-->

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Governo baixa para 0,9% previsão de alta do PIB, pior resultado em 5 anos

Após a retração da economia brasileira no primeiro e segundo trimestres deste ano, o que configura um quadro de "recessão técnica", o governo revisou novamente para baixo a sua estimativa de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2014.

Segundo o relatório de receitas e despesas do orçamento federal do quarto trimestre, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Ministério do Planejamento, a expectativa oficial do governo para a expansão do PIB neste ano foi reduzida de 1,8% para 0,9%.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e serve para medir a evolução da economia. Em 2013, a economia cresceu 2,5%.
Se a alta de 0,9% for confirmada para todo este ano, será o pior resultado desde 2009 - quando foi registrada uma contração de 0,33% no PIB brasileiro. Naquele momento, a economia brasileira sentia mais fortemente os efeitos da crise financeira internacional.
A redução na estimativa oficial do governo para o crescimento da economia já era esperada, uma vez que o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia antecipado que isso aconteceria. “Teremos que revisar para baixo a expectativa no relatório de setembro”, disse ele, em julho.
Mercado financeiro e BC
Mesmo com a queda na previsão do governo, ela ainda está bem acima do que acredita do mercado financeiro. Segundo pesquisa conduzida pelo Banco Central na semana passada com mais de 100 instituições financeiras, a previsão dos analistas dos bancos para o PIB de 2014 está em apenas 0,3% de alta.
Para o BC, a economia deverá crescer 1,6% em 2014, mas este valor também deverá ser revisto para baixo na próxima semana - quando sai o relatório de inflação do terceiro trimestre de 2014.
'Dança da cordinha'
Em abril do ano passado, quando divulgou a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014, o governo previu, oficialmente, um crescimento de 4,5% para o PIB deste ano.
Na proposta de orçamento deste ano, enviada pelo Executivo ao Congresso em agosto de 2013, a previsão de alta já havia caído para 4% de alta. O Congresso Nacional, por sua vez, revisou a estimativa de crescimento de 2014 para 3,8%.
Em fevereiro deste ano, quando foi anunciado o corte de R$ 44 bilhões no orçamento, aprevisão do governo para a expansão do PIB em 2014 caiu para 2,5% e, em julho, recuou novamente, desta vez para 1,8% - passando para 0,9% agora em setembro.
As constantes revisões para baixo do mercado e do governo levaram o jornal "Financial Times" a comparar o movimento com a brincadeira da "dança da cordinha", em que em que é preciso passar sob uma corda, que fica mais baixa a cada rodada.
Inflação
Ao mesmo tempo em que baixou sua estimativa de crescimento econômico para 2014, o governo federal manteve em 6,20% sua expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - considerada a inflação oficial do país. Em 2013, a inflação ficou em 5,91%.
Mesmo assim, o valor estimado pelo governo federal para a inflação em 2014 segue abaixo da expectativa do mercado financeiro, que foi captada pelo Banco Central na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para os economistas, o IPCA deste ano deve ficar em 6,30%.
Segundo esse sistema, a meta central tanto para 2014 como para 2015 é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida.
FONTE: G1

Cid Gomes anuncia que vai se licenciar do governo do Ceará


O governador do Estado, Cid Gomes(Pros), anunciou, nesta segunda-feira, 22, que vai se licenciar do cargo para se dedicar à campanha do seu candidato à sucessão, Camilo Santana (PT) e do candidato ao Senado Mauro Filho (Pros).

A informação foi dada durante solenidade de entrega de viaturas no Centro de Eventos do Ceará. De acordo com a Chefia do Gabinete do Governador, ainda não foi definida a data ou o período da licença do chefe do Executivo estadual.
Nos últimos meses, Cid tem se dedicado à campanha de Camilo nos finais de semana e no turno da noite.
“Pelo sentimento que tenho de responsabilidade com o futuro do Ceará, nos próximos dias estarei tirando uma licença do governo. Vou me dedicar exclusivamente à campanha para eleição do candidato Camilo”, anunciou Cid.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gerardo Pontes Brígido, deve assumir o Governo. Após nomeação de Domingos Filho para o Tribunal de Contas dos Municípios, o Estado está sem vice-governador. O presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros) também está em campanha pela reeleição.
Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça do Ceará, o presidente ainda não recebeu notificação oficial sobre a mudança no Governo.
Pesquisa
Pesquisa O POVO/Datafolha divulgada pelo O POVO no domingo, 21, mostrou que Camilo diminuiu em sete pontos a diferença para o adversário Eunício Oliveira (PMDB). Com 51% dos votos válidos, Eunício poderia hoje ser eleito no 1º turno. Porém, como a pesquisa possui margem de erro de três pontos para mais ou para menos, ainda existe possibilidade de segundo turno no Estado.
FONTE: O POVO


Corpo de estudante da UFC deve chegar até quinta-feira em Fortaleza


O corpo do estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC) que morreu na última sexta-feira (19) nos Estados Unidos vai passar porautópsia nos Estados Unidos e deve chegar em Fortaleza até quinta-feira (25). Emanuel Rodrigo Biana Costa Bezerra perdeu a vida após passar mal enquanto fazia escalada em uma trilha na Montanha Camelback, na cidade de Phoenix, no estado de Arizona.
De acordo com Caroline Biana, prima de Emanuel, a irmã dele já está na cidade em que Emanuel morava e deve identificar o corpoainda nesta segunda-feira (22). "Na terça será feita a autópsia e já na quarta ou quinta o corpo dele deve chegar em Fortaleza", disse a prima. Segundo ela, a família está recebendo apoio da UFC, do Itamaraty e da Universidade do Estado do Arizona, onde Emanuel estava estudando desde o dia 14 de agosto pelo programa Ciência sem Fronteiras.
Corpo de Bombeiros nega insegurança em trilha
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o Corpo de Bombeiros de Phoenix assegurou que as trilhas da Montanha Camelback são seguras e que nenhuma medida adicional de proteção será feita por enquanto no local. A trilha Echo Canyon Trail, feita por Emanuel, tem 2,32 km de distância, 824 m de altura no cume e é classificada como "extremamente extenuante e difícil" pelo Governo de Phoenix. São necessários 90 minutos para subir e descer.
"A trilha é segura e equipe que trabalha na montanha é treinada e, em casos de emergência, as autoridades são rapidamente acionadas, como aconteceu. Não há nada a mais que nós possamos fazer na questão da segurança. Infelizmente, acidentes acontecem", disse o oficial Bryan Johnson.
Resgate
De acordo com uma emissora de TV local, o estudante teria caído a cerca de 3 metros fora da trilha e foi socorrido em situação "extremamente crítica" de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros da região. Emanuel apresentava sinais de desidratação e foi levado de ambulância a um hospital a 6 km de distância, mas não resistiu e morreu pouco depois do resgate.
Segundo Ana Maria Biana, mãe de Emanuel, os médicos afirmaram à irmã da vítima que mortes assim são muito comuns na região por conta do calor. “Os médicos disseram que ele teve um mal súbito, e o cérebro inchou”, disse.
A cidade de Phoenix está localizada no Deserto de Sonora e tem um clima árido, com verões muito quentes e invernos amenos. A temperatura nessa época do ano pode chegar a 39ºC.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE


PM, PC e Bombeiros do Ceará recebem 155 viaturas novas

A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros do Ceará receberam hoje 155  novas viaturas, sendo 110 viaturas destinadas ao Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) da Capital, Região Metropolitana e interior do Estado. Além destas viaturas, duas ambulâncias reforçarão o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Saúde e Assistência Social da PM.

Outros dez veículos são destinadas ao Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (BPTur), três para o Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), duas para o Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), duas para o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e duas para a Ronda Ostensiva com Cães (ROCA).

A Polícia Civil (PC)recebeu dez novas viaturas, distribuídas entre a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), Delegacia de Crimes contra a Administração e Finanças Públicas (DCCAFP), Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito (DADT) e entre a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e Divisão de Proteção ao Estudante (DIPRE).

Para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foram destinadas 13 viaturas de resgate, tipo ambulância, mais uma do tipo salvamento. Seis delas serão destinadas à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e as outras nove distribuídas entre os municípios de Aracati, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Limoeiro do Norte, Crateús, Tauá e Quixeramobim, no interior do Estado.


Fonte: Ceará News 



OPORTUNIDADE DE EMPREGO

NOTA AO PÚBLICO
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
SINE/IDT informa que dispõe de vagas de emprego nas seguintes ocupações:
Alimentador de Linha de Produção                 
Auxiliar de Escritório
Auxiliar de Padeiro
Coordenador de Marketing
Costureiro de Roupas (Máquina Industrial Costura Reta)
Costureiro de Roupas (Máquina de Costura Travete)
Degustadora
Gerente de Produção
Mecânico de Motocicletas
Operador de Caixa
Operador de Máquina de Bordar
Padeiro
Técnico Mecânico
Vendedor Externo

Para verificar estas e outras oportunidades, os interessados devem se dirigir à Unidade de Atendimento do SINE/IDT, situada à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A, Centro, Russas – CE, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho.


Dilma diz que mudança na economia brasileira depende dos EUA

A presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, afirmou, em entrevista gravada no domingo e transmitida nesta segunda-feira (22) pelo “Bom dia Brasil”, que a política econômica atual está na “defensiva” por causa da crise financeira internacional e que qualquer mudança dependerá de uma melhora na economia dos Estados Unidos.

“A gente tem de ver como que evolui a crise [...] Os Estados Unidos evoluindo bem, eu acho que o Brasil pode entrar numa outra fase, que precise de menos estímulos. Pode ficar entregue à dinâmica natural da economia e pode, perfeitamente, passar por uma retomada”, afirmou aos jornalistas Miriam Leitão, Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo.
Segundo a presidente, apenas com a recuperação econômica de outros países será possível adotar, no Brasil, uma política econômica “ofensiva”. “Estamos numa situação em que o Brasil está na defensiva em relação à crise internacional. Protegendo emprego, salário e investimento. Essas três variáveis. Por quê? Porque vamos apostar numa retomada. Na retomada você muda a política econômica de defensiva para ofensiva.”
Dilma foi, então, questionada sobre o fato de o Brasil estar crescendo menos que outros países da América Latina, como o Chile e a Colômbia. A presidente respondeu dizendo que alguns países vizinhos estão "em situação difícil". "O nosso maior importador aqui na região, que é a Argentina, está numa situação bem problemática. 80% dos nossos manufaturados vão para lá", afirmou.
A presidente destacou ainda que há uma "crise gravíssima" de desemprego no mundo, afetando, sobretudo, os jovens. A jornalista Miriam Leitão lembrou que a taxa de desemprego de jovens no Brasil está em 13,7%. Dilma disse que a taxa média de desemprego no Brasil alcançou, em seu governo, 4,9%. "Nós temos na PNE a menor taxa de desemprego de toda série histórica, de 4,9%.  Ninguém tem, no mundo, taxa de 4,9%", disse.
Banco Central
Na entrevista, Dilma criticou a proposta da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, de dar independência ao Banco Central. Segundo ela, isso significaria criar um “quarto poder” no Brasil. Propaganda eleitoral da coligação de Dilma, veiculada em cadeia nacional de televisão, critica fortemente o trecho do programa de governo de Marina que pretende garantir autonomia, por lei, ao BC. No vídeo, o locutor diz que a candidata quer, com isso, dar "poder aos banqueiros" , inclusive para decidir sobre o "emprego e salários" da população.
Perguntada pelos entrevistadores se esse tipo de peça publicitária não teria o intuito de “gerar medo” nos eleitores em vez de debater propostas, Dilma disse estar apenas “alertando” a população para os efeitos das propostas da adversária.
“Tudo o que eu falo está no programa da candidata. A candidata diz: vou tornar o Banco Central independente. Ora, Banco Central independente nos termos do Brasil é colocar um quarto poder na Praça dos Três Poderes. Aí vai chamar Praça dos Quatro Poderes. Está escrito isso. Mas não é só isso. Ela diz que vai reduzir o papel dos bancos públicos”, afirmou a presidente.
Na entrevista, a jornalista Miriam Leitão lembrou a Dilma que países como Chile e Reino Unido colocaram em prática a proposta de um Banco Central independente e os resultados foram positivos. A presidente, então, disse que o BC no Brasil tem o papel de perseguir “única e exclusivamente controle de inflação”.
Miriam Leitão destacou que esse controle não tem sido eficiente, já que a inflação hoje está perto de ultrapassar o teto da meta. “O seu Banco Central não tem conseguido [controlar a inflação]”, disse. “Nem eles [Estados Unidos]”, respondeu Dilma.
A jornalista questionou a afirmação da presidente apresentando dados. “Eles estão com inflação de menos de 2%”, disse. A presidente respondeu dizendo que a “deflação” é também “preocupante”. Miriam Leitão ressaltou que não se trata de “deflação”, já que não os Estados Unidos não estão vivenciando inflação negativa, mas sim inflação em torno de 2%.
Dilma ponderou que todos os países têm dificuldade em alcançar o centro das metas de controle de preços. “Hoje, no mundo, ninguém está conseguindo cumprir todas as metas no ponto. Oscila. Lá também oscila”, afirmou.
Petrobras
A presidente também falou, na entrevista, sobe as denúncias de um esquema de propina em contratos de empresas com a Petrobras. Dilma disse que irregularidades estão sendo descobertas porque o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu “mecanismos de autonomia” à Polícia Federal.
Segundo ela, antes do governo Lula “a Polícia Federal não saia investigando o que lhe passasse pela cabeça”. “Fomos nós que descobrimos [o esquema na Petrobras]. Foi a Polícia Federal, ligada ao ministério da Justiça. A Polícia Federal integra o meu governo. É um órgão do governo”, disse.
A presidente também foi questionada sobre a indicação de Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento da Petrobras, o que ocorreu no governo do ex-presidente Lula. O ex-diretor da estatal está preso em Curitiba (PR) por suspeita de participar do esquema e aceitou fazer a chamada delação premiada em troca de redução da pena.
Dilma afirmou que Costa foi indicado para a diretoria porque reunia os requisitos para o cargo. “O senhor Paulo Roberto tinha credenciais para ser escolhido diretor. A descoberta que ele fez isso é uma surpresa, porque eu, como quase todos os brasileiros, acredito que os funcionários da Petrobras, de carreira, são pessoas testadas, investigadas.”
Educação
A presidente também foi questionada pelos jornalistas sobre o fato de o Brasil não ter cumprido as metas educacionais fixadas pelo Ministério da Educação para o final do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e  ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Dilma ressaltou melhorias nos primeiros anos do ensino fundamental, mas reconheceu que o resultado para os anos posteriores de ensino ficou aquém do esperado.
“No Ideb melhorou bastante os anos iniciais, do primeiro ao quinto. Cumprimos direitinho a meta e nos superamos. Os anos finais do ensino fundamental e ensino médio não estão bons. Não conseguimos entrar na meta. Nos dois últimos anos do fundamental nos aproximamos. No ensino médio, não nos aproximamos”, disse. Para reverter a situação, ela propôs uma reforma no ensino médio, com alteração das matérias hoje ministradas aos alunos.
Nota do Bom Dia Brasil
Após a gravação da entrevista, o Bom Dia Brasil esclareceu dúvidas sobre números levantados pela candidata Dilma Rousseff. Como afirmou Miriam Leitão, a taxa de crescimento projetada para a Alemanha neste ano, segundo a OCDE, é de 1,5% por cento. A presidente Dilma se referiu ao crescimento naquele país no segundo trimestre deste ano, comparado ao segundo trimestre do ano passado, que é de 0,8%. É  um outro conceito, mas o dado também está correto.
Sobre o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos, a taxa é mesmo de 13,7%, segundo a Pnad, tal como afirmou Miriam. Ou seja, 13,7% dos jovens nessa faixa etária que procuraram emprego não encontraram. A taxa, como afirmou Miriam, não registra aqueles que estudam e não procuraram trabalho.
Fonte: G1



6 pessoas morrem e 30 ficam feridas em acidentes nas estradas no último domingo

6 pessoas faleceram e 30 ficaram feridas, apenas no último domingo (21), nas estradas do Ceará. As informações são das polícias rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF), que registraram o total de 21 acidentes durante o dia.
A maioria dos acidentes fatais aconteceu entre o último sábado (20) e o domingo, durante a madrugada. Às 2h, o capotamento de um Fiat Palio na CE-183Sobral, matou os passageiros Antônio Anderson Gomes Brandão e Rita Oliveira da Silva e feriu mais 3 pessoas, entre elas o condutor do veículo.
Pouco tempo depois, uma saída de pista de uma motocicleta e uma queda de moto vitimaram, respectivamente, Maria Aldenisa Sousa Viana, 21, na CE-356, em Baturité, e Cledison Rafael da Costa, 30, na BR-116, altura de Chorozinho.
Por volta de 5h, um carro Fox se chocou com uma proteção lateral da CE-168, em Itapajé. A passageira Benedita Pinto Borges, 19, faleceu, e 3 pessoas que a acompanhavam no carro ainda ficaram lesionadas.
À noite, outro acidente na BR-116, desta vez em Brejo Santo, fez mais uma vítima nas estradas que cortam o Ceará. Marcos dos Santos Félix, 32 e condutor de uma motocicleta, não resistiu a umchoque transversal de um carro com o seu veículo. Uma passageira não identificada teve ferimentos graves e precisou ser socorrida no hospital municipal.
A PRE e a PRF ainda registraram 8 prisões por embriaguez ao volante, enquadrando os infratores na Lei Seca.

Fonte: Diário do Nordeste

Fortaleza e Treze-PB jogam na Arena Castelão


O Fortaleza pode confirmar a classificação para o mata-mata e assegurar a primeira colocação do Grupo A, da serie C do Brasileirão, nesta segunda-feira (22).

O tricolor cearense encara, às 20h30, o Treze-PB na Arena Castelão. Um simples empate garante a vaga, mas, com uma vitória, a liderança chega a duas rodadas para o fim da 1ª Fase.

Fonte: Ceará News



Em agenda, Paulo Roberto Costa ironiza pobre e corrupção


Na devassa do material recolhido do escritório de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras preso em março, a Polícia Federal continua intrigada com a motivação do executivo para frases escritas em sua agenda particular.

Entre contas e nomes de contatos pessoais ou de possíveis propinados em muitas páginas, numa delas Paulo citou uma pensata do saudoso Millôr Fernandes:

‘Acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem ainda não chegou ao poder’.

Em outro trecho, logo abaixo, nova frase: ‘o rico acorda tarde para reclamar /o pobre acorda cedo para trabalhar’.

Paulo Costa continua detido na Superintendência da PF em Curitiba, onde presta depoimentos sigilosos à Justiça, sob delação premiada.

Fonte: Blog Coluna Esplanada




Mulher fica presa em pedra de 2 toneladas em floresta nos EUA


Uma mulher foi resgatada neste fim de semana após ficar com sua perna presa em uma pedra de granito de 2 toneladas enquanto ela fazia uma caminhada em uma formação rochosa na Floresta Nacional Payette, em Idaho, nos Estados Unidos.

Segundo o jornal “Coeur d´Alene Press”, a mulher ficou presa na noite de sexta-feira (19) após a pedra ceder durante a caminhada. Ela fazia o trajeto junto com um homem.

“Ela pisou para passer sobre a pedra, mas ela rolou sobre ela”, disse Bob Abbott, porta-voz da equipe de resgate de Priest Lake.

Mais de 20 pessoas participaram do resgate da mulher, que durou toda a madrugada. Foram quatro horas apenas para acessar o lugar onde a mulher caiu.

A vítima foi retirada da pedra ainda durante a madrugada, mas só foi removida do local após o amanhecer. Ela foi levada para um hospital de helicóptero. Não foram divulgadas informações sobre seu estado de saúde.

Fonte: G1, com AP






Dois veículos são queimados dentro de concessionária em São Luís


Dois veículos foram queimados na garagem de uma concessionária de veículos usados, na Avenida dos Africanos, em São Luís. O ataque aconteceu na madrugada desta segunda-feira (22). De acordo com o proprietário da loja, que não quis se identificar, o prejuízo pode chegar a R$ 150 mil reais. A imagem foi enviada ao G1 pela polícia.

Durante a madrugada dessa segunda, criminosos incendiaram, também, automóveis em uma garagem de propriedade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), próximo ao 3º Distrito Policial (DP) do bairro do Radional. A informação foi confirmada pela polícia, mas o número de veículos incendiados ainda não foi divulgado.

Pelo menos oito veículos foram queimados em ações criminosas na capital maranhense desde sábado (21). As ações aconteceram em São Luís e em São José de Ribamar, município da Região Metropolitana da capital. Não houve feridos. Na noite desse domingo (21), um ônibus que transportava brincantes de bumba meu boi também foi incendiado no bairro da Alemanha.

Ainda no sábado, o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Maranhão (Stremma) determinou a retirada de toda a frota de ônibus das ruas. Os coletivos só voltaram a circular na manhã de domingo. Para esta segunda-feira (22), o sindicato ainda não informou se vai retirar os coletivos de circulação novamente.

Presos

Quinze pessoas já foram presas e seis adolescentes foram detidos suspeitos de fazerem parte de facções criminosas que coordenam os ataques a ônibus. Na noite desse domingo, dois homens foram presos e um adolescente foi apreendido suspeitos de participar do ataque a ônibus no bairro da Alemanha. Durante a tarde de ontem, dois homens foram presos no bairro da Areinha.

As outras prisões foram feitas na noite de sábado. As prisões são resultado da operação deflagrada pelo Comando de Policiamento Metropolitano (COM), sob o comando do Coronel Marco Antônio Alves.

Ataques em janeiro

No mês de janeiro, uma criança de seis anos morreu após um ônibus ser atacado no bairro da Vila Sarney, em São Luís. Ana Clara Santos Sousa  teve 95% do corpo queimado. Ela estava com a mãe e a irmã quando o veículo foi invadido e incendiado por homens armados. Onda de ataques que vitimou Ana Clara Santos Sousa começou depois de uma operação realizada pela Tropa de Choque da Polícia Militar no Complexo de Pedrinhas, com o objetivo de diminuir as mortes nas unidades prisionais do Estado.

Fonte: G1



Estudante cearense morre em descida de montanha no exterior


O estudante cearense Emanuel Rodrigo Biana Costa Bezerra, bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, passou mal e morreu na última sexta-feira (19), após subir até o cume da Montanha Camelbak, na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos (EUA). As causas da morte ainda não foram confirmadas, mas a família acredita que tenha sido motivada por efeitos de uma forte desidratação, após conversa com médicos e amigos que acompanharam o rapaz.

Emanuel Biana viajou para o Arizona, nos Estados Unidos, no dia 13 de agosto deste ano para estudar na Arizona State University, através do programa federal que fornece bolsas de estudos no exterior. Ele cursava o 4º semestre de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Ceará (UFC) e tinha 22 anos.

A mãe do estudante, Ana Maria Biana, conta que a irmã do jovem viajou aos EUA para resolver trâmites referentes ao translado do corpo do jovem para o Brasil e que os amigos de Emanuel relataram à irmã dele que “estavam todos abastecidos com bastante água e protetor solar”.

De acordo com Ana Maria Biana, os médicos afirmaram à irmã da vítima que mortes assim são muito comuns na região, por conta do calor. “Os médicos disseram que ele teve um mal súbito, e o cérebro inchou”, disse. Ainda conforme Ana Maria Biana, Emanuel chegou ao topo da montanha mesmo sentindo-se cansado durante o percurso e na descida da trilha decidiu acompanhar o grupo de meninas, que andava mais devagar. 

“Para a surpresa de suas colegas, ele passou mal, desmaiou e os visitantes do parque, que estavam próximos ao local, acionaram a emergência. Foi quando um helicóptero chegou para resgatá-lo”, afirmou a mãe dele.

Resgate

O jovem foi atendido pelos socorristas da aeronave ainda com vida, mas com a respiração frágil. Emanuel Biana veio a óbito antes de chegar a um hospital. “Ele sempre sonhou com isso, batalhou pela viagem. Ele quem foi atrás de resolver tudo e a família sempre torceu muito por ele”, concluiu Ana Maria Biana.

Segundo familiares, a previsão é de que a autópsia para detectar a causa da morte seja realizada até a próxima terça. “Estamos esperando receber a confirmação das causas da morte para que o corpo do Rodrigo possa ser encaminhado ao Brasil. Ele tinha seguro de saúde que cobre estas despesas”, explicou a mãe do rapaz. A assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores informou que o consulado de Los Angeles, na Califórnia, recebeu a informação sobre o falecimento de um brasileiro no Arizona, mas não informou a identidade do rapaz.

Fonte: Diário do Nordeste