-->

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Dilma quebra protocolo e é ovacionada no aeroporto de Juazeiro do Norte


Juazeiro do Norte. O que era para ser uma rápida passagem pelo aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste município, acabou se estendo por mais de meia hora com o quebra do protocolo por parte da presidente Dilma Rousseff (PT). A petista desembarcou no avião da Força Área brasileira em solo caririense na tarde de hoje (06) para visitar obras da Transposição em Cabrobó (PE), porém, antes de embarcar no helicóptero oficial que a levaria para cidade pernambucana, a petista optou por saudar as centenas de pessoas que a aguardavam com faixas e cartazes com os dizeres “Não vai ter golpe”.


Acompanhada do Governador Camilo Santana (PT), do líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT) e de outras autoridades políticas, Dilma caminhou cerca de 100 metros e entrou no saguão de desembarque do aeroporto, onde centenas de pessoas lhe esperam. A presidente recebeu o carinho do manifestantes, abraçou e tirou foto com inúmeras pessoas. Enquanto era recebida calorosamente, um grupo gritava “Dilma, estamos como você!” e “Não vai ter golpe”, dizeres que ficaram marcos durante o processo de impeachment.

“É muita emoção poder abraçar minha presidente nesse momento tão conturbado da política brasileira. Tenho 67 anos e sei bem o que é a Ditadura. Essas pessoas mais jovens, que apoiam esse golpe, não sabem, não conhecem a história. Poderia estar em casa, mas optei por vir até aqui, para externar meu apoio, não somente a ela, mas apoio ao Brasil, porque eu sou a favor da transparência e serei eternamente contra o golpe”, disse a aposentada Maria Dolores Albuquerque e Silva.


Apesar de não ter realizado nenhum discurso, Dilma se mostrou emocionada em vários momentos. Em um deles, uma mãe conseguiu furar o cordão de isolamento feito por alguns seguranças da presidente e pediu um abraço. “Dilma, um abraço, por favor”, disse chorando. A petista respondeu com um sorriso e abraçou a vendedora por alguns segundos. “Não sei quando teria outra chance dessa. Então fiz de tudo para me aproximar dela, saio daqui muito feliz e com o cheirinho da minha presidente que vai suportar esse golpe”, disse Eliane Vitória de Oliveira.

Esta foi a terceira vez que Dilma visitou o Cariri em seu segundo mandato e pode ser a última vez que pise em solo cearense na condição de presidente. O Senado votará no próximo dia 11 o processo de impeachment, que pode tirá-la do comando do País. A última passagem da petista por Juazeiro aconteceu em agosto do ano passado.

Diário do Cariri

Dinho confirma sua pré-candidatura em Palhano


Ivanildo Nunes da Silva, mais conhecido por Dinho, cedeu entrevista nesta sexta-feira (06), a Rádio RioMar FM 91.3, no programa Imprensa do Vale, apresentado pelos comunicadores Cid Ferreira e Sergio Adriano, onde confirmou sua pré-candidatura a Prefeito da cidade de Palhano. Na ocasião Dinho falou do apoio que vem recebendo de várias lideranças do Município. Ele que esteve acompanhado do Vereador Zé Rocha. O pré-candidato disputou as últimas eleições e foi derrotado nas urnas pelo atual gestor por menos de 200 votos de diferença. 

Assembleia aprova promoção de subtenentes dos Bombeiros e PM


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta-feira (5) o projeto de lei que regulamenta a promoção de subtenentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. O projeto é de autoria do Poder Executivo e havia sido enviado à Assembleia em 6 de abril.

A medida altera a lei 15.797, de 25 de maio de 2015, inserindo a categoria na lista das beneficiadas pela nova legislação. Em 2015, a lei regulamentava a promoção de parte das patentes da Polícia Militar; caso o novo projeto seja sancionado, a lei passa a valer também para subtenentes do Corpo de Bombeiros.

A proposta assegura aos atuais subtenentes a possibilidade de ingresso na carreira de oficial, desde que tenham atingido 20 anos de corporação e, pelo menos, cinco anos como subtenente. Com o instrumento, fica descartada a possibilidade de seleção interna. Após concluído o curso, os profissionais assumem o posto de 2º tenente e ingressam no oficialato militar.

No ano passado, um total de 8.891 militares foram contemplados pela nova lei. Os subtenentes não foram contemplados no primeiro momento porque a categoria é a que divide praças e oficiais, havendo a necessidade da criação de novas vagas no oficialato. A mensagem enviada à Assembleia Legislativa altera os efetivos do Quadro de Oficiais da PM e CBM, criando 404 novas vagas até o cargo de major.

G1/CE

Ministério Público e Polícia deflagram operação contra corrupção em Aracati


A casa do prefeito de Aracati, Ivan Silvério (PDT), e a Secretaria de Assistência Social do Município foram alvos nesta sexta-feira, 6, de ação de busca e apreensão da Polícia Civil. A diligência integra Operação “Lata Velha”, que apura suposto recebimento de propinas que envolveria a primeira-dama e ex-secretária de Assistência Social de Aracati, Eline Gomes.

Segundo a investigação, gestão da primeira-dama teria criado um “esquema” de superfaturamento de até 20% em cada obra de construção civil tocada pela Assistência Social. A suposta irregularidade foi denunciada pela própria empresária que integrava o esquema e que gerou abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Câmara Municipal.

Segundo o MP, a empresária alegou que não “suportava mais” o peso da propina em seu negócio e resolveu denunciar o suposto esquema ao órgão.

"Lata velha"

Os recursos vindos do superfaturamento eram justificados com a finalidade de “reformar” a frota de ônibus da Secretaria de Assistência Social, em ação semelhante ao quadro “Lata Velha”, do programa de televisão Caldeirão do Huck. Na manhã desta sexta, documentos foram apreendidos tanto na casa do prefeito quanto na casa de assessoras da primeira-dama.

Outro lado

A procuradora-geral de Aracati, Julliany Amaral, negou que a Prefeitura do Município ou a primeira-dama tenham envolvimento em qualquer pagamento de propinas. Ela destaca que a denúncia atinge diretamente uma assessora da primeira-dama, mas não implica diretamente Eline Gomes nas irregularidades.

“Não envolve a gestão, até porque é um trabalho que já vinha sendo feito nessa CPI, e nós nunca negamos em dar nenhuma informação, nenhum documento. Temos convencimento de que não existe esse recebimento de propina por ninguém da administração”, diz. Ela destaca que a assessora da Assistência Social acusada de comandar o esquema já foi exonerada.

O POVO Online

Seis homens fogem da Cadeia Pública de Jaguaruana; Um já foi capturado pela PM


Nesta quinta-feira, dia 05, por volta das 17h30min, na cadeia pública de Jaguaruana-CE, após o termino de uma aula na parte interna daquela unidade carcerária, fugiram os seguintes presos: 

01 -  PAULO RONALDO DE LIMA, que responde ao art. 180; 
02 – PAULO DAVI DOS SANTOS SILVA, que responde aos artigos 33 e 35; 
03 – VAUIRES JORGE DA COSTA, que responde aos artigos 33, 35 e 180; 
04 – JONATA ALISSON ARAÚJO DA SILVA, que responde aos artigos 155 e 288; 
05 – JOSÉ ROBERTO SANTIAGO DE MORAIS, que responde aos artigos 155 e 129;
06  - AURELIO MATEUS DO NASCIMENTO, que responde aos artigos 33 e 35. 

Sendo que este ultimo já foi recapturado. PM’s realizaram a captura de AURELIO e continuam juntamente com o efetivo da Policia Civil, realizando diligencias, visando capturar os outros fugitivos.

Com Informações do 1ºBPM

Homem encontrado morto dentro de casa em Aracati


Nesta quinta-feira, dia 05, por volta das 08h00min, na Rua dos Franceses, nº 1643, Bairro Maloca. Foi encontrado por familiares, JOSÉ NASCIMENTO DE SOUSA, conhecido por Dedé, de 58 anos, em um dos cômodos de sua casa, sem vida. O mesmo não apresentava sinais de violência. A PM foi até o local informado através de ligação para o 190, chegando ao local foi constatado a veracidade da informação e solicitado o Resgate Municipal que confirmaram o óbito. Uma equipe da Polícia Civil foi até o local, a fim de obterem informações. A perícia Forense foi acionada. 

Com Informações do 1ºBPM

Moto FAN é furtada mas logo em seguida é recuperada pela PM em Russas


Nesta quinta-feira, dia 05, por volta das 20h15min, na rua Ana Lima Biana, 475, Russas-CE, foi furtada a moto Honda CG 125 Fan de cor preta, ano 2009, de placa NQY-1879. PM’s compareceram no local e passaram a diligenciar, vindo a recuperar a referida moto nas proximidades, sendo que a mesma havia sido abandonada dentro de uma Cerâmica desativada no Cabelo de Nego.

Com Informações do 1ºBPM

Moto BROS é tomada de assalto por indivíduos armados e pilotando uma XRE em Russas


Nesta quinta-feira, dia 05, por volta das 22h30min, na CE-356, Russas-CE, mais precisamente nas proximidades da CIBRAZEM, foi vitima de roubo um homem de 27 anos, este que foi rendido por dois indivíduos numa moto XRE, sendo um deles armado a revolver, que após anunciarem o assalto levaram a moto da vitima, uma Honda Bros de cor preta, ano 2012, de placa OCL-9187. PM’s compareceram no local e realizaram diligencias, contudo sem exito. 

Com Informações do 1ºBPM

Homem é preso por tráfico em Russas poucos dias após sair da cadeia


Um homem foi preso por tráfico de drogas e, com ele, foram apreendidas 267 ''trouxas'' de maconha, na última quinta-feira, 5, em Russas, 160 km de Fortaleza. Anderson Vieira da Silva havia saído do sistema prisional há poucos dias.

Anderson, conhecido como "Ninho", estava traficando drogas na própria residência, na Travessa Antônio Gonçalves.

Ele estava no regime de liberdade provisória e foi encaminhado à Delegacia da cidade, onde foi indiciado por tráfico de drogas.

Prefeituras do Ceará reduzem horário de funcionamento devido à crise econômica

Diante da crise econômica enfrentada no país, pelo menos metade dos municípios cearenses precisou adotar medidas mais severas para controlar os gastos este ano. Entre elas, a redução do expediente administrativo que está fechando mais cedo as portas de boa parte das prefeituras, segundo reportagem da Rádio Tribuna BandNews FM.

Em Limoeiro do Norte, no Vale Jaguaribano, por exemplo, a prefeitura, que antes funcionava até as 17h, agora só abre no turno da manhã. Realidade que está comprometendo a vida do comerciante, Darlan Fernandes, que tenta emitir notas fiscais do município e não consegue. “Aqui funciona só pela manhã. A partir das 13h, você não tem como tirar mais uma nota, fica sem esse serviço no município”, reclama.

A situação é considerada grave pelos gestores que também enxugaram a folha de pessoal, com cortes em cargos temporários e de confiança, como aconteceu em Crateús, Região dos Inhamuns. Segundo o prefeito da cidade, Mauro Soares (PT), os salários de alguns funcionários também foram reduzidos.

Os gastos de custeio com energia e outros serviços também passaram a ser controlados pelas prefeituras. O desafio se torna ainda maior, porque boa parte dos municípios não tem receita própria e depende de repasses governamentais. O economista, Guilherme Isse, acredita que o caminho para amenizar os efeitos da crise é melhorar a gestão dos recursos.

A redução nos gastos de boa parte das prefeituras cearenses se deve principalmente à queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o consultor econômico da Associação das Prefeituras do Estado, Irineu Carvalho, a receita dos municípios cearenses caiu 14% nos quatro primeiros meses deste ano, se comparado ao mesmo período de 2015.

“Temos municípios cuja receita é proveniente do ISS (Imposto sobre serviços de qualquer natureza), que é muito elevado. Ele sofre com a crise, mas sofre menos do que aquele que a sua receita é proveniente basicamente do FPM e do ISS”, explica.

O especialista em direito administrativo, Felipe Braga, considera essencial que cortes sejam feitos em áreas estratégicas, desde que não comprometa o serviço ao público. O repasse da segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios do mês de abril apresentou uma queda de quase 20%, se comparado ao mesmo mês do ano passado, segundo a Confederação Nacional de Municípios.

Tribuna do Ceará