãos no Censo de 2010”, complementou.

A decisão é de caráter liminar e será posteriormente avaliada em plenário.

(Gazeta do Povo)



Adauto Bezerra, ex-governador do Ceará, morre vítima da Covid-19

 

O ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, de 94 anos, morreu na madrugada deste sábado (3). O velório ocorrerá no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza. O político completaria 95 anos no próximo 3 de junho.

Segundo o ex-prefeito de Juazeiro do Norte e ex-deputado federal, Arnon Bezerra, sobrinho de Adauto, ele foi internado com Covid-19 há cerca de uma semana, no Hospital Monte Klinikum, na Capital.

Em março de 2020, o militar, empresário e ex-vice-governador do Ceará, Francisco Humberto Bezerra, irmão gêmeo de Adauto Bezerra, morreu por complicações após uma cirurgia.

“O que nos conforta, neste momento, é que ele teve uma história política de sucesso. Foi uma pessoa admirável e importante para a transformação do nosso Estado, ao lado de Virgílio Távora, César Cals, Gonzaga Mota e tantos outros que promoveram mudanças no Ceará”, disse Arnon.

O governador Camilo Santana (PT) também lamentou a perda e decretou luto oficial de três dias no Estado. "Recebi com muito pesar a notícia da morte do ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra", disse.

"Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores do ex-governador. Fica decretado luto oficial de três dias no Estado", finalizou.


REPERCUSSÃO

Também sobrinho de Adauto, o deputado federal, filho de Arnon Bezerra, Pedro Augusto Bezerra também lamentou a morte do ex-governador.

"Quero expressar aqui meu apoio, minha solidariedade e respeito aos que dividem a dor da perca deste tão importante revolucionário, que trilhou uma história marcante na política brasileira e que agora descansa", disse Pedro.

O senador Tasso Jereissati (PSDB) destacou que o legado de Adauto Bezerra "com certeza, será lembrado na história política cearense".

Para o deputado estadual Heitor Férrer (SD-CE), o "Ceará perdeu um de seus grandes líderes políticos e ilustre filho".

"Cel. Adauto teve uma vida pública pautada pela seriedade e, ao lado de seu irmão gêmeo Humberto Bezerra, fez marcante carreira política. Foi deputado estadual entre os anos de 1958-1975 e governador do estado entre os anos de 1975-1978", enumerou.

"Formou a tríade dos coronéis-governadores, com Virgílio Távora e César Cals. Também foi deputado federal de 1979-1982 e vice na chapa com o governador Gonzaga Mota", disse em publicação nas redes sociais.

"Seu legado permanecerá vivo na história do Ceará. Nossos sentimentos e solidariedade a todos os familiares e amigos neste momento de tristeza e saudade", complementou.

O senador Cid Gomes (PDT) também publicou nota de pesar: "Adauto dedicou-se à política cearense por muitos anos. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado federal e superintendente da Sudene", publicou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), também relembrou a trajetória política de Adauto.

"Recebi com pesar a notícia da morte do ex-governador e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Adauto Bezerra. Ele foi presidente da Casa por duas vezes, em 1967 e entre 1971 e 1972. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Adauto Bezerra", lamentou.

O ex-prefeito Roberto Claudio (PDT) também divulgou nota. Segundo RC, “o coronel Adauto Bezerra faz parte de uma galeria onde figuram as grandes expressões da política cearense".

"Foi um político que exerceu com liderança e competência o papel de homem público tendo, em seguida, construído uma vitoriosa carreira empresarial. Quero me associar aos sentimentos de solidariedade aos parentes e amigos”.

O deputado Guilherme Landim (PDT) disse, nas redes sociais, que Adauto Bezerra "deixa um legado importante de protagonismo para todos do Cariri e do Ceará".


BIOGRAFIA

Adauto Bezerra era natural de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Ele foi deputado estadual por três mandatos, de 1959 a 1975, até se tornar governador do Ceará, durante o regime militar (1975 e 1978), indicado pelo então presidente Ernesto Geisel.

Em 1985, foi derrotado nas urnas para o cargo de chefe do executivo estadual por Tasso Jereissati (PMDB). Cinco anos depois, assumiu o comando da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 1990.

Após a trajetória política, tornou-se banqueiro no Banco Industrial e Comercial S.A. (Bicbanco), ao lado do irmão Humberto Bezerra.

(Diário do Nordeste)
Foto Natinho Rodrigues


Fortaleza registra queda no número de novos casos do coronavírus

 

Fortaleza registrou nesta sexta-feira (2) uma queda no número de casos da Covid-19. Esta é a primeira vez que há uma redução desde o início da segunda onda da doença no Estado, em janeiro de 2021. As informações foram divulgadas no boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A redução foi 11,6% com relação as semanas entre os dias 21 de fevereiro a 6 de março e de 7 de março a 20 de março. Porém, durante o mesmo período, houve um aumento de 48,8% no número de mortes pelo coronavírus. Entretanto, os números absolutos não são divulgados por município.

A última queda no número de casos em Fortaleza havia sido registrada no dia 21 de janeiro. Na época, a segunda da doença estava ganhando força e os números foram comparados com os meses de dezembro e início de janeiro. O documento apontava para uma diminuição de 2%.


Manutenção do Lockdown

O Ceará vive a expectativa do anúncio sobre as novas medidas restritivas no estado. Na noite de ontem (1), o governador Camilo Santana (PT) informou que há uma tendência de estabilização no número de casos da doença no Estado.

O setor econômico vive a expectativa de um retorno gradual das atividades não essenciais. Porém, o chefe do Executivo afirmou que uma retomada só seria possível no caso da estabilização dos casos da Covid-19 no estado. “Vamos avaliar os números desses próximos dias para que a gente consiga tomar uma decisão com muita responsabilidade, com muita segurança, para que não haja retrocesso nesse momento”, disse.

(CN7)

Morre Agnaldo Timóteo, aos 84 anos, vítima da Covid-19

 

O cantor Agnaldo Timóteo, de 84 anos de idade, morreu neste sábado, no Rio de Janeiro, após complicações da Covid-19. O músico estava internado desde o dia 17 de março em um hospital particular na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade.

– É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido e amado Agnaldo Timóteo. Agnaldo Timóteo não resistiu às complicações decorrentes do Covid-19 e faleceu hoje às 10h45. Temos a convicção que Timóteo deu o seu melhor para vencer essa batalha e a venceu! – diz um trecho do comunicado.

A família também agradeceu pelas orações em prol do cantor.

– Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações! A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha. A Família informa que a corrente de fé, com pensamentos positivos e orações, permanecerá, em prol de um mundo melhor! #LuzTimóteo! – encerra a nota enviada à imprensa.

Durante o período em que ficou internado, o cantor chegou a apresentar pequena melhora, mas nos últimos dias seu quadro veio se agravando. No dia 27, Agnaldo precisou ser intubado, mas não resistiu.

Sem nunca ter se casado publicamente, Agnaldo Timóteo deixa três filhos.

(Pleno News)

Governo escala Forças Armadas para atuar na vacinação

 

Militares já trabalham no transporte de insumos e doses por todo o país e em áreas remotas.

O presidente Jair Bolsonaro determinou, neste sábado (3), que os militares tenham maior envolvimento na logística e na aplicação das vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

– Por determinação do presidente, que está pessoalmente empenhado, teremos apoio das Forças Armadas, seja na logística de distribuição, no corpo técnico da Saúde, ajudando estados e municípios a vacinar a população brasileira – afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segundo o médico, o assunto foi conversado entre ele, Bolsonaro e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto.

O presidente já havia comentado brevemente sobre o assunto durante uma transmissão ao vivo que fez nas redes sociais neste sábado.

– Estão à disposição para começar também a vacinar. Praticamente todos os quartéis do Brasil têm essa condição – disse Bolsonaro ao lado do novo ministro da Defesa.

Atualmente, os militares já prestam auxílio na campanha de vacinação contra o coronavírus. Uma notícia publicada pelo governo em fevereiro, por exemplo, destaca que os Comandos Conjuntos das Forças Armadas “permanecem apoiando” o transporte de equipes de saúde e a distribuição de vacinas contra a Covid nas comunidades indígenas.

Ao falar sobre o assunto, Queiroga reconheceu que essa ajuda já existe.

– Participação das Forças Armadas já existe nos programas de imunização, é só ampliar, logística, parte operacional – disse o ministro.

(Estadão)



Novo comandante do Exército se reúne com Pujol e Villas Bôas

 

Encontro foi compartilhado pelo Exército nas redes sociais.
Na noite desta quinta-feira (1º), o novo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, participou de um encontro com seus antecessores, os generais Edson Pujol e Eduardo Villas Bôas.

Uma foto do momento foi compartilhada pelo perfil oficial do Exército nas redes sociais.

– Antigo, atual e futuro Comandante do Exército de Caxias: laços inquebrantáveis de respeito, camaradagem e lealdade. Exército Brasileiro: Braço Forte – Mão Amiga – escreveu.
(Pleno News)

Morre vitima do COVID 19 prefeito de Palhano CE

Faleceu hoje dia 03/04 no Hospital de Quixeramobim, o Prefeito da cidade de Palhano-Ce, Dinho Nunes, eleito pelo PT, vitima de Covid 19.. Estava internado desde o início de março. Que Deus tenha misericórdia. Descanse em paz Dinho. Nossos sentimentos e pêsames aos familiares e amigos. 

Palhano está de Luto.

Blog; Erivando Lima




Nova remessa de vacinas da CoronaVac chega ao município de Russas

 

Neste sexta-feira (02), a Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenadoria de Imunização recebeu 3.250 doses da vacina CoronaVac contra Covid-19. Destas, 3.060 se destinam à aplicação da segunda dose do grupo prioritário já vacinado e 190 para os idosos faltosos, de 70 a 74 anos e 69 e 68 anos.

A Secretaria Municipal de Russas segue o que é indicado pelo Plano Nacional de Imunização e que, neste momento, encontra-se na fase de imunização de idosos.

A partir da próxima segunda-feira (5), as equipes de saúde da família estarão realizando as segundas doses de idosos que tomaram a CoronaVac em domicílio. Sobre os faltosos, com idade de 70 a 74 anos e 69 e 68 anos, a Coordenação de Imunização informa que as equipes farão uma busca ativa para concluir a vacinação dessas faixas etárias.