-->

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Motorista de aplicativo encontra R$ 15 mil dentro do carro e devolve para passageiro

Passageiro chegou a oferecer pagamento em dinheiro após a devolução, mas motorista recusou

Legenda: O motorista disse que não teve dúvidas sobre o que fazer após encontrar o pacote.

Foto: arquivo pessoal

O motorista Francisco Lima, 28 anos, realizou uma boa ação na noite desta quinta-feira (18). Após uma corrida, ele achou um pacote com R$ 15 mil no chão do veículo e o devolveu a um empresário que havia esquecido a quantia dentro do seu carro.

Francisco, que também é técnico de informática, relatou que fez uma corrida da Messejana para o Mondubim. Durante o trajeto, ele soube que o passageiro buscaria um dinheiro antes de voltar ao ponto de partida. "Ele desceu do carro às pressas, no telefone, pagou a corrida e desceu", relata.

Em seguida, o motorista foi para casa, já que iria sair com uma amiga para buscar o filho dela. Foi aí que o dinheiro foi encontrado. "Quando minha amiga entrou no carro, ela viu no chão aquele saco", diz. "Quando peguei era uma grande quantia em dinheiro".

Momentos depois, Francisco recebeu uma mensagem do passageiro no aplicativo, reportando o caso e o valor perdido. O motorista guardou o dinheiro e entrou em contato. "Disse a ele que não se preocupasse, que eu já tava indo deixar o dinheiro na casa dele. E foi o que eu fiz".

Entrega do dinheiro

O motorista disse que não teve dúvidas sobre o que fazer após encontrar o pacote. "Quando eu vi, a única coisa que pensei foi em devolver para o proprietário, pois não era meu e não tinha por que tomar posse daquele dinheiro", afirma. O passageiro usaria a quantia para comprar um carro.

"Quando cheguei lá eu gravei um vídeo, ele gravou também". O motorista afirma que o passageiro chegou a oferecer um pagamento em dinheiro, o qual foi recusado. "Eu disse que não precisava, porque era pertinho da minha casa", destaca, acrescentando que está com dificuldades em razão da pandemia de Covid-19

Nascido e crescido na periferia, ele ressaltou que "a honestidade vem de berço". "É isso o que vale, a honestidade da gente" — motivo que já o levou a agir de forma parecida em outra ocasião.

Celular esquecido em carro

Francisco Lima conta que, em outro momento, um digital influencer esqueceu um aparelho celular dentro do veículo usado no trabalho. "Eu só consegui falar com ele dois dias depois, porque ele não sabia o número decorado, era um chip novo", conta. Ele relembra que ficou divulgando o ocorrido em redes sociais até alguém aparecer dizendo que conhecia o proprietário do aparelho, que foi devolvido. "Depois ele postou no Instagram dizendo que tinha achado".

"Se acontecer outras mil vezes, eu irei fazer o máximo possível para entregar o que for da pessoa", finaliza.

Cerca de 245 mil pessoas podem deixar de ser cearenses por conflito entre Ceará e Piauí

 

Disputa judicial iniciada em 2011 pode transformar cidades na Serra da Ibiapaba em território piauiense. Força-tarefa entre deputados, Procuradoria e corpo técnico prepara defesa judicial e uma campanha para debater a questão.

Ao menos 244.712 pessoas poderão deixar de ser cearenses por causa de uma disputa judicial entre os estados de Ceará e Piauí. Trata-se de uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), desde 2011, e prevê uma reconfiguração territorial, a partir da qual seis municípios na região da Serra da Ibiapaba passariam para o lado piauiense. Outras sete cidades também teriam extensão modificada. O assunto foi discutido nesta sexta-feira (19) na Assembleia Legislativa do Ceará.

"Desde 2011, quando o Estado do Piauí entrou com essa ação no STF, a temática voltou com mais força. O que pude perceber é que ainda não existe um estudo, um levantamento oficial feito pelo IBGE, mas apenas estudos documentais. Então, nada melhor do que a Casa Parlamentar para apoiar, no sentido de resolver essa pendência, que não é fácil, porém, com vontade, vamos resolver de uma vez por todas", pontuou o presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT).

A área afetada compreende cerca de 3 mil km², 1,9% do território cearense, segundo dados são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O governo do Piauí se baseia em uma disputa de litígio, um conflito de interesse, que se iniciou há dois séculos.

Em 2016, o Exército Brasileiro apresentou um reatório preliminar sobre a área, a pedido do STF, que prevê as perdas territoriais no Ceará.

O assunto volta à tona após, no fim do ano passado, o STF conceder ganho de causa similar ao estado de Tocantins. Já há, portanto, jurisprudência sobre o assunto, o que preocupa o Ceará visto que o relatório do Exército foi favorável ao Piauí.


Força-tarefa cearense

Pelo relatório apresentado pelo Exército ao STF, os municípios de Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Croatá e Poranga passariam a ser considerados territórios do Piauí.

Outras sete cidades também passariam por mudanças territoriais segundo o relatório, são elas: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ipueiras, Ipaporanga e Crateús.

Uma reunião entre deputados estaduais, técnicos, membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e prefeitos de cidades potencialmente afetadas ocorreu nesta sexta com a intenção de iniciar uma força-tarefa contra os possíveis prejuízos.

A deputada Augusta Brito (PCdoB), coordenadora do Comitê de Estudos de Limites e Dívidas Territoriais do Ceará desde 2019, ressalta que “pensar na simples possibilidade de não ser do Ceará, das cidades onde nós crescemos, é uma angústia enorme. Estamos aqui tentando unir essas forças, fazendo um além, mais do que simplesmente da questão jurídica”.

Perda de equipamentos

De acordo com os dados do Ipece, o Estado perderia, com base no relatório preliminar do Exército, 290 escolas; 6 centros de educação infantil, 3 escolas profissionalizantes, 172 Unidades de Saúde, 24 centros de convivência e 733 km de estradas.

Também mudariam para o lado piauiense o aeroporto do município de São Benedito, 598 torres eólicas, 117 áreas de mineração, 21.747 estabelecimentos agropecuários, uma Unidade de Conservação Estadual (Bica do Ipu), uma Unidade de Conservação Federal (Parque Nacional de Ubajara), 2 açudes (Jaburu/Ubajara e Lontras/Ipueiras) e 1.549 poços profundos.


Ações

Dentre as propostas apresentadas, estão a realização de plebiscito ou referendo em cada município, articulado pelas prefeituras e Câmaras Municipais, realização de campanha publicitária e produção de material gráfico informativo a ser distribuído nos municípios afetados, além de reunião da PGE com as procuradorias municipais.

Um dos argumentos a serem usados na defesa judicial do caso, segundo a procuradoria, é de que o relatório apresentado ao STF leva em consideração apenas questões geográficas.

“O prejuízo não é só econômico ou administrativo, impacta nossa representação federal, estadual”, lembra o deputado Acrísio Sena (PT), que participou da reunião. “O Piauí não investiu nada, o relatório do Exército é cartográfico com base em mapas do império [...] imagina (o impacto para ) o cidadão que nasceu na Serra da Ibiapaba e se entende como cearense”, argumentou.

O deputado Salmito Filho (PDT) propôs ainda acionar a bancada cearense na Câmara dos Deputados, para que haja uma ação em conjunto, inclusive com parlamentares de outros estados, em defesa do território cearense.

"Temos que confiar no STF, os interesses meramente econômicos do Piauí não podem prevalecer sobre as questões históricas", pontuou a procuradora da PGE, Ludiana Rocha.

Novo encontro

Na semana que vem o comitê se reunirá mais uma vez para debater o assunto. Uma cartilha informativa e uma campanha nas redes sociais serão produzidas pelo corpo técnico da Assembleia Legislativa. A intenção é que o assunto seja amplamente debatido.

A reunião contou também com a participação dos deputados Queiroz Filho (PDT), dos prefeitos Saul Maciel (São Benedito), Marcos Antônio da Silva Lima (Marcão - Ibiapina) e Marcelo Machado (Crateús), além representantes de das Câmaras de Dirigentes Lojistas de cidades da região, assim como da Procuradoria da AL.

(Diário do Nordeste)
Foto Cid Barbosa



Prisão de deputado bolsonarista foi também recado para militares, dizem ministros do STF

A prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi, segundo ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), um recado também aos militares que defendem a pressão feita pelo general Eduardo Villas Bôas sobre a Corte no julgamento da prisão de Lula, em 2018.

Villas Bôas deu detalhes da publicação de um célebre tuíte que ele publicou na véspera do julgamento, dizendo que o Exército compartilhava um “anseio de repúdio à impunidade”. A mensagem teria sido escrita com a ajuda de outros integrantes da cúpula das Forças Armadas.

Daniel Silveira atacou o ministro Edson Fachin, do STF, que fez uma nota repudiando a fala do general. “Seja homem uma vez na vida e prende o Villas Bôas”, disse o parlamentar em vídeo divulgado na terça (16).

Um dia antes, o próprio Villas Bôas ironizou Fachin ao escrever, também no Twitter, que ele só se manifestara sobre a mensagem de 2018 “três anos depois”.

Para os magistrados, tanto a atitude do general quanto a do deputado fazem parte de um mesmo movimento antidemocrático e de ameaça às instituições.

Mônica Bergamo/Folhapress

General Joaquim Silva e Luna é anunciado como novo presidente da Petrobras

 

O general Joaquim Silva e Luna foi anunciado como novo presidente da Petrobras, nesta sexta-feira (19). O comunicado foi feito pelo presidente Bolsonaro por meio do facebook.

"O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco", diz a postagem.

O LUGAR CERTO PARA O SEU CARRO

 Os melhores PNEUS de Russas CE

Rua; 25 de Agosto
Org; Ricardo Amaral

Ex-desembargador cearense condenado pelo STJ é preso pela Polícia Federal em Fortaleza

 

Carlos Feitosa se encontra na sede da PF em Fortaleza, onde está à disposição da Justiça. Ele é investigado por venda de sentenças em plantões judiciários.

O ex-desembargador Carlos Rodrigues Feitosa, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (19) devido à condenação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no âmbito da operação Expresso 150. Sentença que culminou na prisão é relativa à venda de plantões judiciários.

O ex-magistrado de 71 anos foi condenado a 3 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão após emissão de mandado pelo STJ. A prisão foi efetuada na casa do condenado, no bairro Cocó, em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira.

O Diário do Nordeste tenta contato com a defesa do ex-desembargador.

Investigações

Deflagrada em 2015, a operação Expresso 150 apura, desde 2013, esquema criminoso de venda de habeas corpus nos plantões judiciários do TJCE. Durante as fases da força-tarefa, o ex-desembargador foi aposentado compulsoriamente devido aos fatos investigados contra ele.

A condenação que levou à prisão desta sexta foi dada pelo STJ em abril de 2019, pelo crime de concussão, que segundo o Código Penal é quando servidores públicos utilizam de sua hierarquia para obter vantagem indevida. A aposentadoria compulsória foi determinada pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2018.

"O trabalho policial investigativo, com deflagração de fases da Operação Expresso 150 e análises diversas do material apreendido culminou nessa condenação pelo Poder Judiciário", diz nota da PF.

Carlos Feitosa se encontra na sede da PF em Fortaleza, onde está à disposição da Justiça. Ele deve ser encaminhado ao sistema prisional cearense.

(Diário do Nordeste)
Foto Natinho Rodrigues



SEMED atualiza cronograma da Seleção Pública Nº 001/2021

 A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar de Russas (SEMED), em razão do elevado número de inscritos e considerando o contexto da pandemia em virtude da Covid-19, comunica uma nova alteração do Anexo I, do referido Edital, conforme segue:


 

Prefeitura de Russas segue Decreto Estadual e adota outras medidas de combate e prevenção à Covid-19

 

Durante a manhã desta sexta-feira (19), o Demutran iniciou o trabalho educativo nas Barreiras Sanitárias instaladas nas principais vias que dão acesso ao centro da cidade. Foto: Rodrigo Torres

 

A prefeitura de Russas, por meio do Decreto municipal de nº 030/2021, publicado nesta sexta-feira (19), recepciona o Decreto Estadual Nº 33.936, de 17 de Fevereiro de 2021, sobre as medidas de prevenção e combate à disseminação da Covid-19.

Até o dia 28 de Fevereiro de 2021, permanece em vigor as medidas gerais de isolamento social prevista no Decreto Estadual nº 33.519, de 19 de Março de 2020, no Decreto Estadual nº 33.608, de 30 de Maio de2020 e suas alterações posteriores, assim no Decreto Estadual nº 33.936, de 17 de Fevereiro de 2021, com as seguintes medidas:

– Comércio funciona de segunda a sexta-feira até às 20h. No sábado e domingo, restaurantes funcionam até as 15h. Serviços essenciais liberados após as 20h;

– Espaços públicos terão circulação restrita todos os dias a partir das 17h;

– Toque de recolher para a população, com determinação que fiquem nas suas residências das 22h até às 5h do dia seguinte, com exceção das atividades essenciais ou atividades específicas;

– Suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas a partir da próxima sexta-feira (19). Aulas serão remotas;

– Trabalho remoto para servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Feita também a recomendação da mesma medida junto ao setor privado;

– Fica suspenso o atendimento presencial ao público na área administrativa, da Prefeitura Municipal de Russas, até o dia 28 de fevereiro de 2021, devendo as demandas serem solicitadas por telefone ou e-mail;

– Continuam as barreiras sanitárias na Capital e no Interior. Permissão de transporte intermunicipal público com fiscalização e medição de temperatura nas saídas e chegadas;

As medidas do Decreto Municipal entram em vigor na data desta sexta-feira (19). Para mais informações, acesse o Decreto Municipal no link abaixo:

Decreto Nº 30.2021

 

ERRATA – Atualizado às 20h46min

O §4° e §5° do Art. 2°; e o inciso VI do Art. 4°, lê-se conforme Edital de Publicação do Decreto no link abaixo:

Edital de Publicação do Decreto Nº 30 de 2021

SEMED divulga resultado preliminar do Edital nº 001/2021 sobre a Seleção de composição do Banco de Recursos Humanos

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) torna público o RESULTADO PRELIMINAR da Seleção Pública Simplificada para Banco de Recursos Humanos de Professores – EDITAL Nº 001/2021 – GAB/SEMED RUSSAS CE.

Confira no link abaixo o respectivo resultado:

RESULTADO PRELIMINAR_Edital 001.2021

Barreira sanitaria na Avenida Dom Lino em Russas CE

 Apos a divugção no novo decreto divugado ontem 18 pelo governador Camilo Santana para todo estado do Ceara, a cidade de Russas, atraves da secretaria de saude, começou hoje aplicar o que recomenda o decreto e começa a realizar barreiras sanitarias nas avenidas da cidade. Hoje foi feita no periodo matutino e agora no periodo da tarde na Avenida Dom Lino, o trabalho estar sendo feito pelos agentes do  DEMUTRAN em parcerias com a Guarda Muniipal, PM, e, PC, na ocasião e feita a fiscalização do uso da mascara e a verificação com o aparelho da temperatura do corpo. Caso seja comprovado que a temperatura estar acima do normal a pessoa e encaminhada para o setor de COVID, para ser feito o teste para comprovar ou não se estar com o VIRUS;

Blog; Erivando Lima;

Lula analisa se candidatar em 2022 com objetivo de “derrotar o bolsonarismo”

 

O ex-presidente Lula, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, não confirmou se pretende lançar candidatura à Presidência em 2022, mas disse que “se for necessário para derrotar o bolsonarismo “, ele se colocará “à disposição”. No entanto, caso concorra, o ex-presidente dependerá de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para restabelecer seus direitos políticos. As informações são do portal UOL.

“Vai depender das circunstâncias políticas e em que momento for decidido. Vai depender do PT, das candidaturas, das alianças políticas que a gente for fazer, se vai ser necessário ou não eu ser candidato”, afirmou Lula , em entrevista ao portal. “Eu já fui presidente, não necessariamente preciso novamente ser presidente”.
Para que Lula participe da corrida eleitoral, é necessário haver “uma razão maior”, de acordo com ele. “Eu tenho certeza de que, se for necessário para derrotar o tal bolsonarismo, não tenha dúvida nenhuma de que me colocarei à disposição”, acrescentou.

No entanto, ele disse que, caso não seja candidato, estará “inteiro para ser cabo eleitoral”. O ex-presidente ainda defendeu que os partidos de oposição ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) lancem candidaturas próprias no primeiro turno, para que possam se aliar no segundo. “Objetivamente, acho que [o PT] tem de ter candidato no primeiro turno. Como você vai escolher o candidato de uma frente ampla, qual o critério?”, questionou.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que vai se lançar como candidato à Presidência em 2022 , foi definido como “cidadão que é bom de bola, mas não sabe fazer o jogo coletivo” por Lula. “O Ciro passa o ano inteiro atacando o PT e nas eleições quer que o PT apoie o Ciro. Isso é impossível, já conversei com ele disso, ele sabe disso”, disse ele. No entanto, Lula garantiu que, caso Ciro chegue a um segundo turno contra Bolsonaro, ele terá o apoio do PT.

(Folha da República)



BIZARRO: Imagem de elefante "fumando" intriga cientistas. VÍDEO

 

Cientistas da organização do meio ambiente Wildlife Conservation Society (WCS), da Índia, estão intrigados com imagens recém-divulgadas de um elefante aparentemente “fumando”.

As imagens foram capturadas em abril de 2016 por Vinay Kumar, um dos cientistas da organização, durante uma viagem de trabalho na Floresta Nagarhole, no estado Karnakata, mas só foram divulgadas agora.

Ele declarou ao jornal britânico BBC que não liberou as imagens antes porque não percebeu a importância delas.

Nas imagens o animal parece “engolir” carvão com a tromba e levá-las para a boca, para depois “assoprar as cinzas”, segundo comunicado emitido pela organização. Para os cientistas, o motivo deste comportamento ainda não é claro.

“Muito provavelmente o elefante estava tentando ingerir o carvão de madeira, já que ela parecia estar pegando algo do chão da floresta queimada, expelindo com a tromba as cinzas que vinham junto e consumindo o resto”, explicou o biólogo especialista em elefantes Varun R. Goswami, que examinou o vídeo.

Segundo ele, o carvão vegetal tem propriedades absorventes conhecidas e os animais silvestres podem ser atraídos por seu valor medicinal. O carvão também pode ser servir como laxante, o que poderia explicar o seu consumo.
Via Portal O Zacarias

Preso, deputado Daniel Silveira diz que mostrará “quem é o STF"

 

Parlamentar voltou a fazer críticas contra o Supremo ao chegar em unidade prisional de Niterói.

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) voltou a fazer críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) após a transferência dele da Superintendência da Polícia Federal, no Centro do Rio, para a unidade prisional da Polícia Militar, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Ao adentrar na unidade niteroiense, Silveira foi recebido pelo grupo conservador EnDireitando Niterói, no portão da unidade prisional, e disse que vai “mostrar ao Brasil quem é o STF”.

Silveira teve a prisão em flagrante decretada na terça-feira (16). O ministro do STF Alexandre de Moraes expediu o mandado depois de um vídeo no qual o deputado criticou ministros da Corte. Silveira é investigado pelo STF no inquérito que mira o suposto financiamento e a organização de atos antidemocráticos em Brasília.

Em junho do ano passado, o parlamentar foi alvo de buscas e apreensões pela Polícia Federal e teve o sigilo fiscal quebrado também por decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito.

Governo do Estado libera jogos de Ceará e Fortaleza na reta final da Série A sem mudanças de horário

 Escrito por , 

Jogo do Fortaleza está marcado para 21h deste sábado (20) e do Ceará na outra quinta-feira (25)

Legenda: Duelo entre Tricolores no Castelão é decisivo pela permanência de ambos os clubes na elite brasileira
Foto: Divulgação

Governo do Ceará liberou nesta sexta-feira (19) a realização dos jogos do Ceará e do Fortaleza, na Arena Castelão, nos horários previamente agendados na Série A do Brasileirão. As partidas referentes são entre Fortaleza x Bahia (às 21h deste sábado) e entre Ceará e Botafogo (às 21h30 da quinta-feira, 25).

"Por serem fechados para o público, com o respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, os dois jogos finais do Campeonato Brasileiro, no sábado (20) e na quinta (25) poderão ser realizados no Estádio Castelão, em Fortaleza, nos horários previamente agendados", explicou a nota do Governo.

O Governo do Estado entrou em contato com a diretoria jurídica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e com o secretário-geral da entidade, Walter Feldman, sobre o decreto que institui toque de recolher no Estado.  A CBF também apresentou seus argumentos se posicionando pela realização da partida

Como as partidas de futebol não são serviços essenciais, precisariam ocorrer em horários que não extrapolem as 22 horas, conforme explicado pelo secretário executivo da Secretaria de Planejamento do Estado e coordenador do plano de retomada, Flávio Ataliba.

Rogério Pinheiro, secretário da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), participou de reunião nesta manhã no Palácio da Abolição para discutir o caso. 

A mudança dos locais dos confrontos foi cogitada nesta quinta-feira (18) pela Federação Cearense de Futebol (FCF). Porém, em entrevista à Rádio Verdes Mares, presidente do Leão, Marcelo Paz, revelou que a CBF não alteraria nem o local nem os horários das partidas do Brasileirão.

Ibiapina registra chuva de 115,5 mm; Ceará tem precipitação em pelo menos 32 cidades

 Escrito por , 

Estado tem tendência de chuvas reduzidas e céu com poucas nuvens

Legenda: Para esta sexta-feira (19), a previsão é de chuvas mais reduzidas e céu com poucas nuvens em todo o Estado
Foto: Kid Júnior

Ceará registrou chuva em pelo menos 32 municípios entre as 7h de quinta-feira (18) e as 7h desta sexta-feira (19), segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) de 8h40. Sete cidades tiveram precipitações acima de 50 mm. Ibiapina, na região Ibiapaba, teve a maior chuva, de 115,5 mm.

Hidrolândia teve o segundo maior acumulado do período, com 85 mm. No Sertão Central e Inhamuns, as chuvas se destacaram na cidade de Catunda, nos postos de Paraíso (58 mm) e Catunda (57 mm) e em Crateús, nos postos de Tucuns (55 mm) e Monte Nebo (51 mm).

Para esta sexta-feira (19), a previsão é de chuvas mais reduzidas e céu com poucas nuvens em todo o Estado. Há possibilidade de precipitação apenas no litoral e na Região Ibiapaba

A tendência de queda, após chuvas intensas entre segunda (15) e quarta-feira (17), é causada pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do Norte do Ceará em direção ao Maranhão.

Confira as 10 maiores chuvas por municípios entre 7h de quinta-feira (18) e 7h desta sexta-feira (19)*: 

  • Ibiapina (Ibiapina) - 115,5 mm
  • Hidrolândia (Betânia) - 85 mm
  • Catunda (Paraíso) - 58 mm
  • Catunda (Catunda) - 57 mm
  • Crateús (Tucuns) - 55 mm
  • Ibiapina (Sítio Tauã de Baixo) - 51,5 mm
  • Crateús (Monte Nebo) - 51 mm
  • Tauá (Santa Tereza) - 50 mm
  • Senador Sá (Salão) - 47 mm
  • Crateús (Fazenda Tapuio) - 42 mm

*números atualizados às 8h40

Para consultar a lista completa das cidades que choveram basta acessar o link da Funceme.

RN pagou quase R$ 1,5 milhão em ventiladores danificados

 

Auditoria feita pela Controladoria-Geral da União apontou que 14 dos 15 equipamentos comprados pelo governo potiguar não funcionaram da forma adequada.

Já se tornou rotina e parece até notícia repetida, mas a descoberta da compra de equipamentos defeituosos para uso durante a pandemia de Covid-19 segue acontecendo por todo o país. O alvo da vez é a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), que gastou nada menos que R$ 1,498 milhão com a aquisição de 14 ventiladores pulmonares danificados.

O prejuízo milionário consta em um contrato de R$ 1,605 milhão firmado entre a pasta e a empresa multinacional Baumer, para a aquisição de 15 ventiladores pulmonares. Desses, apenas um foi utilizado da forma adequada e 14 apresentaram problemas, segundo relatos de profissionais das unidades de saúde que receberam os equipamentos.

A situação foi alvo de uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), finalizada no último dia 10 de fevereiro. O órgão destacou ainda que os equipamentos ficaram guardados e que a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte não apresentou solução ao problema.

A compra foi estabelecida de forma emergencial – portanto, com dispensa de licitação – em maio do ano passado, pouco antes de o secretário de Saúde, Cipriano Maia, que assinou o contrato, dizer que o estado estava “à beira do colapso”.

Segundo a Controladoria, os ventiladores não foram usados devido a “problemas técnicos e operacionais que inviabilizaram suas utilizações nos atendimentos dos pacientes em UTIs [Unidades de Terapia Intensiva]”. Os aparelhos foram distribuídos a três unidades de saúde na cidade de Parnamirim, que fica ao lado de Natal (RN).

Em parecer técnico enviado à Controladoria, a coordenadora do setor de fisioterapia do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena (HRDML), por exemplo, detalhou os defeitos dos equipamentos adquiridos pela Sesap. Segundo a profissional, os ventiladores “não respondem aos comandos programados e individualizados para a necessidade do pacientes”.

– Parâmetros como a fração inspirada de oxigênio, que é a quantidade de oxigênio fornecida e necessária ao paciente durante a ventilação mecânica, não são programados de forma precisa, pois esses ventiladores não quantificam o valor exato, comprometendo diretamente no tratamento de hipoxemia, por exemplo – disse a coordenadora.

Dessa maneira, o parecer técnico concluiu que o uso dos equipamentos é inapropriado uma vez que poderia comprometer “diretamente no tratamento dos pacientes que necessitem de ventilação mecânica”. O contrato emergencial firmado entre a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte e a Baumer prevê, contudo, um prazo de validade não inferior a 12 meses.

Apesar dessa fato, os investigadores apuraram que nem a direção das unidades de saúde nem a Secretaria de Saúde do estado tomaram providências quanto aos fatos, mesmo com os equipamentos cobertos com garantia e assistência técnica. Em resposta enviada à CGU, a pasta alegou não ter sido informada inicialmente pelas unidades de saúde dos problemas apresentados.

A Sesap disse também ter confirmado o problema nos equipamentos em dezembro do ano passado, após visita realizada pela equipa técnica do setor de equipamentos da Secretaria do Estado e os representantes da empresa, aos hospitais. E, por fim, notificou a empresa para promover a solução técnica nos equipamentos e novo treinamento aos servidores.

(Pleno News)



Russas CE;; plantão policial


RUSSAS

ROUBO A RESIDÊNCIA E VEICULO

Por volta das 07h30min de ontem, na rua Manuel Sabino Mendes, Distrito de Flores em Russas, 02 (dois) indivíduos em uma moto, armados, entraram numa residência e roubaram, 02 (duas) Tv’s: uma de 40” e outra de 50”, 01(um) aparelho celular, 01(um) ventilador tufão, 01(um) micro-ondas, 01(um) botijão de gás, várias peças de roupas, perfumaria e outros objetos, colocando todos num veículo Fiat Punto, cor branca, 2013/2014, placas ORQ-3546, que também estava na casa. Em seguida os criminosos fugiram.

ITAIÇABA

RECUPERAÇÃO DE MOTO

Por volta das 08h de ontem, na Serra do Ererê, dentro de um matagal em Itaiçaba, foi encontrada uma moto abandonada, tratando-se da moto TRAXX, 2011, preta. A referida moto roubada no último dia 13, na comunidade de Feijão Bravo em Palhano.

RUSSAS

RECUPERAÇÃO DE MOTO 

Por volta das 17h de ontem, as margens da CE que liga à BR 116 ao Distrito de Flores/Russas, foi encontrada abandonada numa ribanceira, uma Moto FAN 125, 2011, vermelha, placa NNZ-2185/RN, com queixa de roubo desde do dia 12 deste mês no Rio Grande do Norte. O policiamento conduziu o veículo à Delegacia em Russas para os procedimentos legais.

 Fonte; PM CE

Blog; Erivando Lima Reporter


O LUGAR CERTO PARA O SEU CARRO

 Os melhores PNEUS de Russas CE

Rua; 25 de Agosto
Org; Ricardo Amaral