-->

domingo, 7 de junho de 2020

PENSAMENTOS POSITIVOS E O SUCESSO

Em alguma situação difícil, você já ouviu alguém dizer que é necessário ter pensamento positivo? Na hora você pode até não ter prestado muito atenção, mas essa afirmação é correta! O pensamento motiva nossas ações, portanto, é de suma importância que tenhamos sempre bons pensamentos diariamente. Devemos pensar e agir na direção dos nossos sonhos, objetivos e metas, pois para que estes se tornem reais, é preciso realmente acreditar que é possível!

A partir do momento que você entender que seus pensamentos têm grande influência  sobre a sua vida, mais do que você imagina, você conseguirá sentir as transformações que o otimismo pode lhe oferecer.

Acompanhe-me neste artigo e confira os benefícios do pensamento positivo para o seu sucesso.

PANDEMIA DA BALA EM SOBRAL: DUPLO HOMICÍDIO É REGISTRADO NO BAIRRO DOM EXPEDITO

Na madrugada deste domingo (7), por volta das 03h00, aconteceu um duplo homicídio na rua Itália, Bairro Dom Expedito.

As vítimas foram identificadas como Maria da Conceição Melo dos Santos, 35 anos e Carlos da Silva, 38 anos, ambos residiam no referido bairro. O casal foi executado com tiros na cabeça.

A mulher morreu no local. Carlos da Silva foi socorrido para o hospital Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

As vítimas tinham passagens pela polícia.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a autoria e a motivação do crime.

Sobral registra 42 homicídios dolosos no corrente ano.


Em áudio, prefeito de cidade no PI manda abrir bares e restaurantes: "cansei de ser mandado"

Em áudio que circula pelas redes sociais, o prefeito do município de Marcolândia, a 410 km de Teresina, Chico Pitu (PT), manda abrir bares e restaurantes da cidade porque “está cansado de ser mandado”. O gestor cita a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual (MP-PI) na cidade diz que “se ela quiser fechar vai ter que ir até aqui”.

O G1 procurou o prefeito e a prefeitura para comentar o ocorrido, mas não obteve contato até a publicação dessa reportagem. O Ministério Público informou que a promotora Tallita Bezerra comunicou ao órgão que o gestor voltou atrás e decidiu fechar os estabelecimentos novamente.
Município de Marcolândia, no Piauí

O Ministério Público afirmou ainda, por meio de uma nota à imprensa, que instaurou cinco procedimentos para acompanhar a atuação dos municípios que fazem parte da Promotoria de Simões, entre eles a cidade de Marcolândia, que têm relação com a pandemia de coronavírus.

As atividades econômicas estão paradas devido aos decretos estaduais estabelecidos para conter os avanços da pandemia da Covid-19.

O Piauí contabilizou 7.105 casos confirmados de coronavírus em 167 municípios, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na noite desta sexta-feira (5).

No estado, até o momento, 224 pessoas morreram em decorrência da doença. Marcolândia registrou 8 casos de infecção pelo coronavírus. Segundo a Sesapi, o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, é referência no atendimento para pacientes da Covid-19 de Marcolândia.

A unidade de saúde tem 35 leitos clínicos, dos quais 8 estão ocupados. 18 Unidades de terapia intensiva (UTIs), das quais três estão ocupadas e um leito de estabilização, que está ocupado.

Leia abaixo a nota do Ministério Público do Piauí sobre o caso:

Nota de Esclarecimento

O Ministério Público do Estado do Piauí, diante da matéria intitulada “Prefeito manda abrir comércio em Marcolândia: “Cansei de ser manobrado”, bem como áudios que estão sendo compartilhados em redes sociais, presta os seguintes esclarecimentos e informações.

1. A Promotoria de Justiça de Simões instaurou 5 procedimentos para acompanhar a atuação dos Municípios que fazem parte de referida Promotoria, inclusive Marcolândia, com relação à Pandemia do novo Coronavírus.

2. Especificamente, no que concerne à abertura/fechamento do comércio, na data de 03 de Maio do ano de 2020, a Procuradora Geral de Justiça do Estado do Piauí, Carmelina Moura, expediu Recomendação PGJ nº 03/2020, a todos os Prefeitos dos Municípios do Piauí para que:

“I – Cumpram as medidas de suspensão das atividades comerciais e de prestação de serviços impostas pelos Decretos de nº 18.901 e 18.902 até 21 de maio de 2020, data fixada pelo Decreto Estadual nº 18.966, de 30 de abril de 2020;

II – Cumpram as medidas sanitárias impostas pelo Decreto Estadual de nº 18.913 até 31 de julho de 2020, com a suspensão de aulas da rede pública e privada, data também fixada pelo Decreto Estadual nº 18.966, de 30 de abril de 2020;

III – Cumpram eventuais prorrogações das medidas sanitárias acima citadas, dando continuidade às ações de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus;

IV – Abstenham-se de editar atos normativos que relativizem ou confrontem com as disposições constantes nos decretos estaduais sobreditos e anulem ou revoguem os que já foram editados;

3. Vê-se, pois, que a atuação do Ministério Público do Estado do Piauí está pautada na lei, em consonância com as normas de saúde, buscando a articulação com os gestores públicos municipais, com o objetivo de preservar a saúde da população piauiense.

4. Por fim, reitera-se a necessidade de respeito entre os Poderes constituídos e as instituições.

Reforçamos que o Ministério Público do Estado do Piauí está à disposição da população. Nossa Ouvidoria presta atendimento por meio do aplicativo “MPPI Cidadão”, do e-mail ouvidoria@mppi.mp.br e das linhas telefônicas (86) 9 8134 9773 e (86) 9 8124 1603.

Noticicia; Sobral 24 horas
Blog; Erivando Lima



Primeiro mês de isolamento destruiu 8,6 milhões de empregos

Pesquisador disse que pode levar até dois anos para que o mercado de trabalho se recupere.

No primeiro mês completo de isolamento social imposto pela Covid-19, 8,6 milhões de pessoas deixaram de trabalhar em empregos formais e informais, na comparação com igual período do ano passado.

Em abril houve um encolhimento inédito de 9% na população ocupada, segundo dados isolados para abril da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC).

A Pnad Contínua, calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mede a desocupação por trimestres móveis, e havia apontado fechamento de 4,9 milhões de vagas no trimestre encerrado em abril.

Com base no dado oficial, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) estimaram a eliminação mensal de empregos na pandemia.

Em março, mês apenas parcialmente afetado pelo isolamento, a destruição de postos de trabalho havia atingido 2,3 milhões de pessoas na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com o Ibre.

Tanto em março quanto em abril, os principais afetados dentro da população ocupada foram os trabalhadores informais e os chamados por conta própria, geralmente os que ganham menos no mercado.

Em maio, outro mês completo de isolamento, a expectativa é que os cortes sejam aprofundados, atingindo mais severamente desta vez os empregados formais e de remuneração mais elevada.

Os trabalhadores com carteira assinada vinham sendo parcialmente protegidos por um programa do governo que permitiu a redução de jornada e salário ou suspensão temporária dos contratos. Cerca de 8 milhões de trabalhadores foram incluídos no programa, segundo dados mais recentes do Ministério da Economia.

O pesquisador do Ibre/FGV Daniel Duque qualifica como dramática a inflexão no mercado de trabalho, que mostrava uma relativa melhora até fevereiro, antes de a pandemia obrigar as pessoas a ficarem em casa.

– A partir de maio e em junho, os formais é que devem ser afetados com mais força. A expectativa é que haja alguma recuperação no mercado de trabalho só no quarto trimestre – disse Duque.

Olhando os efeitos do isolamento no trimestre terminado em abril, na comparação como os três meses encerrados em janeiro, quase todos os segmentos foram atingidos; a exceção foi a administração pública.

Outros dados do IBGE relativos ao primeiro trimestre também trouxeram resultados bastante negativos, sobretudo para os que ganham menos. Esse detalhamento de renda para o trimestre até abril só será conhecido nas próximas semanas.

Entre janeiro e março, a metade mais pobre do país perdeu 6,3% de sua renda na comparação com o último trimestre de 2019. Já os 10% mais ricos ganharam 0,8%, e os 40% “do meio”, entre a metade mais pobre e os 10% no topo, perderam 0,9%.

– Essas diferenças levaram a uma piora na distribuição de renda. Depois de crescer por 18 trimestres consecutivos e registrar uma pequena melhora no final de 2019, a desigualdade de renda no mercado de trabalho voltou a subir – disse Marcelo Neri, diretor do FGV Social.

Os dados do primeiro trimestre mostraram ainda uma importante reversão de tendência na renda das mulheres, por uma combinação de perda salarial e menor ocupação.

Após registrar ganhos sistemáticos entre 2014 e 2019, as trabalhadoras perderam 2,8% no primeiro trimestre. Já o rendimento dos homens recuou 0,25%. Regionalmente, o Sudeste foi menos afetado.

Em termos de aumento da pobreza, o auxílio emergencial deve servir de amortecedor.

– Será uma espécie de anestesia para a dor causada pelo mercado de trabalho – afirmou Neri.

Em média, 70% da renda das famílias vêm do trabalho.

Para Duque, além de o emprego formal ter sido afetado com mais força a partir de maio, o que causará mais impacto sobre a renda, algumas atividades demorarão mais tempo para ser retomadas.

A expectativa do pesquisador é que possa levar até dois anos para que o mercado de trabalho se recupere.

(Folhapress)


Participe do sorteio e ajude a familias carentes no município de Russas CE



População cobram mais uma vez para retirar lixo da calçada de escola na cidade de Russas CE



Os moradores das ruas Sebastião Santiago Lima com Joaquim de Castro Meireles, mais uma vez procura a nossa reportagem para fazer um apelo para o departamento de limpeza publica do município de Russas,  para retirar o lixo com entulho que já estar a muito tempo na caçada do colégio  Murilo Serpa no bairro de Fátima que fica muito próximo do centro da cidade por sinal e o bairro com o maior numero de pessoas infectadas pelo corona vírus. 

Os moradores pede encarecidamente para que sejam atendidos com o urgencia.

Blog; Erivando Lima;


Secretário de Ciência do Ministério da Saúde diz que governadores inflam mortes por Covid-19 para receber recursos

Em entrevista à CNN Brasil, o nonovo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, acusou governadores e prefeitos de inflacionar o número de mortos pela Covid-19 para receber mais recursos, destaca o site O Antagonista.

“O que nos preocupa é que alguns gestores públicos, lamentavelmente, estão se valendo dessa pandemia para trazer maior volume de recursos para seus estados e municípios. Assim, estão inflacionando o número de óbitos”, afirmou.

“Você sabe, eu sei, a população do Brasil sabe que existem centenas, milhares de pessoas que nunca tiveram sintoma nenhum da Covid-19, por alguma razão vieram a óbito. E daí no certificado está escrito que morreu de Covid. O que defendemos é um critério mais apurado para identificar quem são as vítimas.”

Em nota, os Secretários estaduais negaram tal prática e repudiaram a denúncia. O documento assinado pelo presidente do Conass, Alberto Beltrame, chama a declaração de leviana e afirma que a fala de Wizard “além de revelar sua profunda ignorância sobre o tema, insulta a memória de todas aquelas vítimas indefesas desta terrível pandemia e suas famílias.”

(República de Curitiba)


Mentir para receber os R$ 600 do Auxílio Emergencial é fraude e pode dar mais de 6 anos de prisão

Criado em abril para atender a população de baixa renda durante a pandemia de coronavírus, o auxílio emergencial de R$ 600 também foi parar no bolso de muitas pessoas que não têm direito a ele. Quem fraudou o sistema para receber o dinheiro ou o recebeu indevidamente e não devolveu pode responder criminalmente por isso.

Especialistas afirmam que, na hipótese mais grave, a fraude configura estelionato contra os cofres públicos, com pena máxima de mais de seis anos de prisão.

Segundo um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), cerca de oito milhões podem ter recebido indevidamente o auxílio. O órgão identificou, por exemplo, o pagamento a mais de 73 mil militares e a jovens de classe média alta.

Nem todos os que receberam o dinheiro indevidamente o fizeram de propósito. Há casos de vítimas de golpistas e de pessoas que receberam o pagamento automaticamente, por estarem em um cadastro do governo. As consequências são diferentes para cada caso.

Mentir para receber pode configurar estelionato

Quem fez o cadastro no aplicativo ou site da Caixa teve que informar renda, profissão e declarar que se enquadra em todos os requisitos para receber o auxílio emergencial. Um deles é ter renda de até R$ 522,50 por pessoa ou renda familiar mensal de até R$ 3.135 (veja detalhe dos critérios mais abaixo).


De acordo com o promotor de Justiça Rogério Sanches Cunha, a pessoa que mentiu deliberadamente com o objetivo de obter vantagem indevida cometeu o crime de estelionato, que tem pena de um a cinco anos de prisão. Como o crime é contra os cofres públicos, existe um aumento na pena, fazendo com que ela possa chegar a seis anos e oito meses.

Segundo o promotor, como o auxílio é dividido em três parcelas que ainda estão sendo pago, o crime continua em andamento. Assim, a pessoa que fraudou o cadastro pode ser presa em flagrante a qualquer momento.

Vítimas de golpe precisam procurar a polícia

Pessoas que tiveram o CPF usado por um golpista não cometeram crime nenhum, mas precisam registrar um B.O. (Boletim de Ocorrência) na polícia para relatar o caso.

Nesse caso, o dono do CPF é vítima do crime, afirmou Acácio da Silva Filho, especialista em direito penal. Segundo o advogado, a situação também envolve um estelionato, mas praticado por quem usou os dados da vítima para solicitar o auxílio.

O estelionatário consegue ficar com o dinheiro indicando sua própria conta bancária para o depósito, ou mesmo acessando a poupança digital da vítima antes que ela tenha conhecimento do golpe.

Recebeu sem pedir? Pode ser punido se não devolver

Algumas pessoas que não tinham direito ao auxílio relatam que receberam o dinheiro mesmo sem tê-lo pedido. A situação mais comum é a de pessoas que já estavam no Cadastro Único do governo federal ou no programa Bolsa Família e, portanto, não precisavam fazer a solicitação via aplicativo da Caixa. Nesses casos, o governo fez o depósito automaticamente.

Mas existem pessoas no Cadastro Único que trabalham com carteira assinada, por exemplo, o que as exclui do direito ao auxílio emergencial. Elas podem ter recebido o depósito porque o sistema não identificou o registro trabalhista.

Segundo Silva Filho, receber o auxílio sem ter conhecimento disso não é crime. Contudo, a partir do momento em que a pessoa toma conhecimento, ela tem a obrigação de devolver o dinheiro, ou poderá ser processada pelo crime de apropriação indébita.

(UOL)


Witzel libera a volta de futebol, bares, restaurantes e shoppings a partir deste sábado no Rio de Janeiro

O governador Wilson Witzel dá início à flexibilização do isolamento no estado do Rio de Janeiro devido ao novo coronavírus, destaca o G1.
O texto, assinado pelo governador Wilson Witzel, libera a reabertura parcial de bares, restaurantes e shoppings centers, mas a prefeitura da capital do estado, por exemplo, a ainda não autorizou a reabertura.

A volta do futebol e outros esportes de alto rendimento, desde que sem público, também está autorizada pelo governo do Estado.

Através das redes sociais, Wilson Witzel afirmou que com as medidas de isolamento adotadas até agora, milhares de vidas foram salvas. “Com as medidas restritivas que estabelecemos em 16 de março, e que começam a diminuir a partir deste sábado por decreto, salvamos mais de 46.000 vidas. Vamos seguir no enfrentamento ao Covid-19. E deixaremos hospitais de alta complexidade como legado para os próximos 5 anos”, disse o governador.

A partir deste sábado (6), estão autorizados a funcionar as seguintes atividades pelo Governo:

-Bares e restaurantes, com limite de 50% de sua capacidade (medida só seria permitida na fase 3 da prefeitura);

-shopping centers e centros comerciais, das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade, garantindo fornecimento de álcool em gel 70%. As praças de alimentação também podem reabrir, obedecendo ao limite de 50% da capacidade. Áreas de recreação, cinemas e afins, no entanto, permanecerão fechados (medida só seria permitida na fase 2 da prefeitura);

-Equipamentos e pontos turísticos, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, também estão autorizados a abrir para o público, respeitando o limite de 50% de sua capacidade de lotação;

-organizações religiosas podem funcionar, desde que seja observada a distância de 1 metro entre as pessoas;

-parques, para a prática de esportes, desde que não haja aglomeração;

-atividades esportivas individuais ao ar livre, inclusive em praias e lagoas, preferencialmente próximo à residência;

-atividades esportivas de alto rendimento, como o futebol, desde que sem público e com os devidos protocolos de higienização (medida só seria permitida na fase 3 da prefeitura);

-atividades culturais de qualquer natureza no modelo drive-in;

-feiras livres de produtos de gênero alimentício, com restrições como distância de barracas de 1 metro e disponibilização de álcool 70%;

-retorno gradual do transporte intermunicipal de passageiros.

(R. Curitiba)