-->

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Investigação aponta 45 visitas de aliado de Renan a escritório da Petrobras

Operação Lava Jato

Polícia Federal solicitou os registros da portaria do prédio a partir de 2007 Registros de entrada e saída do edifício sede da Petrobras no Rio de Janeiro, solicitados por investigadores da Operação Lava Jato, apontam encontros de parlamentares investigados por suposta participação no esquema com o ex-diretor da petroleira Paulo Roberto Costa e outras autoridades, inclusive com a ex-presidente da estatal, Graça Foster.

A Polícia Federal solicitou os registros da portaria do prédio a partir de 2007. Não foram
verificados dados do escritório da estatal em Brasília. Os investigadores analisaram o registro de
entrada dos 39 investigados no inquérito que corre perante o Supremo Tribunal Federal (STF)
para investigar suposta formação de quadrilha.

A investigação aponta mais de 45 registros de entrada do deputado federal Aníbal Gomes
(PMDBCE).

O parlamentar é apontado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos delatores da Operação Lava Jato, como um "interlocutor" do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDBAL), no contato com a diretoria da estatal. A maioria dos encontros de Gomes foi com o próprio Paulo Roberto Costa. Gomes se reuniu também com o ex-diretor Néstor Cerveró, com o ex-gerente executivo de Comunicação Institucional da estatal Wilson Santarosa e com o ex-diretor
José Alcides Santoro.Não foram encontrados registros de entrada de Renan Calheiros no período analisado.

Depois de Aníbal Gomes, o político investigado no inquérito relativo a formação de quadrilha que
esteve mais vezes na Petrobras foi o deputado Eduardo da Fonte (PPPE), que tem 12 registros de entrada no prédio da estatal, onde esteve reunido com Paulo Roberto Costa. O parlamentar do PP também se encontrou com o ex-gerente da estatal Pedro Barusco, que já confessou ter recebido propinas em contratos da Petrobras com empreiteiras, além de ter se reunido segundo os registros com o ex-presidente da empresa José Sérgio Gabrielli e com o ex-gerente Djalma Rodrigues.

Foram contabilizados ainda no prédio da empresa dez registros de entrada do senador Ciro
Nogueira (PPPI) com visitas a Paulo Roberto, Djalma Rodrigues, Barusco e também à ex-presidente
da estatal Graça Foster. Também foram registradas dez entradas do deputado José Otávio Germano (PP). O lobista Fernando Baiano esteve cinco vezes no prédio da estatal, sendo que os investigadores destacam um encontro com Paulo Roberto Costa no qual ele estaria representando a empresa Iberbras. "É possível que se trate da empresa Iberbras Integración de Negócios Y Tecnologia S.A., citada na denuncia do MPF como uma das destinatárias dos pagamentos oriundos da offshore Piemon Investment Corp, no Banco Winterbothan, no Uruguai, de propriedade de Julio Camargo", escrevem um agente e um escrivão da PF que analisaram o material.

O senador Edison Lobão (PMDBMA) esteve no prédio como ministro de Minas e Energia duas vezes, uma com Gabrielli e outra com Graça. Mais dois senadores peemedebistas estiveram no prédio da Petrobras: Romero Jucá (RR), cinco vezes, e Valdir Raupp (RO), três vezes.

Vários parlamentares e ex-parlamentares do PP investigados frequentaram a Petrobras. O deputado do PP e ex-ministro Aguinaldo Ribeiro (PB) teve duas entradas para falar com Paulo Roberto Costa. Também foram duas vezes ao prédio da Petrobras no Rio o senador do PP Benedito de Lira (AL), o deputado do partido Jerônimo Goergen (RS) e o ex-deputado da sigla, Luiz Argôlo . O ex-deputado do PP João Pizzolatti entrou três vezes na Petrobras. 

Entraram uma vez no prédio os deputados do PP Arthur de Lira (AL); Waldir Maranhão (MA);  Luiz Fernando Faria (MG), Nelson Meurer (PR), Roberto Egídio Balestra (GO), Simão Sessim (RJ) e os ex-deputados do partido Pedro Corrêa e Pedro Henry. Também do PP, a ex-deputada Aline Corrêa tem registro de entrada na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Já os deputados Sandes Júnior (GO) e Luiz Carlos Heinze (RS) têm cadastro na sede da estatal, mas não possuem registro de entrada. Não foram encontrados registros de entrada dos demais investigados, caso, por exemplo, de
Calheiros e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari.

Diário Online

Suspeito de atirar em PM é executado em Maracanaú

Duas pessoas foram executadas na Avenida B, do Conjunto Jereissati III, em Pacatuba, na noite do último sábado. 

Conforme informações da Polícia, uma das vítimas era suspeita de ter participado em um assalto que terminou com um sargento reformado da PM baleado. O crime que deixou o militar paraplégico ocorreu na tarde de 18 de junho, no bairro Monte Castelo.

Conforme informações do perito Antoniel de Lima, da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), os disparos efetuados contra a dupla partiram de uma pistola, calibre 380. Os dois atiradores que atacaram Rafael da Silva Barbosa, 21; e Francisco Elton, 25, estavam em uma moto e fugiram sem serem identificados.

Rafael Barbosa era paraplégico, desde que se envolveu em um confronto armado e foi
lesionado. Ele foi morto na própria cadeiras de rodas. Elton respondia por dois homicídios e teria envolvimento no assalto ao PM.

Diário Online


Dilma sanciona MP do ajuste fiscal e honra acordo com grupo de Cunha

MP 668 vai garantir a anistia de multas aplicadas pela Receita Federal a igrejas evangélicas e liberar o Congresso para fazer parcerias público-privadas para construção do "parlashopping"

A presidente Dilma sancionou nesta segunda-feira(22) a medida provisória 668, honrando o acordo de não vetar dois pontos incluídos por aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDBRJ), negociado em troca de aprovação do projeto que deve ser colocado em votação nesta semana que altera a desoneração da folha de pagamento.

Publicada em edição extra do "Diário Oficial" da União, a MP 668, transformada na lei 13.137, vai garantir a anistia de multas aplicadas pela Receita Federal a igrejas evangélicas e liberar o Congresso Nacional para fazer parcerias público privadas destinada à construção do que ficou conhecido como "parlashopping".

A Receita Federal era contra a inclusão do artigo que vai permitir a anistia das multas, que, para algumas igrejas, chegam a ser de R$ 200 milhões. O Palácio do Planalto, porém, aceitou não vetar a proposta para garantir a aprovação da última medida do ajuste fiscal a
que eleva as alíquotas da contribuição previdenciária cobrada sobre faturamento de empresas.

Esta medida pode ser votada ainda nesta semana pela Câmara dos Deputados depois de o
governo aceitar que o aumento das alíquotas de quatro setores transportes, comunicações, call center e cesta básica seja menor do que de outras áreas.

A MP sancionada faz parte do ajuste fiscal lançado pelo governo Dilma neste ano para
reequilibrar as contas públicas. Ela eleva a alíquota de PIS/Cofins sobre produtos importados e também impostos sobre bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos. O governo espera arrecadar mais de R$ 1 bilhão por ano com as mudanças.

A presidente vetou, porém, outros jabutis emendas estranhas aos objetivos originais da medida provisória incluídos pelos deputados na proposta do governo. Entre eles, um também de autoria de aliados de Eduardo Cunha, que criava um programa de refinanciamento de dívidas de empresas que estão em recuperação judicial.

Outro veto atingiu proposta também ligada ao grupo do presidente da Câmara, que traria
benefícios para bancos que compraram instituições financeiras detentoras de títulos do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS). Este último veto foi motivo de divergências entre Eduardo Cunha e o ministro Joaquim Levy (Fazenda), que era contra a medida.

Foi vetado ainda a emenda incluída por parlamentares do Nordeste, que ampliava o número de municípios beneficiados pelos incentivos concedidos pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Diário Online

Ceará vence Tiradentes no sub-20 e conquista título do 2º turno

Como o Tigre conquistou o título do primeiro turno, as duas equipes irão se enfrentar novamente para decidir com ficará com título estadual


O Ceará venceu o Tiradentes por 2 a 0 e se sagrou campeão do segundo turno do Campeonato Cearense Sub-20 de 2015. Como o Tigre conquistou o título do primeiro turno, as duas equipes irão se enfrentar novamente para decidir quem ficará com o título estadual.
Os gols do Vovozinho foram marcados pelo camisa 10 do time Carlos Alberto e o capitão Raul. 
O jogo desta segunda feira foi realizado no estádio Presidente Vargas, onde deve acontecer a partida da decisão, que acontecerá no próximo final de semana. No entanto, a Federação Cearense de Futebol (FCF) ainda não definiu a data da partida.

Troféu
Este ano, a taça de campeão do Cearense Sub-20 leva o nome de Joaquim Martins Junior,
carinhosamente conhecido como Sr. Urol. O dirigente do Santa Cruz Futebol Clube foi escolhido
pela diretoria da FCF para ser homenageado, por ser um dos representantes mais antigos do futebol cearense não profissional.

Diário Online

Após briga familiar, adolescente mata o padrasto com tiro de espingarda

Ao ser apreendido, o autor do crime confessou ter matado o padrasto e disse que o vítima costumava chegar em casa embriagada e bater na mãe do adolescente.

Um desentendimento familiar terminou com a morte de um homem de 64 anos de idade, no
bairro Piçarra, em Itapajé, distante 130 quilômetros de Fortaleza, na tarde desta segunda feira (22). O crime foi praticado pelo próprio enteado da vítima, um adolescente de 14 anos de idade.
De acordo com a Polícia, o autor do crime foi capturado poucas horas após ter matado Ruberval de Sousa Gomes, depois de os dois terem uma briga, ocorrida pela manhã de hoje. Segundo o depoimento do adolescente prestado à Polícia, Roberval havia o acusado de ter roubado um pássaro, porém além disso, o jovem disse que não suportava mais ver o padrasto agredindo a mãe dele.
O crime aconteceu por volta de 12h, quando após discutirem sobro o sumiço do pássaro, o
adolescente pegou uma espingarda artesanal que era utilizada para caça e disparou contra o padrasto. Conforme a Polícia, a arma foi municiada com chumbo e pregos. A vítima foi atingida no peito e morreu no local.
A mãe do adolescente foi ouvida na delegacia e confirmou que sofria agressões do então
companheiro e que o homem era alcoólatra e chegava em casa descontrolado. 
O adolescente foi apreendido e encaminhado para a Delegacia Municipal de Itapajé

Diário Online

Ceará é o segundo do Nordeste com maior superlotação em unidades de internação

Estado só apresenta percentual inferior ao Estado do Maranhão, com 886,5%


Ceará é o segundo Estado do Nordeste com o maior percentual de superlotação nas
unidades de internação de adolescentes
em conflito com a lei. Apesar de serem ofertadas 505 vagas nos nove
estabelecimentos estaduais, eram abrigadas,
até 2014, um total de 1.229 jovens. Os dados
foram divulgados nesta segunda-feira
(22) pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
No Brasil,a superlotação existe em 16 Estados e no Distrito Federal. De acordo com o levantamento, o sistema oferece 18.072
vagas, mas abriga 21.823 internos, um deficit
de 20,75% de vagas. Ao todo, funcionam no
País 369 unidades de internação provisórias e definitivas.
Com um índice de 243,4% em superlotação,
Ceará só apresenta percentual inferior ao
Estado do Maranhão, com 886,5%. Na região
Nordeste, os dois Estados têm os quadros
mais críticos, seguidos por Paraíba (223,3%),
Pernambuco (161,5%), Bahia (140,9%) e
Sergipe (117,1%). Apenas no Rio Grande do Norte, no Piauí e Alagoas não se verifica superlotação, com índices de ocupação em 44,5%, 47,1% e 99,4%, respectivamente.
Atualmente, um adolescente que comete crime
pode ficar internado por, no máximo, três
anos. Depois, o crime não fica registrado em
seus antecedentes. Pesquisa Datafolha mostra que nove em cada dez brasileiros se dizem favoráveis a redução da idade penal. Entre os entrevistados pelo instituto na semana passada, 87% apoiam a alteração. O
percentual é exatamente o mesmo de
pesquisa de abril, o maior desde o primeiro
levantamento sobre o tema.

O estudo do Conselho do Ministério Público também mostra que há falta de vagas em todos os Estados do Centro Oeste.
Na Região Sudeste, a superlotação ocorre em São Paulo, Espírito
Santo e Minas Gerais. No Sul, no Rio Grande do Sul; enquanto na Região Norte, no Acre, Amapá e Pará.
Em São Paulo, o número de adolescentes infratores é 8% maior do que o total de vagas. São 115 estabelecimentos, com capacidade de 8.348 vagas, mas abrigando 9.070. O principal problema está no Maranhão, onde a superlotação supera os 786%. O Estado registra 52 vagas e para 461 adolescentes internados. A conclusão da pesquisa sustenta que "o cumprimento das medidas socioeducativas, especialmente as restritivas de liberdade internação e semi liberdade está muito longe do que preconiza a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo [SINASE] e o modelo do ECA". O texto justifica que fica claro que "há superlotação, poucas oportunidades de formação educacional e profissional, espaços insalubres, rebeliões nas unidades, fugas, dificuldades de
atendimentos de saúde, entre tantos outros."
Os dados constam na 2ª edição do relatório "Um Olhar Mais Atento às Unidades de Internação e de Semiliberdade para Adolescentes", atualizados pela Comissão de Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CIJ/CNMP).
As informações foram obtidas por promotores de Justiça em todo o País, nas inspeções
realizadas nos anos de 2013 e 2014, em 85,9% das unidades de internação e de semiliberdade para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. As fiscalizações pelo Ministério Público estão previstas no ECA .


Diário Online



56 milhões de brasileiros estão com contas atrasadas

Institutos que acompanham índices de indadimplência preveem que calote crescerá este ano

Inflação corroendo a renda da população, juros nas alturas aumentando as despesas financeiras de quem tem dívidas e desemprego ganhando fôlego são os motores de um novo ciclo de inadimplência que se espalha pela economia brasileira. O quadro é de aceleração nos índices de calote ao longo do ano, sem que haja no horizonte uma perspectiva de mudança nessa tendência, dizem economistas ouvidos pelo GLOBO. Pelo menos quatro instituições que acompanham com lupa os índices de inadimplência (Serasa Experian, SPC Brasil, SCPC Boa Vista e Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo - Ibevar) projetam crescimento das dívidas em atraso.
— Não há no horizonte perspectiva de se reverter o aumento da inadimplência até o fim deste ano. Até lá, ela só deve aumentar, já que a perspectiva é de elevação de juros e inflação ainda alta — diz o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian.
Pelas contas do SPC Brasil, único dos institutos que calcula o número absoluto de inadimplentes, no fim de maio havia nada menos que 56,5 milhões de CPFs negativados no país. Significa que, de cada dez brasileiros, quatro têm alguma conta pendente. O SPC Brasil considera a inadimplência a partir do primeiro dia de atraso.

SÓ EM MAIO, MAIS 2 MILHÕES DE DEVEDORES
De acordo com o instituto, a alta da inadimplência em maio foi a maior desde agosto de 2014: o número de consumidores com contas atrasadas subiu 4,79% em relação ao mesmo mês do ano passado. O movimento foi puxado pelos devedores que têm entre 90 e 181 dias de atraso, o que indica que eles contraíram essas dívidas no Natal e no início de 2015. De lá até agora, a lista de inadimplentes ganhou mais dois milhões de pessoas. O SPC Brasil não tem uma série histórica, pois os números absolutos começaram a ser computados no fim de 2014.
— É um número elevado de inadimplentes. Nosso levantamento engloba a população com idade entre 18 e 95 anos e inclui de dívidas pequenas ( R$ 20 ou R$ 30, como uma conta de água, por exemplo) a valores mais elevados, como cartão de crédito. Significa que 38,6% da população tem algum tipo de débito atrasado — afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Ela acredita que o fluxo de inadimplentes deve acelerar nos próximos dois meses e desacelerar um pouco — mas ainda na casa de 3% ou 4% — no segundo semestre:
— Isso por causa da base menor de oferta de crédito e da economia estagnada. Mas a tendência é de alta para o número de inadimplentes este ano.


NÃO É CONSUMO, É CONJUNTURA
Os dados do Banco Central (BC) mostram que a inadimplência de pessoas físicas, considerando recursos livres (exclui crédito imobiliário e rural), estava em 5,3% em abril (última informação disponível). O BC mensura o montantes de dívidas atrasadas em relação ao total de crédito ofertado. Na ponta do lápis, implica dizer que, dos cerca de R$ 800 bilhões em empréstimos tomados pelas famílias nos bancos, ao menos R$ 40 bilhões estão com atraso de mais de 90 dias. O economista Rodrigo Baggi, especialista em crédito da consultoria Tendências, diz que essa parcela deve avançar a 5,7% até dezembro:
— Ainda estamos longe do pico da inadimplência registrado em 2009, ano pós-crise internacional, quando a economia parou e o calote chegou a 7,9%, ou de 2012, quando bateu 7,2%. Mas mesmo assim, a tendência é de alta até o fim do ano.
Quando se abrem os dados do BC, por modalidade de crédito, os números são mais robustos. No rotativo do cartão de crédito, por exemplo, segmento que tem os juros mais altos do mercado (347% ao ano, segundo o BC), a inadimplência acima de 90 dias estava em 34,7% em abril frente aos 32,2% do mesmo mês do ano passado. No cheque especial, com juro anual de 226% ao ano, o calote subiu de 11,9% em abril do ano passado para 13,4% este ano, também considerando o prazo de 90 dias.
É um problema que Adriana Alves dos Santos, de 32 anos, moradora da Zona Leste de São Paulo, conhece de perto. Ela entrou na lista dos inadimplentes depois de se enroscar em dívidas com o cartão de crédito e o cheque especial. No cartão, por causa dos juros altos, R$ 500 se transformam numa dívida de R$ 2,2 mil em um ano. No cheque especial, os mesmos R$ 500 viraram R$ 1,63 mil em 12 meses. Ela usou o dinheiro, atrasou o pagamento por quase cinco anos e hoje tem um papagaio de R$ 10 mil, valor impagável para ela.
— Tinha saído do emprego e acabei usando os limites do cheque especial e o rotativo do cartão. Fiquei inadimplente e agora estou tentando negociar com o banco só o pagamento do principal da dívida — diz ela, que hoje trabalha como atendente de telemarketing, com salário de R$ 1 mil mensais.
Em 2012, lembra Flavio Calife, economista-chefe da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), empresa que oferece entre outros serviços a consulta à situação do CPF dos consumidores, a inadimplência cresceu num cenário diferente. Havia uma superoferta de crédito e as pessoas se endividaram demais. Por exemplo, comprava-se carro em até 60 meses, com taxa zero de juros.
— Foi uma inadimplência decorrente do excesso de consumo. Agora, os bancos ficaram muito mais restritivos e a origem do calote é diferente: a inflação reduz o poder de compra; os juros altos aumentam as despesas financeiras e há o crescimento do desemprego. É uma inadimplência causada pela conjuntura econômica — diz Calife.
O Boa Vista considera inadimplente que tem o CPF negativado na sua base de dados, seja num prazo de dez dias ou por mais de três meses. Contabiliza que as dívidas em atraso cresceram 3,1% entre maio de 2014 e o mesmo mês deste ano. Para Calife, a tendência é de que os atrasos continuem crescendo ao ritmo de 3% ao mês até o fim do ano. Segundo o Boa Vista, há menos gente quitando dívidas. Na comparação com maio do ano passado, o número de consumidores que pagou débitos e saiu a da listas da inadimplência caiu 9,7%.

O Globo

Gasto de brasileiros no exterior é o mais baixo para maio em cinco anos

No mês passado, despesas no exterior somaram US$ 1,41 bilhão. Em maio, dólar subiu 5,78% e, na parcial do ano, avançou quase 20%.


Os gastos de brasileiros no exterior continuaram recuando em maio, quando somaram US$ 1,41 bilhão, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (22). Trata-se do menor valor para meses de maio desde 2010, quando totalizaram US$ 1,15 bilhão.

A queda de despesas no exterior acontece em um ano no qual o dólar tem registrado alta. No mês passado, a moeda norte-americana subiu 5,78%, para R$ 3,18. Na parcial dos cinco primeiros meses de 2015, o dólar teve alta de quase 20%.
O dólar mais alto encarece as passagens e os hotéis cotados em moeda estrangeira, além dos produtos comprados lá fora. A valorização da moeda norte-americana também encarece os gastos com cartões de crédito e débito no exterior – que sofrem a incidência, ainda, do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38%.
Ao mesmo tempo, outros fatores também têm diminuído a renda das famílias, como a alta da inflação e de tributos, como aqueles sobre gasolina, empréstimos, cosméticos e bebidas, por exemplo. O nível de endividamento das famílias está elevado neste ano. Em abril, o endividamento das famílias atingiu 46,3%, o maior percentual desde o início da pesquisa.
“Nas despesas com viagens no exterior, houve uma reversão. Essa despesa vinha crescendo [nos últimos anos]. É um item muito sensível à taxa de câmbio. Acredito que isso esteja impactando nesse ano os fluxos. Claro que o menor nível de atividade econômica também contribui nesse sentido. Mas fundamentalmente o encarecimento do dólar se refletiu nessa conta nesse ano”, avaliou o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel.
Acumulado do ano
Nos cinco primeiros meses deste ano, ainda segundo informações da autoridade monetária, as despesas de brasileiros no exterior somaram US$ 8,29 bilhões. Com isso, registraram queda de 20,6% frente ao mesmo período do ano passado (US$ 10,44 bilhões). De acordo com o Banco Central, os gastos de brasileiros no exterior são os menores, para o período de janeiro a maio de um ano, desde 2011 - quando somaram US$ 5,72 bilhões.
Histórico de gastos
Em 2014, os gastos de brasileiros no exterior somaram US$ 25,6 bilhões – recorde para um ano fechado. No ano anterior, haviam somado US$ 24,98 bilhões, contra US$ 22,2 bilhões em 2013. Em 2011, as despesas dos nossos turistas lá fora haviam totalizado US$ 21,2 bilhões.
Até 1994, quando foi criado o Plano Real para conter a hiperinflação no país, os gastos de brasileiros no exterior não tinham atingido a barreira dos US$ 2 bilhões. Mas, naquele ano, quando o real foi ao equiparado ao dólar, as despesas somaram US$ 2,23 bilhões. Entre 1996 e 1998, elas oscilaram entre US$ 4 bilhões e US$ 5,7 bilhões.
Com a maxidesvalorização cambial de 1999 e o dólar ultrapassando R$ 3 em um primeiro momento, as despesas lá fora também ficaram mais caras. Os gastos voltaram a recuar e ficaram, naquele ano, próximo de US$ 3 bilhões.

G1

PM prende suspeito e apreende dois jovens por praticar assaltos no Ceará

Grupo era formado por um homem de 36 anos e dois adolescentes. Com eles a polícia encontrou aparelhos celulares e armas.



A Polícia Militar prendeu no início da noite deste domingo (21), três homens suspeitos de praticar vários roubos na Região do Cariri. A prisão ocorreu no município de Barbalha, a 576 Km de Fortaleza. De acordo com a polícia, o grupo era formado por um homem de 36 anos e dois adolescentes.
A polícia disse que pouco tempo antes de serem capturados em Barbalha, eles haviam feito uma série de assaltos no Crato.
Com eles a polícia encontrou aparelhos celulares e armas. Os três foram encaminhados à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.
G1

MEC divulga resultado da primeira chamada de aprovados no Prouni

Programa oferece 116.004 bolsas de estudos em instituições particulares. Prazo para comprovar informações da inscrição vai até o dia 29 de junho.



O Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (22) a lista dos aprovados em primeira chamada da edição do segundo semestre de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado está disponível no site do Prouni.
A segunda chamada sairá em 6 de julho. Os candidatos devem fazer a consulta do resultado nosite do programa.
O estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para checar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição de 22 a 29 de junho na primeira chamada e de 6 a 10 de julho na segunda chamada.
O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos.
Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.  As inscrições  deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.
G1

Peritos vão analisar incêndio que desturiu duas lojas em Quixadá

Incêndio ocorreu na manhã de domingo, no Centro.Ninguém ficou ferido.



Um incêndio atingiu pelo menos duas lojas no Centro de Quixadá,  a 167 km de Fortaleza, na manhã de domingo (21). Segundo informações da Delegacia Regional na cidade, não há feridos, mas há suspeitas de que o fogo tenha sido iniciado de forma criminosa.
Segundo a Polícia Civil, o fogo começou por volta de 5h30, em uma loja de material elétrico e hidráulico, e acabou se espalhando para uma loja vizinha. As chamas só foram controladas por volta de 13h.
Ainda conforme a polícia, não há informações sobre feridos. Pelo menos quatros carros do Corpo de Bombeiros trabalhram para tentar debelar as chamas, mas o fogo era intenso. Reforços de Quixeramobim, Pacajus e Fortaleza  foram solicitados.
As causas do incêndio ainda serão investigadas. Uma equipe vai periciar o local na manhã desta segunda-feira (22). Além da suspeita de crime, há ainda a possibilidade de um problema elétrico ter sido o causador.
G1

Documentos apontam relação de Lula com empreiteiros presos

A operação Lava Jato teve acesso a documentos que apontam a relação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com executivos das maiores empreiteiras do país.

Segundo as informações publicadas na Folha de São Paulo, Lula era chamado de "Brahma" pelos diretores da OAS. Ele era responsável por defender, em viagens patrocinadas por empresários, seus interesses no exterior. Lula teria sugerido, em junho de 2013, ao presidente do Peru, Ollanta Humala, que firmasse aliança com o empresariado.
O ex-presidente chegou a afirmar, à frente de uma delegação de 400 executivos, que "não se deve ter vergonha" se há interesse financeiro. Porque "todo mundo que é empresário precisa ganhar dinheiro". A publicação conta que, do Peru, a delegação -- com executivos da OAS, Camargo Corrêa, Odebrecht e Andrade Gutierrez, além de empresas do porte da Embraer e Eletrobras -- viajou também à Colômbia e ao Equador.
Após cinco meses, Lula fez nova viagem sob patrocínio empresarial. Segundo informações obtidas em conversas por mensagens de texto capturadas em celulares de executivos da OAS, a empreiteira não só deixou um avião à disposição do ex-presidente para que viajasse ao Chile, em novembro de 2013, como ajudou a definir sua agenda em Santiago.
Em um dos diálogos, o então presidente da OAS, Léo Pinheiro, chamava Lula pelo apelido de "Brahma" e discutia o roteiro com o executivo da empreiteira Cesar Uzeda.
"A agenda nem de longe produz os efeitos das anteriores do governo do Brahma, no entanto acho que ajuda a lubrificar as relações. (A senhora [Dilma] não leva jeito, discurso fraco, confuso e desarticulado, falta carisma)", escreveu Uzeda.
Pinheiro escreve: "O Brahma quer fazer a palestra dia 24/25 ou 26/11 em Santiago. Seria uma mesa redonda para 20 a 30 pessoas. Quem poderíamos convidar e onde?"
A publicação refere que as mensagens indicam que a agenda de Lula no Chile foi fechada com Clara Ant, ex-assessora da Presidência e diretora do Instituto Lula. No dia 25 de novembro, véspera da viagem, Uzeda sugere "checar com Paulo Okamotto se é conveniente irmos no mesmo avião".
A Folha revelou, em 2013, que em 2011, numa viagem à Guiné Equatorial, como representante do governo Dilma, Lula colocou entre os integrantes de sua delegação oficial Alexandrino Alencar, executivo da Odebrecht preso na sexta (19).
MSN

CBF desiste de recorrer junto à Conmebol, e Neymar está fora da Copa América

A Copa América 2015 acabou de vez para o atacante Neymar. Em nota divulgada pela CBF no início desta segunda-feira, foi anunciada a decisão de não recorrer da suspensão de quatro partidas imposta ao jogador, pelos episódios ocorridos ao final da partida contra a Colômbia, na última quarta-feira.
Até então, esperava-se que a entidade entrasse com um recurso para reduzir a pena para três partidas, o que o deixaria em condições de voltar a campo para uma eventual decisão da Copa, no dia 4 de julho. O prazo final para a CBF apresentar sua defesa, caso assim desejasse, seria nesta terça-feira, dia 23.

No entanto, a Confederação anunciou que, em decisão conjunta entre a comissão técnica de Dunga e o jogador, que acataria com a pena aplicada pela Conmebol, esperando que o órgão máximo do futebol sul-americano utilizasse o mesmo rigor adotado com Neymar em todas as suas competições a partir de agora.
Capitão do Brasil até então, Neymar esteve no Monumental David Arellano hoje para assistir à vitória da Seleção sobre a Venezuela, que classificou o Brasil em primeiro no Grupo C da Copa. Os jogadores até torciam por sua permanência com o grupo, embora Dunga não preferisse poupar o jogador, liberando-o antes.
Ele deixará a delegação já nesta segunda-feira, conforme informado na mesma nota.
Confira na íntegra:
Em reunião realizada na noite deste domingo entre Neymar e a comissão técnica, ficou decidido que a CBF acatará a decisão da Conmebol, que suspendeu o jogador por quatro partidas, o que o deixa fora da Copa América.
A comissão técnica e o jogador esperam que o mesmo rigor com que a Commebol puniu Neymar seja adotado em todas as competições organizadas pela entidade.
Por fim, a comissão técnica da Seleção Brasileira lamenta o fato da perda de mais um jogador importante para a disputa desta competição.
Neymar deixa a delegação que está concentrada no Hotel Sheraton, em Santiago, nesta segunda-feira.
MSN/Esportes

Datafolha: Aprovação do governo Dilma cai para 10%


A presidente Dilma Rousseff chega ao final do primeiro semestre avaliada como ruim ou péssima por 65% do eleitorado, um novo recorde na série do Datafolha desde janeiro de 2011, início de seu primeiro mandato. O resultado da pesquisa realizada na quarta (17) e na quinta (18), foi publicado nesse sábado, 20, na coluna Poder (Folha de S. Paulo).
A publicação expõe que no histórico de pesquisas nacionais de avaliação presidencial do instituto, essa taxa de reprovação só não é pior que os 68% de ruim e péssimo alcançados pelo ex-­presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992, poucos dias antes de seu impeachment.
Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, trata-­se praticamente de um empate. No levantamento o Datafolha apurou que apenas 10% dos brasileiros classificam o governo da petista como bom ou ótimo. Essa taxa —só comparável às dos momentos mais críticos de Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso— equivale a um terço da pior marca de Dilma em seu primeiro mandato, os 30% pós ­junho de 2013, quando uma onda de grandes protestos espalhou­-se pelo país.
Em relação à pesquisa de abril, a reprovação de Dilma subiu cinco pontos; a aprovação oscilou três para baixo. A atual taxa de aprovação da presidente é baixa, e em patamares muito parecidos, entre eleitores de diferentes níveis de renda. No grupo dos mais pobres, os que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos, 11% a aprovam, 62% a reprovam.
No segmento dos mais ricos (acima de 10 salários), 12% a aprovam, 66% a reprovam. Tendências parecidas ocorrem nos recortes por sexo, idade e escolaridade. Algum contraste pode ser observado na aprovação por região. No Sudeste, a área mais populosa, só 7% aprovam a presidente. No Nordeste, 14%. Já a reprovação nos nove Estados nordestinos, área onde Dilma obteve enorme vantagem de votos na eleição de 2014, é de 58%.
Ceará Agora


Datafolha: 87% dos brasileiros querem redução da maioridade penal

Se ouvirem as vozes das ruas, os deputados federais e senadores aprovarão a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal. O recado dirigido aos parlamentares está em uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (22/06) que mostra a preferência de 87% dos brasileiros pela redução da maioridade penal.

O percentual de brasileiros favoráveis à penas mais pesadas para menores autores de crimes é o mesmo apurado pelo Datafolha no mês de abril. A pesquisa revela, ainda, que 11% dos entrevistados se opõem às mudanças, enquanto 1% se mostra indiferente ao tema e 1% não soube responder.
O endurecimento de penas para adolescentes que cometam crimes, de acordo com 73% dos entrevistados, deve ser imposto para qualquer tipo de crime. Segundo o Datafolha, entre os 27% que apoiam a redução somente para determinados casos, porém, cresceu a defesa de alteração na lei para alguns tipos de crimes violentos.
Os dados apontam que, em abril, 41% queriam a redução para casos de estupro. Agora são 53%. Para os casos de sequestro, cresceu de 14% para 24%, assim como para homicídio, que passou de 75% para 80%. O Instituto Datafolha ouviu, na semana passada, 2.840 pessoas em 174 municípios do país e a pesquisa tem uma margem de erro da pesquisa de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em termos de regiões, o Nordeste, segundo o Datafolha, teve a maior aprovação proporcional da redução da maioridade penal, com 89% dos questionados a favor. Já a região Centro-Oeste apresentou a maior reprovação, com 15% das respostas contrárias à mudança na idade.
A defesa da alteração na idade penal cai conforme o aumento da escolaridade. Entre os entrevistados apenas com ensino fundamental, por exemplo, o apoio é de 90%. Na fatia com curso superior, 78% defende uma mudança. Os mais ricos também tendem a ser menos favoráveis à redução que os mais pobres.
Naqueles com família cuja renda mensal é de até cinco salários mínimos, 88% disseram ser a favor da redução, número que recua para 81% entre aqueles com renda de mais de dez salários mínimos.
A discussão sobre a redução da maioridade penal teve, na semana passada, aprovação de um texto em uma comissão especial que prevê a mudança somente para casos de crimes violentos. O texto é resultado de acordo entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o PSDB. O PT e a presidente Dilma Rousseff são contra a diminuição.
O projeto agora será analisado no plenário da Casa. Se aprovado em duas votações, seguirá para o Senado. Como a mudança mexe no texto da Constituição Federal, se aprovado, será promulgado sem a necessidade de passar pela Presidência da República.
Ceará Agora

OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE DOMINGO PARA SEGUNDA NO VALE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS E REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 21 PARA O DIA 22 DE JUNHO DE 2015 




CONDUÇÃO DE VEÍCULO IRREGULAR EM RUSSAS
Ontem, por volta das 10h00, na Vila São José, em frente ao nº 1012, em Russas-CE, após uma abordagem policial foi conduzida a motoneta Honda Biz C 125 ES de cor bege, ano 2010, placa NUX 8767, com débito de licenciamento, que era conduzida por JOSÉ MAURI PEREIRA DA SILVA, nascido aos 23.05.1981, natural de Jaguaruana, filho de José Almir Pereira e Maria de Fátima Pereira, residente na Travessa Gonçalves, s/nº, nesta cidade. Os policiais realizaram a abordagem e conduziram o veículo ao pátio interno do 1ºBPM, de onde posteriormente será encaminhado ao DETRAN para as devidas providências.

PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM JAGUARUANA
Ontem, por volta das 01h40min, no Assentamento Bela Vista, zona rural de Jaguaruana-CE, em frente ao “CLUBE DO FRANCISCO”, após uma abordagem policial, foram presos: JOSÉ ADAILSON DE ALMEIDA, nascido aos 02.11.1988, natural de Jaguaruana, sem profissão definida, filho de Francisco Francilio de Almeida e Maria Hosana de Almeida, e FRANCISCO RENATO DO NASCIMENTO, nascido aos 08.11.1989, natural de Jaguaruana, sem profissão definida, filho de Maria Lúcia do Nascimento, ambos residentes na localidade de Lagoa Vermelha, zona rural de Jaguaruana, em virtude dos mesmos se encontrarem com um revólver da marca Rossi, calibre 38, com a numeração raspada, capacidade para 05(cinco) tiros, com 01(uma) cápsula deflagrada e 01(uma) intacta. Os policiais realizavam rondas ostensivas e perceberam quando os infratores ao notarem a aproximação da polícia passaram a se comportarem de forma suspeita e perceberam também quando Adailson entregou algo para Renato, que por sua vez jogou embaixo de um veículo e ao verificarem do que se tratava, encontraram a referida arma. Diante dos fatos a referida composição conduziu os infratores e a arma apreendida a DRPC de Russas para os devidos procedimentos.

PRISÃO POR INFRAÇÃO A LEI MARIA DA PENHA EM RUSSAS
Ontem, por volta das 10h30min, na Travessa José Nogueira Félix, nº 25, no Conjunto Gerardo Matoso, em Russas-CE, foi preso NAYTHON SILVA PEREIRA, nascido aos 21.01.1988, natural de Fortaleza, filho de Francisco Josueno Pereira e Maria Deuzanira da Silva, residente no endereço acima citado, em virtude quebrar vários utensílios da residência de sua mãe, com quem o mesmo reside, além de agredir fisicamente sua esposa JOELMA KEZIA NUNES BANDEIRA, nascida aos 18.11.1988, natural de Russas, filha de José Josenir Bandeira e Maria de Fátima Nunes Bandeira, como também a menor de idade A B B S, nascida aos 10.08.2007, natural de Fortaleza, filha do casal, ambas residente na Rua José Matoso Sobrinho, nº 121, no Conjunto Gerardo Matoso, nesta cidade. Os Policiais atenderam a ocorrência e conduziram as partes a DRPC para os devidos procedimentos.

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA LESIONADA EM RUSSAS
Ontem, por volta das 19h00, na BR 116, KM 171, no Jardim de São José II, zona rural de Russas-CE, foi vítima de acidente de trânsito FRANCISCO LUIZ DA SILVA MOREIRA, nascido aos 27/09/1971, natural de Morada Nova-CE, casado, segurança, filho de José da Silva Moreira e Angelina Maria da Conceição, residente na Rua Joaquim Xavier de Freitas, 624, Jardim de São José, zona rural de Russas-CE, quando trafegava em uma motocicleta HONDA/CG 125 FAN, de cor preta, de placa HYT 7406, perdeu o controle da motocicleta e indo ao solo. Os Policiais, Patrulheiros Rodoviários e SAMU, compareceram ao local, e foram tomadas as medidas cabíveis por parte dos Patrulheiros Rodoviários e o SAMU socorreu a vítima com uma fratura no pulso, um dos dedos da mão decepado e uma parte da pele da perna arrancada.

ARROMBAMENTO A RESIDÊNCIA SEGUIDO DE FURTO EM RUSSAS
Ontem, por volta das 21h00, na Rua Antônio Gonçalves Ferreira, 2862, FABIANA NASCIMENTO DA SILVA, casada, natural de Russas-CE, filha de Cristóvão Bandeira Paiva e Fabiana Nascimento da Silva, residente no endereço acima, ao adentrar em sua residência, percebeu a porta da cozinha arrombada. Os Policiais atenderam a ocorrência e a vítima repassou para os PPMM que foi furtado um vidro de perfume, um aparelho de celular e tablet (mais dados não informado), sendo orientado a vítima prestar BO.

PRISÃO POR FURTO EM BEBERIBE
Visando combater irregularidades no trânsito a fim de inibir a ação de delinquentes que se utilizam de veículos do tipo motocicletas para o cometimento de crimes hediondos, tais como, tráfico de drogas e homicídios, o Comandante do PPM de Beberibe, vem desencadeando várias ações policiais, e ontem às 09h30min, foram realizadas diversas incursões com a viatura do RONDA, que atendeu a uma ocorrência de furto à residência, onde a vítima de nome Thiago Oliveira dos Santos, filho de Cláudia Maria Fernandes de Oliveira, residente na rua Cel. Biá nº 684, teve o seu “Iphone 5S”, de cor BRANCA subtraído de sua residência, onde a vítima iria fazer um churrasco e havia contratado o acusado  de nome Francisco Elenildo Eleutério Virgínio, nascido em 24/12/1977, natural de Cascavel, filho de Maria Eleutério Virgínio e Francisco Virgínio da Silva, residente na rua Maria Edilma Bezerra da Silva, nº 09, Sítio Lucas. Que a vítima, entrou em contato com a referida composição policial, repassou o ocorrido e também o nome do suspeito. De imediato houve o deslocamento para o endereço informado e foi feita a abordagem, onde o acusado não esboçou reação, confessando o crime. Ao acusado foi dado voz de prisão, o aparelho foi recuperado, a fração PM entrou em contato com a vítima, e toda a ocorrência e o objeto do furto foi levado à DPC de Aracati para conhecimento da Autoridade Policial, e realização dos procedimentos legais cabíveis.

PRISÃO POR INFRAÇÃO A LEI MARIA DA PENHA EM ARACATI
Ontem, por volta das 12h00min , se encontrava de serviço a equipe do RAIO que recebeu via 190 uma denúncia anônima que se encontrava na Rua São Judas Tadeu Nº 766 uma pessoa que  estaria quebrando as coisas dentro de casa  e tentado agredir  sua mãe e ameaçando, o acusado de nome Aldenir de Lima data de nascimento 21/03/83 filho Maria de Lourdes de Lima e de pai não declarado, morador na Rua São Judas Tadeu, Nº 766 natural de Aracati/CE, e o mesmo teria ameaçado a vítima sua mãe de nome Maria de Lourdes de Lima filha de Raimundo Amâncio de Lima e de Maria Vieira de Lima, moradora na rua São Judas Tadeu Nº 766, Natural Aracati/CE, que foi feita a averiguação no local do ocorrido e o raio pediu apoio da Polícia Militar para a condução do mesmo para os devidos procedimentos cabíveis  na DPC de Aracati/CE que o  mesmo foi enquadrado no ART.147 E ART. 7 INS. II por Maria da Penha.

PRISÃO POR RECEPTAÇÃO (VEÍCULO COM QUEIXA DE ROUBO RECUPERADO) E POSSE DE ARMA BRANCA EM ARACATI
Ontem, por volta das 21h00, durante patrulhamento de rotina realizado pela VTR 02 da Guarda Municipal de Aracati, onde ao passar pela Rua Duque de Caxias, em frente à Igreja Evangélica “Bom Retiro”, Aracati/CE, os mesmos avistaram o veículo tipo Honda Biz 100, de cor vermelha, placa HWD-3575, onde a mesma trafegava com a “placa virada”, em atitude suspeita, que após ser realizada a abordagem, foi encontrado com o condutor, a pessoa de Claudecir Carneiro da Silva, 35 anos (segundo o mesmo), filho de Valderi Barbosa da Silva e Fátima Maria Carneiro da Silva, residente na Rua “A”, Nº 39, Bairro Tabajara, Aracati, 01 Faca, que diante de tal fato foi solicitado apoio da Polícia Militar para fazer a condução até a DPC. Adianto que na DPC, após consulta, foi constatado que contra a citada Motocicleta havia queixa de roubo, que neste momento o mesmo foi autuado nos Artigos 180 (Receptação) do CPB e 19 da Lei de Contravenções.

AGRESSÃO A MENOR EM LIMOEIRO DO NORTE
Ontem, por volta das 22h00, populares ligaram para o 190, informando que havia uma mulher sendo agredida na Rua Manuel Luiz de Freitas, altura do Nº 2673, após tomar conhecimento do fato a equipe da Polícia Militar compareceu ao local e localizou a pessoa agredida, pois trata-se da menor identificada por D K P M, 15 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, solteira, vendedora, filha de Maria da Conceição Pereira. Residente no local da agressão, a mesma informou, que o seu agressor, trata-se de um ex-namorado, um comerciante conhecido por Chico Louro, únicas informações passadas pela vítima, o qual após a agressão evadiu-se do local em uma Hillux de cor prata e deixou a mesma machucada, pois ela estava com hematomas na cabeça e no tórax, foi socorrida pela equipe de policiais militares que atendeu a ocorrência, para o hospital Regional desta urbe, onde encontra-se passando por avaliação médica, o agressor informado por ela não foi localizado até o momento, foi orientado a mesma a realizar boletim de ocorrência, para que seja adotada as providências cabíveis. foi levado à DPC de Aracati para conhecimento da Autoridade Policial, e realização dos procedimentos legais cabíveis.

1º BPM