-->

terça-feira, 6 de maio de 2014

Tentativa de Homicídio no Alto da Conceição em Mossoró





Um homem identificado como José Antônio Dantas,morador da rua Haroldo Gurgel,Alto da Conceição,foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta terça feira 06 de maio de 2014,fato ocorrido na Avenida Alberto Maranhão,nas proximidades da igreja matriz do bairro Alto da Conceição.
A vítima foi ferida com dois golpes de facão que lhe atingiram a cabeça e o braço e foi socorrida por uma ambulância do Samu para o Hospital Tarcísio Maia e de acordo com o médico socorrista a mesma não corre risco de morte.
Créditos O Câmara 2

A promessa


O senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à presidência da República quer construir um palanque único no Ceará com Eunício e Tasso fechando a chapa e ele recebendo o apoio.

BLOG Roberto Moreira

Pacientes chegam a esperar, em média, 31 horas para serem atendidos no Hospital de Sáude Mental



A espera para conseguir uma vaga de internação em um leito psiquiátrico noHospital de Saúde Mental de Messejana(HSMM) pode durar 31 horas, segundo boletim divulgado mensalmente no site do HSMM. A Redação Web do Diário do Nordeste  esteve no local nesta terça-feira (6), e constatou que os pacientes aguardam o atendimento por muitas horas e até dias, segundo relato de testemunhas, na sala de espera da emergência do hospita
Em alguns casos, os portadores de transtornos mentais e seus acompanhantes dormem no pátio da única unidade psiquiátrica do Ceará. "Tem gente aqui que já está esperando há 7 dias nessa situação desumana. Nós não temos escolha, somos obrigados a dormir no chão e utilizar esses banheiros imundos", disse a cunhada de uma paciente, que não quis se identificar.
Segundo decisão proferida pela 6ª Vara da Justiça Federal em 2011, o tempo médio de espera por um leito no HSMM não pode ultrapassar as seis horas. Desde de julho de 2012, uma média do tempo de espera é divulgada mensalmente no site do hospital, segundo determinação da Justiça.
Desde então, todos os boletins apresentados pelo hospital desrespeitam o tempo máximo estipulado. Somente no mês de abril deste ano, pacientes esperaram mais de 31 horas pelo atendimento. Em janeiro, a média para o atendimento ultrapassou as 33 horas
O tempo necessário para o tratamento dos pacientes internados, que gira em torno de 30 dias, e o pequeno número de leitos do hospital, apenas 180 para atender a todo o Estado, ocasionam a pouca rotatividade das vagas para internação.
Lei proíbe ampliação do número de leitos
O diretor do HSMM, Marcelo Teófilo, reconhece o problema, mas diz que os leitos não podem ser ampliados devido à existência de uma lei estadual, de nº 12.151, que proíbe "a construção e ampliação de hospitais psiquiátricos, públicos ou privados, no território do Estado do Ceará", segundo trecho do artigo 1º da lei.
Para tentar aumentar a rotatividade de vagas para internação, o hospital está desenvolvendo, desde novembro do ano passado, um programa de atenção domiciliar. "Nós treinamos equipes para que os pacientes liberados da emergência possam ser acompanhados em casa e, dessa forma, os leitos fiquem livres mais rápido", explicou o diretor.
Ainda de acordo com Marcelo Teófilo, até o momento 23 pacientes estão recebendo as visitas da equipe semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da necessidade de cada portador de transtorno mental.
Samu psiquiátrico enfrenta dificuldades
Um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que preferiu não se identificar, disse à reportagem que além do problema da espera por leitos, o atendimento psiquiátrico no Estado sofre com a falta de ambulâncias e com veículos em situação inadequada.
No momento em que a reportagem esteve no hospital, uma ambulância chegou de Tauá, distante 337 quilômetros de Fortaleza, com um paciente amarrado com cordas."Imagina a situação do transporte desse paciente, dessa forma, durante todo esse percurso", lamentou o socorrista.
Na Capital cearense, existe apenas uma ambulância para o atendimento das emergências psiquiátricas da cidade. "Nós temos que buscar os pacientes em casa, lidar com a resistência deles, e em seguida trazê-los para o hospital. Recebemos inúmeros chamados, mas só conseguimos atender, no máximo, 6 por dia", comentou o socorrista.
Créditos Diário do Nordeste

Deputados defendem projeto de reestruturação do Dnocs

Os deputados Eudes Xavier, Ariosto Holanda, Fernando Ferro e Afonso Florence irão pleitear junto ao ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a retomada do processo de reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O deputado Eudes Xavier informou na segunda-feira (5), em reunião com os servidores, na sede do órgão, em Fortaleza, que pedirá audiência ao ministro para discutir o encaminhamento à Câmara Federal do projeto de lei que visa o fortalecimento do Dnocs.
Os parlamentares vão defender o envio à Câmara da parte da reestruturação que define a atuação do Dnocs nas áreas estratégicas de infraestrutura hídrica, irrigação e piscicultura. A audiência com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, sugerida pelo deputado Ariosto Holanda, terá a participação de um representante dos servidores do Departamento e tem por objetivo dar agilidade ao projeto da reestruturação, em tramitação no Ministério do Planejamento, para que seja votado antes período eleitoral.
Na reunião, os servidores manifestaram apreensão com as notícias de inclusão das bacias hidrográficas do Ceará - dos rios Jaguaribe, Banabuiú, Salgado, Curu, Acaraú, Coreaú, Jaburu, Poti, Aracatiaçu e Mundaú – na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A inclusão foi proposta pelo deputado Domingos Neto à Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia no projeto de lei 4.632/12, de autoria do deputado Sarney Filho.
Eudes Xavier tranquilizou os servidores ao informar que o deputado Fernando Ferro será relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação, de onde a matéria seguirá para a Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania. Segundo ele, o projeto será debatido pela sociedade em muitas audiências públicas e o relator, em vez de procurar o enfraquecimento do Dnocs, vai procurar fortalecer a instituição. Os servidores se posicionaram contrários à entrega dos açudes do Dnocs à Codevasf, situados nas bacias citadas, por considerarem que o Departamento construiu os reservatórios, dá manutenção e faz a gestão.
Na ocasião, Geraldo Costa, da Assecas, informou que o presidente em exercício da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, prefeito de Piquet Carneiro, anunciou que vai pedir aos prefeitos de todos os municípios do estado para enviarem ofícios ao ministro da Casa Civil com o pleito do fortalecimento do Departamento federal. O gestor defendeu a reestruturação do Dnocs em documento entregue à presidente Dilma Rousseff.


Durante anúncio da terceira etapa das ações de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 para municípios com até 50 mil habitantes nesta terça-feira (06), o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira destacou que a maioria dos 42 municípios cearenses beneficiados pela iniciativa voltaram seus projetos para obras de abastecimento de água.  Ele observou que as ações são fundamentais para oferecer uma infraestrutura hídrica a região que ainda registra consequências devastadoras em razão da falta de chuvas. “São investimentos assegurados através do PAC e certamente ajudarão a mudar um pouco o cenário de seca que o estado enfrenta todos os anos”, disse
Ao cumprimentar os prefeitos cearenses presentes na cerimônia, Eunício também informou que está fazendo gestão junto à presidência da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) como na superintendência do órgão no Ceará para viabilizar a realização dessas obras. “Desde o lançamento do edital estamos acompanhando e orientando os prefeitos para que seus projetos sejam beneficiados”, acrescentou.

Na solenidade realizada em Brasília, no Palácio do Planalto, foram anunciados investimentos de mais de R$ 2,8 bilhões, que serão repassados a 635 municípios para implantação de sistemas de abastecimento de água e esgoto. De acordo com o ministério da Saúde serão beneficiados por esta terceira etapa aproximadamente 5,3 milhões de habitantes.

Dos municípios que receberão os recursos, 239 são da Região Nordeste, 131 da Sudeste, 131 da Sul, 69 da Centro-Oeste e 65 da Norte. Os municípios foram selecionados pela Funasa por meio de projetos apresentados pelas prefeituras e as obras serão executadas pelos gestores locais.


Com informações da Assessoria do senador Eunício Oliveira

Eunício janta com comando do PROS ainda hoje



O comando do PROS, liderado pelo presidente do partido Eurípedes Júnior janta hoje, à noite, com o senador Eunício Oliveira.
O PROS está avaliando o quadro político nos estados. No Ceará, o comando do PROS vai dialogar com Eunício ainda hoje, durante jantar e amanhã toma café com o presidente do partido no Ceará, Danilo Serpa e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Créditos Blog Roberto Moreira

Boa notícia para agricultores: Bolsa Estiagem tem pagamento prorrogado até dezembro de 2014

O pagamento do Bolsa Estiagem foi ampliado de maio a dezembro de 2014, com o objetivo de reforçar a assistência à população do semiárido prejudicada pela estiagem. A decisão foi publicada, nesta terça-feira (6), no Diário Oficial da União (DOU), como Medida Provisória. O benefício de R$ 80 mensais é pago a agricultores familiares que vivem em municípios em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal.
O governo federal tem atuado em várias frentes para reduzir os efeitos da estiagem no semiárido nordestino e região setentrional de Minas Gerais. Para isso, investe em ações emergenciais, obras estruturantes e linhas emergenciais de crédito para amenizar as perdas econômicas nas áreas atingidas pelo período de seca. Novas ações foram feitas, como aumento das linhas emergenciais de crédito, renegociação de dívidas agrícolas e expansão dos programas Bolsa Estiagem, Garantia-Safra e Operação Carro-Pipa.
Ao todo, 1.519 municípios nordestinos e da região setentrional de Minas Gerais estão em situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o que afeta mais de 10,7 milhões de pessoas.
Bolsa Estiagem
O Bolsa Estiagem é um benefício, um auxílio financeiro a agricultores familiares que vivem em municípios em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal. Desde sua criação, em junho de 2012, mais de 676,4 mil pessoas já receberam o auxílio, em 1.112 municípios, com a transferência de R$ 1,7 bilhão. Pelo programa, cada produtor afetado pela seca recebe mensalmente R$ 80,00, por meio do cartão de pagamento do Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.
Créditos Blog Roberto Moreira

Cadeia móvel para bandidos durante a Copa do Mundo


Com o objetivo de facilitar o atendimento à população durante a Copa do Mundo, a Polícia Civil dos estados-sedes irá ampliar a área de atuação e passará a atender também em delegacias móveis. A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) é a responsável pela distribuição desses equipamentos em todo o País.
As delegacias móveis são ônibus equipados para executar atividades básicas de uma unidade convencional de polícia, como sistema de telefonia com ramais conectados a uma central celular e equipamentos de informática, para impressão e digitalização de documentos.
Além disso, os veículos contam com um servidor de dados para armazenamento de informações e execução dos sistemas da Polícia Civil, além de conexão 4G para acesso à internet e sistema de vídeo-monitoramento de alta definição para acompanhamento e gravação das atividades internas e ao redor do veículo.
As unidades oferecem serviços de forma rápida e individualizada, acelerando os processos de atendimento e resposta, diminuindo o tempo de espera, otimizando os recursos e dando o suporte necessário ao cidadão.
As unidades móveis serão ainda facilitadoras que, além de desafogar as delegacias das regiões onde atuam, cumprem objetivos como oferecer conveniência para que o cidadão registre boletins de ocorrência.
Blog Roberto Moreira

Eunício e Aécio conversaram sobre eleição no Ceará

Foi a primeira conversa. Eunício e Aécio Neves nunca falaram sobre política no Ceará. O PSDB está em frangalhos no território cearense após ter pedido toda sua base para o PROS, PSD e Solidariedade.
Aécio Neves procurou Eunício para uma conversa após tomar conhecimento que o senador Eunício dificilmente terá o apoio de Cid e Ciro Gomes para o palanque que está formando para outubro.
A conversa entre Aécio Neves e Eunício durou mais de uma hora e ocorreu no plenário do Senado e foi testemunhada por jornalistas cearenses, refletores e câmeras do Senado.
Roberto Moreira

Dilma anuncia liberação de R$ 2,8 bilhões para saneamento de municípios


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira a liberação de R$ 2,8 bilhões para obras de saneamento em municípios de até 50 mil habitantes e disse que o país precisa acelerar esses investimentos após décadas de abandono.

"O saneamento tem num país como nosso importância fundamental, porque é um setor que tradicionalmente não se investiu muito ao longo das décadas passadas", discursou a presidente para a plateia de prefeitos, apontando os governos que antecederam o PT no poder como responsáveis pela baixa cobertura de saneamento básico no país. "Tradicionalmente se achava que o investimento, como é o investimento enterrado em tubulações que não se via, não era politicamente muito valorizado, o que é uma questão absurda", afirmou a presidente.

Esses 2,8 bilhões serão repassados pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para 635 municípios para obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Segundo Dilma, desde o início do governo Lula já foram investidos cerca de 37,8 bilhões de reais pelo governo em obras de saneamento.

Desde 2011, segundo o governo, já foram investidos 3,4 bilhões de reais em saneamento por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2).

Fonte: Último Segundo - iG, com Reuters 


Professora é morta em assalto planejado por adolescente na BA

Um adolescente de 14 anos é apontado pela Polícia Civil da Bahia como o mentor dos assaltos praticados pelo trio formado por ele, outro garoto de 16 e por Danilo Neri dos Santos, 18 anos. No domingo, os três tentaram assaltar a professora Andréa Borges Astolpho, no estacionamento de uma delicatessen na vila Laura, em Salvador. Durante a ocorrência, a vítima foi morta com um tiro na cabeça dado por Danilo.

De acordo com a polícia, o garoto de 14 anos foi o responsável por levar os ladrões até o local do crime. O adolescente, que dirige desde os 8 anos, também é apontado como um "hábil piloto de fuga".

Danilo e os dois adolescentes foram presos na localidade Baixa do Alto do Cruzeiro, região de Brotas, na tarde de ontem. O jovem foi encaminhado ao Núcleo de Prisão em Flagrante, no Complexo da Mata Escura. Os dois garotos foram levados à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas.

Com passagens pela polícia por receptação e adulteração de veículo, Danilo admitiu à polícia ter atirado em Andréa, que teria se assustado ao ser abordada pelos ladrões, depois de entrar em seu veículo. A delegada Maria Dail Sá Barreto informou que outras vítimas de roubo reconheceram o jovem.

O filho da professora, de 4 anos, que estava no banco traseiro do carro, presenciou o assassinato da mãe, que, segundo afirmou Danilo, chegou a engrenar uma das marchas, ao perceber que seria assaltada. Segundo a delegada Fernanda Porfírio, os ladrões viram a mãe acomodar a criança no banco traseiro do carro e, mesmo assim, decidiram dar voz de assalto, o que pode ter levado a vítima a tentar sair com o veículo, no intuito de proteger a criança.

O criminoso contou ainda que o veículo Gol, de cor prata, com o qual ele e os dois adolescentes se dirigiram até a Vila Laura, no início da manhã de domingo, havia sido roubado na última sexta-feira em um supermercado na Rótula do Abacaxi. A intenção dos ladrões, segundo Danilo, era tomar de assalto o carro de Andréa e revendê-lo, como já tinham feito com outros veículos subtraídos.

Carro era guiado por adolescente

Aos perceberem que a professora havia sido atingida, Danilo e o adolescente de 16 anos fugiram correndo a pé, enquanto o veículo Gol era levado do local do crime pelo garoto de 14 anos. “O adolescente que dirigia o veículo foi apontado pelos comparsas como o mentor dos assaltos praticados pelo grupo e teria aprendido a dirigir aos 8 anos de idade”, salientou o delegado Marcelo Sansão.

A polícia procura o veículo e o revólver usado no assassinato. Danilo afirmou que os carros roubados são repassados por valores entre R$ 1 mil e R$ 2 mil. No entanto, não apontou os receptadores.

Ele e os dois adolescentes integravam a quadrilha liderada pelo traficante Tiago Guimarães Pinto, o Titanic, 22 anos, que comandava o tráfico na região de Cosme de Farias. Ele morreu em confronto com a polícia, em fevereiro deste ano.

Fonte: Terra 

Risco de racionamento de energia é seis vezes menor que em 2001, diz ministério

O risco de racionamento de energia elétrica no Brasil é seis vezes menor do que em 2001, afirmou hoje (6) o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Representando o ministério no Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico, que começou hoje (6) no Rio, Zimmermann afirmou que não há necessidade de medida adicional para garantir o fornecimento diante dos baixos níveis dos reservatórios.

"O sistema na época estava desequilibrado. Hoje, ele é equilibrado e qualquer um pode observar [na comparação da série histórica] que os riscos chegavam a ser seis vezes maiores do que são agora", disse o ministro, ao acrescentar que amanhã, na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, serão divulgados mais detalhes sobre os riscos de déficit no sistema elétrico, após o fim do período chuvoso.

Zimmermann antecipou que o risco de déficit na série histórica em maio deste ano está em 3,7%, enquanto em 2001 a possibilidade chegou a 24,7%. Na série sintética, o risco está em 6,7%, enquanto em 2001 os dados indicavam 18,7%.

No Nordeste, onde o risco em maio de 2001 chegou a 44,4% na série histórica, o valor atual é zero. Na série sintética, a diferença é semelhante, de 44% para 1,9%.

Para 2015, Zimmermann afirma que também não há necessidade de medidas diferentes: "pelos dados de maio, também não está caracterizada nenhuma situação além do alerta atual".

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, fez uma avaliação parecida com a de Zimmermann, ao mencionar que o aumento da capacidade instalada e a diversificação da matriz energética contribuem para o menor risco, apesar da situação climática semelhante.

"Temos uma situação estrutural totalmente distinta de 2001", disse o presidente, que destacou ainda a capacidade das linhas de transmissão, que dobrou: "Em 2001, sobrou energia no Sul, mas não havia capacidade de transmiti-la para o Sudeste. Aumentou-se enormemente a capacidade de intercâmbio entre as regiões."

Fonte: Agência Brasil 

Crédito Site Miséria

Capotamento de veículo em Limoeiro



Hoje, por volta de 19h40min, na ponte do Rio Banabuiú, em Limoeiro, um carro Ford Escort, de placa HUT-0314, de São Gonçalo do Amarante-CE, veio a capotar. O motorista do veículo é conhecido como Marcleudo, residente em Limoeiro do Norte, o mesmo não teve lesões graves.




Créditos do Blog do Tom 

Dirigente diz que chegada de Neymar abalou finanças do Barça


ice-presidente de relações institucionais do Barcelona, Carles Vilarrubí, admitiu que a contratação de Neymar, finalizada em maio do ano passado, abalou as finanças do clube. 

O plano dos dirigentes catalães era contratar o jogador ao término de seu contrato com o Santos, na metade de 2014.

"O clube fechou um acordo preliminar com o Neymar para a temporada seguinte. Mas a pressão de outro clube fez com que fechássemos um ano antes. Isso afetou a estabilidade financeira do Barcelona", disse Vilarrubí, alfinetando o Real Madrid, equipe que também tentou levar o brasileiro no ano passado.

A concorrência do arquirrival obrigou o Barça a antecipar a contratação de Neymar. A proposta apresentada pelos merengues ao Santos para adquirir os direitos econômicos do craque brasileiro teria superado a do Barcelona, que se apoiou em um acordo fechado com o pai de Neymar em 2011 para sacramentar a transferência.

O custo inicial apresentado pelo Barcelona, de 57 milhões de euros (R$ 157 milhões), subiu para 87 milhões de euros (R$ 270 milhões) alguns meses depois. A obscuridade da transação gerou problemas com a Receita espanhola e culminou na renúncia de Sandro Rosell, então presidente do clube.

Fonte: Terra Esportes 


Apodi: policia registra duplo homicídio na zona rural.



No inicio da tarde desta terça-feira (06/05), por volta das 13h00min, a policia militar da cidade de Apodi, foi informada por populares que nas proximidades do posto de combustíveis Kurio I, que fica as margens da BR 405, no trevo de acesso a cidade de Caraubas / RN, ja na zona rural de Apodi, haviam dois homens caídos ao lado de uma motocicleta. De imediato uma equipe foi ate o local, onde constatou a veracidade das informações.
Os policiais militares observaram que os homens estavam caídos ao lado de uma motocicleta, e tinham ferimentos provocados por arma de fogo, e que um deles já estava sem vida. Um dos homens ainda chegou a ser socorrido para o hospital de Apodi, mas devido a gravidade dos ferimentos o mesmo não resistiu, e veio a óbito naquela unidade hospitalar.
As vitimas foram identificadas como sendo moradores da cidade de Itaú, mas ainda não foram revelados seus nomes.
Créditos ao CÁMARA2

Assalto no Centro termina com assaltante morto e outro ferido




Um assalto no Centro de Fortaleza na manhã desta terça-feira (6) terminou com um assaltante morto e outro ferido. Uma terceira pessoa, que estava próximo ao local da ação, também foi atingida. O homem assassinado ainda não teve a identidade divulgada.
Conforme a polícia, a dupla assaltou uma loja na Galeria Branca, no Centro, porém foi surpreendida na fuga, na rua Barão do Rio Branco. Um policial à paisana trocou tiros com os assaltantes, matando um deles e ferindo gravemente o outro. 
O segundo participante do assalto, identificado como Clodoaldo, foi gravemente ferido e encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF). Um funcionário terceirado da Polícia Civil que estava próximo ao local da ação também foi atingido e levado ao IJF. 
Diário do Nordeste.

PRB deve apoiar o governamentável Eunício Oliveira



O PRB do Ceará deve apoiar o senador Eunício Oliveira (PMDB) como candidato a governador nas próximas eleições. O presidente regional da legenda, deputado estadual Ronaldo Martins, seguiu para Brasília, nesta terça-feira, onde, na parte da tarde, terá reunião com a direção nacional do PRB e, em seguida, com Eunício Oliveira.
Para Ronaldo Martins, está praticamente fechado o apoio do PRB a uma candidatura de Eunício ao Governo do Ceará.
Blog Eliomar

Guarda Municipal de Aracati entra em greve

A situação no município de Aracati (Litoral Leste) amanheceu complicada, nesta terça-feira, para a administração do prefeito Ivan Silvério (PDT).
A Guarda Municipal entrou em greve, reivindicando a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e melhores condições de trabalho. Parte do muro da sede da Guarda Municipal, segundo a categoria, ruiu com as últimas chuvas.
A gestão de Ivan Silvério vem sendo questionada pela oposição que, inclusive, denuncia servidores fantasmas. Segundo os vereadores, o caso está no Ministério Público Estadual. Este Blog, inclusive, entrou em contato sobre o assunto com a assessora municipal Fátima Catunda, mas, até hoje, nada de resposta.
Créditos ao Blog do Eliomar.

Comércio foi assaltado em Morada Nova

No dia 05/05, por volta de 16h30min, na Rua Clovis Beviláqua, centro de Morada Nova, o Chegue e Pague do Comércio denominado por Central das Cópias, foi assaltado por dois indivíduos que chegaram  em uma  motocicleta  Fan 150 de cor vinho, usando capacete, armados com arma de fogo (não identificada), sendo que o garupeiro trajava camiseta de cor amarela. Os mesmos levaram uma quantia em dinheiro (valor não informado) e um celular Smartphone de um funcionário.

Roubo de moto em Morada Nova


No dia 05/05, por volta de 19h20min, na Av. Contorno Leste, Rodovia CE-265, Morada Nova, dois indivíduos encapuzados, usando camisas de mangas longas, cor preta, á pé e portando armas de fogo, saíram do mato e interceptaram o Sr. Alcimar Claudio Silva, 54 anos, natural de Banabuiú, domiciliado no Bairro Irapuã Nobre, Rua Domingos Lúcio da Silva, Morada Nova, tomando de assalto uma motocicleta HONDA/NXR 150 BROS ESD, VERDE, ANO 2013 DE PLACA OSO-5081 DE MORADA NOVA-CE, de propriedade do mesmo. Levaram ainda um celular SAMSUNG DE COR PRETA e evadiram-se do local após o delito. 
__________________________________________________BLOG DO TOM

MPF obtém condenação de ex-deputado acusado de receber propina em troca de emendas

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do ex-deputado federal Francisco Rommel Feijó de Sá a mais de sete anos de reclusão após ser acusado de aprovar emendas parlamentares em troca de propinas equivalentes a 10% dos valores dos recursos públicos adquiridos por meio das emendas. A sentença, que também condenou um assessor parlamentar do então deputado, é resultado de ação penal ajuizada pelo procurador da República Luiz Carlos Oliveira Júnior, do MPF em Limoeiro do Norte (CE).
Consta na ação que, em 2003, Rommel Feijó, em conluio com o assessor parlamentar Andrey Batista Monteiro de Morais, foi responsável pela negociação fraudulenta para a compra de equipamentos hospitalares para a Casa de Saúde de Russas (CE) por meio das verbas de emendas parlamentares. As investigações do MPF apontaram que, para o esquema ser executado, foi criada uma empresa de fachada, conhecida como “Organização Vedoim”, usualmente utilizada no esquema que ficou conhecido como “Máfia dos Sanguessugas”.
De acordo com o procurador da República Luiz Carlos Oliveira Júnior, o MPF identificou que o então deputado Rommel Feijó contatou a diretoria do Hospital e Casa de Saúde de Russas para oferecer a alocação das verbas federais mediante a apresentação de emendas ao Orçamento da União. Em seguida, orientou o assessor parlamentar Andrey Batista a encarregar-se da confecção do projeto que culminou com a formalização de convênio.
As investigações mostram que Andrey Batista induziu em erro a direção do hospital, convencendo-a a deixar sob a responsabilidade do gabinete do parlamentar a aquisição dos equipamentos hospitalares, tendo em seguida forjado a coleta de preços, de forma a conferir aparência de regularidade à compra dos equipamentos junto à empresa pertencente à quadrilha. Ao final, caberia ao Rommel Feijó e Andrey Batista receber a propina da chamada organização Vedoim.
Segundo o procurador Luiz Carlos Oliveira, foram encontrados comprovantes bancários de que pelo menos um depósito de R$ 4.800,00 foi efetuado pela quadrilha na conta do denunciado Andrey Batista, como pagamento por sua atuação na negociação ilícita. Além disso, depoimentos revelaram detalhes sobre as contas bancárias indicadas pelo ex-duputado Rommel Feijó como destinatárias da propina recebida da organização Vedoim.
Na sentença, o juiz federal da 15ª Vara, Gustavo Melo Barbosa, condenou cada um dos réus a sete anos e oito meses de detenção, além da perda de cargos públicos e a inabilitação pelo prazo de cinco anos para o exercício de qualquer função pública, além de pagamento de multas.
 Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Assaltantes levam mais de 20 mil reais de agentes comunitários de saúde em Aracati

Duas pessoas assaltaram a Associação de Agentes Comunitários de Saúde do município de Aracati e levaram uma quantia de R$ 23.688,50, na última segunda-feira (5). O dinheiro era destinado ao pagamento do salário dos agentes.

Os assaltantes chegaram ao local em uma moto, e um deles, com um revólver, invadiu a associação, se dirigiu imediatamente à pessoa responsável pelo pagamento e a rendeu, roubando o dinheiro.

Em seguida, a pessoa armada e seu comparsa fugiram. A polícia não conseguiu encontrar os assaltantes até o início da manhã desta terça-feira (6), segundo o 1º Batalhão Policial Militar - Russas.

Fonte: Diário do Nordeste

MPF denuncia ex-prefeita de Tarrafas por suposto envolvimento em fraude milionária

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) entrou nesta terça-feira, 6, com denúncia criminal contra a ex-prefeita de Tarrafas, Antônia Simião Lopes, por envolvimento emdesvio milionário de verba pública. Os recursos, no valor de R$ 2,5 milhões, tinham como objetivo a construção de um açude – que nunca foi executado.

Segundo investigação do MPF, envolvidos no caso teriam fraudado licitação e superfaturado contrato para a obra. Os desvios teriam ocorrido em 2007, durante gestão da ex-prefeita. Os recursos foram destinados ao Município através de convênio com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

Além da ex-prefeita, outras oito pessoas foram denunciadas pelo MPF. Também responderá por improbidade administrativa a empresa Edmil Eletrificações Ltda, que teria participado do esquema. As irregularidades na licitação foram constatadas pela Controladoria Geral da União (CGU) e confirmadas por laudo da Polícia Federal (PF).

Créditos O Povo Online.

Mulher morta após boato em rede social é enterrada em Guarujá, SP


Centenas de pessoas acompanharam, na manhã desta terça-feira (6), o enterro de Fabiane Maria de Jesus, que foi espancada e morta no último sábado (3) em Guarujá, no litoral de São Paulo, ao ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças que praticava rituais de magia negra. A cerimônia reuniu familiares e amigos que não se conformam com a crueldade do crime.

O enterro foi realizado no cemitério Jardim da Paz, no bairro Morrinhos, onde a vítima morava e foi morta. O marido, Jaílson Alves das Neves, comentou o caso e diz não sentir ódio dos suspeitos. “Vou chorar. Não vou aguentar. Para mim a ficha não caiu. Apesar da brutalidade, não guardo ódio, não guardo esse sentimento ruim no coração. Espero que não aconteça com mais famílias. Essas pessoas que agrediram ela e as que assistiram não tiveram a coragem de salvar uma pessoa inocente, não deram nem tempo de defesa para minha esposa. Quero que eles reflitam e que isso não aconteça nunca com a família deles”, explica.
O marido espera que os envolvidos sejam punidos. “Que prendam os acusados. Que esse site que postou essa mentira não faça mais essas coisas. Minha filha não teve condições de vir ao enterro. Ela está abalada e quer lembrar apenas do sorriso da mãe”, comenta.
Um novo vídeo sobre o caso foi divulgado na manhã desta terça-feira (6). Nas imagens, registradas por um cinegrafista amador, a dona de casa aparece tentando pronunciar algumas palavras, na tentativa de impedir que as agressões continuem. Um homem aparece interrogando Fabiane no vídeo. “Nós temos conhecimentos desse vídeo, que foi levado para o delegado, e está anexado nas investigações. Não conseguimos identificar o que ela fala, porque a Fabiane estava muito ferida. Foi uma barbaridade o que aconteceu”, diz o advogado da família da vítima, Airton Sinto.
Internautas revoltados com página
O administrador da página do Facebook responsável por postar o retrato falado de uma mulher suspeita de sequestrar crianças no litoral de São Paulo será ouvido nesta terça-feira (6) pela Polícia Civil. Após a publicação da foto na página ‘Guarujá Alerta’, alguns moradores de uma comunidade do município agrediram a dona de casa. Dezenas de usuários da rede social criticaram duramente o administrador da página e um deles chegou a dizer que a página seria tão culpada quanto os agressores.
Em uma postagem feita no fim da tarde desta segunda-feira, o dono da página afirma que está colaborando com as investigações e que não irá se pronunciar a respeito do caso para não atrapalhar o trabalho da polícia. Em alguns comentários, os usuários condenaram a publicação do retrato falado, mesmo sabendo que se tratava apenas de um boato.
De acordo com informações do delegado Luiz Ricardo Lara, que está à frente do caso, ainda é cedo para apontar a responsabilidade do administrador da página Guarujá Alerta. “Caso, durante a instrução do inquérito policial, seja vislumbrado que, de alguma forma, ele colaborou com o crime, na medida em que propalou esses boatos, enfim, que praticou uma infração penal, ele será responsabilizado por aquele ato”, afirma.
Advogado
O advogado ressalta que a polícia continua investigando o crime, mas que o seu próximo passo será pedir a prisão temporária do administrador da página ‘Guarujá Alerta’. Para Airton, algumas pessoas teriam visto, nesta página do Facebook, o retrato falado de uma mulher que estaria sequestrando crianças para rituais de magia negra em Guarujá e pensaram que se tratava de Fabiane. “Parece-me que hoje o administrador do site vai depor na delegacia. Mas, independentemente do que vai ser dito por ele para a polícia, eu vou pedir a sua prisão temporária”, afirma.

Confusão
O retrato falado atribuído a Fabiane Maria de Jesus, linchada por moradores do Guarujá (SP) após boatos na internet, havia sido feito por policiais da 21ª DP (Bonsucesso), em agosto de 2012. Na ocasião, uma mulher foi acusada de tentar roubar um bebê do colo da mãe em uma rua de Ramos, na Zona Norte do Rio.
Imagens de câmeras de segurança divulgadas na época mostraram a mãe, Daniela Mendes, passando com a filha de 15 dias no colo e sendo seguida pela suspeita. A vítima estava levando o bebê para fazer o teste do pezinho em um posto de saúde. Ao sair da unidade, foi surpreendida pela mulher.
Créditos  Site G1

CE: ladrões roubam lotérica e fogem no carro da prefeita



Uma casa lotérica localizada no centro de Jaguaruana, município a 173 quilômetros de Fortaleza, foi assaltada por seis homens, nesta segunda-feira, 5. Na fuga, os assaltantes tomaram de assalto o carro modelo Hilux da prefeita do município, Ana Teresa, que estava estacionado em frente à lotérica. A prefeita não estava no local. O secretário de cultura, Gleidson Farias, estava com a chave do veículo e foi rendido pelos assaltantes.
De acordo com Delegacia Regional de Aracati, a casa lotérica assaltada é de propriedade do pai do secretário de cultura. O grupo de assaltantes fugiu no carro em direção a Baraúna, no Rio Grande do Norte. A Polícia está realizando buscas para encontrar os suspeitos das duas ações.U
Créditos o Estadão.

Madrugada desta terça-feira terá chuva de meteoros



A passagem do cometa Halley, um dos mais famosos eventos espaciais, ainda está longe de se repetir. Como o astro nos visita a cada 75 anos, e passou pela Terra pela última vez em 1986, a projeção é que seja possível vê-lo novamente em 2061. Duas vezes por ano, porém, a Terra passa pela órbita de Halley, e os fragmentos de rochas e poeira que se desprendem do cometa causam chuvas de meteoros. Uma delas, denominada chuva de Eta Aquarídeos, poderá ser vista na madrugada desta terça-feira.

"Meteoros são fenômenos luminosos que acontecem quando um pedaço de rocha espacial entra em atrito com a atmosfera e sofre vaporização, tornando-se brilhante", explica Enos Picazzio, astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP). Isso pode acontecer com uma rocha isoladamente ou vários fragmentos vindos de um mesmo local — o que caracteriza as chuvas de meteoros. Quando a Terra passar pela órbita do cometa Halley, os fragmentos liberados por ele se chocam com a atmosfera, provocando o espetáculo que pode ser observado no céu. Como as partículas costumam ser muito pequenas, elas ou se desintegram antes de atingir o solo terrestre ou chegam aqui em forma de poeira espacial.

Os principais eventos astronômicos de 2014

Um dos espetáculos mais bonitos esperados para este ano é o eclipse total da Lua, previsto para 15 de abril. A Lua vai entrar na região de sombra feita pela Terra, desaparecendo completamente do céu. O evento poderá ser observado em todo o Brasil, exceto o fim do espetáculo, quando a Lua reaparecer, pois já terá amanhecido por aqui.

O eclipse vai começar às 3h da manhã. Por volta das 4h, se inicia a fase total do eclipse, quando a Lua some atrás da sombra da Terra. Às 5h24, o satélite começa a sair da escuridão, e ressurge inteiramente às 6h33.

No dia 8 de outubro haverá outro eclipse total da Lua. Mas este terá início quando o dia estiver clareando para nós, por volta das 6 da manhã, de modo que a maior parte do território nacional não vai ver nada. Quem estiver no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e em parte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Amapá pode conseguir observar o comecinho do evento.

Segundo Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos, apesar de comum, esse evento não ocorre anualmente, pois depende das configurações de ciclo da Terra, da Lua e do Sol. Em 2013, por exemplo, nenhum eclipse total lunar foi observado. Quando eles acontecem, costumam ser dois no mesmo ano.
FONTE VEJA.

Ministro Francisco Teixeira confirma possível saída do Governo



O cearense Francisco Teixeira, ministro interino da Integração Nacional, em entrevista publicada no blog do Jornalista Roberto Moreira, confirmou a possibilidade de sua saída do governo nos próximos dias. A mudança no comando da pasta, que vem sendo articulada pela direção nacional do PROS, foi notícia no portal Ceará News 7 na última semana. 

O pedido de retirada de Teixeira do Governo Federal vem causando um mal estar entre a cúpula nacional do partido e o governador Cid Gomes, que indicou o nome do ministro para a presidente Dilma e usava de seu prestígio para mantê-lo no cargo. Após uma rusga entre o deputado federal Givaldo Carimbão, líder do PROS na Câmara, e o ministro Francisco Teixeira, a questão tornou-se incontornável. 

Ceará News.

PAC Funasa destina R$ 208 milhões para 42 municípios cearenses

O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Funasa vai contemplar mais 42 municípios cearenses. O investimento previsto nesta nova etapa será de R$ 208 milhões em obras de rede de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. A informação é do deputado José Guimarães (PT-CE). Os contratos serão assinados hoje (6) pela presidente Dilma Rousseff.



"O lançamento da terceira etapa do PAC Funasa representa o compromisso da presidente Dilma com a população dos municípios com menos de 50 mil habitantes. Saneamento e água potável são fundamentais para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cearenses“, afirmou o petista.

Ao todo, nove cidades vão receber os recursos do governo federal para esgotamento sanitário e 36 municípios do estado serão contemplados com o abastecimento d'água. Entre os destaques está a cidade de Icapuí que receberá volume recorde de R$ 17,5 milhões em esgotamento sanitário.


Confira a lista dos municípios contemplados abaixo:


Proponente
UF
Município Beneficiado
Ação
Valor etapa útil
Prefeitura
CE
Alto Santo
Abastecimento de Água
         8.847.033,85
Prefeitura
CE
Amontada
Abastecimento de Água
         7.658.107,06
Prefeitura
CE
Aracoiaba
Esgotamento Sanitário
         8.349.400,16
Prefeitura
CE
Baixio
Abastecimento de Água
         9.273.330,17
Prefeitura
CE
Banabuiú
Abastecimento de Água
         6.001.314,50
Prefeitura
CE
Bela Cruz
Abastecimento de Água
         4.292.522,45
Prefeitura
CE
Capistrano
Abastecimento de Água
         2.103.706,40
Prefeitura
CE
Cariré
Abastecimento de Água
         1.382.446,79
Prefeitura
CE
Caririaçu
Abastecimento de Água
       13.510.577,95
Prefeitura
CE
Cariús
Abastecimento de Água
         9.854.662,60
Prefeitura
CE
Coreaú
Abastecimento de Água
         1.376.491,41
Prefeitura
CE
Croatá
Esgotamento Sanitário
         3.558.424,51
Prefeitura
CE
Cruz
Esgotamento Sanitário
         9.761.902,87
Prefeitura
CE
Icapuí
Esgotamento Sanitário
       17.533.914,52
Prefeitura
CE
Ipaporanga
Abastecimento de Água
         1.389.161,03
Prefeitura
CE
Ipueiras
Esgotamento Sanitário
       12.360.444,50
Prefeitura
CE
Iracema
Abastecimento de Água
         2.861.298,20
Prefeitura
CE
Itarema
Abastecimento de Água
         7.273.854,55
Prefeitura
CE
Itatira
Abastecimento de Água
         1.085.339,90
Prefeitura
CE
Jaguaribe
Abastecimento de Água
         3.843.847,46
Prefeitura
CE
Jijoca de Jericoacoara
Abastecimento de Água
         4.099.509,25
Prefeitura
CE
Jucás
Abastecimento de Água
         4.531.097,76
Estado
CE
Marco
Esgotamento Sanitário
         2.899.483,05
Prefeitura
CE
Massapê
Esgotamento Sanitário
         3.107.649,78
Prefeitura
CE
Milhã
Abastecimento de Água
         3.776.881,79
Prefeitura
CE
Miraíma
Abastecimento de Água
         3.914.435,15
Prefeitura
CE
Novo Oriente
Abastecimento de Água
         4.314.283,18
Prefeitura
CE
Ocara
Esgotamento Sanitário
         1.848.285,45
Prefeitura
CE
Paracuru
Abastecimento de Água
         3.975.277,73
Prefeitura
CE
Paraipaba
Abastecimento de Água
         2.445.515,76
Prefeitura
CE
Pedra Branca
Abastecimento de Água
         7.755.784,82
Prefeitura
CE
Piquet Carneiro
Abastecimento de Água
         3.460.650,21
Prefeitura
CE
Pires Ferreira
Abastecimento de Água
         1.050.586,04
Prefeitura
CE
Potiretama
Abastecimento de Água
         9.466.941,55
Prefeitura
CE
Quixelô
Abastecimento de Água
         2.617.606,48
Prefeitura
CE
Santa Quitéria
Abastecimento de Água
         3.543.963,52
Prefeitura
CE
São Luís do Curu
Abastecimento de Água
         1.803.343,64
Prefeitura
CE
Senador Pompeu
Abastecimento de Água
         1.725.683,19
Prefeitura
CE
Tamboril
Abastecimento de Água
         1.083.310,09
Prefeitura
CE
Umirim
Esgotamento Sanitário
         3.999.941,27
Prefeitura
CE
Uruoca
Abastecimento de Água
            908.459,51
Prefeitura
CE
Varjota
Esgotamento Sanitário
         3.650.000,00
TOTAL:        208.296.470,10  Ceará News.