-->

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Quebradeira: Mais de 2 milhões de empresas fecharam em 2023 no Brasil

 DOMINGO, FEVEREIRO 04, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Dados de 2023 apontam aumento de 25% em relação a ano anterior.
O Mapa de Empresas do governo federal revela que, em 2023, quatro empresas foram encerradas a cada minuto no Brasil, totalizando 2.153.840 negócios extintos. Esse número representa um aumento significativo de 25,7% em comparação a 2022, quando 1.712.993 empresas encerraram suas atividades. Microempresas e empresas de pequeno porte foram as mais afetadas, com 2.049.622 e 49.631 encerramentos, respectivamente

Durante os primeiros onze meses do ano passado, 670 empresas decretaram falência, a maioria delas sendo micro e pequenos negócios. Além disso, outras 1,3 mil empresas entraram com pedidos de recuperação judicial, conforme dados da Serasa. A crise atingiu diversas empresas conhecidas, como as Lojas Americanas, que enfrentaram uma dívida acumulada superior a R$ 40 bilhões.

Por outro lado, Roraima liderou o ranking de maior percentual de empresas fechadas, com uma variação de 41,2% em relação a 2022, resultando no encerramento de 3,5 mil companhias. Maranhão, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Amazonas também apresentaram aumentos significativos nos encerramentos.

Os setores de preparação de documentos e serviços especializados, comércio varejista de vestuário e acessórios, promoção de vendas, cabeleireiros, manicure e pedicure foram os que registraram maior abertura de empresas em 2023, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento.

O Sebrae aponta que o microempreendedor individual (MEI) apresenta a maior taxa de “mortalidade” de negócios, com 29% dos empreendimentos fechados em até cinco anos, de acordo com um estudo realizado em 2020.

A matéria também destaca alguns casos emblemáticos de recuperação judicial, como o da 123Milhas, Lojas Marisa, Tok&Stok, Livraria Cultura, Grupo Petrópolis, Centauro, Oi, Tupperware e Pan Produtos Alimentícios. A crise econômica e a pandemia da Covid-19 impactaram significativamente diversas empresas, evidenciando um cenário desafiador para o setor empresarial brasileiro.

Além disso, a matéria menciona a reoneração da folha de pagamento, destacando a derrubada do veto à prorrogação da desoneração para 17 setores da economia até 2027, medida que afeta diretamente a arrecadação da União e a tributação sobre a folha de pagamento.

Fonte: R7

Revisão feita pelo governo Lula no CadÚnico tira quase 2 milhões de pessoas do Bolsa Família

 DOMINGO, FEVEREIRO 04, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

No último ano, a revisão do Cadastro Único resultou na exclusão de 1,7 milhão de famílias compostas por um único integrante, denominadas “unipessoais”, do programa Bolsa Família. A ação visa corrigir irregularidades e manter informações precisas em uma base que serve de referência para mais de 30 políticas sociais no Brasil.

Após a regularização, cerca de 400 mil dessas famílias ainda recebem o benefício como dependentes em uma família maior. O governo enfatiza que esse dado confirma que o propósito não é cortar benefícios, mas sim garantir a fidedignidade das informações no Cadastro Único.

Outro indicador mencionado para sustentar esse argumento é o número total de beneficiários, mantendo-se estável entre 55 milhões e 56 milhões de indivíduos. A explosão de famílias unipessoais no Bolsa Família foi um dos motivos para classificar a situação do Cadastro Único como uma “calamidade” durante a transição de governo.

Um ano após a força-tarefa para regularizar o cadastro, o número de famílias unipessoais no Bolsa Família reduziu para 4,15 milhões em dezembro de 2023, em comparação com o pico de 5,88 milhões em dezembro de 2022.

O processo de correção envolveu a implementação de um novo protocolo, incluindo a assinatura de um termo de responsabilidade pelo beneficiário, a digitalização de documentos e visitas domiciliares para verificar a situação de pessoas que se declaravam vivendo sozinhas.

Em 2024, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome planeja continuar a averiguação das famílias unipessoais e promover uma revisão cadastral para atualizar registros antigos, visando manter a consistência do Cadastro Único.

Além disso, está em andamento uma parceria com o Ministério da Gestão e Inovação para modernizar o Cadastro Único, tornando-o interoperável e mais eficiente. A integração com o Cadastro Nacional de Informações Sociais já foi iniciada, proporcionando atualizações automáticas de renda e economizando recursos públicos.

Com informações da Folha de S. Paulo.

ProgramaEspaço Livre as 4;30 da manhãnaRadioProgressoFM101;1.

Fones; 88 2145 0202 Zap-88 9 9648 1928

                                      ErivandoLima.