O município de Russas teve um excelente desempenho na edição 2022 dos jogos do Vale do Jaguaribe ao conquistar o 2° lugar na classificação geral com 161 pontos, ficando atrás apenas da anfitrião Aracati que foi a campeã com 198 pontos.  Completou as três primeiras posições, Limoeiro do Norte em 3° com 151 pontos. A competição aconteceu no período de 15 a 18 de setembro na cidade praiana de Aracati.

Destaque russano para o Futsal Feminino, que conquistou o bicampeonato dos jogos ao vencer na final o time de Limoeiro do Norte por 2 a 1. Além desse título, Russas conquistou sete vices nas modalidades (Xadrez Masculino, Badminton Feminino e Masculino, Tênis de Mesa de Duplas Feminino, Handebol Feminino e Karatê Masculino e Feminino), e quatro terceiros lugares nas modalidades (Vôlei 4X4 Misto, Vôlei de Praia Masculino, Basquete 3X3 Feminino e Handebol Masculino).

A delegação russana conquistou ainda dois quartos lugares (Vôlei de Praia Feminino e Basquete Feminino); cinco quintos (Xadrez Feminino, Tênis de Mesa Masculino, Natação Feminina, Voleibol Masculino e Feminino); dois sextos (Natação Masculina e Futebol de Campo) e dois sétimos lugares (Futevôlei e Basquete 3X3 Masculino).

Russas foi o Município que levou a maior delegação para os Jogos, foram 260 integrantes entre atletas e comissão técnica, com participação em todas as modalidades em disputa.

Destacar também o apoio da Prefeitura de Russas, por meio das coordenações de Esporte (SECULTE) e do Desporto Escolar (SEMED), que vem dando suporte para a promoção das práticas esportivas no Município, garantindo inclusão social e desenvolvimento integral de nossos jovens.

Um grande exemplo desse investimento, é o Projeto Esporte na Comunidade, que vem garantindo oportunidade para que jovens e crianças de Russas desenvolvam suas habilidades em todas as modalidades esportivas e consequentemente repercutindo diretamente no fortalecimento do desporto russano de um modo em geral.

Parabenizamos a todos os atletas e professores pelas conquistas e por tão bem representar e defender as cores de Russas.

Jogos do Vale do Jaguaribe

Esta foi a 10ª Edição dos Jogos, desde sua retomada em 2011. A competição contou com a participarão de mais de 2 mil atletas com idades entre 13 a 21 anos, dos naipes masculino e feminino, que disputaram nas modalidades: Futsal, Basquete, Handebol, Voleibol, Vôlei de Areia (duplas), Vôlei de Areia Misto (quarteto), Futevôlei, Futebol de Campo (apenas masculino), Badminton, Karatê, Natação, Xadrez, Tênis de Mesa e Basquete 3×3. Vale ressaltar que devido a um problema técnico não houve as disputas do atletismo.

Dezessete municípios participaram das disputas, foram: Aracati, Icapuí, Fortim, Quixeré, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Russas, Jaguaruana, Pereiro, Orós, Jaguaretama, Palhano, Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaribara e Itaiçaba.

Essa foi a terceira vez consecutiva que Aracati sediou os Jogos do Vale. A realização foi do Comitê Organizador dos Jogos do Vale do Jaguaribe (COVALE).