-->

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Renan diz que anular votação é ilegal e decide continuar com impeachment no Senado

Renan chama decisão de Maranhão de "brincadeira com a democracia"

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que manterá o trâmite do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado, durante sessão plenária realizada na tarde desta segunda-feira, 9.

Para ele, é ilegal a decisão do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a sessão que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Renan diz que sempre procurou se manter isento e imparcial, e que "aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar pessoalmente comprometido com o atraso do processo".

Calheiros disse que não procede a argumentação de Waldir Maranhão sobre a forma que a decisão da Câmara deveria ter sido comunicada ao Senado. "Aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar pessoalmente comprometido com o atraso do processo. Ao fim e ao cabo, não cabe ao presidente do Senado Federal dizer se o processo é justo ou injusto", disse o presidente do Senado.

Com isso, Renan Calheiros determinou que o relator do processo na Comissão Especial do Impeachment do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), faça a leitura do seu relatório pela admissibilidade do processo no plenário da Casa. Após a leitura, começará a contar o prazo de 48 horas para que os senadores votem a admissibilidade e o afastamento imediato da presidenta, o que deve ocorrer na quarta-feira, 11.
Vícios no processo

O presidente interino da Câmara dos Deputados, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), anulou nesta segunda-feira, as sessões do dias 15, 16 e 17 de abril, quando os deputados federais aprovaram a continuidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele acatou pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).  A informação é da presidência da Câmara.

Com a aprovação na Câmara, o processo seguiu para o Senado. Waldir Maranhão solicitou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a devolução dos autos do processo. O presidente interino da Câmara determinou nova sessão para votação do processo de impeachment na Casa, a contar de cinco sessões a partir desta segunda.

Waldir Maranhão, que assumiu a presidência após afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acolheu os argumentos do advogado-geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, por entender que ocorreram vícios no processo de votação, tornando-a nula.

Ele considerou que os partidos políticos não poderiam ter fechado questão ou orientado as bancadas a votarem de um jeito ou de outro sobre o processo de impeachment. “Uma vez que, no caso, [os deputados] deveriam votar de acordo com suas convicções pessoais e livremente”, diz nota do presidente interino divulgada à imprensa.

Maranhão também considera que os deputados não poderiam ter anunciado publicamente os votos antes da votação em plenário em declarações dadas à imprensa. Considerou ainda que o resultado da votação deveria ter sido formalizado por resolução, como define o Regimento Interno da Casa.

Considerado aliado de Cunha na composição da Mesa Diretora, Waldir Maranhão votou contra o prosseguimento do processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Waldir Maranhão mudou de voto em cima da hora, contrariando a orientação nacional do PP, seu partido. Devido à atitude, o deputado foi destituído da presidência do diretório estadual do partido no Maranhão. Maranhão também investigada na Operação Lava Jato. 

O POVO Online com informações da Agência Brasil

Presidente interino da Câmara anula processo de impeachment de Dilma


O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA) assinou decisão nesta segunda-feira, 9, para anulçar a tramitação do impeachment da presidente Dilma Roussef (PT). O pedido foi da Advocacia Geral da União (AGU).

Ainda não há detalhes da decisão, que será publicada na edição do Diário da Câmara desta terça-feira, 10. As informações são do jornal Folha de São Paulo. O deputado teria anulado sessão que aprovou a admissibilidade do pedido de impeachment contra a presidente no dia 17 de abril, além das sessões de discusssão nos dias 15 e 16 de abril. Em nota, ele diz entender que "ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão".

Maranhão pede que o processo volte à Câmara, mas ele já avançou ao Senado, inclusive com relatório aprovado por comissão especial e primeira votação marcada para a próxima quarta-feira, 11. Não se sabe se a data será mantida.

O motivo seria a interpretação de que a votação ultrapassou os limites da denúncia oferecida contra Dilma por crime de responsabilidade, quando tratou da Operação Lava Jato e não só das irregularidades orçamentárias. Outra questão levantada na ação da AGU é que houve orientação da bancada, ferindo liberdade de votos dos parlamentares.

AGU levantou também motivações de votos alheias ao tema em questão (os parlamentares que votaram pela "família", por exemplo) e manifestação do relator do relatório no dia da votação sem abertura de espaço para a defesa posteriormente. 

Maranhão é aliado do governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), árduo defensor do governo Dilma.

A intenção de Maranhãoseriaabrir um novo processo de impeachment, este incluindo o vice-presidente Michel temer (PMDB).

O POVO Online

Criança de um ano cai de balsa e morre afogada em Orós-CE


Uma criança de um ano morreu afogada no início da tarde deste domingo, em Orós, na região centro-Sul do Ceará. A tragédia aconteceu por volta das 13h40 no açude Orós.

Segundo informações do site Iguatu.Net, a criança estava com seus pais numa balsa quando caiu e desapareceu nas águas do reservatório.


De acordo com populares e amigos, os familiares da criança entraram em estado de choque. Os salva vidas que trabalham na represa foram acionados e as buscas foram iniciadas. O corpo da criança foi encontrado após 15 minutos de procura. Ela passou por um processo de reanimação, mas não resistiu e faleceu.

De acordo com um salva vidas que esteve nas buscas, o corpo da criança estava embaixo da embarcação. 


Iguatu.Net

Tendência de ocorrer La Ñina pode trazer inverno para o Nordeste

Ainda é cedo para previsão, mas 2017 poderá ter outro cenário e os cinco anos seguidos de seca no Ceará poderão chegar ao fim. Qual o indício que aponta para essa probabilidade? É o El Niño. O fenômeno, que atua para a ocorrência de estiagens no Nordeste, vem perdendo força com o desaquecendo das águas do Pacífico.

Com o enfraquecimento do El Ñino, vem ganhando corpo outro fenômeno: a La Niña. O oposto do “Menino” produz um esfriamento no oceano Pacífico. Um episódio climático, de influência global e regional, com possibilidade de favorecer o Semiárido cearense no ano que vem.

Os dados, ainda preliminares, estão sendo analisados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a partir de gráficos recentes, de abril último, produzidos pelo International Research Institute for Climate and Society, da universidade de Columbia (EUA) - uma das parceira da Funceme.

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, da Funceme, atualmente o aquecimento da porção do Pacífico que interessa para as previsões no Nordeste do Brasil está em 1,1º C. Já esteve 3º C acima da média, entre dezembro de 2015 e o começo de janeiro deste ano.

A tendência, segundo a previsão da época, era de que fenômeno não perderia força. O El Ñino estava no pico de intensidade e empurrava o Ceará para o quinto ano consecutivo de estiagem severa e uma quadra chuvosa com precipitações abaixo da média histórica (em torno de 804.9 mm de fevereiro a maio).

E se confirmaram as previsões da Funceme. As chuvas de março, principal mês da quadra invernosa do Ceará, foram 33% abaixo da média histórica.

Para o fechamento do trimestre de março-abril-maio deste ano, a previsão persiste com 70% de chances de ficar abaixo da média e somente 5% de ficar na categoria acima da média.

Um dos indicadores de acerto da Funceme é a baixa carga dos reservatórios cearenses até aqui. Hoje o volume de água dos 153 açudes do Ceará não passa de 13,3% da capacidade total. Um agravante para a travessia do quinto ano seco e mais prejuízos à vista para o Semiárido.

La Niña

Os gráficos do International Research Institute for Climate and Society mostram, de acordo com Raul Fritz, que no momento há uma possibilidade entre 60% e 70%, até o final do ano, do aparecimento do La Niña. “Ela, que é o oposto do El Niño, ajuda na qualidade de nossas chuvas. Ou, pelo menos, não atrapalha”, afirma o meteorologista.

Para que se consolide a tendência de surgimento e permanência da La Niña em 2017, outras dados de previsão climática e de temperatura deverão ser colhidas dos oceanos Pacífico e Atlântico e cruzados em modelos matemáticos.

Há mapas que migraram da coloração laranja e vermelha - que indica aquecimento das águas do Pacífico - para uma macha azulada. Um sinal de que está se instalando um resfriamento e a possibilidade de atuação da La Niña no trimestre de dezembro-janeiro-fevereiro próximo. Falta, agora, a previsão para março-abril-maio do ano que vem. Exatamente o período da quadra chuvosa no Ceará. Então a expectativa é que os dados se consolidem e tragam a chuva tão necessária.

O POVO Online

Achado de cadáver com lesões a bala em Beberibe


Neste domingo, dia 08, por volta das 08h30min, após várias ligações anônimas informando que havia um homem caído ao solo na estrada de acesso a Localidade Itapeim, próximo á fazenda “TEM-TEM”, em Beberibe-CE. Os PM's foram até o local, onde comprovaram a veracidade do fato e que aparentemente a vítima havia sido lesionada a bala e logo após desovada no referido local; Populares ainda relataram a Polícia Militar, que por volta do referido horário, um veículo VW FOX de cor preta, foi visto adentrando a referida estrada,  e só retornando cerca de 20 minutos depois, em alta velocidade, que por pouco choca-se com outro veículo na CE-040, seguindo sentido Fortaleza. O SAMU compareceu no local e atestou a morte da vítima. Logo após foram acionadas as viaturas do Rabecão e Perícia Forense, que foi identificado como DJORGE QUINAHER FILHO, de 25 anos, natural de Cascavel-CE.

Com Informações do 1ºBPM

Idosa morre vítima de atropelamento em Aracati; Condutor do veículo fugiu sem prestar socorro


Neste domingo, dia 08, por volta das 18h30min, na CE-261, Sitio São José, zona rural de Aracati, próximo a Capela, foi vítima de atropelamento e vindo a óbito no local, a senhora, FRANCISCA GOMES OLIVEIRA, de 80 anos, natural de Itaiçaba-CE, a mesma foi colhida por uma moto Titan preta, de placa e característica do condutor não anotadas que fugiu do local sem presta socorro à vítima. Populares não souberam informar a direção que o acusado tomou. Compareceu no local o Resgate da Guarda Municipal que constatou o óbito, os PM's resguardam o corpo até a chegada da Perícia e Rabecão.

Com Informações do 1ºBPM

Homem é executado dentro de um bar em Quixeré

Luciano

Neste domingo, dia 08, por volta das 13h50min, foi informado via 190 à PM, de que havia ocorrido um homicídio na localidade do sítio Leão zona rural de Quixeré. A vítima trata-se de Luciano Xavier da Silva, 26 anos, o fato ocorreu em um bar. Conforme análise da perícia técnica que compareceu ao local, a vítima foi alvejada por 6 disparos e foram encontradas no local 6 capsulas deflagradas, todas de calibre 380. 

Com Informações do 1ºBPM

Homens armados executam jovem de 19 anos em Limoeiro do Norte; Outras 3 pessoas ficaram feridas

Neste domingo, por volta das 19h45min, na Rua Francisco Remígio, próximo à Churrascaria Eucalipto, 02 (dois) homens numa motocicleta, de características não informadas, efetuaram vários disparos contra dois casais que vinham em duas motocicletas do Bar do Negão. Um homem conhecido por PABLO, de 39 anos, foi alvejado de raspão nas costas e, sua namorada, de 20 anos, sofreu apenas escoriações por causa da queda da motocicleta que sofreram na hora dos disparos. O outro casal que vinha numa HONDA/C100 BIZ, de cor Verde, ano 2002/2003, de placa HXR-3561, uma adolescente de 17 anos, e seu namorado, Francisco Erivelton Oliveira Silva, de 19 anos, este último que veio a óbito no local, ao ser alvejado por aproximadamente 05 (cinco) disparos. A PM foi até o local do homicídio e aguardou a chegada da Perícia Forense, para fossem tomadas as medidas cabíveis. 

Com Informações do 1ºBPM