-->

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Fachin suspende tarifa zero na importação de armas no Brasil

 Nesta segunda-feira (14), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão do governo federal que zerou a alíquota de importação de revólveres e pistolas. A medida foi adotada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério da Economia.

Ministro Edson Fachin, do STF Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

A decisão de Fachin atende a um pedido feito pelo PSB, que acionou o Supremo para barrar a medida que entraria em vigor no dia 1º de janeiro. Com isso, fica mantida a alíquota atual de 20% obre o valor da arma para importações.

A decisão de Fachin atende a um pedido feito pelo PSB, que acionou o Supremo para barrar a medida que entraria em vigor no dia 1º de janeiro. Com isso, fica mantida a alíquota atual de 20% obre o valor da arma para importações.

O ministro também determinou que sua decisão seja submetida ao plenário do STF. Ainda não há, no entanto, uma data para a análise do assunto.

“Ausentes as condições delineadas, conclui-se pela verossimilhança da alegação de que a redução a zero da alíquota do imposto de importação sobre pistolas e revólveres, por contradizer o direito à vida e o direito à segurança, viola o ordenamento constitucional brasileiro”, escreveu Fachin.

Ele ainda apontou que “é inegável que, ao permitir a redução do custo de importação de pistolas e revólveres, o incentivo fiscal contribui para a composição dos preços das armas importadas e, por conseguinte, perda automática de competitividade da indústria nacional; o que afronta o mercado interno, considerado patrimônio nacional, (…) e causa não razoável mitigação dos direitos à vida e à segurança pública”.

A resolução que zerava a importação de armas foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (9). A isenção, entretanto, não inclui pistolas lança-foguetes, armas que são carregadas pela boca, revólveres para tiros de festim e armas de ar comprimido ou de gás.

A flexibilização da posse e porte de armas foi uma das principais bandeiras adotadas pelo governo durante à campanha. Em fevereiro de 2019, logo no início do mandato, o presidente Jair Bolsonaro emitiu um decreto permitindo a importação de armas, o aumento do número de munições e a possibilidade de porte em mais locais do que o da antiga lei.

(Agência Brasil)



Veja imagens incríveis do eclipse solar pela América do Sul

 Fenômeno aconteceu na tarde desta segunda-feira.


O eclipse solar desta segunda-feira (14) proporcionou um espetáculo incrível aos habitantes da América do Sul. O fenômeno, que aconteceu quando a Lua se interpôs entre a Terra e o Sol, durou pouco mais de três horas. Em diversos países sulamericanos foi possível ver o momento em que a luz do Sol foi ocultada total ou parcialmente.

Veja imagens deste fenômeno incrível!
(Pleno News)

Sobral registra quatro crimes de feminicídio

 

Quatro mulheres foram vítimas de feminicídio em Sobral neste ano. É a primeira vez que a cidade registra esse tipo de crime e já representa 17% das 24 ocorrências do estado. No ano passado, houve seis tentativas não consumadas. No Ceará, que registrou 34 feminicídios em 2019, houve redução de 29% de assassinatos de mulheres.

Em 2019, no Ceará, 34 mulheres foram vítimas deste tipo de crime. Já em 2020, até outubro, este número caiu para 24 segundo estatística da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. Sobral representa 17% deste total no Ceará. No ano de 2019 em Sobral aconteceram seis tentativas de feminicídios, mas nenhuma consumada.

O primeiro caso de 2020 aconteceu dia 5 de janeiro, próximo à Igreja da Sé, Centro, quando um usuário de droga, filho adotivo de dona Maria Terezinha Dias Menezes (74), por motivos fúteis encravou uma faca em seu pescoço levando a vítima a óbito. O indivíduo foi preso no mesmo dia, pela Polícia Militar, dentro da Igreja das Dores na margem esquerda do Rio Acaraú.

O segundo ocorreu dia 2 de março, no distrito do Jordão, quando por volta do meio dia o ex-companheiro de Célia Sousa Cruz, (47), por não aceitar o fim do relacionamento foi até ao trabalho da vítima e deferiu várias facadas em Célia Sousa. O feminicida foi preso pela PM no distrito de Aprazível.

O terceiro feminicídio foi na madrugada do dia 5 de abril, no Conjunto Novo Caiçara, quando um indivíduo com tornozeleira eletrônica estava com a namorada Ana Alice Dias de Sousa, (17), e em uma discussão, no apartamento do casal, disparou um tiro de arma de fogo nas costas de Ana Alice. Após cometer o delito, o criminoso, se livrou da tornozeleira e fugiu para Tianguá onde cometeu vários crimes e voltou para Sobral. Depois de sete meses foragido, foi preso por policiais da DDM-Sobral e da Delegacia Regional de Sobral, no bairro Dom Expedito em novembro.

O quarto aconteceu dentro do estacionamento da Grendene, na madrugada do dia 2 de setembro, e a vítima foi Juraci Duarte da Silva, (29), que foi esfaqueada pelo seu ex-companheiro que também não aceitava o fim do relacionamento. O indivíduo foi preso em Senador Sá, na localidade de Ipueirinha por policiais da DDM-Sobral em parceria com a Delegacia de Uruoca.

Em 75% dos casos o meio utilizado foi a arma branca e seguindo o mesmo percentual o motivo foi ciúmes, uma das principais causas do feminicídio no Brasil. Todos os feminicidas deste ano foram presos e estão à disposição da justiça.

O inspetor chefe da Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral – DDM, Dewayne Mesquita Sousa, disse que “os direitos tanto do homem quanto da mulher são os mesmos e os homens têm que ter isso em mente. A mulher tem que ser tratada com carinho, respeito e dedicação. O homem não pode querer que a mulher seja a sua posse. A mulher tem que denunciar as agressões. Os cinco tipos de agressões na Lei Maria da Penha são: sexual, física, patrimonial, psicológica e moral.”

A Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral que tem como Delegada Titular Adriana Savi, fica situada à Rua Lúcia Saboia 358, Centro, próximo ao CEU, funciona das 8h às 18h de forma ininterrupta, nos dias uteis. Durante à noite e feriados os procedimentos de denúncias de violência contra a mulher e estupros são feitas na Delegacia Regional e no primeiro dia útil serão remetidas para a DDM. O contato para denúncias é o 180.

Fonte: Edwalcyr Santos / Sobral Post



TRAGÉDIA - ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL É REGISTRADO NA BR222, EM SOBRAL

 

Por volta das 14h00 desta segunda-feira, dia 14, aconteceu um acidente de trânsito com vítima fatal na BR222, nas proximidades da localidade de Cedro. A vítima foi identificada como José Willian Cavalcante, 26 anos. Willian era comerciante na localidade de Trapiá, Distrito de Jaibaras. 

O sinistro envolveu uma motocicleta e um veículo Voyage. Infelizmente, o condutor da moto, José Willian, morreu no local.

Agentes da PRF estiveram no local, realizando os procedimentos de praxe.

A Perícia esteve no local e recolheu o corpo para ser necropsiado no IML.

Datafolha: Bolsonaro se mantém com maior aprovação desde o inicio do mandato

 

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (13) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) manteve sua melhor avaliação desde o início do mandato.

Os percentuais da pesquisa são:

-Ótimo/bom: 37%
-Regular: 29%
-Ruim/péssimo: 32%
-Não sabe/não respondeu: 3%

A pesquisa Datafolha foi realizada dos dias 8 a 10 de dezembro, com 2.016 brasileiros, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em razão de arredondamentos, a soma dos percentuais resulta em mais de 100%.

A taxa de aprovação de 37% é a mesma da última pesquisa, de agosto, e é a maior já registrada desde o início do mandato de Bolsonaro.

(República Curitiba)



Quixadá: Candidatos eleitos em municípios da 6ª zona eleitoral serão diplomados nesta semana

Acontece na próxima sexta-feira, 18, a diplomação dos candidatos eleitos no último dia 15 de novembro, nos municípios da 6ª zona eleitoral, que compreende Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama.

O ato de diplomação, que tem a frente o juiz Welithon Alves de Mesquita, é a solenidade formal onde os candidatos eleitos democraticamente recebem os títulos que formalizam a vitória já decretada nas urnas. A solenidade ocorrerá virtualmente devido aos protocolos sanitários por conta da COVID-19.

O evento inicia às 14h e terá a presença do Ministério Público Eleitoral, de representantes da OAB, como também de representantes de partidos e coligações.

Mais dois nomes aparecem como possiveis secretarios da nova gestão em Russas CE

 Veronica Oliveira  pode ser a nova secretaria de ação social do municipio de Russas, Veronica ja trabalhou na pasta na primeira gestão do atual prefeito a epoca ao lado de dona Angela mãe de Savio Gurgel.

Outro nome que estar sendo anuciado extra oficialmente como secretario de Agricultura e o de Maninho tecnico veterinario filho de Edson da Granja.

Os nomes ainda não foram anuciados oficialmente pelo novo prefeito de Russas.

Blog; Erivando Lima;


Violência deixa 44 mortos no Ceará no fim de semana

 

Quarenta e quatro pessoas tiveram morte violenta durante o fim de semana no Ceará. No período compreendido entre a última sexta-feira (11) e o domingo (13), foram registrados no estado 26 assassinatos, além de 18 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. A Capital cearense apresentou o menor índice por região nos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), enquanto no Interior aconteceu a maioria dos homicídios e desastres.

Em Fortaleza, ocorreram quatro crimes de morte nos bairros Presidente Vargas, Jangurussu (duplo) e Jardim Jatobá. Já na Região Metropolitana da Capital, 10 pessoas foram assassinadas nos seguintes Municípios: Caucaia (5), Cascavel (2), Maracanaú, Horizonte e Aquiraz.

No Interior Norte do estado, as autoridades da Segurança Pública fizeram o registro de apenas dois crimes de morte, sendo um deles em Ipueiras e outro em Forquilha. No primeiro, uma mulher foi vítima de um crime de feminicídio.

Já no Interior Sul, 10 pessoas foram mortas nos seguintes Municípios: Jaguaribara (5), Russas (2), Jardim, Tabuleiro do Norte e Morada Nova.

Acidentes com mortes

O trânsito foi o responsável pela morte de 18 pessoas no fim de semana. O acidente mais grave ocorreu na rodovia estadual CE-434, no Município de Itarema, na zona Norte do estado, onde uma colisão frontal entre dois veículos causou a morte de cinco pessoas, entre elas, quatro de uma mesma família.

Além da tragédia de Itarema, ocorreram outras 13 mortes em acidentes nos seguintes Municípios: Iguatu (3), Irauçuba (2), Jaguaribe, Russas, Iracema, Ibaretama, Limoeiro do Norte, Sobral, Ararendá e Fortaleza.

(Blog Fernando Ribeiro)

Conselho Federal da OAB vota paridade de gênero e racial nesta segunda

 

O Conselho Federal da OAB se reúne segunda-feira (14/12) para analisar a proposta de paridade de gênero nas eleições do órgão. A ideia para que as mulheres ocupem 50% dos cargos de comando foi aprovada na última semana pelo colégio de presidentes de seccionais da OAB. 

Pela proposta, as chapas só serão registradas se alcançarem essa porcentagem, tanto para titulares como para suplentes. Além disso, os conselheiros devem votam proposta para que, a princípio, que 15% das vagas sejam destinadas a negros e pardos.

Em parecer para subsidiar a votação, Luciana Lóssio, advogada e ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral, afirma que a aplicação imediata da paridade é "legítima, recomendável e essencial", sem qualquer vulneração ao princípio da anualidade.

A proposta na OAB foi apresentada por Valentina Jungmann, conselheira de Goiás, e será relatada pelo conselheiro Fábio Jeremias de Souza, de Santa Catarina. Atualmente, nenhuma mulher ocupa o cargo de presidente de seccional. 

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, que trata do tema no Conselho Federal, lembra que as mulheres já correspondem à metade dos profissionais inscritos na OAB. 

Ela explica que as propostas de paridade de gênero e de cotas raciais no sistema eleitoral da OAB "visam promover equilíbrio nas eleições de classe diante das desigualdades materiais que se verificam na realidade, são, portanto, propostas de inclusão que buscam a garantia da isonomia nas estruturas internas da própria instituição".

(CONJUR)

Brasil terá eclipse solar parcial hoje, entre meio-dia e 15h

 

Um eclipse solar poderá ser parcialmente visto hoje (14) no Brasil. De acordo com o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e coordenador do projeto Astro&Física, Marcelo Schappo, quanto mais ao Sul for feita a observação, maior será a área do Sol encoberta pela Lua. O evento começa a partir do meio-dia e se encerra por volta das 15h.

Schappo, no entanto, alerta que a observação não deve ser feita nem a olho nu, nem com óculos escuros, chapas de Raio X ou filmes fotográficos porque a claridade e o calor do Sol podem danificar seriamente a retina dos observadores.

“Quem quiser fazer a observação deve procurar, em lojas de ferragens ou de materiais de construção, o chamado vidro de solda, e a tonalidade desse vidro deve ser, no mínimo, 14. É esse vidro que deve ser colocado na frente dos olhos para fazer a observação do Sol”, sugere Schappo.

O físico explica que eclipses são resultado de alinhamentos. No caso do fenômeno de hoje, o alinhamento será entre o Sol, a Lua e a Terra. “Veremos a Lua passando em frente ao Sol, obscurecendo uma parte do disco solar. O horário e a duração do eclipse depende do local onde a pessoa esteja. No Brasil, será mais ou menos entre 12h30 e 15h, no horário de Brasília”.

O físico sugere que as pessoas interessadas em fazer a observação busquem aplicativos como o Stelarium ou o Google Skymap, para saber, de forma precisa, o horário em que o eclipse será visível em sua região. “Quanto mais ao sul do Brasil, maior o encobrimento. Na Região Sul, cobrirá entre 40 e 60%. Em Brasília, cerca de 10%. Em algumas localidades da Argentina e do Chile ele será total”, informa Schappo.

De acordo como o Observatório Nacional, o eclipse solar de hoje poderá ser visto em boa parte da Região Centro-Oeste e em uma pequena parte das regiões Norte e Nordeste, mas será visível em todo Sul e Sudeste brasileiro, desde que o céu não esteja encoberto.

“No Rio de Janeiro o início será às 12h57min, o máximo às 14h14min e o fim às 15h22 e somente 31% do Sol ficará escuro”, informa o Observatório Nacional.

*Colaborou Adrielen Alves / Agência Brasil



STJ manda prender desembargadoras da Bahia em operação contra venda de sentenças

 

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Salvador, Barreiras, Catu, Uibaí e em Brasília (DF). Ação faz parte de novas fases da Operação Faroeste.

Duas desembargadoras do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foram alvo de mandados de prisão temporária da operação Faroeste, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (14), contra um suposto esquema criminoso de venda de decisões judiciais.

A investigação aponta a existência de um esquema de venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores da Bahia, com a participação de membros de outros poderes, que operavam a blindagem institucional da fraude.

O esquema, segundo a denúncia, consistia na legalização de terras griladas no Oeste do estado. A organização criminosa investigada contava ainda com laranjas e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente.

Há suspeitas de que a área objeto de grilagem supere os 360 mil hectares e de que o grupo envolvido na dinâmica ilícita tenha movimentado cifras bilionárias.

Os mandados de prisão temporária foram expedidos pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes, após pedido da subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Os nomes das desembargadoras não foram divulgados até a última atualização desta reportagem.

Também foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão em Salvador, em outras três cidades baianas — Barreiras, Catu, Uibaí — e um em Brasília (DF), de acordo com informações da Polícia Federal.


Outros investigados

Além das desembargadoras, o STJ também mandou prender uma pessoa apontada como responsável por atuar para um juiz no esquema, e determinou o afastamento do cargo e da função de todos os servidores públicos envolvidos nas 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste.

Com o aprofundamento das investigações desde as primeiras fases da Operação Faroeste, foi descoberto também o envolvimento de integrante do alto escalão e de servidores do Ministério Público do Estado da Bahia, de servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA) e de advogados.

De acordo com informações apuradas pela TV Bahia, um dos alvos da operação desta segunda-feira (14) é o secretário de Segurança Pública do estado, Maurício Barbosa. O G1 entrou em contato com a assessoria da secretaria e aguarda posicionamento.

São investigados possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.


Operação Faroeste

Antes da operação desta segunda (14), a quinta fase da Operação Faroeste ocorreu no dia 24 de março. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados expedidos, três deles de prisão temporária e outros oito de busca e apreensão.

A primeira fase da operação ocorreu em 19 de novembro de 2019, com a prisão de quatro advogados, o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e o afastamento dos seis magistrados.

Fonte: G1



Auxílio emergencial é liberado hoje para 5 milhões de beneficiários

 

Cerca de 3,4 milhões de beneficiários do ciclo 6 de pagamentos do auxílio emergencial, nascidos em março, receberão R$ 1,2 bilhão em suas contas poupança social digital, hoje (14). Desse total, 65,4 mil receberão R$ 98,4 milhões referentes às parcelas do auxílio emergencial. Os demais, 3,3 milhões, receberão as parcelas do Auxílio Emergencial Extensão, em um montante que totaliza R$ 1,1 bilhão.

A partir de hoje, os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos ou nas casas lotéricas, compras na internet e pelas maquininhas em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais.

Saques e transferências para quem recebe o crédito nesta segunda-feira serão liberados a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

O benefício criado em abril pelo Governo Federal foi estendido até 31 de dezembro por meio da Medida Provisória (MP) nº 1000. O Auxílio Emergencial Extensão será pago em até quatro parcelas de R$ 300 cada e, no caso das mães chefes de família monoparental, o valor é de R$ 600.

Bolsa Família

Também nesta segunda-feira, a Caixa realiza o pagamento da quarta parcela do Auxílio Emergencial Extensão para os beneficiários do programa Bolsa Família. Cerca de 1,6 milhão de pessoas com Número de Identificação Social (NIS) 3 receberão R$ 416,2 milhões.

Durante todo o mês de dezembro, 15,8 milhões de pessoas cadastradas no programa que foram consideradas elegíveis vão receber, no total, R$ 4,1 bilhões.

No caso do Bolsa Família, o pagamento do auxílio segue os mesmos critérios e datas do benefício regular do programa.

Fonte: Agência Brasil

Russas: Dois mortos e um ferido durante fim de semana

 Dois homicídios foram registrados durante o último fim de semana, entre os dias 12 e 13 de dezembro, no município de Russas.

No sábado (12), foi registrado o primeiro homicídio do fim de semana, na comunidade de Ramal de Flores. Segundo informações da polícia militar, a vítima foi Wilton Mendonça Maia, natural de Tabuleiro do Norte. Ele foi atingido por vários disparos de arma de fogo que ceifaram sua vida.

De acordo com a PM, os disparos foram efetuados por dois indivíduos em uma motocicleta, que invadiram a casa da vitima pela garagem e cometeram o crime, fugindo logo em seguida.

O segundo registro também foi na comunidade de Ramal de Flores, onde o jovem de 22 anos, Micael da Silva Lima, residente em Limoeiro do Norte, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo.

Segundo a polícia militar, ainda nesta ocorrência, outra pessoa foi lesionada pelos disparos e foi socorrida para o hospital em Limoeiro do Norte, sendo transferida para Fortaleza devido às complicações do seu quadro de saúde.

 

Blog; Erivando Lima;




Caminhoneiro é executado à bala em Tabuleiro do Norte



Por volta das 12h10min de sábadono Bairro 08 de junho em Tabuleiro do Norte, foi registrado um homicídio por arma de fogo, tendo como vítima, CACIO RODRIGUES MAIA, caminhoneiro. O mesmo estava próximo a um caminhão quando foi alvejado com vários disparos de arma de fogo,efetuados por indivíduos desconhecidos que fugiram logo depois. A vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Durante o fim de semana, pelo menos três homicídios foram registrados em dois municípios do Vale do Jaguaribe. Um dele ocorreu em Tabuleiro do Norte, enquanto os outros dois foram registrados na zona rural de Russas.

Por volta do meio-dia de sábado (12), um homem identificado como Cacio Rodrigues Maia, foi executado no bairro 8 de Junho. De acordo com s polícia militar, a vítima era caminhoneiro e foi morto a tiros próximo a um caminhão.

A polícia ainda não conseguiu identificar os autores deste crime, que continuará sendo investigado. A vítima foi à óbito ainda no local do homicídio.




Duas mulheres são assassinadas em Jaguaribara; namorado de uma delas é apontado como suspeito pela polícia civil

 Duas mulheres foram assassinadas por volta das 20h deste domingo (13), na localidade de Pesqueira, comunidade que fica na represa do açude Castanhão, em Jaguaribara, já nas proximidades da divisa com o município vizinho de Alto Santo.

Segundo informações apuradas pelo Jornal do Ceará com a Delegacia Regional de Jaguaribe, as vítimas foram identificadas como sendo Amanda, conhecida como ‘Amanda Pijama’, e Rafaela, mais conhecida como ‘Rafael de Mariinha’.

A Delegacia Regional de Jaguaribe está à frente das investigações acerca deste crime. Os primeiros levantamentos apontam que o namorado de uma das vítimas esteja diretamente envolvido na execução do crime.

Violência na região

Três meses atrás, nesta mesma região, no distrito de Castanhão em Alto Santo, outras duas mulheres foram mortas. em um triplo homicídio, cujo terceira vítima foi um homem, que formava casal com uma das mulheres mortas no crime.

STJ manda prender desembargadoras da Bahia em operação contra venda de sentenças

 

Por G1 BA

 

Duas desembargadoras do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) são alvo de mandados de prisão temporária em uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (14) contra um esquema criminoso de venda de decisões judiciais.

Os mandados de prisão temporária foram expedidos pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes, após pedido da subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Os nomes das desembargadoras não foram divulgados até a última atualização desta reportagem.

Também são cumpridos mandados de busca e apreensão em Salvador, em outras três cidades baianas - Barreiras, Catu, Uibaí - e em Brasília (DF). A investigação aponta um esquema de venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores da Bahia, com a participação de membros de outros poderes, que operavam a blindagem institucional da fraude.

O esquema consistia na legalização de terras griladas no Oeste do estado. A organização criminosa investigada conta ainda com laranjas e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente. Há suspeitas de que a área objeto de grilagem supere os 360 mil hectares e de que o grupo envolvido na dinâmica ilícita tenha movimentado cifras bilionárias.

Com o aprofundamento das investigações e a deflagração de outras fases da Operação Faroeste pelo MPF foi descoberto também o envolvimento de integrante do alto escalão e de servidores do Ministério Público do Estado da Bahia, de servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA) e de advogados.'

De acordo com informações apuradas pela TV Bahia um dos alvos da operação é o secretário de Segurança Pública do estado, Maurício Barbosa. O G1 entrou em contato com a assessoria da secretaria e aguarda posicionamento.

São investigados possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

'Além das desembargadoras, o STJ também mandou prender uma pessoa responsável por atuar para um juiz no esquema, e determinou o afastamento do cargo e da função de todos os servidores públicos envolvidos nas 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste.


Operação Faroeste

Antes da operação desta segunda (14), a quinta fase da Operação Faroeste ocorreu no dia 24 de março. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados expedidos, três deles de prisão temporária e outros oito de busca e apreensão.

primeira fase da operação ocorreu em 19 de novembro de 2019, com a prisão de quatro advogados, o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e o afastamento dos seis magistrados.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.