-->

sábado, 25 de junho de 2016

Um em cada três açudes cearenses está seco ou no volume morto


O que restou de espelho d’água já não é suficiente para atrair o sertanejo. Os moradores de distritos e sedes urbanas até sabem apontar o caminho até os açudes dos municípios. Mas não têm muito a fazer por lá. No Ceará, mais de um terço dos 153 reservatórios chegou aos níveis mais críticos de armazenamento. Trinta e sete deles estão no volume morto, situação que ocorre quando o nível fica abaixo da tubulação feita para liberar a água acumulada. Outros 21 estão secos — quando a água está em quantidade mínima e não tem possibilidade de uso, conforme diferencia a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Antes da parede do açude São Mateus, em Canindé (a 120 quilômetros de Fortaleza), há uma pequena mercearia fechada. “A gente vendia as coisas para quem vinha tomar banho. Agora não tem ninguém”, lamenta o aposentado Messias Miranda, 81, diante do açude seco. Localizado na sede do município, o açude esteve cheio pela última vez em maio de 2011. Era época em que não faltava água em casa, lembra Messias, que vive em uma das moradias próximas ao reservatório. “Agora está muito difícil. Chega água na torneira só em um dia da semana”.

Outros três açudes estão fora de utilização em Canindé. O Escuridão também está seco. O Salão e o Sousa estão no volume morto. O abastecimento no município é possível com a adutora que sai do açude General Sampaio e com cerca de oito poços profundos injetados diretamente na rede.

A cidade é dividida em três setores, num racionamento em que, teoricamente, cada parte fica com água dois dias sim, quatro não. Mas a restrição enfrenta fatores agravantes. Nos bairros mais altos, como Palestina e Canindezinho, a água demora mais a voltar, explica Francisco de Sousa Rocha, presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) na cidade. Há ainda problemas com a adutora do açude General Sampaio. “Está funcionando precariamente. Aparecem furos nos tubos, que geram vazamentos. A Cogerh tem nos dado apoio fazendo a troca do material e cobrando a empresa responsável”, indica.

Tentar suportar as dificuldades até o próximo ano, na esperança de boas chuvas, é o que resta ao autônomo Adriano Vieira, 28. Ele mora na estrada de terra que leva ao Escuridão e diz ainda utilizar água do açude. “Ela não é boa. Não dá pra cozinhar nem tomar banho”, especifica. O poço que havia na comunidade está com a bomba queimada. Agora, a solução é comprar água de cisterna na localidade de Jacurutu, a cerca de dois quilômetros.

Saiba mais

Castanhão

Como o volume morto ainda permite uso da água, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) iniciou estudos para aproveitamento do Castanhão, caso ele desça aos 250 bilhões de litros e 2017 se anuncie como mais um ano de seca. A ação foi uma dentre outras apresentadas pelo titular da pasta, Francisco Teixeira, em visita à Assembleia Legislativa no último dia 22.

Bacia do Curu

O último açude a entrar no volume morto foi o Frios, no município de Umirim. Ele tem capacidade para 33 bilhões de litros e sangrou quatro vezes desde 2004. A última vez foi em junho de 2011. Desde então, o volume tem caído com exceção de pequenos aportes. Atingiu volume morto na última sexta-feira, 24.

General Sampaio

A adutora emergencial saindo do açude General Sampaio foi inaugurada em dezembro de 2014 para socorrer Canindé e o distrito de São Domingos, em Caridade. 


Furos na tubulação e vazamentos são problemas apontados para a irregularidade do abastecimento prometido. Desde janeiro, segue em segredo de Justiça na 21ª Vara Cível processo da Cogerh contra a empresa Cimencol Construções e Serviços, contratada para a montagem da adutora.

O Povo Online

Preso por estupro fingiu que vítima de 13 anos era namorada


Um homem de 25 anos foi preso suspeito de estuprar uma adolescente de 13 anos em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. Quando foi localizado por populares com a vítima, o homem disse que a jovem era sua namorada, segundo a Polícia Militar. O crime aconteceu na noite da quarta-feira (22).

Segundo a polícia, o suspeito abordou e ameaçou duas adolescentes no Centro da cidade com uma faca. Uma delas conseguiu fugir, mas a outra foi arrastada para um terreno abandonado.

A adolescente que conseguiu escapar pediu ajuda. Ao perceber a chegada de populares, o infrator disse que a vítima seria sua namorada, o que gerou desconfiança, porque, de acordo com a PM, a jovem estava em estado de choque.


O suspeito foi preso e conduzido à Delegacia Metropolitana do Eusébio, onde foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável. O homem já possui antecedentes criminais por furtos.

G1/CE

Adolescente é detido no Ceará por criticar policiais em rede social

Pai do garoto detido em Itatira fala em buscar direitos da criança e do adolescente (Foto: Facebook/Reprodução)

Um adolescente de 17 anos foi detido ao criticar policiais de Itatira, no interior do Ceará, e levado a prestar depoimento na delegacia. De acordo com a Promotoria Pública da cidade, o garoto fez um "desabafo" no Facebook citando aumento no número de assaltos no município e "inoperância" dos policiais para conter o avanço da violência.

Ainda de acordo com a promotoria, a mensagem foi publicada na rede social na quarta-feira (22) e apagada em seguida. Na quinta-feira (23), os policiais foram à residência do adolescente, que foi conduzido à Delegacia Regional de Canindé, cidade vizinha, acompanhado do Conselho Tutelar.

Segundo a Polícia Civil de Canindé, o garoto prestou depoimento por cerca de duas horas à delegada Giselle Martins e foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência por desacato. 

"Ele postou um desabafo indignado com assaltos e disse que os policiais não fazem nada e acabam é ajudando os bandidos. Por ser uma infração de menor potencialidade, não faz sentido deter o adolescente", explica o policial Nilton Araújo.

O caso será encaminhado à Justiça. Se o juiz entender que houve infração, o adolescente pode ser obrigado a prestar serviços em repartições públicas ou garantir o repasse de cestas básicas.

Repercussão

Após ser detido, o adolescente voltou a usar a rede social para criticar o que considerou excesso por parte dos policiais. "Viva a ditadura, onde você não tem direito a se expressar!", comentou.

Familiares e amigos do garoto também comentaram em defesa do adolescente. Só direi a verdade, o que foi feito com meu filho hoje não irá ficar assim. Pois irei atrás dos direitos da criança e do adolescente, custe o que custar, mas mexeram com quem não deveria mexer", disse o pai do garoto, Rinaldo Cunha.


A mensagem do menino detido foi compartilhada por outras pessoas na rede social com mensagens críticas à atuação da polícia. A Polícia Civil de Canindé defende que os policiais atuaram em cumprimento de indícios de uma infração por desacato.

G1/CE

Liderança do PCC planejava ações em ‘congresso do crime’


A população do Parque Tijuca, em Maracanaú, ouviu apreensiva a troca de tiros que durou dez minutos, na noite de quinta-feira (23). De um lado mais de 50 assaltantes de banco, traficantes, sequestradores e homicidas integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) reunidos para planejar crimes; do outro 40 policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da Divisão Antissequestro (DAS), que buscavam a organização suspeita de diversos crimes no Ceará, inclusive atentados a prédios públicos. Ontem, tumultos em represália às prisões foram registrados em penitenciárias da Região Metropolitana.

Durante a operação policial 32 pessoas acabaram presas. Os suspeitos estavam em um sítio alugado para o evento que acontece uma vez por ano e define os crimes que serão cometidos. Nas paredes da casa onde foram encontrados havia inscrições citando o PCC. Segundo a Polícia, muitos dos homens que estavam no local atacaram agências bancárias no Ceará.

Segundo uma fonte da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a facção integrada pelos suspeitos age em todo Brasil e financiou várias das explosões e assaltos aos bancos daqui. Embora ainda não seja possível afirmar que algum dos presos tenha participado diretamente dos atentados aos prédios públicos, como o da Assembleia Legislativa, as suspeitas recaem sobre o PCC e as investigações estão sendo aprofundadas.

"Os presídios ficaram tumultuados com as prisões, porque as lideranças 'caíram'. Sabemos que a ordem dos atentados partiu de lá. O principal suspeito de articular o ataque à Assembleia Legislativa é o líder do PCC no Ceará. Essas pessoas presas em Maracanaú são comandadas por ele. É preciso investigar cada um, para saber se acataram alguma ordem nestes ataques".

O líder a quem a fonte se refere é Paulo Diego da Silva Araújo, transferido para o Presídio Federal de Segurança Máxima de Porto Velho, em Rondônia, no último dia 16 de abril.

Segundo o investigador, a facção cearense, denominada 'Guardiões do Estado' se mostrou muito violenta e também teve seus líderes transferidos. "Todos os líderes de facções criminosas ou braços-direitos deles foram transferidos. Inclusive o 'Barrinha' (Francisco de Assis Fernandes da Silva), que era um dos 'cabeças' dos Guardiões".

Intimidação

O delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, disse que os criminosos divulgam nomes de facções para intimidar a sociedade, mas isto não afeta a Polícia. Ele desmente que as organizações tenham tomado o controle de qualquer parte do Estado. "Não existe território dominado pelo crime no Ceará. Todo o Estado é a Polícia que domina. Não tem um rua, sequer, que a Polícia não entre e não prenda quem comete crimes. Estas denominações de PCC, Comando Vermelho e diversas outras siglas são criadas para intimidar, mas isso é balela e não interessa à Polícia. Asseguro que quem integrar, de qualquer forma, essas organizações será identificado e preso".

O delegado afirmou que havia mais de 50 homens no sítio onde ocorreram as prisões. Alguns dos que fugiram já foram identificados. No local foram apreendidas uma submetralhadora, uma pistola da Polícia Civil do Piauí, munições calibres 9 milímetros e 5.56 e 600 gramas de cocaína. "Depois da reunião eles fariam uma festa comemorando os planos e a união da facção. Uma parte da quadrilha já sairia para a cidade de Milhã e atacaria a agência bancária. Apreendemos muitos celulares que deverão ser periciados. O conteúdo será analisado e pode revelar outros planos deles", declarou.

Os membros da organização foram autuados por associação criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma e corrupção de menores. Dos 32 presos, 21 já tinham antecedentes criminais.

Membros da facção presos

Adriano Marden Freitas, 23 - contravenção penal e roubo

Alain Monteiro da Silva, 39 - sem antecedentes criminais

Anderson Souza Costa, 20 - Sem antecedentes criminais

Antônio Carlos M. Da Silva Júnior, 19 - sem antecedentes

Antônio jonathan de Lima Rocha, 25 - cinco homicídios, tráfico de droga, porte ilegal de arma

Bruno Duarte da Hora, 21 - Sem antecedentes criminais

Edimar Filho da Silva Holanda, 23 - sem antecedentes criminais

Erivan Lima Bertoldo, 38 - Cinco homicídios, posse ilegal de arma

Francisco Alisson L. de Sousa, 25 - três crimes de tráfico de drogas e receptação

Francisco anderson medeiros de melo, 24 - dois roubos

Francisco cândido de oliveira, 36 - dois roubos e lesão corporal

Francisco leandro alves da cruz, 37 - homicídio e lesão corporal

Gilvan silva de oliveira júnior, 28 - dois roubos

Jairo da silva rodrigues, 23- sem antecedentes criminais

James adiodato de siqueira, 18 - sem antecedentes criminais

João paulo oliveira de moraes, 31 - cinco roubos e furto

Jonathan levy gomes de sousa, 19 - sem antecedentes criminais

Jonathan santiago de araújo, 24 - sem antecedentes criminais

José david do nascimento oliveira, 23- três crimes de porte ilegal de arma e roubo

José deivan a. Oliveira, 28 - Cinco crimes de porte ilegal de arma e tráfico de drogas

Josemberg rodrigues de oliveira, 21 - sem antecedentes

Leandro de souza santos, 31 - tráfico de drogas

Lucas aderaldo pereira, 23 - roubo

Lucas braz, 29 - Tráfico de drogas

Márcio cardoso de andrade, 28 - oito roubos, homicídio, porte ilegal de arma e tráfico de drogas

Marcos aurélio de sousa, 43 - tráfico e tentativa de homicídio

Milton ricardo bezerra da silva filho, 25 - roubo

Rafael evandro santos seo, 28 - sem antecedentes criminais

San diego noronha, 29 - três roubos, porte ilegal de arma e tráfico

Thyago barros rosa, 26 - três procedimentos por tráfico

Vagner medeiros de freitas, 27 - oito receptações, tráfico e roubo


Weverton gomes de sousa, 24 - sem antecedentes criminais

Diário do Nordeste

Aracati: Mulher é vítima de estelionatário e tem dois mil e seiscentos reais roubados


Nesta sexta-feira, dia 24, por volta das 10h30min, na Rua Coronel Alexandrino, centro-Aracati, foi vítima de Estelionato (Golpe do Baludo), uma senhora de 50 anos, que informou a PM que no horário acima citado, passava em frente à Casa Lotérica, quando um homem (já idoso) deixou cair alguns papéis e uma mulher mandou que ela apanhasse, que o homem agradeceu as duas, acompanhando a vítima e em um local com pouca movimentação, falou que iria presentear a mesma com um par de sapatos, mas que deveria ir buscar o sapato e deixar a bolsa. Que a vítima ao retornar o homem já não estava mais, levando a bolsa com uma quantia de R$ 2.640,00(dois mil seiscentos e quarenta reais). A vítima estava muito nervosa e chorando, não soube passar as características dos acusados. Foi passado para as VTR’s da área, sendo feito diligências, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Com Informações do 1ºBPM

Adolescente é rendida na porta de casa por homem de bicicleta e tem celular roubado em Russas


Nesta sexta-feira, dia 24, por volta das 22h50min, na Av. Maria Ramalho, Russas-CE, foi vítima de roubo a menor de idade A.L.R., 16 anos, natural de Jaguaruana-CE, quando se encontrava na residência de sua tia, foi surpreendida por um indivíduo que trafegava em uma bicicleta, e com sugesta de estar armado subtraiu um aparelho de celular da marca Smartphone Samsung. Os PM atenderam a ocorrência e se encontram em diligencias.

Com Informações do 1ºBPM

Jovem de 18 anos é morto a tiros em Jaguaruana


Nesta sexta-feira, dia 24, por volta das 19h20min, na Rua João Celedônio Sobrinho, próximo a Escola Técnica, Jaguaruana-CE, foi vítima de homicídio a bala PEDRO WEBERT DE OLIVEIRA CARDOSO, 18 anos, natural de Aquiraz-CE, residente em Jaguaruana-CE, quando foi surpreendido por dois indivíduos que trafegavam em uma moto (características não anotadas), que efetuaram vários disparos conta a vítima, sendo alvejado com duas perfurações na cabeça, tendo morte imediata, e tendo como vítima de bala perdida uma mulher de 32 anos, com um disparo de raspão no braço e barriga, a mesma foi socorrida para o Hospital local, e que a vítima de homicídio era suspeito de prática de roubo de motocicletas e de aparelhos de celular. Os PM compareceram ao local de crime, onde foram encontradas 02 cápsulas de calibre 9mm, e ficaram resguardando o local de crime até a chegada da Perícia e Rabecão, enquanto uma viatura segue em diligencias.

Com Informações do 1ºBPM